Olá meninas, ando há procura de um terreno para construção, depois de ter desistido do terreno que gostava devido a um pequeno grande "pormenor"
vejam aqui- http://anossavida.pt/forum/cabos-alta-tensao
Aqui alguém está na fase de contrução?
Gostaria de saber com que problemas se debateram e se normalmente o orçamento "dispara" no fim ou se é o que costuma ser orçamentado.
Primeiro ir á câmara fazer um pedido de informação prévia, onde te vão informar do que pode ser construído, áreas , cerceas etc. Esta resposta da Câmara tem um vínculo de 12 meses, isto é, mesmo que a legislação mude (PDM, PU etc.) a câmara tem de honrar a resposta durante os 12 meses seguintes. O que dá tempo para fazer o projecto e entrega-lo para apreciação.
Este pedido pode ser efectuado por qualquer pessoa que tenha algum interesse no terreno, mesmo sem ser o proprietario. Aconselha-se sempre fazer este pedido antes de se comprar o terreno, para se assegurar que não se compra gato por lebre (pois nem todos os terrenos são edificáveis e tanta gente já foi enganada assim...)
Dá o seu ao seu dono.
Projectos de arquitectura a arquitectos e engenharia a engenheiros, (a lei já o obriga salvo algumas excepções). Os arquitectos não são nenhuns bichos papões, levam o preço justo por um projecto com qualidade, adaptado às necessidades individuais de cada núcleo familiar, ao terreno e ao clima onde se insere.
Um conselho, proponham ao arquitecto que detalhe ao máximo o projecto de arquitectura, quanto mais detalhado for, menos problemas aparecem em obra. Acredita que o pouco que pagarás a mais ao arquitecto em fase de projecto são trocos comparados com o que custarão erros ou problemas detectados em fase de construção...
Boa sorte...
Estou prestes a iniciar a construção da minha casa. O arquitecto saiu caro mas é um excelente arquitecto. É perfeccionista, não deixa escapar um detalhe e ainda ninguém, desde o pessoal na Câmara até às empresas onde ando a pedir orçamentos, conseguiu falar uma coisinha que fosse de mal do projecto. Por isso eu recomendo a escolha de um bom arquitecto e da realização de um caderno de encargos por parte do arquitecto, no sentido de evitar derrapagens. É um investimento que vale a pena!! O arquitecto certo pode ser uma ajuda preciosa para conseguirmos levar a bom porto os nossos sonhos.
Membro desde: 25.01.2010