Futuro no relacionamento | A Nossa Vida

Futuro no relacionamento

Retrato de Amaro_12
27.08.2021 | 01:01
Amaro_12:
Membro desde: 27.08.2021

Boas,

Então é o seguinte, eu e a minha namorada acabamos uma relação de 3 anos. Estamos separados há 3 meses.
A nossa relação sempre foi ótima, davamos-nos super bem, sempre na brincadeira, mas também tinhamos as nossas conversas mais sérias. Muitos gostos em comum, viajamos e exploramos muita coisa, vivemos aventuras fantasticas. Quase nunca discutimos e se houvesse algo que não concordassemos sentavamos-nos e debatiamos o assunto até chegar a um entendimento mas sempre cordeais. Nunca ficamos chateados ou zangados.
Acontece que no final de 2020 tive uns problemas familiares que mudou a minha maneira de ser, deitou-me muito a baixo e deixei de me focar na relação. Sempre quis ter uma familia unida, e muitas vezes era eu como filho mais velho a fazer com que as coisas na minha familia não desabassem. Foquei-me tanto em segurar as coisas em casa que dei a minha namorada como garantida, deixei de ser o brincalhão e bem disposto de ter vontade de sair de fazer coisas, muitas fezes quando estava com ela ou estava calado ou então reapondia de forma impulsiva, descarregava nela os problemas de casa e pouco falava com ela no dia - a dia porque não me sentia com a cabeça para nada. E como sempre fui inseguro e com medos, não lhe contei o que se passava em casa, tinha vergonha, e ela nunca percebeu o porquê de eu estar distante, e estranho de ter mudado tanto. Também comecei a pressionar para irmos viver juntos porque por um lado pensava que ao sair de casa e não lidar com esses problemas de frente, ia sentir-me melhor.
Isto prolongou-se por 3 meses até que houve um momento que ela teve coragem e falou sobre como se sentia, sentia-se meia abandonada por mim, sentia que eu estava distante, que tinha medo de falar comigo com medo que eu fosse impulsivo e como lhe ia responder...ela foi-se muito abaixo. Durante aqueles 3 meses ela deu tudo dela para me animar mesmo sem saber o porquê de eu andar triste. Deu tanto que acabou por perder as energias positivas dela.
Agora sei que lhe devia ter contado, sempre foi a minha melhor amiga, sempre partilhamos tudo. Mastive vergonha, tive medo que ela me deixasse por causa da minha familia não ser unida e haver sempre problemas em minha casa.
Após essa conversa e com os meses que se tinham passado ela diz que nunca mais sentiu o mesmo. Sentia que as coisas esfriaram e que a chama apagou. Apesar de dizer que me amava muito, tinha perdido forças para lutar.
Tínhamos planos de vida, viver juntos, casar, ter filhos. Poupanças para tudo isso. E por minha burrice tudo se perdeu.
Ela disse que ponderou muito e o melhor era terminar. Sentia que as coisas nao eram iguais apesar de sentir que me amava muito. Pediu para eu não insistir, não ir atrás que isso só iria piorar as coisas.

2 meses após a separação, falei com ela. Uma conversa amigável. Aliás mesmo quando acabamos, frente a frente. Foi tudo cordial. Apesar de chorarmos muito abraçados um ao outro. Ela diz que ainda é cedo mas que podemos no futuro ser amigos. Eu falei se não era possivel, no futuro reconstruir tudo isto mas ela diz que acha que não. Que não acredita em segundas oportunidades no amor. Que quando não corre bem à primeira nao vai resultar da segunda vez. Que deixou de ver futuro na relação.

Será que há volta a dar? Será que ela diz isto por ainda ter tudi isto muito vivo nela? O que devo fazer?


Retrato de gatita5
Sex, 27/08/2021 - 12:15
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Olá Amaro, na minha opinião acho que não há volta a dar, mas não perdes nada em tentar. Conversa com ela serenamente sem mostrar desespero e diz o que sentes, tudo o que escreveste aqui. Pelo menos não te culpas / arrependes de não ter tentando. Força

Retrato de Amaro_12
Sex, 27/08/2021 - 12:33
Amaro_12:
Membro desde: 27.08.2021

Tento seguir em frente mas ando sempre com aquela esperança. Ela na ultima conversa disse q ainda gostava de mim mas para eu seguir a minha vida que ela não me vai conseguir fazer feliz.
Às vezes acho que isto sao coisas da cabeça dela...

Retrato de gatita5
Sex, 27/08/2021 - 13:18
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Pergunta-lhe porque é que diz isso, que tu é que sabes o que te faz feliz...

Retrato de Tony Chopper
Sáb, 28/08/2021 - 19:51
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

Boa noite,

A minha opinião sincera é de que possivelmente arranjou alguém, as coisas estão bem encaminhadas, já tem sentimentos por essa pessoa e quer dar uma oportunidade a essa nova pessoa que conheceu, em vez de voltar atrás para tentar remediar uma relação que não funcionou.

Se ela diz que ainda gosta de ti mas não está disposta a dar uma segunda oportunidade, acredito 90% que tenha conhecido alguém.

Sobre querer ficar amigos eu não aceitaria porque isso te vai magoar, vais descobrir que ela tem alguém, ter que engolir isso em seco e... não é um bom acordo: a ficarem amigos, ela recebe atenção (a tua) e tu em troca recebes rejeição e frustração.

Corta, caga e segue em frente sem olhar para trás.

Tudo a correr bem!

Retrato de MOPA
Dom, 29/08/2021 - 08:50
MOPA:
Membro desde: 23.06.2015

Olá Amaro,
Nessa última conversa que teve com ela e que choraram os 2 contou - lhe o motivo de se ter afastado da relação? Se não contou talvez não tivesse sido má ideia contar - lhe.
Muito honestamente eu ficaria chateada se não me contasse o motivo de tanta ausência e desinvestimento na relação. Afinal se uma rapariga é namorada para as coisas boas, também é namorada para as coisas que más. Talvez ela tenha pensado que o Amaro não confiava nela, e não o tendo demonstrado, ficou profundamente magoada. Três anos de namoro não são 3 dias... Com 3 anos de namoro contam - se muitas coisas...
Se ela ainda gosta de si conte - lhe os motivos do seu afastamento. Conte - lhe os problemas familiares. Se não quiser contar tudo, conte - lhe uma parte. Nesta situação mostra que confia nela. Se ainda assim ela não quiser retomar a relação então não há nada mais que possa fazer. Como a gatita disse, pelo menos sabe que fez tudo para reatar a relação.
Resta a aprendizagem dos erros para não os voltar a cometer numa relação futura.
Quanto a continuarem serem amigos, é perfeitamente normal. No entanto, numa fase inicial acho que preferia um afastamento, pois ainda gostando seria muito complicado ver a outra pessoa numa outra relação.
Pessoalmente acredito em segundas oportunidades no amor. A primeira vez que namorei com o meu marido a coisa não deu certo. Separamo - nos durante uns meses valentes (em que tivemos outras pessoas), depois voltamos e deu certo até hoje.
Tudo de bom!

Retrato de Amaro_12
Dom, 29/08/2021 - 23:24
Amaro_12:
Membro desde: 27.08.2021

Quando falei com ela perguntei-lhe e ela disse que não tinha conhecido ninguém nem tinha disposição para tal.
E por amigos em comum sei que ela não tem ninguém.

Retrato de Amaro_12
Dom, 29/08/2021 - 23:24
Amaro_12:
Membro desde: 27.08.2021

Quando falei com ela perguntei-lhe e ela disse que não tinha conhecido ninguém nem tinha disposição para tal.
E por amigos em comum sei que ela não tem ninguém.

Retrato de Amaro_12
Dom, 29/08/2021 - 23:43
Amaro_12:
Membro desde: 27.08.2021

Sim, contei! Inclusive escrevi-lhe uma carta, caso não conseguisse falar durante o encontro. Uma carta onde expliquei tudo o que estava a acontecer comigo, os problemas em casa e familiares e que me levou a ficar assim. Disse-lhe o quanto estava arrependido. E não foi por não confiar nela, são os meus medos e receios. Adorava estar com a familia dela, era unida, davam-se bem, arranjavam soluções e ajudavam-se todos uns aos outros. Algo q não acontecia na minha. E tinha receio que esta minha realidade a levasse a ficar de pé atrás e pronto. Errei! Ainda por cima ela já me ajudou em tantas situações dificeis...
Mas ela foi-se mesmo abaixo. Sentiu-se mesmo abandonada e a pensar que eu já não a amava ou tinha encontrado outra pessoa.
Só custa que ela só tenha na memória estes 3 meses menos bons. porque os restantes 2 anos e tal foram sempre fantásticos!

Ela sempre dizia e torcia por historias de amor que ficaram inacabadas ou que o tempo separou e agora custa ela não querer fazer isso por nós, vai contra o que ela dizia.3
Temos amigos em comum que não a reveem nessas palavras que parece ela a convencer-se a ela mesmo!

Estou triste. Compreendo o lado dela, totalmente. Mas é triste ver isto. Acho que era mais facil se ela dissesse que já não gostava de mim agora ouvir "Amo-te muito, és o amor da minha vida, mas estou desmotivada e cansada. Não tenho forças para lutar por nos e levar a relação em frente" Fico frustrado comigo por a ter e feito sofrer a este ponto.

Retrato de Tony Chopper
Seg, 30/08/2021 - 07:57
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

Mas isso de problemas todos temos, nao há famílias perfeitas, mas entendo o que dizes porque também cresci num ambiente familiar tenso, e nunca falo disso nem com namoradas e afins e dava-me força e vontade para ir viver para longe e não ter que aturar dramas de família, mas se alguém realmente gostar de ti vai ser compreensivo e não vai ficar de pé atrás com isso.

No entanto, continuo com a opinião de que ficarem amigos não é um bom acordo. As relações humanas, desde amizade, profissionais e de amor são relações de troca comercial: há sempre uma troca, trocarmos tempo e espaço pessoal para estarmos com outros em grupo e recebermos em troca conforto, bons momentos, sensação de pertença, troca do tempo em troco do salário no caso das relações profissionais, dar e receber amor e afectos no caso das amorosas... Se pensarmos bem, damos sempre algo e recebemos sempre algo das relações humanas, seja isso material ou imaterial e quando uma relação amorosa chega ao fim sou da opinião de que não se dá nem se recebe nada, além de muitas vezes ser torturante e isso ir deixando as pessoas presas na ilusão de que a outra pessoa um dia possa volta, perdendo tempo e paciência com algo que poderia ser usado em benefício próprio, como trabalhar mais, estudar, viajar, hobbies e até conhecer novas pessoas.

O melhor conselho que te dou é esse mesmo: deixa-a ir e cortar relações. Queres sentir-te mal por ficares preso na ilusão e daqui a uns meses ela dizer-te que encontrou outra pessoa, ou queres sair por cima e ela perceber daqui a uns tempos que quem arranjou outra pessoa e seguiu em frente foste tu? Não te humilhes nem aceites um acordo que não te beneficia em nada!

Sobre ela dizer que não tem ninguém, se os homens gostam de se gabar e ir a correr contar, muitas mulheres escondem, pelo menos numa fase inicial, com receio que não dê certo, para não ficarem mal apelidadas, etc, por isso não é muito fiável tentares saber disso por terceiros ou até por ela própria.