Bom Dia,
Candidatei-me recentemente e pela primeira vez a um procedimento concursal para a CM Porto para a categoria de Técnico Superior e encontro-me neste momento a preparar-me para a Prova de Conhecimentos.
Nesse sentido gostaria de ouvir as opiniões de outras pessoas que já tenham estado numa situação semelhante sobre o que esperar de uma prova de conhecimentos e que tipo de perguntas podem sair.
Grato pela atenção,
Cumprimentos.
Também fiz uma prova de conhecimentos recentemente para Técnico Superior na minha área de formação.
No edital do concurso estão anunciados todos os Decretos-Lei, documentos, relatórios, etc., que deves estudar.
Na minha prova de conhecimentos deixaram-me consultar toda a legislação. Mas apesar de tudo é preciso saber onde procurar, o que procurar, porque muitas das vezes são legislações complexas como por exemplo o Código do Procedimento Administrativo.
Eram 17 perguntas, 14 de escolha múltipla e 3 de desenvolvimento.
Ainda estou à espera do resultado.
Boa tarde,
Também me candidatei, pela 1ªvez a um concurso público e curiosamente a um da CM Porto. Contudo, ainda não recebi convocatória para PC, além de ter sido seleccionada para tal.
Contudo, também gostava de saber o que me espera numa prova desse género. Já confirmei a bibliografia no decreto do concurso ao qual concorri, para saber o que estudar, basicamente no meu caso são só leis e decretos, penso eu que me puderam acompanhar no dia da prova
Caso realizes a prova antes de mim, conta como foi
Obrigada
Cris49
No meu caso também tenho que estudar muitas leis e decretos mas acho que não os podemos levar no dia da prova. No aviso de abertura do concurso no Diário da República diz lá que a prova é sem consulta.
Também estou seleccionado para a Prova de Conhecimentos apesar de ainda não saber a data.
Sim se eu for primeiro eu conto aqui a minha experiência.
Se fores tu primeiro não te esqueças de dar umas dicas.
Já agora para que concurso é que concorreste?
Cumprimentos
Nunof23
A sério?? Eu de fato também vi no decreto do concurso que a prova era sem consulta, mas sempre pensei que não poderíamos levar os relatórios e tal. Porque não faz muito sentido "decorar" artigos...eu na universidade tive disciplinas de direito e podíamos levar os códigos para os exames.Fiquei ainda mais assustada! Acho que vou começar já a rever tudo!!
Ok, fica combinado se realizar a prova primeiro venho cá dar o feedback, caso não estejas a concorrer ao mesmo que eu
Concorri ao concurso para Técnico Superior em Intervenção Social e tu?
Eu estou a concorrer para Técnico Superior em Turismo
Pois no decreto do concurso vem lá que é sem consulta e eu como nunca concorri a nenhum concurso presumo que não possamos levar nenhuma legislação apesar de na faculdade eu também ter tido cadeiras de Direito e podia levar a legislação
Também ainda não sei como é que vou estudar mas lá hei-de encontrar uma solução.
Cumprimentos e Boa Sorte
Olá,
Em anexo, exemplo de 1 prova, é apenas um exemplo. As provas podem ter várias questões do funcionamento da AP, sem relação com a área a que se estão a candidatar. Algumas provas são com consulta, outras são sem consulta, essa informação consta sempre no aviso de abertura.
Já participei nesse tipo de concursos e fiquei colocada. Fiz a prova, tive avaliação psicológica e entrevista.
Para a prova, estudem muito toda a legislação e temas, se é com consulta aconselho a organizarem a legislação e colocarem aqueles separadores (que se colocam nos códigos) por assuntos porque, com os nervos, podem perder muito tempo a localizar os artigos mesmo conhecendo bem a legislação. Os índices também são muito práticos.
Os concursos públicos têm muito que se lhe diga: há aqueles em que realmente é para recrutarem pessoas sem ligação à AP, aqueles em que já se sabe quem vai ficar (podem ser pessoas que estavam por tempo determinado e é para passarem a indeterminado) e uma variedade de situações. Mas nós, os candidatos, não temos como saber isso até vermos o "ambiente", por isso vale a pena dedicação máxima. Boa sorte.
Olá nunof23
Estou no mesmo barco.
Candidatei-me a 2 vagas, ambas para Técnico Superior na CMPorto.
Já fui fazer prova de conhecimentos p uma das vagas e sei que não fui selecionada. Tinha de ter no mínimo 9.50, tive 8...
A quantidade de legislação assusta, e como não podes consultar é mais difícil. O meu conselho é leres com atenção, tirar apontamentos e rezar.
A duração da prova é de 1h30, chega perfeitamente.
A prova era de escolha múltipla e tinha tb V/F. É estilo americano, ou seja, sempre a descontar...
Depois conta como correu boa sorte!
Cris 49 e acso
Realizei a minha prova de conhecimentos no passado dia 4 de Junho e correu-me bem e estou confiante que dará para passar.
a prova era totalmente de escolha múltipla e sem consulta(40 perguntas).
10 perguntas sobre a legislação geral (aqui é quase impossível saber o que vai sair mas aconselho a estudar a lei geral do trabalho em funções públicas (sem descurar as outras é claro mas esta penso que seja a mais importante) e a ler as perguntas com atenção)
30 perguntas sobre a legislação especifica (Cris 49 aconselho a estudar muito bem a parte da legislação especifica)
Cada resposta certa valia 0,5 valores e cada resposta errada descontava 0,25 valores.
A duração da prova foi de 1h30 o que no meu caso chegou e sobrou.
No dia da prova os candidatos devem fazer se acompanhar de esferográfica e de cartão de cidadão.
Pronto e é tudo o que posso dizer sobre a prova.
Obrigado pelos conselhos a todos e a todas e boa sorte (Cris49)
nunof23
Por acaso já tinha visto o exemplar da Dilema e parece ter algo em comum (perguntas sobre a legislação de trabalho em funções públicas). Eu começo a ficar com medo, nunca mais dizerem nada! Além de compreender que se candidataram mais de 1000 pessoas, mas mesmo assim, devem estar a preparar uma pérola que nem vai ser bom
Obrigada pelos conselhos sobre a prova, vou ter atenção no estudo dessas legislações
Já saiu o resultado da prova de conhecimentos. Infelizmente reprovei com a nota de 7,75 . Agora gostaria de saber se posso pedir para consultar a prova ou até a sua reavaliação através do direito de participação dos interessados.
Cumprimentos
Boa tarde a todos, queria pedir ajuda a quem pertence à função pública ou a quem souber responder à minha questão.
O assunto é o seguinte, candidatei me a um concurso público para assistente operacional numa escola, já passei 2 fases, a próxima será a de avaliação psicológica, a minha dúvida é... Será fazer testes? Ou será apenas responder a questões de algum responsável ou mesmo psicológo? Que tipo de questões são?
Queria ter uma noção de o que é, para ir minimamente preparada.
A quem poder ajudar, o meu muito obrigada.
Membro desde: 11.05.2016