estágio profissional | A Nossa Vida

estágio profissional

Retrato de Gabi H.
25.08.2012 | 10:27
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

Bom dia!

Tenho umas dúvidas, quanto aos estágios profissionais.. Terminei o meu curso tecnológico de Administração em 2010, e entretanto já estive empregada (1o emprego) numa loja de pronto a vestir, onde ainda estou, mas de onde me pretendo vir embora..

Entretanto surgiu uma oportunidade de emprego, numa loja de fotografia (ramo onde eu já trabalhei, mas sem contrato)

As minhas dúvidas são as seguintes:
- é possivel realizar um estágio profissional numa actividade que em nada tem haver com a nossa àrea de formação? ou há forma de contornar isso?

- depois de já ter o primeiro emprego, ainda é possivel realizar estágio profissional, ou só seria antes de ter trabalhado?

Agradeço as vossas respostas!


Retrato de Cat Chloé
Sáb, 25/08/2012 - 10:37
Cat Chloé:
Membro desde: 30.03.2011

Pelo que sei, apenas não podes realizar estágio profissional se já tiveres trabalhado mais que um ano na tua área de formação. Antes era assim, de momento não tenho bem a certeza mas penso que continua igual.De resto podes trabalhar na área que quiseres, durante o tempo que quiseres!

P.S. Vou-te dar um conselho!Infelizmente hoje em dia os estágios, nem todos é claro, apenas servem para "encher chouriços"!Trocando por miúdos, geralmente fazes o estágio e vens embora. Eu sei que é complicado investir numa formação e depois não conseguir trabalhar nela, mas se tiveres um trabalho estável, mesmo que não seja na tua área, aconselho-te a não o meteres em causa por um simples estágio em que muitas vezes não têm interesse em ti. Mas isto sou eu a falar.

Boa sorte

Retrato de Gabi H.
Sáb, 25/08/2012 - 11:07
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

Quer dizer que então, pelo que dizes, eu posso realizar o estágio numa loja de fotografia, que em nada tem haver com a minha área de formação!

Compreendo o que queres dizer, e até concordo. Mas esta situação é diferente! O estágio é apenas uma forma de durante um tempo, a pessoa que me vai empregar, receber uma ajuda do estado.. Porque depois, se tudo correr bem claro, a ideia é eu continuar lá..

Retrato de bolinho de chocolate
Sáb, 25/08/2012 - 22:10
bolinho de chocolate:
Membro desde: 23.01.2010

olha vou dar-te uma informaçao completamente diferente da qe te foi dada.
podes realizar estágio profissional, mesmo k tenhas trabalhado na área, apenas tem de ser o teu primeiro estágio profissional no nivel que tiraste (ex.12º ano normal é nivel 3, 12º ano em curso profissional é o nível 4, curso de especialização tec. os chamados CET é nivel 5).
Tem uma questão, se a área em que vais trabalhar nd tem a ver com o curso (por ex. ser fotografa) n me parece que tenhas direito ao estágio, contudo se te colocarem como recepcionista, ou administrativa, nesse caso acho que talvez consigas.
informa-te bem no centro de emprego
beijinhos

Retrato de Gabi H.
Ter, 28/08/2012 - 10:23
Gabi H.:
Membro desde: 09.03.2012

pois, essa também é a ideia que eu tenho! obrigada, vou tentar informar-me melhor no centro de emprego Smile

Post