Escalas aeroportos | A Nossa Vida

Escalas aeroportos

Retrato de açucar.e.canela
08.05.2011 | 13:37
açucar.e.canela:
Membro desde: 13.10.2010

Olá.
Depois do meu post sobre a Iberia, decidi escolher esta companhia.
Agora a minha duvida é a seguinte: alguém ja perdeu o voo de ligação, por o primeiro voo se atrasar?
Tenho horrores de perder o voo de ligação devido a atraso na partida. Sempre que viajo de avião, fico com nervoso miudinho e uma delas que me preocupa é a minha bagagem...se chega ao destino ou não.
Alguém conhece o aeroporto de Mardid-Barajas? É complicado quando se tem escalas? Grhh, se o avião se atrasa a sair de Lisboa, será que compensa o atraso no ar?
Alguém me pode ajudar?
Beijinhos


Retrato de flowerlune
Dom, 08/05/2011 - 16:35
flowerlune:
Membro desde: 09.02.2009

Por opção, fiz escala em Madrid. Ou seja, comprei dois bilhetes, um de Lisboa até Madrid e depois de Madrid para o destino final. Companhias diferentes, a 1ª TAP e a 2ª Air Canada. Optei por ter 4 horas de intervalo entre a chegada do 1º e a partida do 2º. Se estava tranquila, não estava....porque era um risco dado estar a viajar em companhias diferentes e ter de assegurar o levantamento das malas dentro do tempo que tinha.

No teu caso, parace-me que apenas compraste uma viagem e tem uma escala pelo meio. Nesses casos, creio que é assegurado a mudança das malas (sem te preocupares de ires buscá-las)...penso eu...sem ter totalmente a certeza do que estou a dizer.

Se tiveres memso de ir levantar as malas...não te preocupes...o aeroporto é grande...mas está tudo bem sinalizado.

Retrato de açucar.e.canela
Dom, 08/05/2011 - 17:06
açucar.e.canela:
Membro desde: 13.10.2010

Obrigada por partilhares a tua experiência. Sim, eu vou fazer escala mas não preciso de ir buscar as malas, porque vou sempre com a mesma companhia aérea. Já telefonei para o call-center da Iberia e asseguraram-me, que se eu perder o voo de ligação devido a atrasos do primeiro voo, não vou perder nem o bilhete nem o dinheiro. Irei no voo que melhor me convier no dia a seguir visto que vou no ultimo voo.
E o aeroporto de Madrir é confuso? Tive a ver que há 2 terminais, o t4 e t4s que são unidos por transporte, acho que comboio. Agora é esse o meu receio, que chegue com pouco tempo e não tenha tempo de ir até a gate!! Bem, receios de quem anda de avião. O pior deles é mesmo chegar ao destino e a mala....???? Tu fizeste 2 check-in, eu apenas vou fazer um, que é em Lisboa, em Madrid não tenho que me preocupar a não ser ir para a minha gate!!
Bem, acho que isto é masé nervoso miudinho! Estou mais nervosa agora e com receio, do que quando viajei pela primeira vez! Confused
Espero mesmo que corra td bem...queria mesmo chegar ao meu destino no dia que comprei!
Beijinho

Retrato de flowerlune
Dom, 08/05/2011 - 17:39
flowerlune:
Membro desde: 09.02.2009

Smile No meu caso era mais arriscado...tive de fazer duas vezes o check-in e como te disse, assegurar por minha conta, ter tempo para fazer tudo dentro do tempo que tinha.

Quanto às malas...temos todos o mesmo risco....seja um destino longe, seja curto...a não ser que leves daquelas malas que dêem para levar para dentro do avião (devem ter uma dimensão de 50 cm...ou algo assim...existe mesmo no aeroporto uma medida onde encaixas a mala a ver se tem a dimensão correcta para que possas levá-la para dentro do avião. Mas não vale a pena estares a preocupar com algo que não podes controlar...terás de deixar a mala e quando chegares ao destino logo se verá Smile Tens o seguro porque isso esperemos que tudo corra pelo melhor.

Quanto a terminais...nem sabia ao certo quantos terminais têm...mas não tive de recorrer a transportes...como estive por dentro do aeroporto, nem vi comboio...andei apenas por umas passadeiras rolantes que me levaram ao sitio onde tinha de fazer o outro check-in. Mas depois lá terás os ecrãs onde poderás ver...já viste se chegas e partes do mesmo terminal?

Retrato de noivat
Dom, 08/05/2011 - 18:44
noivat:
Membro desde: 29.12.2008

Olá,

Eu já fiz duas viagens pela iberia com escala, e com apenas uma hora de espera para o 2º vôo. Como estava com medo dos atrasos liguei para a Iberia e perguntei o que aconteceria se o meu 1º avião atrasasse e eu perdesse o vôo. Disseram-me que nesse caso eles metiam-nos no próxima voo sem qualquer custo adicional, seria só dirigir-me ao avião da Iberia dentro do aeroporto.
A primeira viagem que fiz foi dentro da Europa e correu tudo bem, o avião deixa-nos dentro dos terminais onde se apanha o avião ( depois da àrea de check-in) e é só ver qual a porta, geralmente sempre dentro do mesmo terminal.
A segunda viagem que fiz foi internacional é um pouco diferente pois como temos de passar pela imigração é preciso de dar mais voltas, principlamente na volta a Portugal. O meu avião atrasou-se muito na origem e cheguei bastante tarde a Barajas, mas como eles sabiam já tinham atrasado o avião de Barajas para Lisboa, e deu para apanhar na mesma.
A tua viagem é dentro da europa ou internacional?

Retrato de açucar.e.canela
Seg, 09/05/2011 - 03:01
açucar.e.canela:
Membro desde: 13.10.2010

Bem , respondendo a ambas. O meu voo e europa. Fico mais descansada sendo no mesmo terminal e não tendo que andar a procura.
Tentei ver os terminais, mas ainda é cedo. Só consigo ver com 24h de antecedência. Mas no comprovativo do bilhete tem terminal 4. Depois a porta logo saberei quando chegar. Bem, esperemos que corra tudo bem.
Depois venho cá deixar a minha experiência!
Beijinhos

Retrato de açucar.e.canela
Seg, 09/05/2011 - 03:01
açucar.e.canela:
Membro desde: 13.10.2010

Bem , respondendo a ambas. O meu voo e europa. Fico mais descansada sendo no mesmo terminal e não tendo que andar a procura.
Tentei ver os terminais, mas ainda é cedo. Só consigo ver com 24h de antecedência. Mas no comprovativo do bilhete tem terminal 4. Depois a porta logo saberei quando chegar. Bem, esperemos que corra tudo bem.
Depois venho cá deixar a minha experiência!
Beijinhos

Retrato de AnitaB
Seg, 09/05/2011 - 08:31
AnitaB:
Membro desde: 27.12.2010

Viva,

Vê as condições no teu bilhete. Se fizeres dois voos e não deixares no mínimo 2 ou 3 horas (depende das companhias) entre eles para as escalas, no caso de o primeiro voo se atrasar não poderá haver direito a compensação.

Dito isto, se viajares em alturas do ano de sol e bom tempo, se não tiveres de fazer transbordo da bagagem e, e este é o meu truque, fizeres o check in online logo nas primeiras horas de abertura do check in e te colocares o mais perto da porta possível, mesmo em caso de um peuqeno atraso podes sempre correr para o destino.

Já me aconteceu ter de informar a hospedeira que por sua vez informou o aeroporto que eu estava em vias de perder o avião e no 2º voo já estavam à espera da atrasada, ou seja, eu. Grin

-----------------------------------------------------------
I used to have an open mind but my brains kept falling out.

Retrato de naynay
Seg, 09/05/2011 - 08:47
naynay:
Membro desde: 01.02.2009

bom dia
só te queria informar de uma situação.
nem todos os voos da europa ficam no mesmo terminal, eu por exemplo tive que apanhar um comboio, para poder viajar para a europa. reclamação só tenho mesmo a dizer que enganaram-se quando colocaram a informação de voo nos monitores (ou melhor nao colocaram), so colocaram em cima da hora, aquilo é que foi correr, para além que foi o ano passado nesta mesma altura, Portugal estava um caos, com a chegada do papa, e os voos cancelados por causa do vulcão, o meu medo foi mesmo nao descolar em espanha. no regresso, o aviao para portugal esperou, e as hospedeiras que fizeram a ligação foram as mesmas, depois de correr o aeroporto de uma ponta a outra, verifiquei que ainda tinha que esperar.
espero que a viagem corra bem e que te divirtas.

Retrato de anasbageri
Seg, 09/05/2011 - 09:49
anasbageri:
Membro desde: 15.06.2010

Olá,
Eu faço muitas vezes voos com escalas, e mesmo usando companhias diferentes, nunca precisei de voltar a fazer o check in de malas.
Compro os bilhetes online, e os dois voos estão no mesmo pacote, mas mesmo assim fico sempre um pouco nervosa.

Outra coisa importante qd estamos a fazer voos de ligação, é se formos às compras no free shop, NUNCA abrir os sacos e guardar os talões. Uma vez, porque tive de trocar de terminal e embora sem sair da zona da segurança dos passageiros, tive de passar pela segurança de novo e com frascos de perfume de garrafas, felizmente tinha guardado os talões todos.

boa viagem!

Hug

Retrato de noivat
Seg, 09/05/2011 - 13:47
noivat:
Membro desde: 29.12.2008

Pois a mim aconteceu-me pior, mesmo com os sacos fechados e talões de compra não me deixaram passar com nada! Tive de deixar tudo lá, fiquei furiosa até hoje. Disseram-me que só poderia levar passando no check-in e mandando tudo como bagagem. Como estava em cima da hora do 2º Voo tive de deixar tudo para trás, e o pior,a seguir começo a ver toda a gente a passar com tudo. Acho que não foram com a minha cara, só sei que jurei que Madrid nos próximos vôos não queria mais.

Retrato de Masoud
Ter, 10/05/2011 - 19:47
Masoud:
Membro desde: 13.04.2011

Já fiz escala no aeroporto de Madrid - Barajas. O aeroporto é enorme, mas tem boas indicações. Tive apenas 40 minutos para sair do avião, recolher bagagem e ir para outro terminal. Fiz tudo a correr, mas consegui.
Uma coisa que te aconselho, caso o teu passaporte o permita, é passares pela máquina, porque manualmente tinha filas enormes e se o tivesse feito, não teria conseguido chegar ao outro terminal.

Retrato de açucar.e.canela
Qui, 12/05/2011 - 18:29
açucar.e.canela:
Membro desde: 13.10.2010

Ja viajei e como disse, vim cá deixar o meu testemunho. Pois bem, tive 30 minutos pa entrar no outro voo. E sabem a melhor? Saí do avião e fui logo a correr para ver os monitores. Qual foi o meu espanto quando vejo: cancelled!!
Fikei ali 1 minuto a olhar para o ecrã...fui a correr para as informações e disseram-me que afinal, o voo não estava cancelado e tinha que ir pa uma gate lá para o fundo do terminal. Doida, eu e mais umas 5 pessoas, a corrermos porque estavamos mesmo em cima da hora. Já estava a gate fechada...
Bem, um stress mesmo.
Mas cheguei no voo que tinha programado. Gostava de ter andado as compras pelo aeroporto de Madrid, mas o que interessa é que cheguei à hora!
Beijinhos

Retrato de Paranaense
Sáb, 15/06/2013 - 04:03
Paranaense:
Membro desde: 15.06.2013

Boa noite estou com uma duvida, vou fazer uma viagem de férias do Brasil a Lisboa com meus 2 filhos e meu marido, temos as passagens de ida e volta, a carta convite, o cash por dia para nos 4, meu dados empregatícios e documentos de imoveis no Brasil, porém nosso voo tem escala em Madrid, vamos esperar 3 horas no terminal de Barajas, corremos o risco de sermos deportados pela Imigração de Madrid ou é tranquilo? ou só quem deporta nesse caso é o destino final (Lisboa)??

Post