Futuro com o namorado - duvidas | A Nossa Vida

Futuro com o namorado - duvidas

Retrato de Filipe Andrade1
25.09.2019 | 14:44
Filipe Andrade1:
Membro desde: 27.09.2017

Boa tarde a todos,

Apesar do meu user ser masculino, sou mulher.

Tenho 27 anos e namoro há quase 3. Vivo com a minha mãe que é viúva ha 6 anos. Desde que faleceu o meu pai que nos tornamos ainda mais unidas e cúmplices. Fazemos muitas coisas juntas, vamos ás compras, vamos passear, somos muito companheiras. A minha mãe já não trabalha e por isso não tem muita ocupação no dia-a-dia, a não ser cuidar da casa. O meu namorado começa a falar em irmos viver juntos. Doi-me a alma só de pensar em deixar a minha mãe sozinha numa casa enorme. Não sei se algum dia terei coragem de dar esse passo, mas também sei que não é opção para o meu namorado viver com ela, pois quer ter privacidade. Estou num dilema gigante... Amo-o muito mas não sei se conseguirei ser feliz sabendo que a minha mãe certamente não estará, pois ficará numa solidão imensa

O que fariam?


Retrato de MOPA
Qua, 25/09/2019 - 17:57
MOPA:
Membro desde: 23.06.2015

Olá!
A tua mãe já tem a vida resolvida, ou seja, namorou, casou, teve filhos… agora é a tua vez de andar com a vida para a frente, afinal não vais namorar com a tua mãe certo? Se escolheres ficar com ela o mais provável é acabares sozinha, porque dificilmente alguma relação irá sobreviver nessa situação.
Deixa-me dizer-te que a tua mãe irá apoiar-te sempre para onde quer que vás morar. O facto de saíres de casa não quer dizer que vás viver a 100km de distância. Podes sair de casa e viveres perto dela, na mesma cidade/aldeia e sempre que as saudades apertarem num instantinho te metes em casa da mãe. É normal o teu namorado querer o espaço dele para ter privacidade, se fosse ao contrário também não irias gostar da situação.
Não concordo quando dizes que a tua mãe ficará numa solidão imensa… não é necessariamente assim. Há tanta coisa que ela pode fazer. Digo na brincadeira, mas a sério, os meus sogros estão reformados e as vezes nem têm tempo de ir ao banco… têm montes de actividades, entre faculdade da 3ª idade, ginásio, viagens... Nunca estão parados… a tua mãe só tem que procurar por actividades que sejam do seu interesse e ocupar o tempo de uma forma que lhe dê prazer.
E desculpa se o que te vou dizer vá sentir mal, mas… quem sabe o que o futuro reserva à tua mãe? nunca se sabe se ela vai encontrar uma outra pessoa de quem goste certo?
Sai de casa. Dá o passo em frente. A tua mãe vai compreender e vai apoiar. Eu sou mãe. Um dia que o meu filho queira sair de casa, para estudar, para viver com alguém, eu vou ser a primeira a dar força porque a minha prioridade n.º 1 é ver o meu filho feliz, e o meu filho nunca será 100% feliz enfiado na casa dos pais e não sair com pena de deixar os pais/mãe/pai sozinho...a sério…
Tudo a correr bem!

Retrato de Tony Chopper
Qua, 25/09/2019 - 18:26
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

Um dos meus melhores amigos separou-se há tempos por causa da mulher que tem uma experiência de vida semelhante à tua, não descolava da filha, aparecia em casa deles de surpresa, etc....

Retrato de Filipe Andrade1
Seg, 30/09/2019 - 14:35
Filipe Andrade1:
Membro desde: 27.09.2017

Agradeço imenso as vossas opiniões. Efetivamente não é nada fácil estar na minha situação. A minha mãe é emocionalmente carente e solitária. Sinto um peso enorme nos ombros e sei que no dia que disser que vou sair de casa será destruidor para ela. Vivemos num meio pequeno, uma aldeia, então nao existem propriamente distrações a que ela possa aderir. Vai ser muito difícil tomar esta decisão e sinceramente não sei o que fazer. Já pensei em terminar a minha relação e optar por ficar sozinha.

Retrato de Filipe Andrade1
Seg, 30/09/2019 - 14:37
Filipe Andrade1:
Membro desde: 27.09.2017

Acho que ela sempre teve esperança que eu ficasse a viver num anexo em casa dela, uma vez que temos uma casa grande e essa opção é muito comum na zona onde vivemos... Mas sei que o meu namorado jamais quer viver na casa dela porque quer ter a privacidade dele. Também desconfio que no futuro pudesse dar problemas porque ela acompanharia bem de perto a nossa vida/horários/etc e sei que se não gostasse de alguma coisa me diria.

Retrato de MOPA
Ter, 01/10/2019 - 09:31
MOPA:
Membro desde: 23.06.2015

Olá!
A tua mãe vai-se habituar a nova situação. Acho que andas a sofrer por antecipação. Vais "só" sair de casa, não vais embora para outro país...
Para mim enquanto mãe, seria absurdo o meu filho não querer andar com a vida para a frente para ficar comigo, para eu não ficar sozinha em casa. Fala com a tua mãe. O amor de mãe não é egoísta… queremos sempre o melhor para os filhos. Imagina que acabas com o teu namorado para ficares com a tua mãe. A tua mãe vê que estás triste. Achas que ela vai ficar feliz por te ver triste? é óbvio que não! Como é que te imaginas daqui a 10 anos? a viver com a tua mãe? ou ter uma vida independente dela?
A vida é tua claro, fazes o que achares melhor. Estou apenas a dar-te a perspetiva de uma mãe. Mais uma vez digo e repito: um filho para ser feliz e saudável emocionalmente precisa de vários tipos de afetos. Dos pais, do namorado/a, amigos…
Tudo a correr bem!

Retrato de Sara Isabel RR
Ter, 01/10/2019 - 16:58
Sara Isabel RR:
Membro desde: 25.12.2018

Juntei me em Janeiro de este ano, é maravilhoso.. não tenho a minha mãe infelizmente é a minha ⭐ mas deixei os meus avós com uma idade já avançada

É uma aventura viver a 2, é maravilhoso, tal como as rosas á alturas de espinhos mas com conversa se resolve

Post