Emigrantes em França | A Nossa Vida

Emigrantes em França

Retrato de sarahjane
28.10.2012 | 20:43
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Boa Noite a todos,

Procuro falar com que esteja emigrado em França.
Estamos na zona de Bordeaux há 5 meses, eu, o meu marido e o n/filhote com 2anos e meio.
O meu marido é interim e eu comecei agora a fazer umas horas de limpeza. Nao muitas porque as nounous sao muito caras.
Conseguimos este mes alugar um apartamento e meti os papeis para a CAF, mas ha muitas coisas no sistema frances que ainda nao sabemos como funcionam, que direitos temos, que apoios... enfim, temos tantas questoes.
Nao falamos muito frances e nao temos ninguem que nos ajude por ca, tudo o que temos vindo a descobrir é pela Net ou alguma coisita que apanhamos no ar que depois exploramos.
Nao esta a ser muito facil mas somos lutadores e nao vamos desistir, pelo futuro do nosso filhinho...
Se alguem nos puder ajudar com algumas dicas de como funciona o sistema por cá, seria muito bom.
Obrigada
Daydream


Retrato de Deia NRJ
Seg, 29/10/2012 - 14:08
Deia NRJ:
Membro desde: 05.10.2012

OLa!
Para começar dou-lhe as boas vindas à França
Vai fazer 2 anos no dia 8 que eu, o meu marido e a minha filhota estamos ca na França, estamos na zona de Paris.
Para a poder ajudar preciso de lhe fazer uma perguntinhas, espero nao ser demasiado intrometida
Eu nao percebi a parte onde diz que as nounous sao muitos caras Eu sou nounou e se quiser saber alguma informaçao de como fonciona o pagamento e a taxa de salarios esteija à vontade apesar de tambem ainda estar aaprender a complicada brocracia da França!
Essas horas de limpeza sao pagas em cheque emploi service ou esta a ser paga atraves do paje emploi?
O seu pequenote esta em alguma creche?
Se a Sarahjane nao esta a receber o salario minimo frances é muito possivel que tenham ajudas no CAF para ajudar a pagar a renda da casa e para a ajudar a pagar a creche do piolhito.
eu fiz esses papeis no mes de julho e infelizmente nao tivemos ajudas para a renda, recebemos ambos o smic e temos uma renda chata de 700 euros por um estudio de 30 m2... Mas é normal, estamos nas zonas mais caras do pais.... sorte a vossa de estarem mais a baixo e mais pertinho do nosso portugal
Fico à espera da sua resposta
Andreia

Cada dia que passa é uma aventura ao vosso lado... B.J

Retrato de sarahjane
Seg, 29/10/2012 - 16:42
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Nos estamos em Bordeaux.
Eu sou paga com cheque emploi service e como ainda estou a fazer poucas horas por causa do piolhito, ganho à volta dos 800 Eur. O meu marido como interim ganha entre os 1600/1800. Pagamos de renda 665 Eur.
Alugamos o apartamento em meados de Outubro e meti logo os papeis para a CAF, eles disseram que dariam a resposta em 15 dias, mas ate ao momento ainda nao recemos resposta nenhuma. Sera que costumam demorar muito tempo??
Se eu quizesse meter o nosso filho na nounou toda a semana iria ficar-me por volta dos 700 EUR. Ja estive a pesquisar sobre a ajuda da CAF para a nounou mas eles dizem que tenho que esperar primeiro pelo numero de alocataire????!!!
Entretanto tenho outro problema, há mais de 1 mes e meio que espero o numero de Seg Social do meu marido (por enquanto so ele é que pode fazer porque é necessario ter trabalhado 3 meses e eu so comecei em Set).
Ou seja, estamos completamente á deriva, sem numero de SS, sem medico portanto (tenho que pagar as consultas e medicamentos do bolso), sem resposta da CAF sobre a casa para poder tratar tambem do assunto da nounou para eu poder trabalhar mais horas.
Tanto é que, a nounou esta a tomar nota das horas enquanto eu aguardo o numero da SS e da CAF para se poder registar tudo legalmente. Mas estao a demorar tanto tempo que ja nem sei o que lhe dizer.
No entanto agradecia umas dicazitas como devo fazer para ter acesso a esse apoio para a nounou.
Obrigada

Retrato de Deia NRJ
Qua, 31/10/2012 - 05:57
Deia NRJ:
Membro desde: 05.10.2012

Olá!
Vamos por partes, e resposta da CAF demora os tais 15 dias, tens mesmo que esperar, eles vão enviar-te uma carta a dizer se teem direito a ajuda ou não.
O numero de allocataire é o numero que vais receber do CAF vão enviar-vos um cartãozinho, é a vossa identificação e esse numero vai ser muito útil. Quando tiverem o número da CAF voces ja podem receber ajudas da CAF para ajudarem a pagar o salário da vossa nounou. Antes de mais vai ao site do paje emploi ou podes la ir pessoalmente e tratas de legalizar o trabalho da nounou, é no paje emploi que fazem as contas do salário dela e fazem os descontos para a retrete e para a segurança social dela e ela vai receber o boletim de salário através do paje.
A minha patroa paga-me 700€ e a CAF esta a ajuda-la no resto do salário, mas cada caso é um caso, isso depende do vosso salário e das horas que a vossa nounou faça...
Em relaçao ao número da segurança social eu acho que ja o deviam ter, normalmente é o patrão que trata desses assuntos e o numero dao-o logo no final do primeiro mês de trabalho, no boletim de salário do teu marido não vem o numero provisório? normalmente esta la escrito. O que demora cerca de tres meses é a vir a carta vital. Eu acho que deviam ver isso porque se ele ja esta a trabalhar à 3meses (acho que é isso... Né?) para onde vão os descontos dele? Se ainda nao lhe deram o numero provisório e anda a trabalhar sem ele voces teem o direito de reclamar... Antes de tudo deviam ver se o numero provisório está na ficha de salário e se nao esta deviam falar com o patrão dele.
O patrão normalmente manda as coordenadas do trabalhador para a segurança social e la é que depois fazem o resto, tratam da carta vital e o numero definitivo.

Espero ter ajudado, estou ca à dois anos mas acredita ainda tenho muito a aprender por aqui.
Ah, tambem sou de Castelo branco, somos vizinhas! Wink
Boa sorte e coragem...
Beijinho

Cada dia que passa é uma aventura ao vosso lado... B.J

Retrato de sarahjane
Qua, 31/10/2012 - 12:03
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Obrigada pela resposta, foi mesmo uma grande ajuda.
Em relaçao ao numero da SS, o problema é que o meu marido trabalha para uma empresa de trabalho temporario. Ou melhor, trabalha para uma empresa francesa, mas atraves de uma interim (empresa de trabalho temporario, como a Tempo Team em Portugal) e esta empresa nao trata do numero de SS, tem que ser mesmo ele Realmente no recibo vem la um numero, mas na SS dizem que aquele numero nao lhes serve de nada. Tenho que ir la o quanto antes, so espero que nao tenho perdido o processo!!
Obrigada, obrigada mesmo!!
Sara

Retrato de anacaeiro2010
Sex, 21/06/2013 - 13:30
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

ola a todas estive a ler o que escreverão e a minha situação é muito parecida a sua. eu estou ca a 4 meses na frança um bocadinho mais a cima de si ;)o meu marido tambem trabalha para uma interim qual nos ja pedi mos varias veres o mumero da seguença social porque nos faz falta para tratar de varias coisas, nos temos uma filha com 4 anos que precisa do numero da segurança social para a escola.segundo o que eu li e o que eu tenho percebido so temos direito ao numero da segurança social ao fim de 3 meses certo? vem automaticamente na folha de ordenado no meu marido, ou temos de ir pedir o numero a segurança social?e que na interim diz que ja pediram e ja passaram 3 meses e nada?nos ja temos a nossa casa vai fazer 3 meses, ja pode mos por os papeis para a caf ou temos de habitar mais tempo na casa? obrigado e fico a espera da vossa resposta Wink

Retrato de sarahjane
Sex, 21/06/2013 - 18:30
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Ola AnaCaeiro,

Para o numero de SS tem que estar a trabalhar ha pelo menos 3 meses (tem que ter trabalhado um certo numero de horas que da cerca de 3 meses). No caso da Interim do meu marido, eles nao trataram de nada, tive que ser eu a ir a SS informar-me, pedir os papeis de depois entregar, mas eu sei que ha Intérims que fazem isso. Mas certifiquem-se que eles estao mesmo a tratar do assunto, porque as vezes falam muito e depois...
IMPORTANTE: A SS Social vai pedir-vos os originais dos certificados de nascimento dos 3. Depois nao esqueçam de fazer um choradinho para eles vos devolverem os documentos, que nao sao nada baratos.
Ahhh, e ainda mais importante: Nao se esquecam de pedirem para a v/filha ficar agregada ao vosso nr.SS.

Se eu fosse a si, dava um pulinho ate a SS para saber se realmente eles pediram o numero, se falta algum documento, ou ate para obter alguma informacao extra, como por exemplo sobre o medico de familia.
O problema aqui é que nao basta ficar a aguardar o numero, tambem tem que se informar do funcionamento geral das coisas, como por exemplo a escolha do medico.

Quanto a CAF, nao percam tempo, deveriam ter ido logo que alugaram o apartamento, por isso, vao o quanto antes buscar os documentos. Nos alugamos a casa em Outubro, na mesma semana fui logo buscar os documentos e entreguei rapidamente e mesmo assim cada mes pediam um doc novo, so obtivemos resposta 6 meses depois).

Ainda sobre a SS, se a menina precisa do numero para a inscricao escolar, voces expliquem que chegaram a pouco tempo e que ainda estao a aguardar o numero. Eu fiz sempre assim, sempre compreenderam e sempre pude fazer tudo. Ate porque eles sabem como é a burocracia em Franca. Nesse aspecto, mesmo assim, estamos melhor servidos em Portugal, lol.

Um conselho, estejam sempre em cima deles, da CAF, da SS, ate terem as respostas e os documentos que precisam. ( a nos a ss perdeu o nosso processo, demoramos 8 meses a ter o numero e estavamos a ver que tinhamos que pedir novos cert de nascimento. )

E forca, esta coisa dos documentos nao é facil mas depois de passada esta fase, tudo comeca a fluir.

Qualquer coisa, nao hesitem em perguntar.
Sarahjane

Retrato de anacaeiro2010
Seg, 24/06/2013 - 09:11
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

obrigado, obrigado mesmo por tudo vou seguir o seu conselho e vou me dirigir la para saber como estao a andar as coisas. Wink

Retrato de Telma Cerqueira
Dom, 30/06/2013 - 11:17
Telma Cerqueira:
Membro desde: 24.07.2012

Ola Smile O meu nome é Telma, eu estou aqui em Bordeaux com o meu namorado, o meu namorado quando chegou aqui arranjou trabalho por uma interim so que depois mandarao.no embora a dizer que tinham pouco trabalho, eu tambem nao trabalho, infelizmente... Nós temos uma filha de 1 aninho que esta aos cuidados da minha mae em Portugal por nao termos dinheiro suficiente para sustenta-la, nos ja nao sabemos mais o que fazer, ja corremos varias interins mas ate agora nada, nos temos contas para pagar e nao sei mais o que fazer á minha vida, confesso que tenho chorado muito, nos nao recebemos ajudas nenhumas e de casa pagamos 650 euros fora a luz, agua e comida... Sera que voçe nao nós podia ajudar? informar-nos sobre onde recorrer para arranjar trabaho ou isso.... Ele tem experiencia em pintor de segunda, ajudante carpinteiro, servente de trolha, distribuiçao de publicidade e eu tenho experiencia em limpezas, tomar conta de crianças e idosos, distribuiçao de publicidade... Por favor ajude-nos, nos aqui nao conheçemos ninguem...
Obrigada

Retrato de anacaeiro2010
Qui, 04/07/2013 - 13:19
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

ola sarahjane, segui o seu conselho e ja me direigi a caf para tratar de tudo possivel. Realmente a interim nao tratou de numero nenhum da segurança social a senhora que me atendeu diz que nao sabe se a empresa é obrigada ou nao a tratar do numero Sad
resumindo e concluindo vou ter de tratar de tudo como a sarahjane, vou ter que me deslocar ao consolado para pedir certidões, consigo obter as certidões no proprio dia ou tenho que perder mais que um dia? obrigado mais uma vez pelos seus conselhos Wink

Retrato de anacaeiro2010
Qui, 04/07/2013 - 13:19
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

ola sarahjane, segui o seu conselho e ja me direigi a caf para tratar de tudo possivel. Realmente a interim nao tratou de numero nenhum da segurança social a senhora que me atendeu diz que nao sabe se a empresa é obrigada ou nao a tratar do numero Sad
resumindo e concluindo vou ter de tratar de tudo como a sarahjane, vou ter que me deslocar ao consolado para pedir certidões, consigo obter as certidões no proprio dia ou tenho que perder mais que um dia? obrigado mais uma vez pelos seus conselhos Wink

Retrato de anacaeiro2010
Seg, 08/07/2013 - 15:56
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

peço desculpa por voltar a chatiar mas tenho uma duvida relativamente a trabalho. eu gostava de fazer limpesa em casa das pessoas, mas gostava de fazer por conta propria ou seja nao trabalha se para uma impressa. eu li que a sarahjane tambem fazia limpezas e recebia em cheque emploi, o que é isso? se for eu a arranjar as casa para limpar como tenho de fazer para descontar para a segurança social? obrigado mais uma vez Wink

Retrato de sarahjane
Ter, 09/07/2013 - 18:49
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Relativamente às certidoes nao sei bem responder. Antes de vir advertiram-me logo que iriam ser necessarias, entao troxe-as de Portugal.
Paguei por cada uma 20 EUR.
Eu penso que sera o mesmo que o consolado lhe vai pedir...so nao acredito muito que lhas devam dar no proprio dia:(
Boa sorte
Smile

Retrato de sarahjane
Ter, 09/07/2013 - 19:05
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Nao chateia nada, tenho todo o gosto em ajudar, no que posso, claro.

Todas as minhas patroas me declararam (é assim que deve ser, tente nao trabalhar ao negro) e sou paga com Cheque Emploi Service.
Entretanto pode ir explorando um pouco www.cesu.urssaf.fr

As patroas registam-se no CESU, como empregadoras e a nos como suas assalariadas. Cada fim de mes, elas, via NET ou atraves duma caderneta que o CESU lhes envia, declaram quantas horas nos fizemos, a x EUR/hora e enviam para o organismo CESU. No mesmo momento passam-nos e entregam o cheque do mesmo valor.
No valor que elas pagam esta ja incluida uma percentagem de congés payées tambem).
Depois mais tarde a Seguranca Social debita-lhes directamente na conta o valor referente a n/ S.Social;

Recorde que, so depois de ter trabalhado umas x horas ( que agora nao me recordo quantas), é que pode fazer o seu numero de SS; entretanto, quando fizer o do seu marido peca para ficar agregada ao numero dele.(pode precisar de ir ao medico e assim esta salvaguardada).

Se entrettanto estiver agregada ao numero dele, pode fornecer esse numero à patroa, se nao, tem que lhes explicar que ainda nao tem numero mas que podem preencher e fazer o registo no CESU sem colocar o numero de SS, eles aceitam. Eu so consegui ter numero de SS apos o terceiro mes de trabalho e ate la nao tive problema nenhum com o CESU.

Espero me ter explicado bem,tentei explicar nais a parte que nos importa saber caso as patroas lhe falem no CESU!. depois convem explorar o site para esclarecer algumas duvidas mais tecnicas.

Tudo de Bom
Sarahjane

Retrato de anacaeiro2010
Qui, 11/07/2013 - 12:31
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

obrigado por tudo mais uma vez Wink

Retrato de Aninhafilipa
Seg, 18/11/2013 - 13:38
Aninhafilipa:
Membro desde: 18.11.2013

Olá, boa tarde

Eu estou a passar pela mesma situação, estou em França num apartamento na zona de Bordeaux. Estou ca á 4 meses o meu marido já fez um ano que está cá mas trabalhava para um patrao portugues e os descontos e isso era para Portugal... Entao agora é interim e ja tem descontos franceses andamos a tratar agora das coisas para termos os nossos direitos aqui. Já tratamos da carta vital mas ainda nao chegou nada pelo correio temos de ver o que se passa é normal demorar quase um mes para vir?
Depois disso temos de ir à CAF tratar das coisas para recebermos o que temos direito...Tbm temos um filho que tem quase tres aninhos tenho visinhos portugueses que me tem ajudado tbm, já inscrevi o menino no jardim mas tenho medo k ele nao se adapte mt bem pois nao fala frances... Tem sido dificil para mim adaptar-me pois nao sei falar quase nada e queria arranjar trabalho mas axo k vai ser dificil por nao falar nem perceber o Frances.
Já vi que faz um ano que voce escreveu e queria saber como foi a adaptação do seu filho e se arranjou trabalho... Eu queria me inscrever no centro de emprego mas dizem k é necessario ter a carta vital...

Retrato de jessicag
Seg, 14/04/2014 - 12:27
jessicag:
Membro desde: 14.04.2014

Estou em França vai fazer 4 meses estou villeneuve-le-roi (ile de france)com o meu namorado, tenho uma filha de outra relação e estou a pensar trazer para França mas eu ainda não tenho trabalho.

Eu sei que para ter o numero de segurança social e preciso trabalhar pelo menos 3 meses mas se tiver agregada ao numero SS do meu namorado será que posso também meter a minha filha não sedo filha dele?

Retrato de sarahjane
Ter, 15/04/2014 - 18:17
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Eu nao sei responder-lhe a essa pergunta com certezas, mas eu penso que sim, desde que voce diga que voce e o seu namorado estao a viver juntos e a sua filha esta a cargo dos dois. Eu penso que até voce pode estar agregada a ele enquanto nao pode ter o seu proprio numero de SS.
De certeza que situacao como a vossa ha ca muitas em Franca.

Va à SS Social perguntar diretamente, eles depois dizem-lhe quais sao os documentos que tem que levar.

Entretanto, se nao tem, arranje ja os certificado de nascimento, seu e da sua filha. (EM FRANCES E TEM QUE LEVAR OS ORIGINAIS.

Boa Sorte

Retrato de jessicag
Ter, 15/04/2014 - 21:02
jessicag:
Membro desde: 14.04.2014

obrigada pela a dica... depois digo o que disserem sempre depois pode ajudar alguem que esteja a passar pelo mesmo.

beijos

Retrato de anacaeiro2010
Qua, 16/04/2014 - 09:15
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

ola boa tarde tenho ando um bocado ausante deste blog mas gostava tambem de a ajudar. a senhora Sarajane ajudou em muito na minha vida ;). so agora passado um ano é que eu tenho aquase tudo organizado de papeis, nao é tarefa facil mas vai lolol, pk as coisas nao dependende nos. eu tenho uma filha com 5 anos fez agora a 2 meses, eu quando agente chegou a frança foi logo para a escola ela adorou nao estranhou nada, nadinha ela sempre gostou da escola e depois fazer amigos novos ainda melhor. sempre ao vi dizer e é verdade as crianças adpatao muito melhor que nos. a minha filha hoje fala correctamente frances e so passou um ano. bem continuando em relaçao a segurança social demorou um bocadinho mas nada de outro mundo desque agente tenha paciencia lolol tudo vai. eu nao sou casada com o meu marido so vivemos juntos, quando fomos inscrevelo na segurança social a minha filha teve logo direito, no caso da sua nao sei, mas explicando e como é uma criança pode ser que tambem tenha. eu para ficar agregada a ele tinha de ser casada com ele ou entao pedir um papel na segurança social de portugal ( que ainda hoje estou a espera e ja passaram 6 meses e nada). o papel chama se S1 mas que tem de ser o proprio a pedir com um justificativo de morada. bem passo seguinte llol eu sei que é um grande descurso mas espero nao me esquecer de nada. depois da segurorança social é a casa, tratar dos papeis da CAF é uma ajuda que eles dao. eu estou a espera da resposta pk so a um mes é que terminei o dossier. se nao estou em erro axo que isso é as coisas principais. vou dar uma novidade heheheh eu e o meu marido vamos casar, é uma coisa muito em graçada nos em portugal paga mos para nos casar enquanto aqui é de borla lolol... os papeis tratan se na Marie. outra coisa tambem muito importante a inscriçao da criança na escola normalmente é na Marie que se faz isso, esta mos numa boa altura agora pk abriu as inscriçoes agora para o proximo ano. peço desculpa mais uma vez, mas gostava de dar o meu destemunho pk a senhora Sarajane ela contribuio em muito para me ajudar nos momentos que custaram muito a adaptar me que é o inicio que custa um bocadinho Wink beijinhos

Retrato de sarahjane
Qua, 16/04/2014 - 11:40
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Antes de mais, Parabens e muitas felicidades para os noivos, de todo o coracao.

E nem imagina como fiquei contente de ver que passado este tempo todo as coisas estao finalmente a entrar nos eixos. O primeiro ano realmente é dificil, mas depois é sempre a andar, reconstruir o futuro aproveitando a nova oportunidade de voltarmos a ter sonhos, objetivos e uma vida melhor.
Os miudos sao uma surpresa mesmo, o meu agora tem 4 aninhos e ja é ele que comeca a corrigir o meu frances, farto-me de rir com ele. Tudo valeu a pena, tudo o que tambem, ao inicio, chorei de medo por ele,tudo valeu a pena!!

Ana, tambem fico feliz pelo seu positivismo e porque vejo que é desenrascada, isso conta muito.
Nao se esqueca, viva ao rubro, estes anos em que os nossos filhos sao pequeninos, sao os melhores da nossa vida. Ao contrario do que outros emigrantes mais antigos dizem, nos nao estamos ca so para trabalhar, mas sim para viver; é claro que o trabalho faz parte da vida, mas nao podemos deixar de parte tudo o resto. Passear, viver, proporcionar novas experiencias e vivencias a nos e aos nossos filhos.
As Mairies tambem tem iniciativas simpaticas para nos e para as criancas, informe-se e participe o mais que puder. Conheca gente, de preferencia franceses (infelizmente a maioria dos portugueses nao sao muito unidos)Isso vai permitir que se sinta cada vez mais à vontade neste pais que tem coisas tambem muito bonitas e mais incluida. Se formos simpaticos, abertos, interessados... os franceses sao pessoas muito gentis connosco.

Beijinhos e Toda a sorte do mundo!!

Retrato de sarahjane
Qua, 16/04/2014 - 11:40
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Antes de mais, Parabens e muitas felicidades para os noivos, de todo o coracao.

E nem imagina como fiquei contente de ver que passado este tempo todo as coisas estao finalmente a entrar nos eixos. O primeiro ano realmente é dificil, mas depois é sempre a andar, reconstruir o futuro aproveitando a nova oportunidade de voltarmos a ter sonhos, objetivos e uma vida melhor.
Os miudos sao uma surpresa mesmo, o meu agora tem 4 aninhos e ja é ele que comeca a corrigir o meu frances, farto-me de rir com ele. Tudo valeu a pena, tudo o que tambem, ao inicio, chorei de medo por ele,tudo valeu a pena!!

Ana, tambem fico feliz pelo seu positivismo e porque vejo que é desenrascada, isso conta muito.
Nao se esqueca, viva ao rubro, estes anos em que os nossos filhos sao pequeninos, sao os melhores da nossa vida. Ao contrario do que outros emigrantes mais antigos dizem, nos nao estamos ca so para trabalhar, mas sim para viver; é claro que o trabalho faz parte da vida, mas nao podemos deixar de parte tudo o resto. Passear, viver, proporcionar novas experiencias e vivencias a nos e aos nossos filhos.
As Mairies tambem tem iniciativas simpaticas para nos e para as criancas, informe-se e participe o mais que puder. Conheca gente, de preferencia franceses (infelizmente a maioria dos portugueses nao sao muito unidos)Isso vai permitir que se sinta cada vez mais à vontade neste pais que tem coisas tambem muito bonitas e mais incluida. Se formos simpaticos, abertos, interessados... os franceses sao pessoas muito gentis connosco.

Beijinhos e Toda a sorte do mundo!!

Retrato de sarahjane
Qua, 16/04/2014 - 11:40
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Antes de mais, Parabens e muitas felicidades para os noivos, de todo o coracao.

E nem imagina como fiquei contente de ver que passado este tempo todo as coisas estao finalmente a entrar nos eixos. O primeiro ano realmente é dificil, mas depois é sempre a andar, reconstruir o futuro aproveitando a nova oportunidade de voltarmos a ter sonhos, objetivos e uma vida melhor.
Os miudos sao uma surpresa mesmo, o meu agora tem 4 aninhos e ja é ele que comeca a corrigir o meu frances, farto-me de rir com ele. Tudo valeu a pena, tudo o que tambem, ao inicio, chorei de medo por ele,tudo valeu a pena!!

Ana, tambem fico feliz pelo seu positivismo e porque vejo que é desenrascada, isso conta muito.
Nao se esqueca, viva ao rubro, estes anos em que os nossos filhos sao pequeninos, sao os melhores da nossa vida. Ao contrario do que outros emigrantes mais antigos dizem, nos nao estamos ca so para trabalhar, mas sim para viver; é claro que o trabalho faz parte da vida, mas nao podemos deixar de parte tudo o resto. Passear, viver, proporcionar novas experiencias e vivencias a nos e aos nossos filhos.
As Mairies tambem tem iniciativas simpaticas para nos e para as criancas, informe-se e participe o mais que puder. Conheca gente, de preferencia franceses (infelizmente a maioria dos portugueses nao sao muito unidos)Isso vai permitir que se sinta cada vez mais à vontade neste pais que tem coisas tambem muito bonitas e mais incluida. Se formos simpaticos, abertos, interessados... os franceses sao pessoas muito gentis connosco.

Beijinhos e Toda a sorte do mundo!!

Retrato de anacaeiro2010
Qua, 16/04/2014 - 12:42
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

obrigado Wink nem sei bem que dizer ate fiquei comovida com as suas palavras pk tudo que disse é verdade, tem toda a razao quando diz que a vida nao pode ser so trabalhar tambem temos que a viver e tentar mos ao maximo ser mos felizes. gosto muito de murar aqui Wink beijinhos para si tambem e obrigado mais uma vez pela força que me tem dado

Retrato de marcoense
Sex, 30/05/2014 - 15:47
marcoense:
Membro desde: 21.07.2009

Olá boa tarde, tenho procurado por um lugar onde pudesse encontrar alguém emigrado em Bordéus para conversar, saber mais sobre a cidade..pois, muito provavelmente ainda este ano irei viver para Bordéus...confesso que sinto um pouco de medo pois irá ser tudo diferente para mim, o meu marido já está lá a trabalhar e esta distância é muito má, as saudades são imensas..
Agradecia se alguém me pudesse responder e ajudar.
Obrigada, Beijinho

Retrato de liliana moura martins
Sex, 27/06/2014 - 15:22
liliana moura martins:
Membro desde: 27.06.2014

para obter a carta vitale nao precisa de estar ca 3 meses, mas sim ter 150 horas de trabalho,
e demora cerca de 4 meses a vir a obter resposta... e mt sinceramente eu sei k é dificil estarem sozinhos, pk aki para entrar normalmente em alguma empresa de menage... so com cunhas de contrario demora mt tempo... mas akeles k nos poderiam ajudar... sao km mais nos tentam lixar... de-se por feliz estar assim... força e mta coragem... Smile

Retrato de Candydreams
Qui, 21/08/2014 - 14:29
Candydreams:
Membro desde: 10.05.2012

Boa tarde,

Fui para o Departamento 92, em Fevereiro de 2014, ter com o meu marido que já lá estava desde o ano passado. Levei comigo o nosso filho único de 11 anos, que através de inscrição na Mairie, ficou logo matriculado na Escola Primária com apoio de francês e aulas de Português, pois segundo me informaram é preferível ele continuar a ter aulas de Português. Conseguimos alugar apartamento, devido a conhecimentos, pois infelizmente e embora houvesse promessa de contrato, até há pouco tempo trabalhava para um português "ao negro". Mudou de patrão e no 1º dia, embora português, deram-lhe logo contrato. Peguei no contrato, preenchi os papéis da Seg. Social (Assurance Maladie), e enviei pelo correio para o Serviço Central. Passadas duas semanas dirigi-me ao serviço central e levei os originais e cópias de toda a documentação enviada, pediram-me cópia e original das certidões de nascimento dos 3, que foram carimbadas em como as cópias estavam conforme os originais, e pediram-me, visto ser casada e a certidão de casamento estar em português, que enviasse por correio, as cópias das certidões já carimbadas pelo serviço, e uma carta explicando em francês que o outro documento era a certidão de casamento. Tive de juntar um recibo de salário. Assim guardei os originais para outro serviço em que possa fazer falta. Adiantaram-me que para atribuirem um nr de SS, está a levar cerca de um mês.
Entretanto fui à CAF, e sem ter nr de SS, não posso entregar documentação para pedido de qualquer apoio. Segundo me disseram várias pessoas, posso pedir apoio para alojamento, se entretanto não arranjar trabalho, pois infelizmente ainda nada consegui, nem horas limpeza...posso tentar pedir RSA (mas há pessoas que dizem que temos que estar em França há 2 anos), e umas pessoas dizem que como só tenho um filho não posso pedir apoio (abono) para ele, outras aconselharam-me a cancelar o abono de Portugal, através dum modelo ???, em como dirá que já não recebo nada de abono de Portugal e apresentá-lo na CAF, que terá direito, e que embora a inscrição na CAF fosse até Junho e como ele está matriculado, após entregar documentação na CAF, receberei para o miúdo o Apoio Anual Escolar. Alguém me pode ajudar e explicar se realmente é assim?
Agradeço de coração, pois também eu tenho chorado muito, porque abandonei Portugal por um suposto emprego, que quando lá cheguei era mentira...e todas sabemos que só um a trabalhar em França nao dá. Há dias em que me apetece chutar tudo para o alto e vir embora e sei que infelizmente não é só a mim que isto acontece.
Um abraço a todas e FORÇA

Retrato de anacaeiro2010
Sex, 22/08/2014 - 23:16
anacaeiro2010:
Membro desde: 24.10.2010

Ola boa noite, peco desculpa mas estou um pouco confusa. O seu marido trabalha a mais de 3 meses com contrato de trabalho? È muito importante se dirigir aos sitios com a caf e a segurance maladie so eles la a informam como se procecao as coisas e se nao ficar satisfeita com a resposta va la mais que uma ves e esponha a sua situacao de varias maneiras. Bjs Wink e coragem nao vale a pena desistir temos de ter forca para poder dar uma vida melhor aos nossos filhos

Retrato de liliana moura martins
Sáb, 23/08/2014 - 09:25
liliana moura martins:
Membro desde: 27.06.2014

Para a carta vitale não são precisos 3 meses de trabalho declarado mas sim 150horas de trabalho, a carta demora cerca de 3 meses a xegar, em relação a caf só pode trtar de algo quando tiverem a carta vital, e sim tem um abono, pode não ser mt mas tb não e menos k em Portugal, e depois la podem meter os papéis pa location logement e uma vez k tem poucos rendimentos tem ainda uma ajuda para pagar a casa... Em relação a ajuda para a reentrada escolar, podera não ter este ano visto k ainda tem os papéis mt atrasados, mas tera para o ano de certeza Wink
e em relação a trabalhar para portugueses axo uma grande asneira, alem de nos tentarem tramar, por norma pagam menos, quando pagam... E nunca aprendem a falar françes o k é essencial para estarmos aqui

Retrato de sarahjane
Sáb, 23/08/2014 - 10:28
sarahjane:
Membro desde: 28.10.2012

Ola, primeiro que tudo quero dizer te que nao desanimes. E normal que as coisas ao inicio sejam dificeis, mas depois de toda a papelada tratada vais ver que tudo vai fluir naturalmente e para melhor sempre, dia apos dia, passo a passo...dentro em breve esta fase dificil estara longe.
Quanto ao abono, como o meu filho so tem 4 anos nao sei quais sao os direitos para o teu, mas uma coisa é certa: Vais ter mesmo que apresentar uma prova conforme nao estas a receber nada de nadinha da SS nem de outro organismo portugues. Eu tive que pedir aos meus pais para me tratarem disso em portugal, assinei tipo uma procuracao a dar-lhes poder para isso (é um documento modelo que dao em PT na Seg. Social). Depois fiquei à espera que a SS social o tivesse pronto para os meus pais irem levantar. Na CAF tive ainda alguns problemas porque o doc estava em portugues e cada traducao me custava 45 EUR (para os 3 ficava caro). Insisti bastante com a CAF para aceitarem assim o documento (pois a Caf tem organismos que lhes fazem as traducoes), estavam a ser casmurros, mas la consegui.
O meu conselho é que comeces ja a tratar destes documentos para ganhares tempo.

Quanto ao trabalho, mente aberta ha?? basta-te arranjar uma patroa para logo virem mais. www.leboncoin.fr pode ajudar te. E faz uns papelitos com os teus contactos e mete nos bairros mais abastados.
Depois esforca-te para falares bem frances e mais tarde arranjares algo mehor, se pretenderes, claro!!

Bjinhos e boa sorte

PS:: Li o comentario da Liliana e ela tem razao. Deixem-se de patroes portugueses...
E esforcem-se por aprender Frances ao maximo dos maximos. Tudo sera mais facil.

Post