fraude? | A Nossa Vida

fraude?

Retrato de Gabi H.
21.06.2012 | 10:21
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

Bom dia.. Hoje recebi o seguinte e-mail na minha caixa pessoal.. Digam-me o que acham, e se respondo ou não..

Bom dia

Somos um grande banco japonês e invitamos-lhe a trabalhar no novo Departamento de caridade.

O seu CV obtivemos-lo em um dos portais de emprego.

Preste atenção a {uma vaga|um posto|um emprego} interessante com rendimiento decente.

Os recente acontecimento no Japão resultou na a criação demuitos instituições da caridade como a nossa.

Muitas pessoas em todo o mundodesejam participar em programas de assistência para as vítimas. Se você é uma dessas pessoas, por favor, preste atenção a nossa proposta. Pode ser combinado com um alto ganho.

Requisitos

- Usuário de PC (Word, Internet, Excel, e-mail)
- O acesso permanente à Internet
- Telefone móvel e fixo com a disponibilidade permanente
- Atenção

Funiones básicas do Operador Bancario

- A correspondência por e-mail
- Realização de pagamentos das empresas e as pessoas físicas que desejam ajudar mantendo anônimos (transferências de patrocinadores)
- Realização de pagamentos a uma organização ou pessoa física a que ajuda-se através vários sistemas de pagamento, dependendo en cada caso de soma para enviar (como a Western Union e Money Gram).

Horário de trabalho:
Segunda a sexta-feira durante o dia. Cerca de 2-3 horas por dia.

Su salário:
Aproximadamente 650-3250 euros por mês.

Para obter mais detalhes por favor Responder a esta carta.

Eu estou esperando a sua resposta.

Atenciosamente,


Retrato de Corvaxv
Qui, 21/06/2012 - 10:30
Corvaxv:
Membro desde: 26.09.2009

Sim é treta

www.cantinhodacorvaxv.com
[email protected]
91 595 08 31

Não perca as nossas 2 promoções!!!! Promoção de convites, e a Promoção de parceria, todas disponiveis em: www.cantinhodacorvaxv.com

Retrato de Lillith
Qui, 21/06/2012 - 10:30
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010

Típico de burla mesmo. Cuidado!

Retrato de pink_blue
Qui, 21/06/2012 - 10:32
pink_blue:
Membro desde: 31.03.2011

Gabi H, vou ser sincera... (Mas toma em conta que eu nestas situações sou sempre muito desconfiada)!
Mas este email parece-me muito estranho! Pouco coerente e com uma linguagem pouco cuidada para o efeito que é.
No teu caso não responderia. Parece-me algo enganoso!

Retrato de MeVi
Qui, 21/06/2012 - 10:35
MeVi:
Membro desde: 18.02.2010
Gabi H. wrote:

Bom dia.. Hoje recebi o seguinte e-mail na minha caixa pessoal.. Digam-me o que acham, e se respondo ou não..

Bom dia

Somos um grande banco japonês e invitamos-lhe a trabalhar no novo Departamento de caridade.

O seu CV obtivemos-lo em um dos portais de emprego.

Preste atenção a {uma vaga|um posto|um emprego} interessante com rendimiento decente.

Os recente acontecimento no Japão resultou na a criação demuitos instituições da caridade como a nossa.

Muitas pessoas em todo o mundodesejam participar em programas de assistência para as vítimas. Se você é uma dessas pessoas, por favor, preste atenção a nossa proposta. Pode ser combinado com um alto ganho.

Requisitos

- Usuário de PC (Word, Internet, Excel, e-mail)
- O acesso permanente à Internet
- Telefone móvel e fixo com a disponibilidade permanente
- Atenção

Funiones básicas do Operador Bancario

- A correspondência por e-mail
- Realização de pagamentos das empresas e as pessoas físicas que desejam ajudar mantendo anônimos (transferências de patrocinadores)
- Realização de pagamentos a uma organização ou pessoa física a que ajuda-se através vários sistemas de pagamento, dependendo en cada caso de soma para enviar (como a Western Union e Money Gram).

Horário de trabalho:
Segunda a sexta-feira durante o dia. Cerca de 2-3 horas por dia.

Su salário:
Aproximadamente 650-3250 euros por mês.

Para obter mais detalhes por favor Responder a esta carta.

Eu estou esperando a sua resposta.

Atenciosamente,

Analisando o horário de trabalho com os salário, dá-me a impressão que algo não está bem.
Depois isso parece-me uma resposta geral, tipo genérica. Penso que se estivessem seriamente interessados criavam outro tipo de e-mail dirigido concretamente a ti.
Realmente é estranho. Hoje em dia devemos analisar bem este tipo de coisas.

Não tem dados? Empresa, telefone, esse tipo de coisas?

E tu, o que achas?

Retrato de Konigvs
Qui, 21/06/2012 - 10:41
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011

Quando se recebe um email de um remetente desconhecido o que se deve fazer sempre é apagar e não abrir.
Uma vez que já abriste agora sinalizas como "spam". Simples.

Retrato de Mermaid_MM
Qui, 21/06/2012 - 10:49
Mermaid_MM:
Membro desde: 20.05.2009

Típica burla... De caras mesmo!! Aliás basta ver a linguagem e logo por ser meio abrasileirado, nota-se logo que é treta. Denuncia como spam e põe no lixo!

Retrato de simplesmentemaria
Qui, 21/06/2012 - 10:54
simplesmentemaria:
Membro desde: 31.01.2012
Gabi H. wrote:

Bom dia.. Hoje recebi o seguinte e-mail na minha caixa pessoal.. Digam-me o que acham, e se respondo ou não..

Bom dia

Somos um grande banco japonês e invitamos-lhe a trabalhar no novo Departamento de caridade.

O seu CV obtivemos-lo em um dos portais de emprego.

Preste atenção a {uma vaga|um posto|um emprego} interessante com rendimiento decente.

Os recente acontecimento no Japão resultou na a criação demuitos instituições da caridade como a nossa.

Muitas pessoas em todo o mundodesejam participar em programas de assistência para as vítimas. Se você é uma dessas pessoas, por favor, preste atenção a nossa proposta. Pode ser combinado com um alto ganho.

Requisitos

- Usuário de PC (Word, Internet, Excel, e-mail)
- O acesso permanente à Internet
- Telefone móvel e fixo com a disponibilidade permanente
- Atenção

Funiones básicas do Operador Bancario

- A correspondência por e-mail
- Realização de pagamentos das empresas e as pessoas físicas que desejam ajudar mantendo anônimos (transferências de patrocinadores)
- Realização de pagamentos a uma organização ou pessoa física a que ajuda-se através vários sistemas de pagamento, dependendo en cada caso de soma para enviar (como a Western Union e Money Gram).

Horário de trabalho:
Segunda a sexta-feira durante o dia. Cerca de 2-3 horas por dia.

Su salário:
Aproximadamente 650-3250 euros por mês.

Para obter mais detalhes por favor Responder a esta carta.

Eu estou esperando a sua resposta.

Atenciosamente,

Isso faz lembrar um esquema de pishing ou seja, retiram os dados de alguém e utilizam a tua conta bancária para fazer passar o dinheiro. Á conta de me terem feito isso há 7 anos, perdi dois mil e tal euros, ou seja, retiraram da minha conta esse dinheiro, transferiram para a conta de alguém que não tinha nada a ver com isso (teoricamente) e depois transferiram-no novamente para outra conta tendo levantado o dinheiro em fichas no casino de Lisboa.

Ou seja tu deixas usar a tua conta a pensar que estás a fazer isto:

- Realização de pagamentos das empresas e as pessoas físicas que desejam ajudar mantendo anônimos (transferências de patrocinadores)

e estás a fazer outra coisa muito diferente e por isso recebes uma "comissão"

Maria

Retrato de osbabinhos
Qui, 21/06/2012 - 11:49
osbabinhos:
Membro desde: 08.12.2010

eu tb recebi esse mail...exactamente igual

Retrato de Gabi H.
Qui, 21/06/2012 - 12:03
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

Não vou responder!!

Retrato de C.A.S.C.S.
Qui, 21/06/2012 - 12:04
C.A.S.C.S.:
Membro desde: 29.01.2011
Susymermaid wrote:

Típica burla... De caras mesmo!! Aliás basta ver a linguagem e logo por ser meio abrasileirado, nota-se logo que é treta. Denuncia como spam e põe no lixo!

..o "abrasileirado", o "aspanholado" e os erros!

"Eu serei forte mesmo se tudo der errado, mais uma vez.."

Madrinha das queridas TâniaMiguel e kikinha_kutxi.
Afilhada orgulhosa da Rute Cris, da FiPipoca e Sofia1984 ! Lindonas

Retrato de _Marta_
Qui, 21/06/2012 - 12:49
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008

Mas ainda há quem pondere que isto seja verdade?!...

Retrato de ninicafr
Qui, 21/06/2012 - 13:57
ninicafr:
Membro desde: 05.04.2011

... mesmo fraude...

Também já tive conhecimento dessas ofertas e li depoimentos de pessoas já enganadas a alertar...

O que vi até tinha o nome da empresa...

Retrato de Lillith
Qui, 21/06/2012 - 14:42
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010
_Marta_ wrote:

Mas ainda há quem pondere que isto seja verdade?!...

À primeira vista fiquei tão incrédula quanto tu. Mas depois pensei que se estes esquemas persistem é porque provavelmente ainda há mesmo quem não só pondere como acredite mesmo que seja veradade.

Retrato de _Marta_
Qui, 21/06/2012 - 14:45
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008
Lillith wrote:
_Marta_ wrote:

Mas ainda há quem pondere que isto seja verdade?!...

À primeira vista fiquei tão incrédula quanto tu. Mas depois pensei que se estes esquemas persistem é porque provavelmente ainda há mesmo quem não só pondere como acredite mesmo que seja veradade.

Ainda ontem - ou anteontem, nem sei bem - ali no fórum do lado, li uma mãe a perguntar se um e-mail a oferecer 2 milhões de euros (cheio de erros, a dizer que tinha jogado numa lotaria ou algo semelhante em Londres) seria fraude, porque o marido ia pagar 170 euros para reclamar o prémio e já fazia N planos com o dinheiro.
Sinceramente, em pessoas que usam a Internet e têm o mínimo de formação, não esperava estes facilitismos...

Retrato de Tânia Palminha
Qui, 21/06/2012 - 14:45
Tânia Palminha:
Membro desde: 27.04.2012

Sò me ocorre dizer:
Quando a esmola é muita o pobre desconfia!!!

Retrato de MeVi
Qui, 21/06/2012 - 14:55
MeVi:
Membro desde: 18.02.2010
_Marta_ wrote:

Ainda ontem - ou anteontem, nem sei bem - ali no fórum do lado, li uma mãe a perguntar se um e-mail a oferecer 2 milhões de euros (cheio de erros, a dizer que tinha jogado numa lotaria ou algo semelhante em Londres) seria fraude, porque o marido ia pagar 170 euros para reclamar o prémio e já fazia N planos com o dinheiro.

A sério?
É possível que as pessoas ainda pensem que este tipo de coisas podem ser realmente verdadeiras? :s

Retrato de Lillith
Qui, 21/06/2012 - 15:15
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010
_Marta_ wrote:

Ainda ontem - ou anteontem, nem sei bem - ali no fórum do lado, li uma mãe a perguntar se um e-mail a oferecer 2 milhões de euros (cheio de erros, a dizer que tinha jogado numa lotaria ou algo semelhante em Londres) seria fraude, porque o marido ia pagar 170 euros para reclamar o prémio e já fazia N planos com o dinheiro.
Sinceramente, em pessoas que usam a Internet e têm o mínimo de formação, não esperava estes facilitismos...

É mesmo do outro mundo! MAs tens razão, muita gente não devia mesmo sequer ter acesso à internet, para não se iludir com este tipo de coisas e fazer asneira da grande.

Retrato de simplesmentemaria
Qui, 21/06/2012 - 15:30
simplesmentemaria:
Membro desde: 31.01.2012

Lillith wrote:
É mesmo do outro mundo! MAs tens razão, muita gente não devia mesmo sequer ter acesso à internet, para não se iludir com este tipo de coisas e fazer asneira da grande.

Meninas,

Eu também pensava o mesmo e tinha a "mania" que nunca seria enganada mas o que é certo é que fui pois um hacker conseguiu entrar na minha conta bancária há alguns anos e roubar-me dinheiro.

Claro que se recebesse uma coisa deste género (como já recebi muitas) veria logo que era fraude mas não pensem que são imunes a tudo porque não o são.

Não fazem ideia da quantidade de queixas crime que existem na Polícia Judiciária por burlas informáticas nas contas bancárias. E segundo me foi dito por um dos inspectores, os hackers até conseguem aceder aos códigos que vão para os telemóveis. Por isso para mim desde aí, homebanking, nunca mais!

EDITEI para substituir internet por Polícia Judicária

Maria

Retrato de Lillith
Qui, 21/06/2012 - 15:32
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010
simplesmentemaria wrote:

Meninas,

Eu também pensava o mesmo e tinha a "mania" que nunca seria enganada mas o que é certo é que fui pois um hacker conseguiu entrar na minha conta bancária há alguns anos e roubar-me dinheiro.

Claro que se recebesse uma coisa deste género (como já recebi muitas) veria logo que era fraude mas não pensem que são imunes a tudo porque não o são.

Não fazem ideia da quantidade de queixas crime que existem na Polícia Judiciária por burlas informáticas nas contas bancárias. E segundo me foi dito por um dos inspectores, os hackers até conseguem aceder aos códigos que vão para os telemóveis. Por isso para mim desde aí, homebanking, nunca mais!

EDITEI para substituir internet por Polícia Judicária

Ninguém aqui se considera imune a nada, contudo burlas tão declaradas quanto esta, são algo em que ninguém minimamente informado pode cair.
É óbvio que se falas de homebanking nenhum de nós pode prever o que pode acontecer. E não faço ideia da quantidade dessas queixas, mas conheço casos reais.

Retrato de _Marta_
Qui, 21/06/2012 - 15:53
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008

Uma coisa são hackers. Outra coisa são burlas destas. Acho que estamos a falar de patamares diferentes. É quase como comparar aqueles velhotes das aldeias que caem na cantiga do bandido e dão dinheiro com aqueles que são assaltados sem poder dizer ai nem ui.
O tópico ali do lado de que falei é este, e vejam quanta ingenuidade:
http://demaeparamae.pt/forum/quando-esmola-muita-hum-pobre-desconfia-mesmo

Retrato de simplesmentemaria
Qui, 21/06/2012 - 16:21
simplesmentemaria:
Membro desde: 31.01.2012
_Marta_ wrote:

Uma coisa são hackers. Outra coisa são burlas destas. Acho que estamos a falar de patamares diferentes. É quase como comparar aqueles velhotes das aldeias que caem na cantiga do bandido e dão dinheiro com aqueles que são assaltados sem poder dizer ai nem ui.
O tópico ali do lado de que falei é este, e vejam quanta ingenuidade:
http://demaeparamae.pt/forum/quando-esmola-muita-hum-pobre-desconfia-mes...

Eyebrow

Mas daí até dizer que as pessoas não deviam ter acesso à internet porque não a sabem usar...

Foi nesse sentido que expliquei o que se passou comigo, porque até serve para alertar os outros que os perigos existem Nailbite

Maria

Retrato de Gabi H.
Qui, 21/06/2012 - 16:21
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

enfim..

''tudo o que vai.. volta.'' Wink

Retrato de _Marta_
Qui, 21/06/2012 - 16:28
_Marta_:
Membro desde: 08.12.2008
simplesmentemaria wrote:

Mas daí até dizer que as pessoas não deviam ter acesso à internet porque não a sabem usar...

Sim, nisso concordo contigo. Wink

Retrato de Konigvs
Qui, 21/06/2012 - 16:29
Konigvs:
Membro desde: 21.10.2011
_Marta_ wrote:

Sinceramente, em pessoas que usam a Internet e têm o mínimo de formação, não esperava estes facilitismos...

Não tem nada a ver com internet, tem a ver sim que as pessoas são completamente crédulas.
Se ligam para casa a dizer que receberam um prémio, fazem se for preciso 20 ou 30km para ir lá, não receberem qualquer prémio e chegarem a casa com um belo dum crédito.

As fraudes até passam na televisão. Peditórios para IPSS, para ajudar a maria e manel que precisa de uma cadeira de rodas, para tudo e mais alguma coisa.

As pessoas vêem televisão, sabem os enredos das novelas todos de cor, mas ou não vêem os alertas, ou então vêem mas não aprendem nada, até serem roubadas.

Cada um faz o que quer, e como é lógico qualquer um de nós pode ser roubado na rua, mas pelo menos que façamos tudo para o evitar.

Retrato de AEEC
Qui, 21/06/2012 - 16:31
AEEC:
Membro desde: 21.06.2012
Konigvs wrote:
_Marta_ wrote:

Sinceramente, em pessoas que usam a Internet e têm o mínimo de formação, não esperava estes facilitismos...

Não tem nada a ver com internet, tem a ver sim que as pessoas são completamente crédulas.
Se ligam para casa a dizer que receberam um prémio, fazem se for preciso 20 ou 30km para ir lá, não receberem qualquer prémio e chegarem a casa com um belo dum crédito.

As fraudes até passam na televisão. Peditórios para IPSS, para ajudar a maria e manel que precisa de uma cadeira de rodas, para tudo e mais alguma coisa.

As pessoas vêem televisão, sabem os enredos das novelas todos de cor, mas ou não vêem os alertas, ou então vêem mas não aprendem nada, até serem roubadas.

Cada um faz o que quer, e como é lógico qualquer um de nós pode ser roubado na rua, mas pelo menos que façamos tudo para o evitar.

A "melhor" fraude foi aquela que fizeram numa aldeola qualquer, em que disseram que ia passar um satélite que fazia o rastreio do cancro da mama e foi ver as mulheres todas às janelas de mamas ao léu à dita hora a acharem que estavam a ser rastreadas xD lembro-me de ver essa notícia na tv há uns anos largos atrás!

Retrato de simplesmentemaria
Qui, 21/06/2012 - 16:36
simplesmentemaria:
Membro desde: 31.01.2012
AEEC wrote:
Konigvs wrote:
_Marta_ wrote:

Sinceramente, em pessoas que usam a Internet e têm o mínimo de formação, não esperava estes facilitismos...

Não tem nada a ver com internet, tem a ver sim que as pessoas são completamente crédulas.
Se ligam para casa a dizer que receberam um prémio, fazem se for preciso 20 ou 30km para ir lá, não receberem qualquer prémio e chegarem a casa com um belo dum crédito.

As fraudes até passam na televisão. Peditórios para IPSS, para ajudar a maria e manel que precisa de uma cadeira de rodas, para tudo e mais alguma coisa.

As pessoas vêem televisão, sabem os enredos das novelas todos de cor, mas ou não vêem os alertas, ou então vêem mas não aprendem nada, até serem roubadas.

Cada um faz o que quer, e como é lógico qualquer um de nós pode ser roubado na rua, mas pelo menos que façamos tudo para o evitar.

A "melhor" fraude foi aquela que fizeram numa aldeola qualquer, em que disseram que ia passar um satélite que fazia o rastreio do cancro da mama e foi ver as mulheres todas às janelas de mamas ao léu à dita hora a acharem que estavam a ser rastreadas xD lembro-me de ver essa notícia na tv há uns anos largos atrás!

Dessa não sabia! mas está bem metida! Rolling Rolling Rolling Rolling Rolling Rolling Rolling

Maria

Retrato de pink_blue
Qui, 21/06/2012 - 17:14
pink_blue:
Membro desde: 31.03.2011
AEEC wrote:

A "melhor" fraude foi aquela que fizeram numa aldeola qualquer, em que disseram que ia passar um satélite que fazia o rastreio do cancro da mama e foi ver as mulheres todas às janelas de mamas ao léu à dita hora a acharem que estavam a ser rastreadas xD lembro-me de ver essa notícia na tv há uns anos largos atrás!

Ai o que eu me ri!!!! Não posso Smile Smile Smile
kakakakakaka!!!

Retrato de MarleneVasconcelos
Qui, 21/06/2012 - 21:10
MarleneVasconcelos:
Membro desde: 03.02.2009

Eu recebi esse exacto mail e de facto fiz logo "delete"
Trata se sem duvida de fraude, e reparar nem se esforçam para disfarçar. Se fores ao google com o endereço de mail aparece te um site de jogos. isto são hackers....não ligues, apaga!

Retrato de Mermaid_MM
Sex, 22/06/2012 - 10:34
Mermaid_MM:
Membro desde: 20.05.2009
El_Lobo wrote:
Lillith wrote:
_Marta_ wrote:

Ainda ontem - ou anteontem, nem sei bem - ali no fórum do lado, li uma mãe a perguntar se um e-mail a oferecer 2 milhões de euros (cheio de erros, a dizer que tinha jogado numa lotaria ou algo semelhante em Londres) seria fraude, porque o marido ia pagar 170 euros para reclamar o prémio e já fazia N planos com o dinheiro.
Sinceramente, em pessoas que usam a Internet e têm o mínimo de formação, não esperava estes facilitismos...

É mesmo do outro mundo! MAs tens razão, muita gente não devia mesmo sequer ter acesso à internet, para não se iludir com este tipo de coisas e fazer asneira da grande.

Há duas maneiras de fazer dinheiro: de forma difícil e honesta e de forma fácil e desonesta e esta última pressupõe muitas vezes a utilização de artimanhas dolosas.
Assim, este é a típica conversa do bandido à caça de pessoas ingénuas e desesperadas que felizmente não são muitas mas existem.

É como aquelas tretas de ofertas de emprego para comercial que no fundo é uma forma de conseguir mão-de-obra gratuita à custa da ingenuidade ( vulgo ignorância) e desespero de terceiros.
Iludem as pessoas de que se vão tornar empresários de sucesso, ganhar rios de dinheiro e vêm com aquelas teorias à americana das estatísticas, das probabilidades, do quanto mais se tenta maior se ganha e não sei quê, é tudo fácil e tal e no fundo é uma grande aldrabice.
Até inventam "barreiras" criando na convicção das pessoas mais ingénuas que haverá muita gente a dizer mal e a ver com maus olhos a actividade mas que essas são as maçãs podres e os pessimistas que nunca vão ser ninguém na vida.Lol

Uma vez, fui a uma reunião duma empresa dessas em Coimbra, num hotel.
Apareceu lá um gajo, com a pinta do típico artista aldrabão com esta conversa toda. O que mais me surpreendeu foi ter havido pessoas que estavam com os olhos arregalados convencidas que iam investir naquilo e ganhar muito dinheiro. Parece fácil...Lol

Exactamente! Eu não quero armar-me aqui em Maria Espertalhona, mas topo logo à distância essas manhas. E ainda bem, pq o meu marido já não é tanto assim. Há uns tempitos ligaram-nos lá para casa para fazerem uma demontração de um filtro xpto de água, que custava um balúrdio. Eu vi logo que era treta, mais que não seja pela extrema simpatia e à-vontade da pessoa que ligou. Desconfio SEMPRE de pessoas demasiado simpáticas e demasiado prestáveis, em que acham piada a tudo e é tudo fantástico. Conclusão: o meu marido já queria marcar com a tal empresa um dia para a demonstração, mas teve o bom-senso de falar comigo e eu disse logo NÃO!! NO F*CKING WAY! Passado uns tempos foi ao hipermercado e encontrou um filtro de água baratíssimo e que fazia o mesmo que os outros prometiam. Eu disse-lhe logo: É bem feita para não seres tótó!! Nottalking

Retrato de Lillith
Sex, 22/06/2012 - 11:40
Lillith:
Membro desde: 18.05.2010
El_Lobo wrote:
Lillith wrote:
_Marta_ wrote:

Ainda ontem - ou anteontem, nem sei bem - ali no fórum do lado, li uma mãe a perguntar se um e-mail a oferecer 2 milhões de euros (cheio de erros, a dizer que tinha jogado numa lotaria ou algo semelhante em Londres) seria fraude, porque o marido ia pagar 170 euros para reclamar o prémio e já fazia N planos com o dinheiro.
Sinceramente, em pessoas que usam a Internet e têm o mínimo de formação, não esperava estes facilitismos...

É mesmo do outro mundo! MAs tens razão, muita gente não devia mesmo sequer ter acesso à internet, para não se iludir com este tipo de coisas e fazer asneira da grande.

Há duas maneiras de fazer dinheiro: de forma difícil e honesta e de forma fácil e desonesta e esta última pressupõe muitas vezes a utilização de artimanhas dolosas.
Assim, este é a típica conversa do bandido à caça de pessoas ingénuas e desesperadas que felizmente não são muitas mas existem.

É como aquelas tretas de ofertas de emprego para comercial que no fundo é uma forma de conseguir mão-de-obra gratuita à custa da ingenuidade ( vulgo ignorância) e desespero de terceiros.
Iludem as pessoas de que se vão tornar empresários de sucesso, ganhar rios de dinheiro e vêm com aquelas teorias à americana das estatísticas, das probabilidades, do quanto mais se tenta maior se ganha e não sei quê, é tudo fácil e tal e no fundo é uma grande aldrabice.
Até inventam "barreiras" criando na convicção das pessoas mais ingénuas que haverá muita gente a dizer mal e a ver com maus olhos a actividade mas que essas são as maçãs podres e os pessimistas que nunca vão ser ninguém na vida.Lol

Uma vez, fui a uma reunião duma empresa dessas em Coimbra, num hotel.
Apareceu lá um gajo, com a pinta do típico artista aldrabão com esta conversa toda. O que mais me surpreendeu foi ter havido pessoas que estavam com os olhos arregalados convencidas que iam investir naquilo e ganhar muito dinheiro. Parece fácil...Lol

Sim, tens razão.
Não sei mesmo como, mas há esses que referes do olhos arregalados.
Há anos, foi o meu pai que "safou" um amigo, com a esposa e os filhos, a uma dessas reuniões. No caso dele era para vendas aagressivas. Mas foi lá porque ia jantar com a família e receber o voucher para uma semana de férias já nem sei onde, ganhas num sorteio nem sei de quê em que ele nem precisou de participar. E quando ele acordou para a realidade e percebeu que era uma aldrabice, já não via as filhotas. Alegadamente estavam lá dentro numa sala a brincar, e que as iam já buscar e a esposa já a ficar desesperada. Tudo tranquilo da parte deles, nunca disseram que não iam buscar as meninas, mas o certo é que o facto de não as irem buscar estava a dar com eles em doidos.
O amigo do meu pai pediu para ir à casa de banho e ligou ao meu pai desesperado. O meu pai apenas o aconselhou a esconder os cartões de débito/crédito e fazer tudo como eles queriam, fingir-se novamente iludido. Para não fazer contrato de crédito e pedir para pagar a pronto com um cheque, que lhe resolvia o problema. E assim foi.
Como àquela hora os bancos estavam fechados não havia perigo. O meu pai foi ter com ele à porta do hotel e acompanhou-o à polícia para apresentar queixa, e tratar da anulação do cheque de forma legal. No dia seguinte, quando o banco abriu ele estava à porta para cancelar o cheque com os documentos da polícia.
Correu-lhe bem, mas podia ter corrido muito mal...

Post