Olá. Gostaria que partilhassem comigo como lavam os vossos cãozinhos e que produtos é que usam.
Ontem que lavei a minha Kikas... e foi o pesadelo.... parecia que a estavam a matar... coloquei-a na banheira com os bonequinhos preferidos dela e mal liguei o chuveiro foi ladradelas para um lado querer fugir para o outro... eu tava a ver que ela me ia morder... acabou por fazer as necessidades dentro da banheira com tanto medo que estava... depois o pior foi qd liguei o secador para secar o pelo... foi impossivel... ela tremia de tal forma que eu tava a ver que ia matar a minha menina... mas la ficou mais limpinha e a cheirar bem melhor....
Bem os cães não gostam nada de tomar banho, porque perdem o cheiro deles.
Basicamente uso um champô regular de cães, banheira com ele. Ok, ele detesta, mas uma vez fechado na casa de banho ele vai sozinho para a banheira. Lavo-o normalmente, com agua morna, apesar de ele tremer bastante (medo). Quando estiveres a esfregar com o champô, faz como se o estivesses a acariciar, mimando-o. Não uses muito champô porque depois é complicado para tirar. E não convém eles estarem muito tempo na agua ("a agua entranha-se-lhes").
E pronto, depois de escorrer alguma agua (como nos fazemos ao cabelo) ainda na banheira, digo para ele sair e seco-o com uma toalha.
Não des banhos mais do que 2 em 2 meses, apropriado seria de 6 em 6. E de 2 em 2 escovares com pó de talco.
Este é o meu cachorrinho de 40kg
... hexaderma (um shampôo específico para peles sensíveis)
Por norma, dou banho de 2 em 2 meses, excepto se achar que é preciso antecipar.
Cuidado com o secador porque eles queimam-se com facilidade. Coloquem sempre a mão entre o calor do secador e a pele deles. Demora mais tempo a secar mas, só assim conseguem ter noção do calor.
Corvax: tu usas pó de talco? Os vets avisaram para nunca usar pó de talco, porque além de criar camada que impede a transpiração, pode aumentar-lhes as alergias. ;(
Não, um vet recomendou para não andar a dar muitos banhos. Mete-se po de talco na zona lombar e depois escova-se.
Mas não uso, o meu chorrito passa bem sem isso. Alem de que ha alturas (primavera-verao) em que não lhe posso dar banho por causa do problema de pele que ele tem. Anda mesmo á base de pomadas.... no resto do ano é banhoca.
Mas os cães não transpiram, o sistema de regulação de temperatura deles é através da respiração e orelhas, tipo os repteis e coelhos.
Não há muito a acrescentar. Água morna, champô próprio para cães, muito carinho se o cão não gostar do banho e muito cuidado com o secador.
Achei piada ao comentário da outra menina " a água entranha-se-lhes". Entranha-se onde? Não estou a gozar, mas não percebi mesmo o que querias dizer.
Quanto ao pó de talco ou aqueles pós com cheiro, pessoalmente não sou adepta de andar a encher o bichano com isso, não percebo a utilidade e nem sei até que ponto é saudável para eles.
O meu canito não suporta o secador, por isso enxugo-o bem com a tolaha e, no Verão, deixo-o andar ao sol no terraço. No Inverno, ponho-o na sala ao pé de mim com o ventilador ligado. Ele nem quer ir para o sofá, senta-se mesmo em frente ao ventilador a dormir em pé.
É preciso especial atenção aos ouvidos, tenta que não entre água nas orelas e no fim seca-as muito bem para não ganhar otites.
Bjocas
Eu tenho de seduzir a minha bicha de 30 e tal quilos até à casa de banho. Se não conseguir fechá-la lá sem ela dar conta, resta-me levá-la a peso: a cadela percebe para o que vai e deita-se inerte a fazer birra!
Depois ligo a água morna. Patas da frente para dentro, patas de trás para dentro. E ali fica ela com um ar muito desconsolado. Se virar costas muito tempo, salta fora. Depois começo a molhá-la com o jacto com pouca pressão. Depois de molhada e o pêlo escorrido da água, ainda mais desconsolada parece.
Porque ela tem muitas alergias, lavo-a com betadine espuma (recomendação do veterinário). Normalmente faço 2 passagens (água / betadine / água / betadine/ água) mas procuro ser rápida para não a fazer sofrer desnecessariamente. Ainda assim esfrego com vigor mas sem arranhar ou ser violenta (ela gosta de coçadelas vigorosas normalmente, no banho não há-de ser assim tão mau).
Fecho a água, escorro o que posso do pêlo como com o nosso cabelo e fecho a cortina enquanto a tento manter lá dentro. Nessa altura começo a abaná-la e digo "Abana!" até ela abanar-se toda como os cães fazem. Infelizmente ela ainda não percebeu bem que o que pretendo é que se abane umas poucas de vezes antes de sair, portanto após uma ou duas abanadelas conseguidas a esforço ela lá salta da banheira. Tento cobri-la com uma toalha e começar a esfregar, mas aí sim ela começa a abanar-se uma série de vezes (água e pêlo pelo WC inteiro). Uso dois toalhões velhos para a enxugar o melhor que posso e finalmente deixo-a sair para a sala, onde se esfrega imenso na carpete e corre e rebola, parece tola (tenta tirar o cheiro estranho e readquirir o dela).
Lentamente vai ficando mais calma.
Procuro não a deixar sair nas horas seguintes pois está ainda bastante húmida; claro que tenho sempre o cuidado de a levar ao exterior antes do banho para algum xixi que já ali ande.
Não há hipótese, não aceita o secador. Aí é que ninguém tem mão nela.
Espero que este relato atribulado mas divertido ajude.
Boa Sorte!
Depende da raça do cão, mas no meu caso não convém dar muitos banhos.
Dou depois de vir da água do mar com ele e simplesmente meto-o na banheira e uso um champô próprio para cães da Menforsan (se não é este o nome, é muito parecido agora não me lembro bem).
Ele gosta desde que seja rápido, senão fica muito inquieto. Fica sempre com o pelo muito macio e cheiroso!
Ana
O meu pikenino de 35kg perdeu o medo do banho a pouco tempo
Ate a 2 meses atras tinha que fingir que o gato estava na casa de banho e chamar por ele tipo "bchibchibchi" e la vinha o Kinas doido para a casa de banho a pensar que tava a dar mimos ao gato!!!
Depois de encurralado la iam as 2 patas da frente a muito custo para a banheira e as detras igual
Um dia cheguei a casa depois do passeio dele e disse-lhe "Kinas, vem a casa de banho sff, salta la para dentro da banheira que vais tomar banho" e sem mais nem menos la foi ele todo feliz
Dou-lhe banho com agua morna e com champo da marca continente com cheiro a pessego (usava o da frisky, mas e igual).
Tambem tenho o sistema de fechar a protecção da banheira e dizer ABANATEEEEEEEEE, mas ele gosta mais de se abanar ca fora
Um peqeuno aparte.... O gato é o melhor amigo dele, adoram-se e o Kinas acha que é propriedade privada dele
Deixo uma foto do momento da saida do banho e outra com o melhro amigo
Pois, o meu nem com suborno... Na veterinária, no carro, no banho e em demais situações do género não entra nem franguinho! Só quando se sente seguro e longe de perigo é que aceita esses mimos.
Não sabia dessa particularidade da raça, o meu deita um pivete ao fim de um mês de tomar banho! O outro cão que tive nunca deitava cheiro, passasse o tempo que passasse, este é um mal-cheiroso de peimeira ordem!
Vá lá, o meu não chora.
Olá
Pois banhos aos canitos....
Acho que vão rir-se com a minha historia
Pois bem tenho um labrador e é SUPER maluco..........
Pego nele 40kg e meto-o na banheira, pois ele nao entra sozinho.
banho? tomo eu e ele... pois é ele adora água mas se me vir seca ele faz questão de me molhar, isto é pucha-me pela roupa e esfrega-se em mim, ou abana-se todo.... uma vez meteu-me mesmo dentro de agua
Produtos? compro no vet. frequencia de banho, quando vai á praia ou quando vejo que ele necessita...
mas todos os dias escovo-o, tem um perfume(meto de vez em quando) e lavo-lhe as patas...
bjs
Removido
Membro desde: 29.08.2010