Como viver a vida sem ter medo de viver? | A Nossa Vida

Como viver a vida sem ter medo de viver?

Retrato de Paulo Sousa1
12.12.2019 | 12:16
Paulo Sousa1:
Membro desde: 12.12.2019

Sou um jovem na qual sempre vivi muito com o medo da incerteza, da insegurança, do que poderá vir no futuro, etc... Agarrado a um pessimismo muito grande, na qual hoje sei muito bem que todos meus problemas foram causados pelo pessimismo constante (quase cronico) , na qual não fez nada senão fazer-me sofrer.

Estou em processo de pensar positivo mas sinto que não é assim tão fácil.

Eu sinto medo de viver!
Pelo simples facto de que não tenho a certeza de nada: incerteza se vou continuar a ter o trabalho que tenho. incerteza das minhas escolhas, incerteza se terei um futuro melhor / pior.

Basicamente sempre desejei ter uma vida Estável, na qual eu pudesse viver livremente sem medo do que poderá acontecer... Mas hoje em dia, a vida acaba sendo uma constante incerteza a todos os campos da vida.

Nunca sabemos o amanhã e acabo por sentir-me angustiado com medo do que poderá acontecer.
Isto vai contra ao: Viver o presente, viver aqui e no agora.

Mas como podemos viver bem no aqui e no agora, sem preocupar-me com o que pode acontecer?

Eu trabalho em regime freelancer (sem contracto), na qual posso ser dispensado a qualquer momento no local de trabalho.
Mudei-me exactamente ontem para um Quarto, a pagar 400€, sabendo eu que tenho dificuldades financeiras e muitas despesas, na qual não tenho nenhum dinheiro guardado.

O meu medo é exactamente gerado por causa disso: Não ter nenhuma poupança, se for despedido não terei dinheiro para pagar o Quarto, logo, vou viver para onde? Eu vivo sozinho e não tenho apoio de família (Vivi em família disfuncional, na qual fiz tudo para fugir dela tendo a minha independência) .

Ontem estava no Quarto e de repente deu-me essa angustia e até fui deitar-me mais cedo.

É como se eu sentisse que minha vida está tipo segura por um fio, que facilmente pode romper e não saberei o que fazer. E essa incerteza é que me causa este mal estar constante.

Queria perceber como as pessoas (daqui do forum) lidam com a incerteza da vida, sem ter medo.
Que métodos poderia eu fazer para sentir-me mais seguro em relação à vida?

As pessoas hoje em dia, para viverem minimamente bem, tem um companheiro na qual dividem as despesas de casa. Mesmo que algum seja despedido, existe sempre o outro que pode ajudar dentro do possível. Quase que para viver em portugal (Lisboa) é preciso ter quase que obrigatoriamente um parceiro. Já eu não tenho, pode-se dizer que sou mais apologista de viver sozinho... Mas como já se sabe, as rendas das casas estão demasiado caras para uma pessoa sozinha pagar (Ou até mesmo impossível).

Depois, também tenho poucos amigos / conhecidos, para que possa arrendar casa a partilhar.

Depois pior ainda: Como juntar dinheiro para um futuro melhor, se mal consigo chegar ao final do mês com dinheiro? Estamos nem a meio do mês de Dezembro e já só tenho 60 euros.

Basicamente é como se eu tivesse dificuldades em saber viver, em saber lidar com a vida, em saber o que é suposto fazer para conseguir ter uma vida melhor...

Quando penso no meu sonho, é sempre este: Ganhar o euromilhões, comprar uma casa e viver finalmente em segurança - Como se a única hipótese de ser feliz, fosse ganhar o euromilhões.

Porque sem duvida, o dinheiro iria dar-me a real segurança neste mundo tão incerto.

Mas como as probabilidades de ganhar lotaria são, como todos sabem, mínimas, não posso estar preso a um sonho que nunca poderá chegar... E a pergunta que faço é: O que é suposto eu fazer para viver bem, mesmo no meio de tantas incertezas, do medo de viver?

Obrigada


Retrato de MOPA
Qui, 12/12/2019 - 15:48
MOPA:
Membro desde: 23.06.2015

Olá Paulo!
Nesta vida só há uma certeza, a da morte. De resto não tens a certeza de nada.
Como é que se vive com a incerteza? bem, não pensando muito no "e se", "e se eu ficar desempregado", "e se eu ficar doente". Pensa nas coisas boas que tens na vida. Tens um trabalho. Tens um quarto. Vive o presente. Não vale a pena planear muito o futuro. Sabes lá se o futuro chega. O que tens garantido é "hoje".
Os imprevistos fazem parte da vida e tens que aprender a viver com isso. Eu já tive muito imprevistos na vida e tive que ter "ginástica de cintura" para dar a volta por cima. É tudo uma questão de atitude. Cada imprevisto deve ser visto como um desafio a ser superado e não como uma forma de nos deitar abaixo.
O pessimismo não te ajuda em nada, aliás até te prejudica. De que te serve ser pessimista? De que te serve pensar sempre num cenário negro? não é bem melhor pensar num cenário positivo? Lei da atratividade: pensa positivo e atrais coisas positivas. Pensas negativo e atrais as coisas negativas...
O dinheiro dá outra segurança material, mas não é o dinheiro que te vai fazer feliz. Se por si só o dinheiro desse a felicidade total, então os milionários não se suicidavam. A felicidade vem dentro de ti.
Se é o dinheiro que te dá a sensação de segurança, e se o trabalho atual não chega para as despesas, tenta arranjar um part-time. Esse dinheiro "extra" poderá servir para teres um mealheiro e em caso de necessidade tens onde recorrer. Ficas com a certeza de teres um recurso e isso irá fazer-te sentir melhor.
Quanto ao resto das situações, não percas tempo com cenários que não aconteceram. Quando as situações aparecerem logo lidas com elas da melhor forma possível.
Tudo a correr bem!