Educadoras de Infancia | A Nossa Vida

Educadoras de Infancia

Retrato de AlexandraSousaT
06.03.2013 | 01:08
AlexandraSousaT:
Membro desde: 23.03.2011

Ola meninas,

Gostava muito de tirar uma licenciatura pois estar em casa sem fazer nada nao é para mim Frustrated
Penseí em educadora de infancia, pois é a area que esta mais ligada comigo Smile
Gostava de saber se esta por aqui alguma menina que tenha tirado...gostava de saber se é muito dificil?
Como sao as materias? Se tem matematica Neutral
Pronto se é acessivel...

Tudo o que queiram contar sobre a licenciatura e sobre a profissao digam por favor, vaí ajudar-me a decídir Confused  

Obrigada antes demais meninas

Beijocas


Retrato de RoSa20
Dom, 10/03/2013 - 13:55
RoSa20:
Membro desde: 26.11.2012

eu estou a tirar esse curso! Agora, com o tratado de bolonha, funciona assim: o curso geral de licenciatura é educação básica, dura 3 anos... tens matemática, ciências, história. geografia, entre outros, ou seja todas as áreas. Esta licenciatura basicamente não dá para nada! porque quando acabas tens que tirar um mestrado naquilo que queres. ou professora 2º ciclo, ou 1º ciclo, ou então educadora de infância! O mestrado de educadora é de 1 ano, ou seja, o curso completo são 4 anos! Esse é o que vou tirar também Smile

Para saberes mais, vai a faculdade onde pretendas ingressar que tenha o curso, claro. E pede pa te explicarem o plano de estudos, etc.
Boa sorte Wink beijinho

Retrato de Padmé87
Ter, 19/03/2013 - 18:26
Padmé87:
Membro desde: 19.03.2013

Olá!
Sou educadora de infância. Terminei o mestrado em Setembro de 2012.
Vou ser direta: não basta gostar muito de crianças para querer ser educadora. Digo isto porque ao contrário do que muitas pessoas pensa, ser educadora não é apenas cantar canções, fazer rodas e ler histórias às crianças. É preciso estudar muito, conhecer cada criança,planear de acordo com as suas capacidades, interesses e necessidades, utilizar um bom modelo pedagógico para orientares a tua acção educativa, etc(há muito mais a dizer sobre o que é ser educadora, mas acho que nunca mais acabava de escrever...).
Em relação ao curso,é preciso ter a noção que a licenciatura não é fácil (tive 6 cadeiras de matemática!), as cadeiras são bastante teóricas, e a prática a sério apenas no mestrado. O plano de estudos varia bastante de universidade para universidade.Tive colegas no mestrado que vieram de politécnicos cujo o plano de licenciatura não incluiu nenhum prática.
É um trabalho muito gratificante, mas em Portugal é quase impossível arranjar emprego na área. Fora de Portugal existe bastante oferta (inglaterra, alemanhã, frança, norte da europa...). A natalidade diminui de ano para ano, a crise econômica e a falta de incentivos à natalidade deste país em nada ajuda.
Sou muito sincera, não aconselho a tirar este curso. Mas claro, se for o teu sonho, e o que te vai deixar realizada enquanto profissional não hesites.
Um conselho,experimenta fazer voluntariado em algum colégio. Desta forma podes ter contato com o trabalho de educador de infância, as rotinas de creche e ji,além de contar como experiência na área (entra para o currículo). Neste momento estou a fazer voluntariado, porque é a única forma de ter experiência profissional e não perder a prática.
Esta é a minha opinião, pode ser pessimista mas é preciso ter em conta a realidade em que vivemos.
Espero ter ajudado Smile

Retrato de Andreia Filipa Martins
Dom, 08/07/2018 - 10:41
Andreia Filipa Martins:
Membro desde: 08.07.2018

Bom dia pessoal, espero que me consigam ajudar.
É o seguinte eu quero muito tirar o curso de educadora de infância. O que acontece é que eu comecei por tirar e me inscrever num curso de educação infantil onde me foi garantido que daria para eu exercer funções como Educadora Infantil, mas com o passar do curso comecei a ter as minhas dúvidas. Alguém me sabe dizer onde posso tirar um curso certificado em Educação Infantil para poder exercer funções como Educadora e não somente como auxiliar?
Obrigado 😊

Post