Dúvida Morada Fiscal etc | A Nossa Vida

Dúvida Morada Fiscal etc

Retrato de EmilyPickles
21.04.2016 | 18:52
EmilyPickles:
Membro desde: 19.01.2016

Olá, boa tarde...
Tenho uma dúvida relativa à morada fiscal e outras coisas relacionadas; se alguém me pudesse elucidar agradecia imenso.. A questão é a seguinte: eu vivo com um familiar que dado não ter conseguido arranjar trabalho, depois de acabar o subsídio de desemprego, requereu o RSI e recebe-o atualmente; acontece que eu comecei a trabalhar e, dado o meu salário ainda ser pouco mais do salário mínimo, põe-se a questão de pertencendo eu ao agregado familiar, ter de se declarar este meu rendimento e, portanto, o meu familiar perder o direito ao RSI e ter eu de "sustentar" a casa sozinha... O que eu gostava de saber é se existe alguma forma de contornar isto, para além de sair do agregado familiar mudando de casa (tendo em conta a renda, etc... ia dar ao mesmo)... será possível alterar a morada fiscal, continuar a viver no agregado e não haver aquela tal implicação?
Todas as ajudas da V/ parte são bem-vindas! Desde já obrigada.


Retrato de Sofia1984
Qui, 21/04/2016 - 20:19
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Se deres outra morada, podes a qualquer momento implicar da mesma forma a família que habite nessa morada. Imaginemos que dás a morada de outro familiar, mãe, tio...se um dia essa pessoa tiver de requerer algo, tu também estarás a "afectar" esse pedido.
Não há volta a dar, se o teu familiar quiser continuar a usufruir do RSI tem de morar sozinho ou então morar numa casa de ciganos, aí eles dão tudo a toda a gente porque são muitos filhos para sustentar...e tu, se não queres "pagar" as despesas sozinha tens de morar numa casa só para ti, mais pequena, com menos depesas.

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de Pliiim
Sáb, 23/04/2016 - 23:13
Pliiim:
Membro desde: 08.12.2015

boa noite,

a "lógica" é que se todos moram numa casa, todos contribuem para a mesma. entao, nao existe distinçao de quem trabalha ou nao, porque funciona tudo como um bolo.

neste caso, e se conseguir, o melhor é mudar a morada fiscal para outro endereço, mas a situaçao é a mesma, como ja foi dito. se o endereço para onde vai mudar tiver numa situaçao semelhante agora ou no futuro, vai dar ao mesmo.

mas se a familia para onde "mudar" nao houver problema, tem ai uma soluçao.

Retrato de Mary07
Qui, 09/06/2016 - 20:44
Mary07:
Membro desde: 09.06.2016

Olá.
Encontro-me na mesma situação, mas moro com o meus pais que ainda não têm idade para reforma e não têm outro meio sem ser o RSI, e comecei um contrato de emprego-inserção que vai para o ordenado mínimo e vai ser esse dinheiro a sustentar a casa. Não tenho maneira de juntar uns trocos para um dia me aventurar a procurar emprego longe daqui...

Retrato de Miliui
Ter, 21/06/2016 - 14:26
Miliui:
Membro desde: 08.01.2013

Olá

Quando pedes algum apoio a S. Social, tens de declarar o teu agregado familiar.
Ou seja, só tens de não o declarar.
Cada um tem uma vida idependente.

Post