Compra Casa Solteiro - sim ou não?!! | A Nossa Vida

Compra Casa Solteiro - sim ou não?!!

Retrato de bernardette
26.03.2009 | 09:00
bernardette:
Membro desde: 26.12.2008

Olá meninas.

Neste momento estou a aguardar a realização da escritura da minha casinha que comprei com o meu namorado. Contudo, visto ele ser divorciado e ter um filho menor, surgiram-me algumas questões.
- Em caso de morte de um de nós, de quem será a casa? Por exemplo, se ele morrer terei de partilhar a casa com o filho menor, mesmo a casa ainda estar a ser paga?
- Como me poderei salvaguardar desta situação, para não ser despejada da minha própria casa?
- Depois de casados, passamos a ser herdeiros um do outro relativamente a este bem?

Estou muito apreensiva com todas estas questões, já que só nos pretendemos casar daqui a 1 ano.

Por favor ajudem-me, obrigado


Retrato de bernardette
Qui, 26/03/2009 - 10:15
bernardette:
Membro desde: 26.12.2008

Obrigada pela tua opinião.

Depois do casamento estarei concerteza mais descansada, mas até lá o receio mantem-se.

Retrato de smst
Qui, 26/03/2009 - 10:17
smst:
Membro desde: 21.11.2007

olá,

eu ñ sou advogada e vou t responder como uma autentica leiga, mas é apenas a minha opiniao
se comprares a casa antes d casar
a casa vai ficar 50% tua e 50% dele - isto claro s comprarem a meias
se comprares com emprestimo bancario, vais fazer seguro d vida
se alguem morrer, o seguro vai pagar a casa
dp a pergunta é esta: os herdeiros?

se casares em comunhao total ou d adquiridos, tens direito á casa 50% + um quarto e o filho dele ao restante

se casares em separaçao d bens, apenas tens direito aos teus 50% e o filho a tudo o q é do pai

se ele ñ tivesse filhos, seria entregue aos legitimos herdeiros q sao os pais por exemplo!

para salvaguardar isso, sempre podem fazer um testamento em que entregam a casa ( ou se kiserem outros bens ) ao outro, caso algum d vos falecerem!

opiniao de leiga........ñ sei s ta correcta, mas acho q é assim!

o melhor mesmo, era te aconselhares com um advogado, assim ficarias mais descansada!

Retrato de Maria Luisa Coelho
Qui, 26/03/2009 - 10:34
Maria Luisa Coelho:
Membro desde: 09.07.2008

Não sou tambem advogada nem uma "expier" nesses assuntos. para te dizer a verdade, nem sei como é que funciona.

Mas vou-te contar uma história de uma amiga minha.

Ela o ano passado fez a sua casa e foi viver para lá com o namorado. Fizeram tudo juntinhos mas ainda não se casaram. o problema é que ele tambem já é pai de um menino de oito anos.

Segundo aquilo que ela me contou, se um dia acontecesse alguma coisa ao namorado o filho dele teria direito a 50% das coisas de ambos. Ela ficou revoltada, pois o filho nem era dela e para mais o terreno era de um avó dela e o pai lhe tinha oferecido.

Então ela me disse que assim que a casa tivesse pronta ia pedir ao namorado que passase tudo para o nome dela, ou seja, que ele neste papel dissesse que não queria a parte dele e que desse tudo a ela de forma em que ela salvaguardasse tudo o que era seu. Ou seja, se um dia o namorado morresse, o filho nao tinha direito a nada porque tava tudo no nome dela.

Agora não me pergutes se isto é possivel ou que papel é este, pois eu não sei. Foi apenas o que ela me disse. Deve ser um testamento, só pode!!

Jokas grandes:

Luisa Coelho

Luisa Borges

Retrato de RaquelAmaral
Qui, 26/03/2009 - 10:45
RaquelAmaral:
Membro desde: 18.01.2009

Quando casares passas a ser herdeira do teu marido, mas nunca serás unica herdeira porque ele tem um filho, nem fazendo um testamento.
Em Portugal, não se pode deserdar os herdeiros directos (o filho neste caso), a unica coisa que podes fazer, neste caso o teu namorado, é um testamneto em que te dê a ti uma maior percentagem dos bens a ti, mas 25%dos bens serão sempre para os herdeiros directos, ou seja, caso acontecesse alguma coisa antes de voces casarem, tu tinhas direito aos teus 50% da casa e o filho dele aos outros 50% (se ele não tivesse um filho esses 50/ seriam para os teus sogros), se acontecesse alguma coisa e vocês já tivessem casado, os teus 50% continuam a ser teus, e os outros 50 seriam a dividir por ti e pelo filho dele, que caso ele seja menor, teria de ser nomeado um tutor que gerisse os bens dele até ele ter 18 anos.
Claro que nada disto se aplica se tivesses tudo em teu nome.

Espero ter ajudado!

beijinhos

*Raquel & Ricardo*
18.07.2009

Retrato de bernardette
Qui, 26/03/2009 - 12:32
bernardette:
Membro desde: 26.12.2008

Obrigado pelo seu contributo, a ideia do meu post não foi de maneira alguma encontrar uma via para deserdar alguém, mas sim salvaguardar a minha parte dos bens adquiridos em conjunto e aliás a ser pago até daqui a muitos anos, até à data do casamento.

É de notar que em caso de morte do meu namorado, e até à data do casamento (já marcada aliás) serei "obrigada" a vender a minha casa para poder doar a % de herança aos herdeiros do meu futuro conjuge.

De certo, e não desejo esta situação a ninguém, nunca esteve numa situação assim, em muitas pessoas estão envolvidas e interesses, ou acha que, e visto o filho ser menor, quem ficará verdadeiramente com o usufruto da % casa, não será a mãe do menor, ex-mulher do meu namorado?

De resto, este fórum é livre a todas as opiniões e que deve ser visto como tal, tanto se concordamos com elas ou não....

Obrigado.

Retrato de Isa85
Qui, 26/03/2009 - 14:46
Isa85:
Membro desde: 16.01.2008

ola
se quiseres, ve este topico... fui eu que criei e talvez esclareca algumas das tuas duvidas: http://onossocasamento.pt/forum/testamento-comunhao-adquiridos-casa

alem disso, cito uma advogada que respondeu no topico e que abrange a tua situação:
1- Se um cônjuge falece deixando cônjuge sobrevivo e filhos: a herança é dividida em quotas iguais, sendo certo que a parte do cônjuge nunca pode ser inferior a 1/4. Vários cenários:
- Cônjuge e 1 filho: partes iguais
- Cônjuge e 2 filhos: caberá um terço a cada;
- Cônjuge e 3 filhos: 1/4 a cada;
- Cônjuge e 4 filhos ou mais: 1/4 cabe ao cônjuge; os restantes 3/4 serão divididos em partes iguais pelos filhos.

2- No caso de falecer sem deixar filhos, e ter ainda os pais vivos, a herança é dividida da seguinte forma:
- 2/3 da herança para o cônjuge;
- 1/3 para os pais.

posso desde já informar-te que, o teu noivo pode colocar-te como beneficiar dos seguros (vida, ppr, etc) e tu a ele

sendo a criança menor a mãe da criança é tutora legal (nesse caso deve poder gerir os bens) mas mesmo que nao seja menor, o que poderá acontecer é o seguinte: aquando do falecimento é feita uma nova escritura que fica no nome dos herdeiros... se quiseres que seja apenas tua, tens de pagar a parte correspondente tal como se a mae da criança ou se na altura essa criança ja for adulta e quiser a casa, tem de te pagar a ti

alem disso, ao que parece atraves de 1 notario podes elaborar um documento que te permita ter usufruto vitalicio da casa, no podendo esta ser vendida sem a tua permisssão

Retrato de RaquelAmaral
Qui, 26/03/2009 - 20:21
RaquelAmaral:
Membro desde: 18.01.2009

Sabes que eu já li muitos tópicos em que tu participas e confesso que na grande maioria das vezes e, do meu ponto de vista é claro, tens razão, mas pelo que eu percebi deste tópico foi que a Bernardette simplesmente se queria informar acerca do assunto, sem que isso signifique que está a pensar deserdar o menor, até porque se ela o quisesse fazer o melhor teria sido nao comprar uma casa com o companheiro,para assim nem se levantavam questões.

Eu, pessoalmente, quando vejo tópicos deste genero, se sei responder respondo, sem estar a pensar se existem outras razões por trás dessas duvidas, portanto acho que não há necessidade de te insurgires dessa maneira (embora tenhas razao quando dizes que a maioria das pessoas não sabem o que é assumir um compromisso á seria), ás vezes há que dar um desconto e não levar sempre as coisas pela negativa.

Cumprimentos

Retrato de carapim
Qui, 26/03/2009 - 23:39
carapim:
Membro desde: 16.08.2007

RaquelAmaral wrote: Sabes que eu já li muitos tópicos em que tu participas e confesso que na grande maioria das vezes e, do meu ponto de vista é claro, tens razão, mas pelo que eu percebi deste tópico foi que a Bernardette simplesmente se queria informar acerca do assunto, sem que isso signifique que está a pensar deserdar o menor, até porque se ela o quisesse fazer o melhor teria sido nao comprar uma casa com o companheiro,para assim nem se levantavam questões.

Eu, pessoalmente, quando vejo tópicos deste genero, se sei responder respondo, sem estar a pensar se existem outras razões por trás dessas duvidas, portanto acho que não há necessidade de te insurgires dessa maneira (embora tenhas razao quando dizes que a maioria das pessoas não sabem o que é assumir um compromisso á seria), ás vezes há que dar um desconto e não levar sempre as coisas pela negativa.

Cumprimentos

desculpa, não que o ignoto precise de ser defendido, mas interpretaste mal o comentário dele. ele disse que não punha em causa as dúvidas (legítimas) da bernardette, mas sim as sugestões que lhe foram ´dadas por outras pessoas que implicam deserdar o filho. e aí, mais uma vez, concordo que é desprezível...

`**********
bernardette

quanto às dúvidas...bom, que saiba, se comprares a casa em teu nome e casares com separação de bens, a casa é sempre tua. a menos que sejam os dois a comprar a casa... aí é mais complicado. mas havendo amor tudo se resolve, e parece-me que a solução de a casa ficar para os filhos (dele e futuros teus) com usufruto até tu ou o teu namorado morrerem é a melhor.

beijinhos

Retrato de RaquelAmaral
Sex, 27/03/2009 - 01:48
RaquelAmaral:
Membro desde: 18.01.2009

Mea Culpa
De facto interpretei mal o comentário do Ignoto

Retrato de carapim
Sex, 27/03/2009 - 01:54
carapim:
Membro desde: 16.08.2007

RaquelAmaral wrote: Mea Culpa
De facto interpretei mal o comentário do Ignoto

não tem importância, às vezes acontece lermos as coisas na diagonal e interpretarmos mal. só reparei porque achei correcta a opinião dele, sobretudo quando há tantas opiniões infantis e mesquinhas... eu que sou filha de pais divorciados agradeço aos céus eles nunca se terem cruzado com gente assim...

Retrato de Patricia verissimo
Sex, 27/03/2009 - 03:16
Patricia verissimo:
Membro desde: 27.07.2007

Falta aqui um ponto...Bernardete quando casares o regime só puderá ser um:"bens adquiridos",porque já existe um filho de uma parte.
No entanto acho que deves relaxar e viver o momento com harmonia e felicidade(acho que é o mais importante )

Ignoto tiveste bem neste comentário...parabéns!!!
Na parte dos seguros de vida obrigatorios pelo banco...vejam bem,por vezes não correspondem ao que pensam...Há situações em que os beneficiários(em caso de morte)pensam que a casa fica totalmente paga e não será assim,pois só abrangerá 50% da divida,atenção a isso!

Retrato de smst
Sex, 27/03/2009 - 10:56
smst:
Membro desde: 21.11.2007

olá,

so ca venho dar uma opiniao qt ao seguros......ñ ha seguro nenhum ( k eu tenha conhecimento ) k qd se faz um emprestimo apenas pague 50% isto pq ao fazer o seguro fazes ao capital q pediste emprestado, cada uma da pessoa faz ao capital
se pediste 100.000 como casal, cada pessoa fica segura em 100.000 eur
ha seguros q vao baixando conforme os pagamentos e outros q ficam nos 100.000.
tem M+ITP k significa morte e invalidez total e permanente
e tens M+IAD k significa morte e invalidez absoluta e definitiva
normalmente os bancos solicitam M+ITP
aki sim é q têm k ter atençao pq sao seguros diferentes!
caso aconteça alguma coisa, o seguro paga o capital seguro ao banco, ou seja o capital em divida e o emprestimo acaba e poderás depois anular o seguro de vida q corresponde ao sobrevivente!
normalmente é assim q se faz, se ha seguradoras q fazem diferente......entao ta mt errado!

Retrato de Proencinha
Sex, 27/03/2009 - 13:05
Proencinha:
Membro desde: 18.02.2008

Vou-te contar o que sei, que se aplica à minha vida:

Tenho um filho de uma anterior relação.

O meu marido tem uma filha de uma anterior relação.

Antes de conhecer o meu marido, comprei uma casa, que está só em meu nome.

O meu herdeiro, é o meu filho apenas, visto que foi um bem adquirido antes do casamento, e quando existem filhos anteriores ao casamento e de outras relações, a lei portuguesa apenas permite o casamento com comunhão de adquiridos.

Eu tinha comprado a casa há um ano e pouco quando me juntei com o meu hoje marido.

Ele está a pagar a casa comigo há um ano e pouco, e muito mais pagará até que a venda. E nem sequer habitamos nessa casa porque mudámos de localidade.

O que mais desejo neste momento, é vender essa casa, para que o que compremos daqui para a frente, seja para todos, e não apenas para um.

Se eu amanhã morresse, o meu filho de 5 anos herdaria a casa. Por muito que ame o meu filho, também amo o meu marido que está a pagar a casa comigo sem se preocupar minimamente para quem vai ou quem não vai.

Assim, não seria justo que ele nada recebesse.

No teu caso, de facto a criança não é tua, mas, digo-te pela minha experiência que ao casarmos com quem já traz bagagem, temos de ter consciência que a bagagem também passa a ser nossa.

Por muito que não seja nossa, e se queremos ser verdadeiramente uma familia, é assim que a devemos encarar, para que todos tenham o seu lugar e ninguém seja posto de parte.

A primeira coisa que disse ao meu marido, foi que alguém para estar comigo teria de amar o meu filho tanto ou mais do que me ama a mim. Que estranhos que se toleram debaixo do meu tecto, não funcionaria.

Com a filha dele, e ainda que passemos menos tempo com ela do que com o meu filho, faço exactamente da mesma forma. Tem o lugar dela no meu coração. Quando o conheci já sabia da existência dela, e aceitei essa bagagem.

O que desejo para os meus ( ele e ela ) é que sejam sempre tão amigos e irmãos como se sentem hoje.

Se amanhã algo me acontecer, ficaria feliz em saber, que também para ela, foi algo meu, que eventualmente, e mesmo que ela até nem precise, ela saberia que de forma alguma ficou de fora, como ficariam tanto ela como o pai, porque a casa que tenho foi comprada ainda eu não conehcia o pai dela. E o pai dela paga-a comigo.

Quanto à mãe dela, seria a administradora dos bens, sim senhora, um dia que eu e o pai dela tivessemos algo nosso, e algo lhe acontecesse. parte seria meu e do meu filho e parte seria da menina, administrada pela mãe. Eventualemente, poderia ter de vender, poderia ter de procurar algo para mim e para o meu filho, mas o justo seria entregue a quem de direito. Nunca me sentiria bem de outra forma.

A solução para mim, passa por aceitar, que quando nos envolvemos com alguém que traz bagagem, ou decidimos aceitar e viver felizes com as implicações que isso traz, ou nunca seremos felizes...

Acredita quando te digo que os teus problemas ainda nem começaram no que diz respeito a essa questão, e tens sobretudo que estar preparada para aceitá-los com serenidade, sem sentimentos negativos dentro de ti que acabam por se projectar da mãe da criança para esta e desta para o pai...

Desculpa se me excedo,e não quero ofender ninguém, mas neste ponto tenho experiência, quer boa, quer má...

Um beijinho e espero sinceramente que corra tudo bem...

Retrato de bernardette
Sex, 27/03/2009 - 16:25
bernardette:
Membro desde: 26.12.2008

Obrigado mais uma vez pelas vossas opiniões e partilha de experiências.

Estou feliz como estou, apesar de todos os problemas que já tive e que sei, continuarei a ter.

A ideia não é tirar nada a ninguém, muito menos a uma criança que sinto como fazendo parte da minha vida e que tenho muita pena não seja meu filho. Mesmo assim, trato-o com tanto amor, como se fosse meu proprio.

Apenas procurei ser elucidada das situações a que posso estar sujeita, para mais tarde poder saber lidar com elas.

Obrigado mais uma vez....

Retrato de Proencinha
Sex, 27/03/2009 - 17:15
Proencinha:
Membro desde: 18.02.2008

Pessoalmente, sou uma pessoa muito pouco materialista. Facilmente deixo tudo o que possuo e construi materialmente para trás. E acredita que falo por expriência, e muita gravada em mim a ferro e fogo, por assim dizer.

Para mim, essa é mesmo a menor das preocupações. Dou-te um conselho que não pediste, porque estou um bocadinho à tua frente no que a assuntos de crianças que sentimos como nossas, mas que á vista do mundo não. Infelizmente, muitas vezes a sociedade dá mais valor ao reprodutor que ao protector... Por vezes, temos a sorte de ambos serem o mesmo, muitas vezes não.

Prepara o teu coraçãozinho para a possibilidade de muitos problemas que daí podem vir. São poucas as vezes que eles não existem.

Aprende sobretudo a separar a criança da mãe, no teu caso, e a vê-la apenas como sendo parte dele, e como parte dele, algo que também amas.

Muitas vezes te hás-de revoltar com situações, que pelas tuas limitações te irão fugir ao controle e apenas podes dar uma opinião que terá um valor relativo, mas apenas te sobra muitas vezes poder assistir e nada fazer...

Acima de tudo, não deixes que interfira na tua relação, no teu casamento. Ama essa criança como puderes, deixa-a que também te ame, deixa que os 3 e os que virão sejam uma verdadeira familia, no tempo que partilham. Um dia, verás que pelo menos um sorriso está guardado para ti...

Quanto à situação concreta, nada podes fazer, por isso aceita-a, e nada mais.

Sabes, eu acredito que 4 paredes e um tecto não trazem felicidade, que casas compram-se e vendem-se, mas pessoas não.
E essas é que são importantes. Essas é que nos trazem felicidade.

Espero que não fiques ofendida, e desejo-te toda a força e felicidade do Mundo...

Acredita que se há alguém que sabe do que falas, esse alguém sou eu...

Um beijinho,

Retrato de Maria Luisa Coelho
Sáb, 28/03/2009 - 23:28
Maria Luisa Coelho:
Membro desde: 09.07.2008

Venho defender-me: eheheheh

Eu não qui de maneira nenhuma incentivar a bernadette de deserdar o filho do namorado. Eu apenas contei uma história que se passou com uma colega minha do trabalho.

Agora se me perguntarem se acho bem ou mal eu respondo que acho mal. E foi o que disse à minha colega. Se há partida o namorado também vai contribuir para as despesas da casa, o filho vai para lá viver e ele também a vai pagar, ele também tem direito à sua parte.

E sabem o que ela me respondeu? " Aquele terreno é do meu pai, e foi a unica coisa que lhe restou do pai (avô dela), por isso o terreno é da minha familia. E se ele(namorado) não quiser passar para o meu nome eu nem faço a casa".

Sinceramente eu fiquei com a resposta dela, mas ela ainda me acrescentou: " Se Deus viesse agora aqui e me dissesse para escolher quem matar, os meus pais ou o meu namorado, eu respondia que matasse o meu namorado" Pah, fiquei pasma!!!!

Pronto, era só para me justificar!!!

Jokas Grandes:

Luisa Coelho

Luisa Borges

Retrato de BioVera
Sex, 10/04/2009 - 18:05
BioVera:
Membro desde: 27.12.2007

bem fico pasma a ler, como pode haver pessoas tão medíocres, como a tua colega...
Valores humanos, não existem no dicionário dela.

bjs

Post