Como me candidatar ao emprego? | A Nossa Vida

Como me candidatar ao emprego?

Retrato de ABACKBONENEEDED
05.06.2017 | 19:33
ABACKBONENEEDED:
Membro desde: 05.06.2017

Olá!

Estou a postar porque já não sei o que fazer. Eu terminei a licenciatura no ano passado e tive de sair do país por motivos pessoais. Não trabalhei durante esse tempo, e não consigo encontrar trabalho na minha área. Ando à procura de trabalho em supermercados, backoffice e lojas. Mas ninguém me chama para entrevistas!

Eu já fiz o meu próprio layout de CV, depois mudei para europass. Já segui todas as dicas de como fazer o CV e carta de apresentação perfeitos. Se encontro uma vaga para supermercado X envio o CV, mas nunca me chamam, e por vezes não sei qual é o supermercado em concreto. Por exemplo, "Precisa-se de lojista para loja X no centro do Porto", vou ao google e deparo-me com 4 lojas X no centro do Porto. Envio e-mail com a minha candidatura, nada. Devo ir às 4 lojas? Em supermercados como Continente e Pingo Doce e assim, envio só online ou entrego no local?

Há uma semana num site de empregos vi um anúncio para loja de acessórios, no título dizia Porto, no corpo do anúncio dizia Lisboa, e no final dizia Braga Parque. Eu enviei e-mail com tracker, e o e-mail não foi aberto sequer.

Eu já não sei onde mais procurar e o mais importante, o que estou a fazer de errado.

Podem ajudar?


Retrato de ABACKBONENEEDED
Seg, 05/06/2017 - 20:46
ABACKBONENEEDED:
Membro desde: 05.06.2017

M.
Por acaso tenho uma tatuagem geometrica no antebraço, mas não vês isso no CV. Não tenho mais nada visível.

Retrato de sphiren
Qua, 07/06/2017 - 07:48
sphiren:
Membro desde: 04.09.2011

À quanto tempo procuras emprego? Em que país (também depende do país)?
Qual é a tua área de formação (já procuraste na tua área?)?
Falas a língua desse país de forma fluente?

Empregos em supermercados exigem que fales a língua de forma fluente, assim como outros empregos de atendimento ao cliente (cafés, restaurantes, etc). Logo, se acharem que não falas a língua não terás chance.
Em países como Portugal nunca te vão aceitar a trabalhar em alguns sítios se estiveres cheia de tatuagens (eu sei que não é o caso) mas em sítios como Berlin isso é o pão nosso de cada dia e vês pessoas carregadas de piercings, tatuagens e cabelos coloridos a trabalhar em bancos, supermercados, lojas etc Por isso, cada país/cidade com as suas manias.
Eu para encontrar emprego na minha área e fora de Portugal demorei bastante, desesperei e passei bastante stress até que encontrei finalmente. Por isso pergunto à quanto tempo estás a procurar. É normal que demore.
Empregos em supermercados, lojas e cafés é suposto ires pessoalmente. Empregos relacionados com tecnologias é que olham para os mails (regra geral). Principalmente lojas em shoppings, mails para te candidatares não funcionam por norma.
Europass, correto, é a melhor forma de te candidates.

Retrato de ABACKBONENEEDED
Qua, 07/06/2017 - 19:25
ABACKBONENEEDED:
Membro desde: 05.06.2017

Obrigada! Acho que tocaste em pontos que fizeram todo o sentido para mim. Estás na alemanha? Eu estive la 7 meses e não aprendi o raio da lingua. Agora estou em portugal mas a procurar fora da minha área. Nem a tatuagem que tenho é muito visível, se os meus braços estiverem relaxados ninguém a vê. Anyways, eu quero mesmo é arranjar trabalho para ganhar dinheiro e aprender alemao e depois procurar na minha area na alemanha. A minha area de formaçao é multimedia - motion graphics.
Se estiveres disponível para falar da experiência em Berlim or Alemanha em geral, por favor manda PM, adorava saber mais.

Retrato de sphiren
Qui, 08/06/2017 - 08:11
sphiren:
Membro desde: 04.09.2011

Sim estou na Alemanha e a trabalhar sem falar a língua porque na área das tecnologias aqui a língua que se usa dentro da empresa é o inglês visto que 90% dos profissionais da área não são da Alemanha (isto também vai depender da cidade).
Por isso não falares a língua não é desculpa para não arranjar emprego na Alemanha. Muitas das empresas até oferecem aulas de alemão aos funcionários.
Fora isso, tens inclusive os chamados cursos de integração em alemão onde aprendes não só a lingua mas também leis e outras matérias com importância para um cidadão na Alemanha.

Um aparte, sou de multimédia e multimédia não é motion graphics per se. Ou queres dizer que é nisso que te focas?

Já agora, que empregos procuraste na Alemanha e como? Aqui precisas de enviar normalmente o CV e a chamada cover letter (carta de motivação) que para muitas empresas vale muitíssimo mais que o CV, e claro, portfolio. Que tipo de empregos procuravas? Se não tens experiencia, aqui provavelmente só te aceitam para começar como estagiária ou o chamado "Trainee" (que é diferente!).
Quando te pediam a expectativa salarial, o que metias? Eles levam isso muito a sério. Se não tens experiencia nenhuma e procuras um emprego de intern, és logo descartada do baralho se meteres um montante idêntico ao de um não intern (por exemplo). Nem sequer te chamam para entrevista para discutir valores.

Post