Estagio profissional psicologia | A Nossa Vida

Estagio profissional psicologia

Retrato de Sara-S
16.10.2012 | 12:41
Sara-S:
Membro desde: 16.10.2012

Ola a todos.
Neste momento encontro-me a terminar o meu mestrado, faltando neste momento defender a minha tese. Para quem não sabe, a ordem dos psicólogos exige que façamos um estágio com duração de cerca de 12 meses, que pode ser ou não remunerado, não assegurando sequer locais de estágio. Ou seja, temos de sr nós a bater de porta em porta a pedir se nos aceitam um estágio, e normalmente, nunca é remunerado.

A minha questão é a seguinte:
Como tenho constatado, nós podemos fazer estágios profissionais através do IEFP, como licenciados e como mestrados, ou seja, neste momento como sou licenciada, posso iniciar um estagio com esse grau. Entretanto, acabo o meu mestrado, e depois de concluir o estagio como licenciada, posso iniciar novo estágio como mestre, certo?? A remuneração para licenciados e mestrados é a mesma pelo que vi.

Entretanto, fica aqui ainda o meu descontentamento como finalista de psicologia, com a ordem dos psicólogos, por falta de protocolos com viabilidade ( dos existentes não obtive qualquer resposta pela parte das entidades protocoladas), o acompanhamento dos alunos finalistas, nomeadamente o encaminhamento para entidades que proporcionem estágios adequados. Quando encontramos um lugar, só a custo 0!
Ou seja, depois de 5 anos a estudar, a fazer 1 ano de estagio curricular, ainda nos exigem outro estágio de 12 meses para acedermos à ordem, sem nos assegurarem locais (ando desde Agosto a procura de uma entidade), e muito menos alguma remuneração! é por isso que existem tantos psicólogos a exercerem sem estarem na ordem.

Aguardo uma resposta vossa à minha questão Smile


Retrato de Faninha
Ter, 16/10/2012 - 17:29
Faninha:
Membro desde: 08.04.2011

Olá.
Não tenho respostas para ti, mas tenho dúvidas como tu pois iniciei o mestrado em Psicologia Clinica e tenho tantas ou mais dúvidas do que tu.
Portanto, Peço licença para me colar ao teu tópico.

Beijinhos, boa sorte Smile

Retrato de turtleeyes
Ter, 16/10/2012 - 18:42
turtleeyes:
Membro desde: 17.04.2011

Cada vez me convenço mais que a área social é a que mais tem uso do factor C e contra mim falo que só assim consegui o meu estágio profissional, através do iefp.. e portanto remunerado!
Com mais não posso ajudar, porque já lá vão uns anos e não faço ideia como as coisas funcionam agora!
seja como for, desejo-vos sorte nesta área ingrata :p

Retrato de Sara-S
Qua, 17/10/2012 - 13:57
Sara-S:
Membro desde: 16.10.2012

Pois é turtleeyes, uma colega minha foi directamente à ordem dos psicólogos e o que lhe disseram foi exactamente isto, passo a citar:

Segundo a ordem, é EXPRESSAMENTE proibido, a realização do estágio do iefp antes do da ordem , pois, não somos reconhecidos como psicólogos sem antes realizarmos o estágio profissional para a ordem. Estando sujeitos a graves penalizações, por parte da ordem, caso descubram. (Importante salientar a agressividade com que lhe disseram isto lol)

Ou seja, não nos arranjam locais de estágio, não nos dão remuneração, e ainda nos proíbem de fazer um estagio através do iefp! Querem que façamos um estagio de 12 meses á borla. Então sendo assim, as instituições nunca irão contratar um psicólogo, aproveitando-se destes estágios não remunerados.

Bem, mas para aqueles que se encontrem na minha situação, isto é, estou licenciada, e estou a espera que marquem a data da defesa da minha tese, e sabendo que depois de defendermos a tese, a aprovação pela ordem demora cerca de 1 mês e meio só para a inscrição e mais não sei quanto tempo para aprovarem um projecto de estágio, recomendo o seguinte:
- Como toda a gente, através do IEFP podemos fazer estágios como licenciados e quando adquirirmos outro grau, podemos fazer outro estágio como mestrados. Visto que a nossa área está cada vez mais complicada em arranjar emprego, aproveitem e façam um estágio como licenciados através do iefp (note-e que durante este estágio a ordem também não permite que se executem funções de psicólogo). Isto porquê. Estou desde agosto à procura de um local onde possa fazer o meu estágio para a ordem. Até hoje, ninguém me deu resposta, ou então aceitam a custo 0. No meu caso, não posso ficar um ano a trabalhar de borla. Para mais, também não vou esperar cerca de 2 meses até a ordem aprovar a minha inscrição para poder iniciar o estágio para ordem ( de borla).

Isto é uma opinião minha para aqueles que estão na minha situação e precisam de $, ao fim de 5 anos a estudar e a pagar propinas.

Se tiverem mais alguma informação sobre os estágios para a ordem, partilhem! Eu todos os dias vou sabendo coisas novas, que nem sequer estão escritas nem devidamente esclarecidas.

Obrigada!

Retrato de JuFernandes
Qua, 17/10/2012 - 15:05
JuFernandes:
Membro desde: 18.04.2009

O estágio profissional para integração na Ordem dos Psicólogos obedece a critérios e condições específicas.
Tens realmente que encontrar por ti própria (ou seja, nao é o IEFP que te arranja) uma instituição que já tenha protocolo com a OPP (no site da ordem tens uma lista interminável) ou então que não se importe de criar esse protocolo.
No entanto, a ordem não interfere com o tipo de acordo que tens com a instituição, ou seja, o teu estágio pode ser remunerado ou não e podes estar inscrita no IEFP para que a instituição que te faça o estágio tb tenha alguma vantagem com isso. Portanto, o que a Ordem te exige é que obedeças aos critérios estipulados, não interferindo com o contrato que tenhas com a instituição.

Retrato de Sara-S
Qua, 17/10/2012 - 16:31
Sara-S:
Membro desde: 16.10.2012

Ju, mas eu fui-me informar ao IEFP e está la escrito no programa de estágios deles, que nao podemos utilizar os seus estágios para aceder a ordens ou outras associações.