Esterilização Prós/Contras | A Nossa Vida

Esterilização Prós/Contras

Retrato de MargaridaAfonso
25.06.2020 | 13:54
MargaridaAfonso:
Membro desde: 15.12.2014

Boa tarde,
Adoptei uma cadela.
E até ter iniciado uma pesquisa acerca da esterilização eu era completamente pró-esterilização e tinha inclusive dito que mal a cadela fizesse 6 meses seria esterilizada.
Em conversa com uma amiga ela disse que a dela era esterilizada e que tinha corrido tudo bem, só ficou a tomar comprimidos diariamente para a incontinência.
Nunca tinha ouvido falar nisso, nem nunca nós avisam dos contras na realidade. A ela não avisaram dessa possibilidade e agora a cadela não consegue controlar a bexiga.
Só nesse momento fui pesquisar.
Encontrei diversa informação, diversas compilações e estudos recentes que decidi ler.
Falam dos contras também. E muitos deles são muito maus, não é apenas a incontinência. É a probabilidade maior de ter linfoma, hemangiossarcoma e osteosarcoma, entre coisas mais ligeiras como osteoporose, hipotiroidismo ou aumento da ansiedade.
Tentei conversar com o veterinário acerca das minhas preocupações, fui tratada como uma imbecil e uma das frases foi que "As rafeiras têm que ser todas esterilizadas e ponto final".
Decidi pedir uma segunda opinião a um veterinário Suíço, a minha família vive lá e eu também já vivi.
E ele disse que os contras existem e são reais, que estamos a forçar uma menopausa precoce no animal e as hormonas que regulam os ciclos sexuais regulam outras funções também é fazem falta. Disse que não aconselha esterilização sem razão médica para isso e que um cancro mamário é muito mais simples de detetar precocemente e tratar do que um linfoma. Mas que se para nós é importante esterilizar podemos fazer, ele aconselharia um implante (o que eu acho que não existe cá), mas podemos esterilizar retirando apenas o útero e assim a cadela não teria piometra e mantendo os ovários garantindo que as restantes funções hormonais eram mantidas.

Questão: Alguém sabe de algum veterinário/clínica que esteja a par da evolução dos estudos e que já faça este tipo de procedimento inovador?


Retrato de XanaCD
Seg, 29/06/2020 - 14:26
XanaCD:
Membro desde: 13.01.2013

Eu adoptei uma cadela que já tinha sido esterilizada. Acho que foi só retirada do útero. Tenho ideia de na altura a veterinária ter dito que não tinha retirado tudo...
Nunca teve problemas de incontinência, nem de excesso de peso. Sei lá, não vejo que tenha ficado com algum problema.
É de porte pequeno, tem 17 anos e continua sem incontinência, nem tem cancro nenhum.
Ainda bem que já era esterilizada, senão faria-o eu. Realmente uma cadela, principalmente rafeira, não queremos que fique prenhe. No cio, as cadelas conseguem surpreendermos com escapadelas que achávamos impossíveis. E os cães igualmente.
Os comprimidos anticoncepcionais ou implantes fazem muito pior à saúde e esses sim já ouvi dizer que podem provocar mais doenças.

Retrato de adriana2020
Qui, 20/08/2020 - 18:36
adriana2020:
Membro desde: 20.08.2020

Um animal esterilizado dura muito mais anos, quando andam com o CIO ele acabam por entrar em stress e não só isso. É Melhor esterilizar um animal quando a ideia é não é tirar crias.