Como fazer um Curriculum V ? | A Nossa Vida

Como fazer um Curriculum V ?

Retrato de Carolinaaa
07.10.2012 | 18:37
Carolinaaa:
Membro desde: 20.08.2011

Boa tarde a todas! Smile

Estou a preencher um curriculum para começar a entregar em lojas e tentar arranjar um trabalho. Mas tenho umas quantas dúvidas em como preencher certas partes como:

- Telefone(s)
Fax(es)

Só tenho telemóvel. Deixo em branco estes dois ou apago?
-----------------------------------

- Emprego pretendido / Área funcional

- Experiência profissional

Datas
Função ou cargo ocupado
Principais actividades e responsabilidades
Nome e morada do empregador
Tipo de empresa ou sector

Só posso trabalhar em part-time e nunca trabalhei na vida, não tenho uma área específica que pretenda. O que ponho nestes tópicos?
-----------------------------------

- Educação e formação

Designação da qualificação atribuída
Principais disciplinas/competências profissionais
Nome e tipo da organização de ensino ou formação
Nível segundo a classificação nacional ou internacional

Estou no 3º ano da minha licenciatura (só tenho esta). O que ponho neste tópico?
-----------------------------------
- Aptidões e competências artísticas

- Outras aptidões e competências

- Carta de condução

Não tenho carta de condução, apagou ou digo que não tenho?
Vocês costumam completar isso das aptidões e competências artísticas e /ou nas outras aptidões?

Obrigada


Retrato de lapinha
Dom, 07/10/2012 - 18:57
lapinha:
Membro desde: 16.08.2012

Olá. Na parte da experiência profissional diz que não tens. E capricha bem na parte da educação e formação. Tudo o que tenhas feito é uma mais valia, como por exemplo cursos ou formações, até mesmo aqueles de poucas horas. Na parte da carta de condução acho melhor dizeres que não tens. Essa parte das competências artísticas e blá blá blá acho que ninguém ou raramente alguém põe.

Não te esqueças de fazeres uma carta de apresentação. Na net há vários exemplos.

Espero ter ajudado.

Retrato de Carolinaaa
Dom, 07/10/2012 - 20:52
Carolinaaa:
Membro desde: 20.08.2011

Olá, obrigada.

SÓ TENHO 12º ANO E AGORA NO ÚLTIMO ANO DE LICENCIATURA. Não sei como pôr essa informação.

if someone says: "That´s impossible", you should understand is as: "According to my very limited experience and narrow understanding of reality, that´s very unlikely."

Retrato de Ni1986
Dom, 07/10/2012 - 21:16
Ni1986:
Membro desde: 11.12.2011

Podes recorrer a net que existe um site onde é so preencher e fica mais organizado. No que diz respeito a experiencia é claro que tens que dizer que não tens como andas no ultimo ano de uma licenciatura deves referir isso para não julgarem tipo que andas-te a fazer ate agora, o se não é que por vezes recusam por isso porque sabem que assim que acabares o curso vais querer é trabalhar noutro sitio.
o que acho que é muito importante é ires lá entregar explicares apresentares-te e assim.tem tambem atenção á tua imagem nesse dia, uma imagem cuidada mas tambem nada de exageros. Boa sorte.

Retrato de little butterfly
Seg, 08/10/2012 - 09:53
little butterfly:
Membro desde: 18.03.2010

Td o k não tiveres (telefone, fax, carta de condução, etc) simplesmente não ponhas e apaga esse item para não ficar em branco.
Emprego/área pretendida convém adaptares ao local onde estás a pedir trabalho... Se vais entregar currículo numa loja pedirás emprego para empregada de balcão, mas se for para uma confeção já terá de ser costureira ou para a secção de embalagem obviamente. Se entregas o mesmo currículo em todo o lado a pedir uma coisa k nem existe nessa empresa, o teu currículo vai diretamente para o lixo, pois nem sabes pedir o k queres...
Não te esqueças de referir que pretendes part-time.
Se não tens experiência não ponhas, mas especifica td o k tens de formação. Nas principais disciplinas não te esqueças das do secundário e data de conclusão e põe tbm as do teu curso univ: ainda não o concluiste mas já tens cadeiras feitas e como conseguinte, competências adquiridas.
Refere tudo o k seja pequenas formações, workshops, seminários, etc... São experiências k são sempre uma mais valia no currículo e demonstram os teus interesses.
Boa sorte.

Retrato de Bitsy
Ter, 09/10/2012 - 13:30
Bitsy:
Membro desde: 08.10.2012

Vou-te dar as dicas que a minha professora me deu na altura do curso. Tivemos que elaborar o nosso CV nas aulas e foram todos analisados pelas professoras competentes, portanto... Foram bem elaborados Smile

Uma dica muito importante que ela deu foi: COMPLETEM ESSES CURRICULOS AO MÁXIMO! Com informações de valor, ÓBVIO :p Há coisas que os futuros chefes não precisam saber e nunca vão descobrir...
A maneira mais simples, rápida e eficaz de elaborares o teu CV, como a Ni1986 referiu é na net, no site do Europass. Podes fazê-lo diretamente no site ou fazer o download e preencher os campos no ficheiro. Penso que a última é melhor, mas vai com a ideia de cada um Cool

Relativamente aos campos que referiste, vamos lá:

- Apaga o telefone. É desnecessário ficar o campo em branco.
Como já disseram, no emprego pretendido coloca algo da área a que te estás a candidatar. Nem que precises de alterar o teu currículo 50 vezes para as diferentes empresas a que te possas vir a candidatar...

- EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL: Se não possuis experiência profissional, elimina o campo. No entanto, se tiveste alguma espécie de estágio curricular é aqui o local para o mencionares. Convém é referires esse facto. Ex.: Administrativa (Estágio Curricular). Isto basta.

- EDUCAÇÃO/FORMAÇÃO: é importante colocares TODAS as formações e pelo menos escolas que frequestaste (e respetivos cursos) a contar com o 12º ano. E coloca o curso que estás a frequentar. Apesar de ainda não teres terminado, irá contar para a entidade empregadora. A única coisa que difere é a data de término. Um exemplo, colocas “De 10 de setembro de 2010 – Até ao corrente”

- APTIDÕES E.../OUTRAS APDITÕES_ no meu caso (e em vários) preenchi algumas competências que possuo. Como representação, gosto pelo fitness, teatro... Há até quem coloque atividades como o escutismo, voluntariado, etc.

- CARTA DE CONDUÇÃO: penso que aqui é preferível referires que não possuis carta de condução. Há empregos que a exigem e, como tal, a entidade empregadora pode assumir que a tens, mesmo não possuindo esse campo no teu currículo.

E é isto, acho Grin

Post