cozinha - dom ou bicho de sete cabeças?? LOL | A Nossa Vida

cozinha - dom ou bicho de sete cabeças?? LOL

Retrato de filipa moreira soares
15.10.2010 | 18:02
filipa moreira ...:
Membro desde: 23.07.2009

Boa tarde meninas...
Desde sempre gostei de culinaria, gosto de saber sempre receitas novas e por ái.... Acontece que a minha "pratica" é quase nula... Frustrated Frustrated
Quase só cozinho uma vez por semana e como é para mim e o meu irmão quase sempre me fico pelas coisas básicas...
Acontece que de casamento marcado esse tema tem pairado bastante sobre a minha cabeça, o meu namorado é apreciador de bons pratos e a minha sogra cozinha lindamente e confesso q as vezes acho que não vou estar altura.... Worried Worried Worried Worried
Já combinei com a minha mãe que sempre que houvesse oportunidade cozinhava lá em casa, mas chego sempre por volta das 21h, e como já estão todos em casa ela faz o jantar...
Preciso de dicas e conselhos e receitas praticas mas saborosas para me ir aventurando... Como foi com voces? Já sabiam cozinhar de tudo?


Retrato de Ideia
Sex, 15/10/2010 - 18:37
Ideia:
Membro desde: 10.07.2010

Acho que se sempre gostaste de culinária e tal já tens meio caminho andando Smile

Bem... se já sabia cozinhar de tudo...
Nunca tinha cozinhado até sair de casa... e com "cozinhado" estou a falar desses bons pratos que falas! Sabia o básico, mas mesmo mesmo básico. E depois como era só para mim nunca passei muito do básico.
Quando o meu moço começou a jantar todos os dias lá em casa foi um drama Rolling Sabia fazer praticamente bifes, acompanhamentos e massas com alguns molhos. E pensei o mesmo que tu, que não ia estar à altura, porque ele andava sempre a falar da boa comida da mãe dele Hypnotized
Mas ele não fugiu Laughing e com o tempo fui fazendo pratos mais sérios. E ele tem sido uma cobaia porreira. Este mês foi a vez do sushi e cozido. Mas nunca achei que cozinhar fosse um bicho de sete cabeças ehehe umas vezes sai melhor =P~, outras pior - algumas bem más, ele comenta mas não desanima Whew - e vou melhorando.

Dicas e conselhos não sei, como vês ainda sou um bocado verde LOL vou seguir o tópico para aproveitar algumas também Nerd

Boa sorte Smile

Retrato de filipa moreira soares
Sex, 15/10/2010 - 18:40
filipa moreira soares:
Membro desde: 23.07.2009

É mesmo nesse patamar básico que estou...LOOOOL

Irmandade nacional: Porto/deserto/Algarvee Açores
*Lipa,Pipoca, Patricia, Claudinha, Blonde, Deia, Sónia, Mac, Nia, Sinidasle, Dedinho e AnaAfonso

Retrato de _Claudinha_
Sex, 15/10/2010 - 18:43
_Claudinha_:
Membro desde: 24.02.2010

... é que comecei a cozinhar. Aliás antes de casarmos, quando andavamos nos preparativos da casa e assim, cozinhei algumas vezes na nossa casa mas normalmente era: hamburguers, massa com atum, uma vez lá me aventurei numas almondegas... Eyebrow mas nada de especial como vês. Agora que casei á 3 semanas, faço o jantar todos os dias. claro que ainda não faço caldeiradas nem nada que se pareça mas não me tenho saido nada mal com umas bolonhesas, guizados, lulas recheadas, carnes grelhadas com molhos mais XPTO...
Tu não tens que te preocupar muito com isso, pelo menos eu não fiquei nervosa e olha que a minha sogra é cozinheira!
A minha prima quando casou ligou pa minha avó a perguntar como se fazia um REFOGADO! (nisso já tenho vantagem lolol) e olha que hoje faz pratos bem bons.
Na net tens receitas simples, e qualquer coisa Phone "Mãe! ajuda-me Como se faz isto?!" Smile
E o teu noivo vai compreender que ainda estás na fase inicial e que vais errar um pouco nos temperos ou esquecer-te de ingredientes...

Vai inventando! Wink

Retrato de mar-tit
Sex, 15/10/2010 - 21:23
mar-tit:
Membro desde: 06.05.2010

Eu enquanto morava com os meus pais nunca cozinhava lá em casa porque a minha mãe cozinhava sempre porque eu chegava sempre tarde a casa e confesso que "a cozinha nunca me puxou".
Agora moro com o meu namorado à 3 meses e pronto lá tive de me aventurar na cozinha... e não é que até me tenho saido bem... lol modéstia à parte o meu miudo ate já está mais gordinho...(diz a mãe)... lol

O truque é experimentar, aprende-se com o erro... Hoje fazes uma coisa e não saí bem, amnaha já sabes o que nao deves fazer e assim sucessivamente.
Depois também podes fazer receitas tiradas da net... um dia numa pesquisa pela net descobri um site fantástico onde te ensina a fazer de tudo, com uma linguagem super acessivel. Ensina-te a fazer desde pratos de super simples ate comidas bastante elaboradas.

No passado fim de semana tiveram cá os pais do meu miudo a almoçar e fiz de tudo, desde entradas, sopa, prato e sobremesas desse site e olha que a minha "sogrinha" trouxe pato escondido e ... ninguém lhe tocou... coitada dela... no final do almoço o frigorifico ficou com poucas sobras.

Não te preocupes vais ver que com o tempo aprendes a fazer as coisas e ainda invenas umas quantas... lol

P.S- s eprecisares de ajuda é so dizeres

Um abraço,
Marta

Retrato de Lenshka
Sex, 15/10/2010 - 22:00
Lenshka:
Membro desde: 26.04.2009

Ora um tópico interessante!
Quando morava com os meus pais, raramente cozinhava! E quando cozinhava, fazia um bacalhau à braz (que todos têm saudades la em casa desde que já não la estou...), uma massa com fiambre, ovo e queijo ralado por cima tostado no forno (que delicia!!!!!), umas almondegas com puré (ai meu Deus, acho que tou a ficar com fome :d) etc. Coisas mais basicas, mas muito boas! Eu raramente cozinhava pois tinha: estudos, treinos 4 x por semana + 1-2 jogos por fim de semana, e com isso, era catequista :s o meu tempo, era nulo!
Hoje, casadinha, posso dizer que não faço uma feijoada nem esses pratos todos elaborados, fico-me por um bacalhau à bras, um bom assadinho, uns grelhados, com puré, umas massas, almondegas, uns filetes (que delicia!!!). Há dias em que estou estafada, e vamos simplesmente comer algo fora (p.ex uma francesinha :d :d) ou ficamos por casa e comemos umas pizzas.
Ao fim de semana, tipo sexta à noite ou sábado temos por norma o habito de ir buscar uns hamburgueres/cachoros a uma roulotte que há aqui perto, e consolamo-nos!

Mas tudo se aprende linda! Na net há montes de receitas básicas e outras! É uma questão de pesquisares e construires uma capa/caderno aos poucos! Olha, eu tenho um caderno bem jeitosinho onde escrevo as receitas que mais gostamos com fotos! Posto isso, também tenho um livro de Massas, pois sou apaixonada pela gastronomia italiana!

Mais uma coisa: a minha sogra sempre teve a mania de so fazer "grandes" pratos tipo feijoada, cosidos, arroz de cabidela, etc etc mas como não é la muito do meu agrado, são pratos que basicamente não faço! Quando o meu marido tem saudades, vamos la comer quando ela faz esses pratos! É uma questão de organizar também os almoços/jantares!

Se precisares de ajuda, estàs à vontade Diz-la que não somos boa gente aqui do forum

Beijo

P.S. Desculpem o testamento
P.S.1. Tenho fome :d
P.S.2. Editei pois tava tudo cheio de erros :d

☆ Lenshka ☆

"Old ways won't open new doors."

Retrato de BecaseCrys
Sex, 15/10/2010 - 22:23
BecaseCrys:
Membro desde: 10.04.2009

compra uma bimby.... eu sai de casa aos 21 anos e nunca tinha sequer estrelado um ovo... depois desenrasquei-me sozinha mas pratos basicos, tipo bife com batatas fritas... desde que tenho a bimby garanto-te que faço brilharete na cozinha... desde entradas fantastica a pratos principais ainda melhores e sobremesas deliciosas... raramente como fora actualmente, antes passava a vida enfiada em restaurantes, por varias razões, uma delas é que só me consolava com determinados pratos que para mim eram inacessiveis na cozinha, tipo arroz de pato, ou bacalhau com broa...com a bimby descobri como o fazer e o melhor é que fica sempre bem... e depois ainda tem a vantagem de perceberes como as coisas funcionam e se um dia a minha bichinha avariar, ao menos sei como fazer as mesmas coisas nas panelas!!!

P.S. Não sou nenhuma vendedora da bimby nem algo que se parece mas esta maquina mudou a minha forma de viver... e para mto melhor...

Visitem o meu blog
http://opechiche.blogspot.com/

Retrato de smillegirl
Sex, 15/10/2010 - 22:55
smillegirl:
Membro desde: 03.02.2009

É com a prática que se aprende Wink Wink
Como sempre gostei de cuscar como a minha mãe fazia as coisas, fui aprendendo a fazer as coisinhas básicas. Cozer massa, arroz, grelhar umas coisas e assim. Mas foi a partir dos meus 17 anos, quando fui para a universidade, que me aventurei mais. Virei vegetariana durante anos...o que fez com que aprendesse do zero, e sozinha, como cozinhar. Hoje em dia, já não sou vegetariana, pois o corre corre assim o obrigou (trabalho)...comer fora de casa não é fácil. A oferta de locais com este tipo de comida é nula em certas cidades.
Enfim, mas fui sempre tentando, inventando...e ás vezes saíam bem outras iam directas para o lixo Tongue Tongue Tongue
Mas sem dúvida que foi depois de casada que passei a fazer pratos mais elaborados e a experimentar mais a pastelaria/panificação.
O meu marido diz que eu ando muito aprumadinha Laughing Laughing há fases assim. Quantos aos pratos já referidos por algumas meninas, alguns só são feitos em determinadas ocasiões. E claro, a comidinha da mamã será sempre a comidinha da mamã. Laughing Laughing Tongue Tongue
Hoje sou eu que ensino a minha mãe, lhe dou algumas dicas...é bom haver troca de experiências.
Não te preocupes por não seres perita da culinária...ninguém é quando se inicia nesta viagem. Wink Wink
Visitas sites, blogs...hoje em dia a internet ensina um montão de coisas. Aos poucos vais tu própria inventando e recriando à tua medida.
Qualquer dúvida diz...estamos cá para isso mesmo...para ajudar e partilhar. Wink Wink

Kiss Kiss Kiss

Retrato de xarra
Sex, 15/10/2010 - 23:29
xarra:
Membro desde: 01.10.2010

Olha eu sempre gostei muito de cozinhar, antes era mais á base de doces, à coisa de alguns anitos é que passei a fazer comida a serio. Comecei pelo básico claro, coisas que via a minha mae fazer e fui fixando, depois na internet vi outras receitas que me agradavam e entao eu, sozinha, decidi faze-las.

Por acaso nunca nenhuma saiu mal... Se calhar por gostar mesmo de cozinhar... Nao sou pessoa de seguir as medidas exactas como eles dizem porque normalmente têm um numero de pessoas para essa receita, e normalmente faço para mais.

Experimentei a pouco tempo fazer arroz de marisco e saiu muito bem! Estava de férias e tive que ligar a minha mae para me explicar a ordem da cozedura mas temperos e tudo mais fiz sozinha. Faço bacalhau com natas, bolonhesa, lasanha normal e vegetariana, almondegas, eu sei la... LoL

Com calma aprendes as melhores tecnicas e truques e à medida que vais cozinhando e repetindo os pratos, vai chegar a um ponto que nem vais olhar para as medidas que poês... já é tudo a olho!

Boa sorte Wink

bj

Retrato de DMRS
Sáb, 16/10/2010 - 02:30
DMRS:
Membro desde: 24.08.2009

Ate pode ser algo bom pois é mais uma coisa que podem partilhar: aprender a cozinhar juntos e assim nao se cria uma rotina nem demasiado restrivida e opressora para ti nem para ele Grin

quanto à culinária em si. Eu acho que é pelos pratos basicos que se começa.
se nao souberes o básico tb será complicado fazeres os mais elaborados.

eu e o marido , nesse aspecto tivemos "sorte" aprendemos a cozinhar os dois muito novinhos... eu tinha os meus 13 anos quando fiquei a responsavel do almoço para mim e para o meu pai e o meu marido por volta da mesma idade o mesmo para o pai dele.

Acaba por ser excelente serem 2 a cozinhar, eu acho, ha os comeres que fazemos em conjunto o que dá piada a estar na cozinha e tb ha aqueles que preparamos de surpresa um para o outro.
E depois ha aqueles em que inventamos e que , por vezes, calham lindamente e outras vezes estao intragáveis...

a meu ver, é tudo questao de um pouquinho de dedicaçao ...tudo se aprende e acaba por se tornar muito fácil ao longo do tempo

nos termos de comparar com os cozinhados das maes/pais acho que nao devemos entrar por aí porque cada um tem mais jeito para umas coisas que outras e ha sempre o "toque" pessoal em cada comer.
Por muito que tente imitar, por ex, certos cozinhados do meu pai/marido/mae/ sogra nunca me calham igual.
Da mesma forma que eu tb tenho as minhas especialidades e ha outras coisas em que passo a "pasta" porque nao me calha bem de maneira nenhuma.

beijinho*

Retrato de PatyF
Sáb, 16/10/2010 - 14:29
PatyF:
Membro desde: 04.09.2009

Quando morava com os meus pais, muito raramente cozinhava e quando o fazia, eram comidas muito básicas..

Quando me juntei, tive de me desenrascar

Estou a começar a sentir vontade de inovar nos cozinhados mas o tempo também não ajuda

Mas faço comidas muito básicas, arroz, massa, puré, batata estufada/frita/cozida..bacalhau à brás..E quando tenho a familia lá em casa opto por uma feijoada embora a maioria das vezes, seja o tradicional assado no forno...

Acho que o fundamental é a força de vontade...

Uma questão, vocês quanto tempo em média demoram a cozinhar?!!
É que eu acho que demoro muito..lool
E depois, como saio às 7, chego a casa por volta das 7 e meia..já com 9 horas de trabalho, só me aptece deitar no sofá...Além de pouca vontade, acho que demoro imenso a preparar o jantar e acabamos por jantar muito tarde
Além de que, como ao meio dia, almoço no trabalho, como só uma sopinha, à noite sinto falta de comidinha que me "aconchegue" o estomâgo

Retrato de KrixGustavinho
Sáb, 16/10/2010 - 23:03
KrixGustavinho:
Membro desde: 10.02.2010

oooiiiii tudo bem meninas?
bem no meu caso, sabia cozinhar antes de casar, desde os meus 12 anitos(praí) ando envolvida "a serio" com a cozinha lol pois tinha que fazer o almoço/jantar para o meu pai.
Nao sou nenhuma profissional mas o facto "de gostar" de cozinhar, como uma menina referiu, é meio caminho andado
A verdade é que quanto "mais te envolveres" mais fácil será variares nos pratos..e fazer coisas deliciosas
Aconselho te a meter "o olho" aos cozinhados da tua mãe, pede lhe umas dicas, vai vendo umas receitinhas e pratica
a prática "faz" o mestre
bjocas

Retrato de CaSilva
Dom, 17/10/2010 - 08:35
CaSilva:
Membro desde: 29.08.2010

Ola meninas!
Então a minha experiência...não sabia fazer NADA até há dois meses atrás, quando comprei casa e marquei casamento para o ano pensei é desta! Então fui para a Internet descobri o Sabor Intenso e desde essa altura tenho cozinhado montes de pratos, gosto do site porque tem vídeos e ajuda muito imaginem que passei de não saber nada até por exemplo ao arroz à valenciana! Toda a gente anda delirada cá em casa e eu estou a adorar esta fase de aprender tudo.
Eu dizia à minha mãe para não se preocupar que com o tempo aprendia e é verdade com dedicação tudo se consegue.
Força Filipa que esta fase é linda...

Beijinhos

Retrato de _Lia_
Dom, 17/10/2010 - 12:09
_Lia_:
Membro desde: 06.10.2007

Ao ler o teu tópico lembrei me de imediato desses mesmos receios que tive antes de casar. Até então como vivia com os meus pais nunca, mas nunca cozinhava. Mesmo qdo vivi 5 anos fora na faculdade o meu cozinhar era relativo pq a mamae enviava a comidinha já quase toda feita, ou congelada ou era só grelhar um bife... Mas como ia casar isso não fazia sentido!
O meu marido, na altura namorado, gabava imenso os cozinhados da minha mãe e das minhas tias, que tinham todas a mesma "mão". E isso assustava me.
Eu não sou amante da cozinha, não posso dizer que adoro cozinhar. Mas posso dizer te que agora já não é o bicho de 7 cabeças que foi quando casei. Eu stressava na cozinha!!! Eu ficava tensa, com medo de falhar. Mas poso dizer te que a culinária vai se entranhando, vais aprendendo com os erros. O que hoje nao ficou tão bom amanha será bem melhor.
Ligar a mãe a para perguntar os passos, começar por receitas simples e em que te sintas a vontade... Vais ver que tudo corre bem. Acho que apesar de não adorar cozinhar o que faço sai me muito bem! Lá esta não tenho paixão mas sei fazer e hoje estou perfeitamente à vontade na cozinha. A experiência que adquires com o tempo e a melhor escola!

Boa sorte!

Retrato de smillegirl
Dom, 17/10/2010 - 22:26
smillegirl:
Membro desde: 03.02.2009
CaSilva wrote:

Ola meninas!
Então fui para a Internet descobri o Sabor Intenso e desde essa altura tenho cozinhado montes de pratos, gosto do site porque tem vídeos e ajuda muito

De facto esse site tem óptimas receitas e como tem vídeos também ajuda. É um óptimo sitio a visitar e onde certamente se aprende.