Gatinha já Residente na Casa e Gatinha Nova :( | A Nossa Vida

Gatinha já Residente na Casa e Gatinha Nova :(

Retrato de DdCubby
12.01.2015 | 01:52
DdCubby:
Membro desde: 13.03.2012

Boa noite
Espero que me consigam ajudar. Em Junho fui buscar uma gatinha de dois mesinhos que tinha sido encontrada na rua sozinha e doentinha. Quando a trouxemos notamos logo uma maneira de ser mais arisca e bufava e tentava morder-nos e arranhar. Eu e o meu namorado cuidamos dela e com paciência e muitos miminhos fomos conseguindo que ela confiasse em nós e deixasse de nos atacar. Desde Outubro/Novembro ela já sabia estar ao pé de nós mas o feitio dela sempre se fez notar (inclusive a veterinária dela comentou alguns ataques da gatinha no dia da esterilização e da mudança do penso) mas raramente connosco.
Ontem soubemos de uma outra gatinha de seis meses já esterilizada também que foi encontrada numa caixa num caixote do lixo com 3 mesinhos. Concordamos em tratar dela e dar-lhe uma casinha. Hoje fomos busca-la e ela está muito magrinha e é muito medrosa. Mas quando chegámos a casa foi péssima a reação da nossa primeira gatinha quando lhe sentiu o cheiro. Tentamos mante-las em divisões separadas mas quando as apresentamos a mais velinha so lhe bufava e tentou dar com a patinha. Enquanto a via só refilava e não deixava ninguém aproximar-se dela. Achamos ser normal e tentamos manter com esta as mesmas rotinas que faziamos com ela (comer, brincadeira, miminhos e colinho). Só que ela não nos deixa aproximar dela sequer :(. Voltou a arranhar-nos, miava muito alto e até nos mordeu varias vezes. Dar qualquer uma das gatinhas está fora de questão mas o que devemos fazer? Desculpem o tamanho do texto, mas queria muito conselhos de pessoas mais experientes. Desde já obrigada.
Beijinhoss


Retrato de Nikiad
Seg, 12/01/2015 - 14:29
Nikiad:
Membro desde: 24.05.2011

Olá DdCubby

Eu já passei por uma situação dessas (mais do que uma vez aliás) e vou dar-te o meu testemunho.
Presentemente tenho 4 gatos, 3 gatas adultas e 1 gatinho com 6 meses, que apanhei da rua e está lá em casa há cerca de 2 meses. Posso dizer-te que só agora, passados quase 2 meses, é que as coisas estão a acalmar lá em casa com as outras gatas. E digo acalmar porque agora já se toleram, se bem que ainda bufam todos uns aos outros se se aproximam um pouco mais do que é normal, mas não tanto como no início.
Os gatos são muito territoriais, e quando há um gato novo no território a guerra está instalada e a forma como se identificam é pelo cheiro.
Aquilo que fiz e que fazia quase todos os dias nas 1as semanas quando levei o meu gatinho para casa, era limpá-lo com um pano húmido bem torcido (só com água ou com água e umas gotinhas de limão) para lhe tirar o cheiro. Outra coisa que fazia era festinhas nuns e noutros para misturar os cheiros de todos eles. Também ajuda muito neste processo de misturar os cheiros que eles utilizem o mesmo caixote, e assim era.
Mesmo assim posso dizer-te que as 1as semanas foram uma guerra total lá em casa, com as 3 gatas a bufar ao coitado do gatinho e às tantas até entre elas as 3 já bufavam, como se tivessem deixado de se conhecer! Duas delas chegaram inclusivamente a andar à bulha por mais de uma vez e terem de ser separadas e fechadas em divisões diferentes.
Foi complicado, mas agora finalmente as coisas estão a acalmar, se bem que ainda se bufam, e se o gatinho se aproxima mais de alguma delas leva uma patada.
Nestes casos só o tempo faz com que eles se habituem uns aos outros, mas vais ver que vão acabar por se tolerar e quem sabe até por se dar bem! Com o tempo eles acabam por perceber que aquele outro gato não é uma ameaça e acabam por aceitar.
Espero que tudo corra bem!
Beijinhos.

Retrato de Kelly04
Seg, 12/01/2015 - 21:54
Kelly04:
Membro desde: 08.01.2015

Ola Smile isso de facto é normal acontecer no inicio, é so uma questao de tempo ate se habituarem uma á outra e se darem bem. Ate la tem que se ter muita paciencia e nunca as deixar sozinhas sem vigilancia Smile beijinhos Tongue

Retrato de DdCubby
Qui, 15/01/2015 - 00:16
DdCubby:
Membro desde: 13.03.2012

Boa noite Grin
Antes de mais quero agradecer as vossas sugestões e partilha de experiências.
Nikiad
Os teus gatinhos devem ser uns amores! Tadinho do mais novinho Tongue . Experimentei, como disseste, limpá-la (eu tenho um spray de limpeza que uso na gatinha mais velhinha já há alguns meses que não é preciso enxaguar, é só mesmo borrifar e usei nesta e como a outra reconhecia o cheiro ajudou bastante) e deixei-as usar a mesma caixa de areia. Ontem o dia já correu melhor e hoje também mas houve umas duas guerrinhas pelo meio. A mais velhinha para além de ser muitoooo curiosa Tongue é muito medricas (teve medo até de um peixinho) e só a quer cheirar e dar-lhe com a patinha e fugir. Mas já tentou brincar com a outra, só que a outra também é uma mariquinhas (também é normal, sabe-se lá o que passou na rua ;( sozinha). Mas obrigada pelos conselhos, porque parece que está a resultar. Vou continuar a deixá-las juntas e apesar de se bufarem (sim, porque a mais nova já começa a defender-se depois de se encolher) e de se chatearem ao menos vão-se habituando, claro que com a minha supervisão porque felizmente estou de férias e consigo estar a acompanha-las mais de perto. Beijinhos e felicidades!
Kelly04
Muito obrigada mais uma vez pela resposta. Tenho-as deixado juntas com a minha supervisão e até tem corrido bem. Com algumas zangas e de vez em quando bufam uma à outra ou dão com a patinha mas acho que no caso da mais velha às vezes é por querer brincar (às vezes até lhe atira a bolinha). Vamos ver como corre. Beijinhos e felicidades!

Post