Dicas básicas de maquilhagem | A Nossa Vida

Dicas básicas de maquilhagem

Retrato de Eu ele e o pinheirito
25.04.2009 | 01:43
Eu ele e o pinh...:
Membro desde: 04.03.2009

Meninas, tal como já disse num tópico sobre cuidados a ter com o cabelo, eu não sou muito dada a conhecimentos de beleza e, particularmente, de pintura de rosto. Penso que ainda ninguém aqui colocou um tópico semelhante a este, pois eu procurei para eu própria tirar dúvidas e não encontrei. A ideia é muito simples: as meninas que queiram dar-me (e a outras meninas que não se saibam) algumas dicas muito básicas sobre pintura de olhos tanto para de dia como para de noite (mas essencialmente dia), podem postar aqui. Eu ficava muito agradecida, tendo em conta que não sei nada, mas nada, nada sobre sombras e bases e por aí fora. Gostava imenso de, de vez em quando, me arranjar, mas não faço ideia como sequer aplicar uma sombra de olhos. Por exemplo: não sei onde deve terminar a sombra, se junto à sobrancelha, se mais abaixo... Eu sei que isto parece ridículo, mas acreditem que nunca me pintei na vida. Daí a minha total ignorância...

Eu e outras meninas certamente agradecemos.

Beijinhos!


Retrato de Eu ele e o pinheirito
Sáb, 25/04/2009 - 01:53
Eu ele e o pinheirito:
Membro desde: 04.03.2009

Para as meninas não pensarem que estou para aqui a inventar :D, até vos digo mais... Só há umas semanas é que eu percebi que existe uma forma de "desenhar" as sobrancelhas para as arranjar e, agora, até encontrei na net, um exemplo disso.
Deixo-o aqui. Pode não ser uma novidade para a maioria de vocês, mas acreditem que para mim é uma revelação autêntica!

http://www.gsolidario.org/imagens.php?search=arranjar%20sobrancelhas

Don't be sad because of people. They will all die.

Retrato de sreis1979
Sáb, 25/04/2009 - 08:21
sreis1979:
Membro desde: 05.03.2008

Olá!

Tens aqui várias dicas para os olhos: http://clinique-portugal.blogspot.com/2009/04/tecnicas-para-maquilhar-os... e para os vários tipos de olhos.

Espero ter ajudado um bocadinho. Com mais tempo virei dar-te as minhas dicas pessoais.

Retrato de amartins
Sáb, 25/04/2009 - 08:55
amartins:
Membro desde: 12.02.2009

para começar acho uma boa ideia veres os videos no youtube da Carmindy (a maquilhadora do "Esquadrão da Moda" no canal People and Arts). São os passos simples e básicos, mas de muito efeito.
Começa pelas coisas mais simples e depois vai evoluindo.

Recordo com ternura a minha descoberta do mundo das maquilhagens. Reconheço que algumas vezes devo ter feito figura de palhaça por isso deixo o alerta para não exagerares e adequares sempre a maquilhagem às circunstâncias. Quando aprendi a fazer olhos esfumados... cheguei a ir para a faculdade às 8 da manhã como se fosse dançar numa sexta à noite

Retrato de A Little Girl
Sáb, 25/04/2009 - 12:04
A Little Girl:
Membro desde: 09.02.2009

Boa ideia este tópico...
Realmente tb n tenh mt jeito pra maquilhar os olhos...geralmente ponho uma corzinha na palpebra movel e ja ta...
Com o rosto é que tenh sp mais cuidados por ter a pele sensivel...gel de limpeza, tonico, hidratante, protector solar...e nao dispenso a base
O site da clinique, alguem aqui o indicou, tem umas dicas fantasticas...vamos aprender

Retrato de camaleaosorridente
Sáb, 25/04/2009 - 18:47
camaleaosorridente:
Membro desde: 01.10.2008

OLa Eu e Ele!

Tambem ando com as mesmas duvidas, nao sei o que hei de usar para maquilhar-me. Ainda bem que crias-te este tópico pode ser que me ajude muito no futuro.

Jocas

Camaleão Sorridente

Retrato de Eu ele e o pinheirito
Dom, 03/05/2009 - 00:06
Eu ele e o pinheirito:
Membro desde: 04.03.2009

Mais de 300 leituras e nem uma ideiazita,uma dica a partilhar?

Sreis e Amartins, obrigada pelas vossas respostas. Sites de maquilhagem e vídeos no youtube já eu andei a ver. É verdade que ensinam coisas úteis, mas o que me levou a criar este tópico foi justamente a ideia de ter outras meninas "reais", se é que me entendem, a ensinar outras meninas que destes assuntos não percebem nada... É por isso que gostou tanto deste tópico: http://onossocasamento.pt/forum/indispensavel-roupeiro-mulher-activa. Eu não gosto de ver roupas em modelos, porque, muitas vezes, criam a ilusão de nos fazerem pensar que aqueles trapos magníficos ficam bem em qualquer uma. É por isso que todas nós ficamos decepcionadas quando olhamos para uma peça bonita e vamos a correr experimentar para concluir que, afinal, esses modelitos não são para o nosso corpo... O mesmo se passa com a maquilhagem. Gostava de trocar ideias com quem também aprendeu mais ou menos sozinha porque mais facilmente, penso eu, percebe as dúvidas daquelas que pouco ou nada percebem do assunto... Falo pela minha experiência. É claro que outras meninas poderão pensar de outra forma.

E a quem nos quiser dar umas luzes, agradeço!

Don't be sad because of people. They will all die.

Retrato de Butterflyz
Ter, 05/05/2009 - 13:43
Butterflyz:
Membro desde: 04.02.2009

Vi o teu apelo no tópico “O indispensável no roupeiro de uma mulher activa” e resolvi dar o meu contributo. Dentro do que sei, vou tentar explicar passo-a-passo, acho que é mais fácil!

1º passo - O ponto de partida para qualquer tipo de maquilhagem (sofisticada, casual) é um rosto limpo e hidratado.

2º passo – Base – Há vários tipos de bases (em pó, líquida, cremosa), e a que melhor se adequa a ti depende do teu tipo de pele. Se a tua pele for normal, adequa-se a qualquer tipo de textura; se for seca, adequa-se melhor às líquidas e em creme, porque as bases em pó tendem a secar um pouco mais a pele; se for oleosa, as bases com acabamento em pó são ideais para absorver o excesso de oleosidade, se bem que as líquidas (oil-free) também funcionam bem.
Cuidado ao escolher a cor! Deve-se ter em consideração a cor do pescoço, isto é, a cor ideal é aquela que se funde na pele, de forma a não parecer que estamos a usar uma máscara! Lol

3º passo – Corrector – Se tiveres necessidade de corrigir pequenas imperfeições ou olheiras, o corrector deve ser aplicado a seguir à base. Aplicas na zona a corrigir e esbates com o dedo.

4º passo – Pó solto ou compacto – Para fixar a base e o corrector. Com um pincel largo, dás um leve passadela pelo rosto.

5º passo – Blush – Nas maçãs do rosto. A cor ideal será aquela que dá mais vida ao rosto, sem contrastar demasiado com o tom de pele. Rosa, pêssego, é uma questão de experimentar e descobrir a que fica melhor.

Agora, la pièce de résistance, os olhos. Os tons a aplicar vão depender muito da cor dos teus olhos, das cores que te favorecem. Como já referi, é uma questão de ir experimentando e descobrir as cores que nos ficam melhor. A mim, os tons de castanho não me ficam bem, fico com um olhar cansado, mas no entanto o castanho bronze metálico já fica bem.

O ideal a maquilhar os olhos é: tom médio na pálpebra móvel, tom mais escuro no canto exterior do olho e dobra da pálpebra para dar profundidade, e tom claro abaixo da sobrancelha (no canto exterior) para iluminar o olhar. O ideal são os trios ou quartetos de sombras, porque assim sabes que estás a conjugar tons dentro da mesma paleta de cores.

As sombras da Avon têm um esquema (na face inferior) em como aplicar as sombras, quando puder digitalizo e ponho aqui a imagem.

Depois, podes delinear os olhos com um lápis preto. O meu preferido é o lápis kohl, tem uma espécie de esponjinha na ponta, para esbater o risco, de forma a não ficar muito pesado.

De seguida, máscara para pestanas no tom preto.

Resumindo e concluindo, que isto já está um longo testamento lol, a prática leva à perfeição, vai experimentando, aperfeiçoando, descobre o que te fica bem… não tens necessariamente que usar três ou mais tons nos olhos, podes perfeitamente usar um tom, delinear, pôr máscara, desde que tu gostes e te sintas bem.

Espero ter ajudado.

Beijinhos

Retrato de ella
Ter, 05/05/2009 - 13:52
ella:
Membro desde: 14.08.2007

Olá:
Eu não uso maquilhagem todos os dias, quando uso tou sempre o mais natural possivel. Uso a base na pele mais para noite por causa da luz e evito de dia por causa do calor. De noite uso cores mais vivas(lilases, verdes, azuis) mas depende tambem do tipo de roupa que trago.

O basico dos basicos:
-Ter um bom lapis preto, o meu preferido é o da Maybelline chama-se expression Kajal(33 black) encontras nos super mercados e é do melhor que existe pra mim porque é suave,

- Ter uma boa Base de pele, eu uso a Dior porque tem o tom mais aproximado da minha pele, mas vai as perfumarias e vai experimentando nas costas da mão algumas até encontrares uma que não te faça parecer nem muito escura e nem clara, algo que ilumine a tua pele. Prefiro usar bases fluidas porque se espalham melhor. Pede ajuda profissional.

- Ter uma rimel ou mascara preta a prova de água.

- Ter uma sombra para os olhos cinza e/ou castanha, mate. Essas duas sombras estao sempre na minha mala, sao faceis de usar e não precisas ter muita experiencia para fazer uma maquilhagem em poucos minutos. Sao cores naturais que ficam bem com qualquer tipo de roupa, ou tom de pele. A cinza, uso da Body shop numero 20, e a castanha chocolate da Estér. Tenta sempre comprar as sombras mono alem de serem practicas, as que vem muitas cores geralmente tem pessima qualidade e acabas por não usar a maioria delas. A Loreal tem uma linha de castanhos que vem um conjunto de 3 cores para varios tons de pele, muito boa. Eu tenho pinceis mais digo-te que prefiro usar os dedos porque faz aderir melhor as sombras as palpebras.

- Ter um blush, serve para acentuar contornos da face, geralmente usa-se nas maças do rosto. Eu uso o tom rosa velho, ou pessego porque sou morena. Para espalhar precisas de um pincel.

- Ter um batom/gloss para os labios uma cor um pouco acima da tua cor natural, na Sephora encontrar uns bons. Um lapis da mesma cor se quiseres delinear para dar a sensação de teres labios mais volumosos.

Eu acho que para começar estes são os basicos. Espero ter ajudado, beijinhos!

Retrato de A Little Girl
Ter, 05/05/2009 - 19:46
A Little Girl:
Membro desde: 09.02.2009

Que bela contribuição para este tópico, acho que vai ser uma grande ajuda...é que a maquilhar olhos sou um zero...ponho só uma cor e ja ta...

Retrato de RitaDias91
Qua, 27/05/2020 - 23:12
RitaDias91:
Membro desde: 23.05.2020

A maquilhagem tem uma influência tão grande na nossa vida ao nível da auto estima que acho que todas as mulheres deviam fazer um workshop maquilhagem. É que por muitas dicas que demos aqui, pode não se adaptar a toda a gente. E nada como uma maquilhadora profissional para nos ajudar a sentir mais bonitas todos os dias.