Empregada doméstica. Sim ou não??? | A Nossa Vida

Empregada doméstica. Sim ou não???

Retrato de LiLino
07.05.2009 | 11:30
LiLino:
Membro desde: 13.08.2007

Olá meninas!

Em conversa com algumas amigas casadas dei conta que praticamente todas têm, ou ponderam seriamente ter, alguém para ajudar no serviço doméstico. Já cheguei mesmo a ouvir que se não for com uma empregada doméstica, não se consegue ter qualidade de vida.

Eu sinceramente não acho que seja assim, principalmente quando são só duas pessoas em casa. Acho que com coordenação se consegue ter sempre tudo direitinho.

Por outro lado vejo que, as pessoas preferem apertar nas contas do que fazer um pouquinho de sacrifício com as suas coisas.

Nunca defendi que devemos ser escravos da casa, mas será que não estamos num tempo em que ter empregada é mais uma moda do que uma necessidade?

Bjs

Li


Retrato de Filipa crispim
Qui, 07/05/2009 - 11:45
Filipa crispim:
Membro desde: 08.11.2008

olá lilino
eu nao sei pk nao tenho nem nunca tive empregada domestica. neste momento moro na casa dos meus pais pois ainda nao casei mas já morei sozinha c colegas mhas de faculdade e tinhamos tudo coordenado pa podermos fazer a nossa vida a vontade e ainda termos as tarefas domesticas em dia. neste momento da minha vida axo k vai ser um pco dificil qdo formos viver sozinhos pk 1º já somos 3 e o rebento tem 3 aninhos (4 qdo casarmos), depois pk eu trabalho (faço mtas horas, sou funcionaria publica e é mt desgastante), ainda ando na universidade, preciso de tempo pa estudar e po meu namorado está smp tudo bem(o k deixa fora de mim...k raiva)axo k nao me vai ajudar mt em casa até pk smp k tenta ajudar ainda fax pior. por ixo axo k vou ser um pco escrava da casa pk nao tenho mt tempo livre e o k vou ter de certexa k vai ser para por tudo em ordem e tb axo k nao tenho dinheiro suficiente pa poder dar 100 ou 150€ a uma pessoa pa me ir lá fazer as coisas.
qto a ter empregada axo k kem pode faz mt bem pk fica c mais tempo pax coisas boas da vida mas k passar dificuldades em vez de nos esforçamos um pco com as nossas coisas só pk é moda ter empregada é estupidez.
bjinhos

Retrato de pingota
Qui, 07/05/2009 - 11:46
pingota:
Membro desde: 24.03.2009

Eu não vou ser uma dessas pessoas. E podem acreditar que tenho uma vida muito complicada.
Trabalho das 10 da manhã às 10 da noite, e mesmo assim não tenho intenção de contratar uma empregada de limpeza.
Vou ser muito sincera, relativamente a lavar roupa, vou à minha mãe porque essa parte sei que não vou conseguir, e a minha mãe é um amor e ajuda-me, mas em relação ao resto eu e o meu menino damos conta do recado. Não estamos em tempo de desperdiçar dinheiro nessas coisas.
Por isso eu digo não!

Beijinhos

Retrato de Su_m
Qui, 07/05/2009 - 11:49
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

Depende de vários factores nomeadamente a capacidade de organização de cada uma/um e também da vontade/gosto.
Eu por exemplo - a não ser a roupa - nao sinto necessidade de ter uma empregada. Consigo ter sempre tudo limpo e controlado - ou não fosse eu a perfeccionista que sou -, o noivo faz tudo comigo e tenho um certo gosto em fazer as coisas - mas há quem deteste.

Agora penso que, quando vierem os rebentos o tempo vai ser mais apertado e aí provavelmente será benéfico ter alguém a tratar da limpeza, para me permitir mais tempo para a criança, para o maridinho (to-be) e para mim própria. Afinal muitas vezes, essa falta de tempo é que leva a algum desleixo, quer da mulher, quer da relação.

Beijokas,

Su

Retrato de gatinhasofia
Qui, 07/05/2009 - 11:56
gatinhasofia:
Membro desde: 03.02.2008

Olá Lilino...Olha eu não tenho nem penso ter empregada doméstica. Estou casada a pouco mais de 1 ano e até agora tem sido fácil coordenamos as limpezas nós os dois ....
Nestes últimos meses a minha mãe quando vem cá ao fim de semana ajuda porque estou grávida e não posso respirar os produtos químicos, mas quando isso não dá é o meu marido que os utiliza.
Até aqui temos sido só os 2 e não tem sido complicado, vem ai o nosso bebe sei que no inicio vai ser complicado mas só espero contar com a ajuda da minha mãe e sogra.
Empregada não obrigada .... e para ser sincera achar que só tendo empregada é que se tem qualidade de vida é a maior parvoíce que ouvi.
Desculpa pela sinceridade, mas é a minha opinião.

Retrato de Su_m
Qui, 07/05/2009 - 12:05
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

Compreendo a tua posição. Mas tu concordas que é necessário algum tipo de ajuda (mãe e/ou sogra).

Mas há quem opte (ou quem não tenha sequer essa possibilidade) por não ter ajuda da mãe e da sogra. Eu não me importo de ter ajudas pontuais, mas sinceramente a nossa casa é nossa, não da familia - sob o meu ponto de vista, é claro.
E muito sinceramente prefiro ter a minha mãe e sogra descansadinhas a fazer-nos companhia do que preocupadas com o trabalho da casa - especialmente a minha mãe que farta-se de trabalhar.

Além disso, ter uma empregada muitas vezes significa que estamos a dar emprego a alguém - numa altura de tanta crise é muito importante algumas horas para muitas pessoas. E se há quem possa, acho muito bem.

Beijokas,

Su

Retrato de CDM
Qui, 07/05/2009 - 12:10
CDM:
Membro desde: 29.12.2008

Olá!

Bem, falando um pouco da minha experiência pessoal...

Quando vivia com os meus pais, durante muito tempo quem limpava a casa era eu e a minha mãe tratava de tudo o resto. O meu pai é daquele tipo de homens que não ajuda nas lides domésticas.
Depois durante alguns anos tivemos empregada porque eu comecei a trabalhar e a estudar, e a minha mãe também não tinha propriamente horário, então, nessa altura foi indispensável.

Agora tenho a minha casa, e conseguimos dar perfeitamente conta do recado!

Eu gosto muito de ver tudo limpo e arrumado mas não sou escrava da casa! Também gosto de me divertir!
Confesso que há dias em que me apetecia mesmo ter alguém que me fizesse as coisas, mas neste momento tenho coisas mais importantes onde gastar o dinheiro

Normalmente o meu menino é que trata quase da casa toda no sábado de manhã, enquanto eu vou às compras, trato do almoço e da roupa. Eu acabo por só lavar os WC's porque isso ele não se ajeita tão bem e gosto de ser eu a lavá-las.

O que me custa mesmo mais é passar a ferro, porque acabo por ter a roupa toda seca só no domingo e depois à noite já não apetece muito. Mas ou passo entre 2ª feira e 3ª à noite depois do jantar e enquanto o menino arruma a cozinha, ou então, às vezes, a minha mãe vai ajudar-me nessa parte.

Acho que o segredo está na entreajuda entre o casal! Se houver isso e não se tiver uma vida demasiado agitada, sem horários para nada, consegue-se dar conta do recado e sem grande esforço e até com gosto por fazer-mos as coisas.

Mas também digo uma coisa, se já tivesse um filho e tivesse agora mais disponibilidade financeira, tinha alguém que pelo menos limpasse a casa uma vez por semana, para ficar com mais tempo para a minha família!
Mas por enquanto não vejo grande necessidade...

Bem, já escrevi demais!

Bjs

Carla

Retrato de Anaile
Qui, 07/05/2009 - 12:11
Anaile:
Membro desde: 23.07.2007

Olá Lilino,

A questão da necessidade de uma empregada doméstica não tem na certa uma resposta exacta... Depende de cada situação... No meu caso tanto eu como o meu marido entramos no trabalho ás nove da manhã e raramente chegamos a casa antes das nove da noite e ainda trabalhamos ao sábado...Resta-nos apenas o domingo... Em casos idênticos ao meu acho muito bem que as pessoas se têm possibilidades económicas que contratem alguém para dar uma ajuda nas tarefas domésticas.... Agora em casos que os dois tem horários menos complicados parece-me que entre eles conseguem dividir as tarefas sem cumpromoter a qualidade de vida.

Para já moro num T1 que não dá trabalho nenhum, mas em breve irei construir a nossa casa com cerca de 420 m2, aí sim, tenho a certeza que se continuarmos com estes horários vamos precisar de uma empregada doméstica, não por moda mas mesmo por necessidade...:) Não estou a ver-nos a dar conta do recado sozinhos!!!

Beijinhos

Retrato de ella
Qui, 07/05/2009 - 12:21
ella:
Membro desde: 14.08.2007

Eu não acho que seja uma moda, mas sim uma necessidade, no meu caso para poder ter qualidade de vida preciso mesmo de ter uma empregada, senao nao dou conta de tudo e tenho que admitir isso.

A minha mae teve empregada quando eramos crianças, mas depois deixou de ter, porque como somos 3 meninas fazemos as coisas, e alem disso ela como trabalha para a funcao publica sai mais cedo e consegue fazer o resto.

Tenho um trabalho que exige muito de mim, e para poder fazer o meu trabalho tenho que estar "descansada", não posso chegar ao trabalho cansada ou estar a pensar nos problemas que vou encontrar quando chegar a casa.

Tenho um noivo impecavel, 5 estrelas, que é mais organizado do que eu, que me ajuda em tudo e faz tudo em casa, menos cozinhar... Mas ele tem o mesmo estilo de trabalho que o meu...
Ele diz que por ele faziamos as coisas, mas sei que iria acabar sobrando para mim e alem disso se passarmos o pouco tempo que temos a limpar, quando é que namoramos? Sim, porque eu saio as 6 da tarde mas há dias que tenho que ficar mais tarde, e apanho um transito daqueles para chegar a casa, so da pra tomar banho e jantar e xixi-cama porque dia seguinte tem que se sair cedo por causa do transito...
Ando eu a esfolar-me a trabalhar para ganhar bem e chegar a casa e esfolar-me a trabalhar a mesma?

Preciso de uma empregada a tempo inteiro, que chegue antes de eu sair de casa e trabalhe de segunda a sabado, que faça tudo, ate descascar as cebolas se for preciso... so nao lava a minha roupa e nao faz o meu quarto porque detesto que as pessoas mexam nas minhas coisas.
Não vou ter ajuda da mãe nem da sogra, vou ter de pagar por essa ajuda! E eu ate adoro limpar e fazer essas coisinhas...

Retrato de CorpseBride
Qui, 07/05/2009 - 12:21
CorpseBride:
Membro desde: 02.10.2008

Acho que já foi mais moda ter uma empregada doméstica do que agora. Sei de muita senhora que está a dispensar a que tinha por querer poupar uns trocos... e afinal, sempre conseguem arrumar a casa por si próprias.

Como disse a Su, em alturas de dificuldades financeiras como é esta poder dar uns dias ou horas de limpeza em casas particulares pode ser uma ajuda preciosa para muita gente.
Mas no meu caso não vejo necessidade de ter alguém a ajudar (e como também não temos planos de alargar o agregado familiar, não haverá essa necessidade tão cedo).

Se eu gostaria de poder acabar de jantar e ir alapar-me no sofá a fazer qualquer coisa relaxante, em vez de ter que arrumar a cozinha ou passar a ferro? Claro que sim.
Se gostaria de não ter que limpar o pó ou aspirar? Claro que sim... Mas prefiro ter que fazer eu essas coisas e poder usar o dinheiro para algo mais necessário, do que estar a meter uma pessoa estranha em minha casa, em horários em que não está lá mais ninguém.

A minha mãe teve empregadas durante alguns anos, e ainda hoje ela vai dando por falta de coisas que lhe roubaram, estragaram, etc. Claro que não estou a dizer que toda a gente é desonesta, mas é um risco muito grande, se pensarem bem... A menos que tenham referências fortes da pessoa...

Cá eu não quero ninguém em nossa casa, excepto se me vir num caso de necessidade extrema - e numa situação financeira que o permita.

There are no flowers on your grave, there are no chains
There I keep chanting for the forgotten name

Retrato de gatinhasofia
Qui, 07/05/2009 - 14:38
gatinhasofia:
Membro desde: 03.02.2008

olá su_m
sim tenho a ajuda da minha mãe ... e eu também prefiro que ela venha a minha casa e fique sossegadinha, também porque ela farta-se trabalhar.
Mas ela só me anda a ajudar porque estou grávida e quase no final, e calculo que depois do meu bebe nascer vai ser muito complicado os primeiros dias.
Eu não moro com os meus pais, tenho a minha casa bem longe da dos meus pais.
E como tu referes no teu post eu estou a ter ajudas pontuais, uma vez que cada vez que decido ser eu fazer alguma coisa lá oiço de todos (marido, pais, sogros e avós).
Mas respeito a tua opinião e das outras meninas, eu neste momento digo que não a empregadas .... mas quem sabe quando tiver a casa que pretendo começar a construir se a situação não vai mudar, neste momento eu e o meu marido conseguimos dar conta que uma casa com 3 assoalhadas e pateo.

Retrato de Su_m
Qui, 07/05/2009 - 16:38
Su_m:
Membro desde: 28.01.2008

Pois, é um facto de que estando grávida é mais dificil e cansativo fazer certas coisas - penso eu, já que nunca estive grávida.

É uma verdade também que essa ajuda é mais ou menos necessária consoante as dimensões da casa da qual temos de cuidar.
No meu caso sinto que a casa é grande demais, e mesmo a dois ainda é algum tempo que perdemos. Na casa dos meus pais, que era muito mais pequena, demorava 1 hora a tratar dos quartos e sala. Agora demoro, eu e ele, 1h30 só na minha sala (aquilo é um salão, é verdade).
Mas pronto, onde quero chegar é que penso que há todo um conjunto de circunstâncias que podem implicar uma necessidade maior de ter uma empregada, quanto mais não seja para ir 1 ou 2 vezes por semana.

Muito sinceramente, acho que já houve mais a "moda" de se ter empregada. Aliás, ao que assisto hoje em dia é as pessoas pagarem a alguém para fazer umas horas semanais, enquanto há uns anos se tinha empregadas a tempo inteiro.

Não me alongo mais. Uma excelente gravidez para ti, gatinhasofia, e que corra tudo pelo melhor

Beijokas,

Su

Retrato de Clara1981
Qui, 07/05/2009 - 16:56
Clara1981:
Membro desde: 27.05.2008

Não sou escrava da casa, mas tb não sou maníaca pelas limpezas... sou do género "vai-se fazendo", contudo tenho sempre as coisas limpas e asseadas!
Confesso que não me importaria de gastar algum com uma senhora que me fosse limpar os vidros... esse sim, é o meu pesadelo! Ainda por cima são janelas de correr, o que dificulta muito a sua limpeza (eu sempre estive habituada às janelas de abrir).

Aproveito ao máximo o fim de semana e só reservo a manhã de sábado para a casa. O resto vou fazendo à semana enquanto cozinho! Olha, hoje vou limpar a casinha (WC :P)... já amanhã vou passar a ferro a roupa de 2 semanas... até me assusto quando olho para o monte!!!

Retrato de MM1
Qui, 07/05/2009 - 17:12
MM1:
Membro desde: 22.05.2007

Concordo com a Su. É uma questão de necessidade e não de moda.

Eu pondero ter alguém. Não a tempo inteiro mas alguém em quem confie para que nas semanas mais complicadas não tenha que perder tempo de sono a limpar a casa...

A roupa ponho praticamente toda na engomadoria (menos panos, pijamas e t-shirts). E os fatos (que eu e o Roger usamos todos os dias) vão para limpar.

O resto vamos nós fazendo ao fim-de-semana (perdendo no máximo o equivalente a uma tarde).

Mas o que acontece é que se faço alguma jantarada durante a semana, ou se trazemos trabalho ao fim-de-semana (que é recorrente), ou se as varandas têm que ser limpas (temos 3!!) sinto que dava jeito ter alguém de confiança a quem pudesse dar uma apitadela para nos ajudar nesses momentos mais difíceis.

O que estamos a ponderar é que alguém vá lá a casa de 15 em 15 dias para fazer a limpeza mais profunda e nos outros fins-de-semana fazemos nós.

Nós nunca chegamos a casa antes das 20h30 (ou quando chegamos é raríssimo)... se saímos às 7h45 de casa... quando é que vivemos?

Para mim ter alguém para cozinhar NO WAY! Eu adoro cozinhar, ninguém me vai tirar nunca esse prazer!

Mas quanto ao resto... deixem-me arranjar alguém de confiança e que limpe como eu quero que vocês vão ver, hehehe!

Como disse, não é uma questão de moda mas de necessidade.

Beijocas,

Retrato de AID
Qui, 07/05/2009 - 17:28
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Eu não sei o modo de cada uma limpar/arrumar as vossas casas, mas eu (não sendo nem demasiado perfeccionista nem demasiado desleixada) acho que não me ocapa assim tanto tempo quanto isso! Também é verdade que o meu namorado me ajuda bastante, mas nós os dois em pouco mais de duas horas limpamos a casa toda e não acho que seja pequena (t2+2 com 165m2), é claro que não demoro tanto tempo a limpar o quarto de visitas como o meu, nem tanto tempo no escritório como na sala! Destas duas horas só fica de fora a roupa e a geral da cozinha todos os dias...

Por isso nesta altura do campeonato não vejo a necessidade de contratar uma empregada desconhecida para fazer a limpeza da minha casa! E vou canalizando o dinheiro que poupo para outras coisas.
Na casa da minha avó e da minha mãe sempre houve empregadas, mas a fazer uma manhã ou uma tarde e não a tempo inteiro, mas a minha avó porque é uma pessoa bastante doente que já à muitos anos que não pode fazer esforços e a minha mãe trabalha todos os dias, excepto ao domingo, das 9 às 23...

Agora se um dia vir que tenho necessidade (casa maior, crianças, horário de trabalho mais alargado) vou ter mesmo de optar por uma outra solução!

Ana

Retrato de Ana-T
Qui, 07/05/2009 - 20:22
Ana-T:
Membro desde: 22.04.2009

Eu gosto muito de fazer as coisas á minha maneira e gosto de cuidar da casa, confesso que me mete um bocadinho de impressão ter outra pessoa a mexer nas minhas coisas.
Sempre ajudei a minha mãe lá em casa e nunca precisamos de empregada, mas agora não sei até que ponto é o meu querido me vai ajudar. Se as coisas se complicarem la teremos que arranjar uma.

Retrato de LI_MA
Qui, 07/05/2009 - 21:09
LI_MA:
Membro desde: 14.03.2007

Pois eu não vejo mal nenhum em ter uma empregada doméstica, não faz de nós piores donas de casa, esposa, mulheres!
Eu não tenho empregada doméstica mas por vezes pondero muito bem se não me facilitava a vida. O meu apartamento não é uma mansão mas o suficiente para perder umas boas horas. O meu marido ajuda-me é verdade, mas ambos trabalhámos por turnos com a agravante de que ele tem um duplo, logo a probabilidade de termos os dois folga no mesmo dia já é muito pequena e como é óbvio não a vou desperdiçar nas limpezas, logo, acabo por fazer tudo sozinha. De vez em quando a minha sogra ajuda-me, quando preciso de umas limpezas a fundo, mas é muito raramente mas eu também prefiro assim. Ainda no mês passado limpámos a casa a fundo e levámos o dia todo (éramos 4) por isso imaginem se tivesse de fazer tudo sozinha. Todas as semanas limpo o necessário para deixar a casa limpa e organizada. Quando vou visitar a minha mãe o cesto da roupa vai sempre comigo pois ela tem empregada doméstica e ela passa-me a roupa. No inicio recusei mas depois apercebi-me de que não era super-mulher e não tinha tempo para tudo. Por vezes só tenho uma folga por semana e se a desperdiço a limpar, lavar e passar a ferro qualquer dia dou em doida!
Claro, que por vezes temos de perder tempo para organizarmos as nossas coisas mas se tivermos uma ajudinha isso é muito bom.

Retrato de LiLino
Qui, 07/05/2009 - 21:55
LiLino:
Membro desde: 13.08.2007

Com este post eu não estou a criar nenhum juízo de valor. Atenção!!!

O que eu na realidade acho é que a vida tem-se tornado mais exigente nos últimos tempos, principalmente no que diz respeito a horários de trabalho. E por mim falo, que nunca tenho horários certos. Mas o que eu acho é que às vezes se chega um pouco ao exagero, tal como eu referi, de dizerem que quem não tem empregada doméstica não tem qualidade de vida, principalmente de pessoas que têm emprego das nove Às cinco.

Eu sou muito perfeccionista e gosto muito das coisas à minha maneira e não descarto, de naneira nenhuma, a possibilidade de um dia vir a contratar alguém para me ajudar nos trabalhos domésticos. Mas a verdade é que, e mesmo tendo uma casa bastante grande (dois pisos, cerca de 220 metros quadrados e uma boa àrea de jardim), acho que para duas pessoas não se justifica, pois se formos minimamente organizados conseguimos ter as coisas como gostamos.

E também tem o facto de achar que, para termos alguém em casa, temos de ter total confiança nessa pessoa e, neste momento, não conheço ninguém que preencha esses requisitos.

E para acabar, tal como disse a Su, eu vou fazendo as coisas com o meu maridinho. É uma forma de partilha como outra qualquer e sempre se arranja maneira para namorar um bocadinho.

Li

Retrato de cati.luis
Sex, 08/05/2009 - 11:45
cati.luis:
Membro desde: 05.03.2008

Eu detesto tarefas domesticas e axo k a decisao de empregada é d cada um.....

Eu contrateiuma senhora para me fazer limpeza e qual o problema?

Quem quer contrata quem nao quer nao contrata eu n sou dada a tarefas domesticas parte me as unhas

Retrato de amartins
Sex, 08/05/2009 - 16:24
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

tudo depende das circunstancias e das prioridades que se estabelecem...
Uma coisa parece ser comum e sem discussão: é indispensável encontrar alguém de confiança. Neste momento, e só por isso, não tenho e bem incomodada me sinto.
Ainda me recomendaram uma senhora para fazer as limpezas semanais. No 1º dia e à minha frente essa senhora pôs os sapatos em cima da tábua de passar a ferro...Preciso dizer mais?
Assunto arrumado e cá eu a investir o meu precioso tempo nestas andanças da casa...

Retrato de cpc
Sex, 08/05/2009 - 16:49
cpc:
Membro desde: 21.04.2008

Acho que é muito relativo mas moda é que acho que não é.

É muito relativo, por ex. a minha mana e o meu cunhado têm os fins de semanas e ela sai ás 19h todos dias, tem um filho, eles os dois ao sabado de manha fazem os dois a limpeza e têm a tardinha de sabado e o domingo para estarem os dois, dividiram as tarefas e ainda têm tempo para estarem os três juntos, além disso são pessoas que muito caseiras e se não forem ver este ou aquele este fim de semana vão no próximo whatever.
Já eu, tabalho por turnos e folgas rotativas, o meu marido está em casa ás 18h e tem os fins de semana e agora temos uma bebé.
Antes eu limpava a casa na minha folga, durante a semana, mas ás vezes calha ao fim de semana e eu não a vou desperdiçar a limpar a casa quando são tão poucos os dias em que estamos juntos e que podemos ir visitar alguém.
Nunca me passou pela cabeça pôr cá alguém, mas que me ía dar um jeitaço lá isso ía...
Vamos ver quando regressar ao trabalho como vai ser na práctica...não poder dar banho á minha filhota, adormece-la, e depois chegar a minha folga e ir espetá-la na creche para limpar a casa também custa né? nem quero pensar...

Se pudesse ter alguém também não queria ninguém aqui a tempo inteiro, cozinhar etc, bastava alguem que tipo á sexta ou assim me viesse limpar o pózito e lavar o chão, dar só um jeitinho pois mesmo arrumando durante a semana chega á 6ª e já há cotão por tudo o que é canto e ao fim de semana há sempre alguém que aparece e eu sou um bocado paranóica nisso. Agora, como ás vezes não dá mesmo, por causa da bebé já ultrapassei um pouco, mas antes bastava ter um pêlo no chao que já não abria a porta a ninguém.

Retrato de LadoLunar
Sex, 08/05/2009 - 17:32
LadoLunar:
Membro desde: 11.02.2009

Nós nao temos empregada doméstica pois mais ou menos damos conta do recado. Não tenho nada contra ter empregada (a minha mãe sempre teve empregada e continua a ter) mas também não penso que disso dependa a minha qualidade de vida.

Eu e o maridão organizamo-nos assim: ao fim de semana tiramos 1 horita ou 2 para limpar a casa mais "à séria", em todos os cantinhos. Ele limpa umas coisas e eu outras e entre os dois damos conta do recado e ainda sobra muito tempo para descansar.

Depois durante a semana o que fazemos é aspirar quando é preciso (basicamente os tapetes e onde haja mais acumulação) por causa do gato que deita muito pelo e todos os dias limpamos a cozinha (basicamente bancadas, fogão, etc. pois fazemos almoço e jantar quase todos os dias).

Acho que desde que as tarefas sejam divididas e que se vá sempre limpando o que se suja depois a tarefa de limpeza mais profunda é muito mais fácil.

Além disso há algumas coisas que a meu ver vão facilitando o nosso "trabalho" doméstico:

1 - Temos máquina de lavar louça o que elimina logo 1 das tarefas... vamos juntando louça e depois lavamos
2 - Mando passar a roupa fora (esse dinheiro que gastamos compensa sem dúvida) e fico só com as coisas simples para passar
3 - Durante a semana uso umas toalhitas multiusos do Pingo doce para limpar o fogão e as bancadas e o que for preciso na cozinha. Embora ecologicamente sejam piores a verdade é que limpam super bem (pelo menos na minha cozinha) e depressa e quando chega ao fim de semana a cozinha é muito mais rápida de limpar.
4 - Não usamos uma grande variedade de produtos. Basicamente temos:
WC - 1 gel para tudo e um liquido para a sanita
Cozinha - um multiusos e um desengordurante
Chão - um lava tudo para o chão da cozinha, marquise e WC e os tacos de madeira basicamente são só aspirados (uma vez por outra usamos um produto para dar brilho)
Móveis - um espanador e um produto limpa móveis (de madeiras)

Acho que cada pessoa é que tem de ver como se organiza e se consegue tratar da casa e gerir o trabalho, filhos etc. e claro decidir se precisa ou não de empregada. Obviamente que ajuda e são menos uma série de coisas com as quais não temos de nos preocupar mas conseguimos viver sem isso.

Retrato de gisaafp
Sex, 08/05/2009 - 17:50
gisaafp:
Membro desde: 17.06.2008

Eu sempre tive uma senhora que ia ma tarde por semana a casa dos meus pais. As limpezas mais profundas é ela que faz.
Quando mudei de casa disse logo ao Jorge que queria pedir à senhora para vir cá a casa. Vem uma manhã por semana, mas pelo menos assim fico com mais tempo livre.
Penso que tudo depende do estilo de vida do casal. Nós saimos muito e além disso eu sou professora e estou sempre a meter-me noutros projectos, por isso os fins-de-semana já são bastante ocupados por si só. Se ainda fosse ter de limpar a casa, não dava para fazer mais nada.
Assim, o tempo livre que nos resta dá para passear e sair com os amigos.
Perdemos a nível monetário, mas ganhamos em qualidade de vida.

http://ecobaby-pt.webnode.pt/
Para eco famílias

Retrato de tita30
Sex, 08/05/2009 - 18:25
tita30:
Membro desde: 04.09.2008

Cá para mim é SIMMMMMM!!!
morei sozinha 4 anos e nao tinha empregada- fazia as coisas quando podia e queria e à minha maneira.
quando casei, embora tenhamos os 2 tempo livre, sinceramente nao há pachorra - 1/4 do fds era para limpar e lavar.. mais roupas e passar a ferro.
Houve um dia em que dei um BASTA. contratei empregada e serviço de engomadoria e passei a viver mt mais despreocupada sem condicionar o meu fds às faxinas.
Portanto, o meu conselho é tendo possibilidade económica arranjar uma empregada. E as coisas ficam muito melhor feitas do que por nós.
Há sempre a questão da confiança, mas é investigar um bocadinho e depois ir controlando.
E eu também tinha a mania de nao querer ninguem a mexer nas minhas coisinhas, mas o alivio de nao ter de fazer eu superou essas minhoquices.
Ainda por cima vem ai o meu bebecas, portanto ainda mais tempo preciso.
Se alguem precisar de empregada na zona Oriente de Lisboa, ou engomadoria, diga que eu recomendo os meus, sem pestanejar.

Retrato de AID
Sex, 08/05/2009 - 20:46
AID:
Membro desde: 27.08.2008

Se calhar só eu que sou demasiado despreocupada mas nunca notei que as tarefas domésticas nos impedissem de estar juntos, namorar, sair e estar com os nossos amigos!
E não acho de todo que me tire qualidade de vida!

Não concordo com a menina que disse que as coisas fiquem mais bem feitas por outra pessoa, em minha casa nunca tive essa experiência mas na da minha mãe volta e não volta tínhamos de chamar a atenção para este e para aquele pormenor, quando não éramos nós próprias que íamos acabar por limpar outra vez...

Ana

Retrato de Susy
Sáb, 09/05/2009 - 10:47
Susy:
Membro desde: 23.11.2006

Olá Tita30, por acaso tou a procura de alguem que me possa dar uma mão, mas moro na zona de Loures, achas q a tua empregada faz essa zona?
Obrigada

Retrato de JoanaAL
Dom, 10/05/2009 - 11:03
JoanaAL:
Membro desde: 10.02.2009

Generalizar. Nem todas as casas têm o mesmo tamanho, nem todas as pessoas têm o mesmo tempo disponivel, nem querem gastar o que têm nas mesmas coisas.
A casa dos meus pais, onde vivo actualmente, sempre precisou de uma senhora que viesse cá 2 tardes por semana. Desde que os meus pais se separaram e o meu pai saiu ca de casa ja nao é preciso.
A minha casa, para onde vou no final deste verão, é pequenina, 5 divisoes apenas, numa manhã dá-se conta do recado.
No entanto como o meu futuro marido trabalha por turnos e eu trabalho e estudo as limpezas posso faze-las quando ele nao está. No entanto, a roupa vou manda-la passar fora, o pouco tempo que terei com ele, nao será, de maneira nenhuma, para desperdiçar.

(P.S. Tita30, nao quererás por acaso fornecer o nome da tua engomadoria ?)

"Afinal... Todas as pessoas são normais até as cohecermos melhor."
Margarida Rebelo Pinto

Retrato de sars
Dom, 10/05/2009 - 23:31
sars:
Membro desde: 25.08.2007

Cada família tem as suas prioridades e/ou necessidades.
Para mim ter uma empregada que vem cá a casa 2 a 3 vezes por mês é o meu luxo! Para mim é dinheiro muito bem gasto até porque em poucas horas a minha empregada despacha uma quantidade enorme de trabalho e eu poupo os meus fins de semana em limpezas. Assim, durante a semana é só manter tudo limpo e arrumado, dando pequenas limpezas aqui e ali.
Para mim ela não é uma necessidade e muito menos uma moda é mesmo uma opção. Há coisas que odeio fazer que ela faz. É claro que para isso tenho de cortar noutras coisas... mas não a trocava por nada!
Mas é como digo, há quem goste de tratar da casa e não ache necessário ter ajuda. Gostava de ser assim, mas infelizmente não sou!
Beijinhos a todas

Retrato de tita30
Seg, 11/05/2009 - 10:35
tita30:
Membro desde: 04.09.2008

isto cada uma sabe de si. Eu nao sou nada jeitosa em trabalhos do lar. E a minha empregada é mt despachada, certinha e cuidadosa..e é o trabalho dela!!! faz as coisas como dever ser, ao contrario de mim, que às vezes de tão contrariada, fazia mesmo a despachar.

Quanto à engomadoria, contratei a Jetcasa (têm site) e fazem os preços mais baratos do mercado, conforme tenho comparando com aqueles papelinhos que põe na caixa do correio. Eles fazem a zona de S.João da Talha à Expo, acho eu. Mas nada como perguntar, caso nao sejas dessas zonas.

Quanto à menina que gostava do contacto da sra-a-dia, deixa o teu email sff que eu envio-te o contacto dela. Mas acho que ela tem preferência pela zona de Sacavém,Expo, Povoa St Iria. Mas nada como perguntar-lhe directamente.

Retrato de Susy
Seg, 11/05/2009 - 16:50
Susy:
Membro desde: 23.11.2006

ola tita30 o meu mail é: [email protected]

mto obrigada

Retrato de phiona
Ter, 12/05/2009 - 00:15
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

em casa dos meus pais fui habituada a cuidar da casa ao sábado com a minha mãe. somos 4 pessoas, 5 gatos, uma casa\solar no campo, com jardim quintal e animais de criação.

entretanto deixei de ter a ajuda da minha mãe (vinha pro quintal e animais), passei a ocupar o meu sabado com as lmpezas, sozinha. por fim bastava-me uma tarde pra deixar tudo impecável.

fui estudar, na casa onde estive era uma semana a cada uma. apartamento T4, limpava-se em 2horas +.

agora moro a 2, num T2, demoro 2h a limpar tudo, mudar camas, etc... ponho a maquina a lavar e qd acaba tou eu a acabar de limpar tudo também. limpar tudo ou seja: mudar cama, limpar pó, aspirar, lavar WC, lavar cozinha, arrumar loiça, aspirar e tirar o pó á sala, hall e corredor.

pra mim ter empregada está fora de questão porque nunca precisei e não me importo de calçar umas luvar e dedicar uma manhã ou uma tarde ao esfreganço. gosto de ver o "antes e depois", saber k fui eu que fiz e sei que está bem. sou demasiado independente e perfeccionista pra ter empregada. outro dia á noite passo a roupa (o segredo é não acumular)

cozinhar e lavar a loiça é diário e partilhamos.

o essencial é organizar o tempo, partilhar as tarefas e fazer as coisas com gosto, não como "desperdicio de tempo util"

digam lá:
não é romantico fazermos a cama a 2, pra dp a ir desmanchar? tão fresquinha e lavadinha... hummmmm

não é tão divertido apontar a mangueira da agua ao namorado e regá-lo todo? hihi

lol
já me tou a esticar

phiona

Post