Construção Casa - aventura | A Nossa Vida

Construção Casa - aventura

Retrato de Suesse
07.07.2014 | 15:23
Suesse:
Membro desde: 25.11.2013

Olá :)!

Desde sempre falamos em construir o nosso cantinho, mas há sempre diversos factores que vão atrasando o nosso sonho.. ou é a constante insegurança/instabilidade/créditos habitação absurdos.. enfim!

para já vamos vendo terrenos, mas gostaríamos de uma casa térrea (linhas modernas), com 3 quartos, um escritório, um jardim.. nada de muito extravagante, até porque nem queremos ser escravos da casa do ponto de vista financeiro nem do ponto de vista das limpezas :P.

alguém que se tenha aventurado e que queira partilhar a experiência? Custos? As famosas derrapagens (no orçamento e no prazo..)? Dores de cabeça :P?

Compensa construir?!

Kiss


Retrato de Inexitah
Seg, 07/07/2014 - 23:13
Inexitah:
Membro desde: 02.05.2012

ter espaço, principalmente a teu gosto, é o melhor que pode haver! abrires as portas e ires ao jardim, em vez de abrires as janelas e apanahres com os vizinhos a fumar etc:P

quanto aos creditos.. ha muitos mal parados.
o meu pai comprou um terreno quando casou agr esta avaler cercade 100mileur) e apenas agora vai construir, com a poupança habitaçao que fez.
é uma t4 de 3 andares, moderna. vai ficar por 150 a 200mil!

nós aqui temos terreno, que a minha avo me deu, mas tambem ainda nao demos esse passo.. temos muito medo do que aí vem!

Retrato de lover93
Ter, 08/07/2014 - 10:50
lover93:
Membro desde: 13.03.2012

Olá Smile

Os meus pais têm terrenos herdados e aproveitaram uma casa velha para reconstruir e fazerem casa à maneira deles.
A reconstrução foi 100%, demoliram o que estava e aproveitaram a pedra para fazer a nova.
Olha segundo o que dizem, fica a teu gosto mas não compensa em termos monetários. Uma coisa é certa, em vez de comprares feita e não saberes como foi feita, ao fazeres tu sabes a qualidade que a casa tem.

Retrato de Isacorreia
Ter, 08/07/2014 - 11:17
Isacorreia:
Membro desde: 09.05.2013

vou simplesmente dar a minha opinião baseada na minha experiência, antes de casarmos eu e o meu marido também pensamos em construir, não temos a sorte de ter terrenos como herdagem, e então logo aqui se encontra o maior dos entraves, por o dinheiro que se gasta na compra do terreno já dava para uma boa parte da construção, e é aqui que se começa a desmoralizar e a tirar daí a ideia, só no terreno iam as nossas poupanças, a construção teria de ser 100% financiada e iriamos ficar asficiados para o resto da vida com um crédito, conclusão o sonho iria-se tornar o maior dos nossos pesadelos provavelmente... a ideia de contruir casa ficou de fora dos nossos planos e partimos para outra opção, que foi comprar casa usada, dentro das nossas possibilidades e ir restaurando ao nosso gosto e conforme as nossas posses, e o desejo concretizou-se 2 anos após termos casado e 3 após termos começado a aventura de procura de casa, sim porque casas á venda há muitas mas tem de haver aquele clik mas em todos os sentidos... estamos super satisfeitos, desafogados, livres de créditos e amamos a casa, a nossa casa...

concluindo o raciocínio, não sei as tuas posses financeiras, mas comprar terreno para depois construir, é a mesma coisa que se comprar um corda para se enforcar

Retrato de Suesse
Ter, 08/07/2014 - 15:24
Suesse:
Membro desde: 25.11.2013

150 ou 200mil é mt, mt! O tecto seria o limite inferior mas já com terreno incluído :P.
Pois Isacorreia.. Também não temos terrenos para herdar, porque se assim fosse, já teríamos começado há muito a aventura da construção.
Neste momento, teríamos fundos para o terreno e para 50% da construção +-.. mas é a tal coisa, não queremos gastar as poupanças e ficar a zero.. é que se a vida corre mal, não vamos comer tijolos, como é óbvio.. Grin Por outro lado, vê-se cada preço por aí de casas que pensas "isto há de ser possível fazer mais barato".

além disso, há outros planos paralelos: aproveitar um bocadinho a vida, contribuir para a taxa da natalidade ;), etc..

Também já ponderamos ver algumas para restaurar, mas de facto ainda não encontramos nada de jeito.. se calhar somos muito exigentes!

antigamente, ainda se podia "ir construindo", agora as câmaras são muito exigentes e só depois de estar tudo conforme projecto é que passam a licença..

que raio de dilema! para nós, fazer casa é de novos, depois já não vale a pena..

Retrato de Inexitah
Qua, 15/04/2015 - 15:47
Inexitah:
Membro desde: 02.05.2012

os acabamentos é que encarecem a coisa.
no caso dele (atenção k ele tem anexo e pscina), o empreiteiro dá p esolher tijoleiras ou etc a 6eur metro. se escolher + caro, paga a diferença. nas loiças d wc e etc é igual. ha um valor estipulado, se for superior, paga se a diferença.
depois tens o tipo de caixilharia (esta nao está incluida no orçamento do empreiteiro), vidro duplo com caixa de ar, ou simples.
pods escolher consoante o + barato, mas as vezes lá está, poupas na construção, ams podes gastar em electricidade ou outros ehehe
por 100mil, axo k ja consegues uma boa coisa:)

Retrato de Suesse
Qui, 16/04/2015 - 10:01
Suesse:
Membro desde: 25.11.2013

Sim Inexitah, dizem que os acabamentos representam 2/3 do orçamento... Mas claro que há acabamentos para todos os gostos e carteiras ;).
No entretanto, temos um lote em vista e em princípio vamos mesmo avançar com a compra. Até agora fomos enchendo a barriga do "porquinho" Wink e felizmente os créditos a habitação estão muito mais acessíveis para o comum dos mortais. já se arranjam spreads de 1,5% e até ao verão dizem que descerão até 1%, logo, as prestações serão comportáveis.

Retrato de Inexitah
Sáb, 18/04/2015 - 12:49
Inexitah:
Membro desde: 02.05.2012

Isso são boas noticias! Então, desejo tudo a correr bem daqui para a frente! Smile