Emigrar para a Austrália | A Nossa Vida

Emigrar para a Austrália

Retrato de claudia_mimi
18.08.2012 | 17:37
claudia_mimi:
Membro desde: 29.07.2009

Olá a todos.
Pondero a hipotese de emigrar e a Austrália é um pais que nos cativa.
Desconheço por completo a realidade por lá e gostaria de saber se ha alguem que conhece ou tem familiares por lá.
Alguem me pode ajudar?
Fico muito grata.


Retrato de Bxuxas
Sáb, 18/08/2012 - 22:48
Bxuxas:
Membro desde: 30.04.2012

É um daqueles destinos que parece-me bem, mas como ir?
Julgo que ir sem contrato é difícil e não se pode esquecer que só em viagem contamos com 900€ (só ida).

Retrato de little butterfly
Dom, 19/08/2012 - 17:30
little butterfly:
Membro desde: 18.03.2010

Eu não sou propriamente a pessoa indicada para falar mas tenho algumas "luzes".
Um colega de trabalho do meu marido esteve lá cerca de 15 anos penso eu.
Do k me lembro do k o meu marido falava, lá ganha-se me bem... Eu não me lembro bem mas acho k ele falou em 4 ou 5 mil euros por mês... Dependendo da área, claro.. Mas o sr era trolha e tbm não sei qtas horas trabalhava... Sei k lá ganhava á semana e não ao fim do mês.
Mas acho k o mais difícil é conseguir entrar, porque acho k eles lá são mt exigentes no k toca a vistos. Terias de te informar num consulado acerca disso...
E por estes dias o homenzinho teve a dizer k se as coisas continuarem assim regressa para lá. Segundo ele, em dois anos consegue pagar uma casa lá... Por isso acho k já dá pa ver k se deve ganhar bem por aqueles lados... Mas lá está, esse sr já tem dupla nacionalidade, logo pode entrar no país qd quiser...
Desculpa lá a escassez de dados mas é o k eu sei do assunto...

Retrato de Jonicas
Seg, 20/08/2012 - 01:19
Jonicas:
Membro desde: 09.02.2007

Olá claudia_mimi,

Há alguns meses decobri no facebook a página "Move to Australia" (https://www.facebook.com/pages/Move-to-Australia/249929687709) onde se trocam impressões sobre esse tema.

Existe também o site: http://www.workingin-australia.com/.

Felicidades!

Retrato de Ana AAAAA
Seg, 24/09/2012 - 06:20
Ana AAAAA:
Membro desde: 24.09.2012

Ola,

Eu cheguei ha uns meses a Australia.
Vim com visto de residencia permanente para viver em Sydney. Nao foi facil de conseguir.
A Australia e uma pais fantastico, tem muitas oportunidades e coisas lindissimas para visitar. Tem uma cultura baseada na cultura inglesa.
Vir para ca e uma decisao que nao pode ser tomada de animo leve.
So a viagem sao 23 horas de voo fora as escalas. Nao e propriamente agradavel passar quase dois dias enfiado num aviao e em aeroportos. Sem falar na diferenca de clima e de horario. Pois quando em Portugal e inverno, na Autralia e verao e quando em Portugal e de dia aqui e de noite.
Isto so para a viagem.
Antes e preciso conseguir o visto, nao e facil...
Apesar de eu ser licenciada e ter uma profissao na lista de demanda deles e o meu marido ter ca familia, levou 3 anos a conseguir o visto. E muito complicado arranjar o visto, porque a embaixada em Portugal nao trata de nada. O local mais proximo para tratar dos vistos e em Madrid, ou arranjar um agente de emigracao na Australia, o que para quiem nao conhece ca ninguem e complicado pois ha o risco de burla.
E uma complicacao e gasta-se muito dinheiro e corre muita papelada.

Essa fase ultarpassada.Quando ca se chega e sempre complicada a adaptacao, porque por muito bem que se fale o ingles, para quem nunca viveu num pais de expressao inglesa nao e facil... nunca se sabe o suficiente, pois eles tem a sua maneira muito propria de dizer as coisas. Tentar traduzir do portugues a maior parte das vezes ninguem vai entender nada.
Quando chega a altura de trabalhar, nao vou dizer que nao ha oportunidades. No entanto estao muito relacionadas com o nivel de ingles que se tem, pois capacidade de comunicacao e uma coisa muito valorizada. E saber todos os termos tecnicos relacionados com a pratica de uma profissao leva tempo a aprender.

Quanto aos valores que se ganha, ganha-se bem melhor que em Portugal, mas as coisas tb sao mais caras. So a habitacao e os olhos da cara. E nem pensar que uma casa aqui se paga em 2 anos.

Em suma, na minha opiniao vale muito a pena vir. Aqui vou conseguir ter a vida que eu queria ter em Portugal e nao pude por falta de oportunidade de emprego, mas e uma decisao muito seria para tomar. E ha que considerar que a Australia e do outro lado do mundo e que a familia fica longe e que se se quiser voltar numa emergencia esta-se condicionado as poucas vagas para viagens de longo curso em cima da hora e os altos precos que elas custam.

A melhor forma para vir para quem nao tem ca ninguem e tentar uma daquelas campanhas que eles fazem ai em Portugal qd precisam de tecnicos ou algo assim, mas ha que considerar que normalmente sao apenas para zonas mais desertas, onde ha falta de populacao e depois a pessoa fica condicionada a ter de viver la por um certo tempo sem poder ir trabalhar ou viver para outra zona da Australia.

De resto a Australia e um pais fantastico e lindissimo para se viver...

Boa sorte,

Retrato de claudia_mimi
Ter, 25/09/2012 - 17:49
claudia_mimi:
Membro desde: 29.07.2009

Ana
Agradeço imenso o seu depoimento,foi bastante esclarecedor.
Desejo-lhe todas as felicidades.