Olá, eu tenho um gato já com 8anos ,já há algum tempo que ando a pensar em ter outro gatinho, mas o meu simba tem um feitio muito especial, ele não deixa fazer muitas festas, por vezes morde nos, mas aqui em casa já estamos habituados, há dias que se torna muito mimado também... Deram me uma gatinha linda muito mimada, ja a tenho ca em casa a 2dias, o meu gato nao reagiu muito bem é normal, tenho que a ter fechada e tenho muita pena, alguém já passou por algo assim ou conhece alguém, para me dar algumas dicas....?
Olá!
Eu tive uma gata que já tinha andado na rua e por isso tinha um feitio um bocado parecido ao teu gato, eu andava com as mãos sempre todas arranhadas mas depois era meiga, dormia com todos da família, era só escolher para que quarto queria dormir e era muito boa companhia
Quando chegu uma gatinha nova ela andava sempre atrás da pequenina, agarrava-a com as patas da frente, dava-lhe com as patas de trás, a pequenina a miar assustada, tinha de andar sempre a separa-las... E achei que lhe estava a fazer mal. Falei com a veterinária e quando referi um episódio de a grande deitar-se no chão de patas para o ar à beira da pequenina, foi o sinal que de facto a grande não queria fazer-lhe mesmo mal, era só a forma meia bruta de ela brincar com a bebé (lá achava que a pequenina tinha o cabedal dela, ).
E realmente, com brincadeira mais ou menos bruta, elas andavam sempre juntas!
Não sei se o teu gato tem atitudes que de alguma forma demonstrem que ele não quer fazer-lhe mesmo mal, se calhar só deve querer marcar a posição dele. Se a gatinha entrou de repente sem haver um "aviso" prévio (dar a cheirar um objecto que tenha estado em contacto com a gatinha por exemplo), geralmente os gatos não aceitam muito bem um companheiro logo assim de repente, são feitios... Mas com a convivência penso que não haja problemas.
Espero que corra tudo bem e tudo de bom para os teus gatinhos!
Tenho aqui em casa o mesmo caso, a minha gata filha única durante algum tempo, encontrei um gato e nem pensei mais metio dentro de casa, não houve nenhuma tentativa de aproximação, simplesmente coloquei com gato em casa e eles que se entendessem, o gato é um poço de ternura, super, hiper mimelo anda sempre atras de todos, ela também é super mimada mas não gosta que ele se aproxime muito dela... já se passaram 2 anos e até agora sempre se "entenderam" de forma razoavel, não são os melhores amigos mas conseguem partilhar o mesmo espaço sem confusões... O conselho que dou é para ir apresentando a gatinha aos poucos, eles depois entendem-se
Se isto te descansar, eu tenho duas, são irmãs, da mesma ninhada, e são pior que cão e gato. Andam sempre à "chapada", e é literalmente assim, batem uma à outra como gente grande, com a pata. Pegam-se por tudo e por nada. MAs quando uma não sabe da outra é miar que nunca mais acaba. Se estiverem mais dias afastadas (internamento por exemplo, que já aconteceu a ambas, nos primeiros dias choram por sentirem falta, depois passam mais dias e "esquecem",quando as volto a juntar parece que nunca se viram na vida e bufam uma à outra como se fossem inimigas de morte. Depois tudo passa.
Os gatos são assim, têm estes feitios muito próprios, mas com o tempo tudo se compõe.
Eu juntei uma gata de 1ano e meio com um gatinho bebe de 2 meses, ela no início fazia-lhe a vida negra, bufava dava-lhe patadas, atirava-se pra cima dele mas com o passar do tempo ele foi crescendo foi ganhando corpo para aguentar com ela, hoje são inseparáveis, ele vinga-se por tudo que ela já lhe fez, ele tem o dobro do tamanho dela, mas brincam muito só quando ela leva porrada literalmente aí é que já não gosta muito e bufa.
habituado a viver 8 anos e ser o dono da casa é normal que estranhe!
pesquisando no google aparecem alguns topicos e blogues com dicas.
eu passei por isso e fez na semana passada um ano e só agora estou a obter resultados de tolerancia mas sem aceitação total.
tive de fazer os passos todos sem saltar nenhuma linha, comecei por tratar do gato e teve uma quarentena forçada devido ao estado em que o apanhei.
passados 20 dias de quarentena comecei a trocar os brinquedos, mantas e cama um do outro, ou seja num dia levava os brinquedos da gata e trocava com os do gato, no dia seguinte a manta era trocada; isto para se irem habituando ao cheiro um do outro.
passados 45 dias começaram a ver-se o gato desde logo queria brincar e ela ignorou-o inicialmente, passados 5 dias era dentada, arranhadelas e tudo o que se pode imaginar.
O desgraçado ficava fechado durante o dia na nossa ausencia e á noite ficavam juntos.
o tempo foi passando e com dias bons e dias maus, os ciumes eram muitos cada vez que se fazia uma festa a ele.
Ela começou a beber a agua toda, comia a comida toda e fazia as fezes fora da caixa dele e quando chegavamos a casa ela olhava para ver o que lhe faziamos.
Passado um aninho de muitas dores de cabeça e tentativas (ninguem queria o laranjinha) de dar o gato pois nao seria vida para ele lá se começam a tolerar.
hoje coexistem e dão-se lindamente fora do ambiente casa, mas em casa a hierarquia é respeitada entre eles e as coisas funcionam muito melhor!
è preciso tempo e paciencia
Membro desde: 21.05.2015