Umas duvidas sobre reconstrução de casa centenar | A Nossa Vida

Umas duvidas sobre reconstrução de casa centenar

Retrato de Sandy93
14.09.2012 | 15:09
Sandy93:
Membro desde: 14.07.2012

Ola a todos
Alguém me sabe esclarecer uma duvida que tenho.
Eu e o meu marido queremos reconstruir uma antiga centenar tenho algumas obras para fazer mas tenho já muita coisa que vamos poder recuperar as paredes e o telhado. Tenho mesmo só o interior para fazer.
Ouvi dizer que podemos pedir ajuda as câmara para reconstrução isso será mesmo verdade e como também é uma casa centenar fiquei com a orelha a morder.
bj a todos


Retrato de Maria do Porto
Sex, 14/09/2012 - 16:12
Maria do Porto:
Membro desde: 29.09.2010

Há autarquias que têm programas de apoio à reabilitação urbana: ajudam com apio técnico; com simplificação de autorizações dos projectos; com isenções de taxas; com acesso ao "banco de materiais" (ex: azulejo antigo), etc.
Havia outras autarquias que tinham linhas de financiamento disponível - neste momento, de por causa da "lei dos compromissos", não sei se ainda se mantêm operacionais...
Mas normalmente, trata-se de apoios à recosntrução e reabilitação nos centros históricos e em zonas consideradas de interesse (cultural, etnográfico, etc.)
Tens de te dirigir à tua Câmara Municipal e procurar informação junto de: Pelouro do Urbanismo (ou de Ordenamento do Território); Direcção Geral de Urbanismo (se houver) ou Empresa Muinicipal com essas responsabilidades (lá está: tudo depende de onde fica a casa!).
Não te esqueças também que os apoios não se aplicam sempre: se queres conservar apneas a fachada e por dentro modernizar todo o "miolo"; se queres fazer "restauro" sendo o mais fiel possível (técnicas de construção, materiais; estilo, decoração, etc....)
Cada terra tem as suas regras!

Boa sorte e beijinhos..

Maria do Porto

Retrato de tiagot
Ter, 16/10/2012 - 19:33
tiagot:
Membro desde: 15.10.2012

Viva Sandy93,

Em que câmara se situa esse imóvel?

De facto depende muito da câmara em que se situar, já existiram alguns programas nesse sentido em algumas câmaras, mas francamente duvido muito que existam agora dada a falta de recursos generalizada.

No entanto o melhor que pode fazer é consultar o departamento de obras particulares e pedir informações sobre isso e sobre a melhor maneira para proceder no caso de recuperação. Por vezes há pequenos detalhes e vias processuais facilitadas para esse tipo de processos em algumas delas e no final só esse facto poderá significar poupanças de tempo e dinheiro consideráveis. A existir ajudas neste momento, acredito que sejam mais processuais do que económicas.

Cumprimentos, Tiago.

Post