Como ensinar um cão adulto a fazer as necessidades num apartamento? | A Nossa Vida

Como ensinar um cão adulto a fazer as necessidades num apartamento?

Retrato de fadosca
02.09.2015 | 20:19
fadosca:
Membro desde: 17.04.2011

Vivo num apartamento e acabei de adotar uma cadelinha com 1 ano. É muito asseada e faz o seu xixi e cocó na rua.
Porém gostava de poder habituá-la a fazer também as necessidades em casa (varanda), num tapete higiénico ou no jornal sempre que for necessário e ela sinta essa necessidade. Acho mau que ela tenha de segurar o xixi e/ou o cocó demasiado tempo, quando os donos pontualmente chegam mais tarde a casa, está a chover torrencialmente e é complicado sair à rua para a cadelinha se aliviar, quando existem compromissos ou imprevistos que façam os donos chegar mais tarde a casa, etc. Sei que isto pode causar problemas fisiológicos no animal. Obviamente que o tapete higiénico serviria para estas situações pontuais e não para substituir a rotina dos passeios que são tão necessários para a saúde e o bem estar do animal. Será possível ensinar um cão adulto a fazê-lo? Como? Será que um cão que já faz tudo na rua irá perceber que poderá fazer nos dois sítio? Como posso ensinar a minha cadelinha? Obrigada pela vossa ajuda.


Retrato de Maria Radiante
Sex, 04/09/2015 - 02:30
Maria Radiante:
Membro desde: 08.08.2009

vou-me colar.

Retrato de zafila
Dom, 13/09/2015 - 23:14
zafila:
Membro desde: 23.08.2013

Nos hipermercados existem umas camas (tipo um tapete) absorvente de xixi para treino de cão.

Com o meu cachorro isso não resultou porque ele só tem inteligência para fazer asneiras. Ele quando veio para casa fazia o serviço na varanda mas um dia ralhei com ele com porque me andava a roer as plantas e agora já não faz lá o serviço.

Retrato de MartaVR
Dom, 01/11/2015 - 22:58
MartaVR:
Membro desde: 15.10.2013

Não sei se isto pode ajudar http://pt.m.wikihow.com/Treinar-seu-C%C3%A3o-para-usar-a-Caixa-de-Areia
Eu sempre tive cães no terraço, mas sei que existem tapetes próprios para isso é podes de facto comprar uma caixa de areia e usares ou areia ou outra coisa que sirva para ela fazer o cocó. Não custa tentares, pode ser que se habitue...

Retrato de alfarrobinha
Qui, 12/11/2015 - 19:34
alfarrobinha:
Membro desde: 12.11.2015

Olá fadosca Smile

Compreendo perfeitamente a situação porque já passei pelo mesmo..
Como acabaste de adoptar a cadelinha, é um pouco mais fácil do que se a tivesses há muito tempo e agora quisesses que ela fizesse as necessidades na varanda..

Além de colocar um tapete ou jornais na varanda, no sítio onde quer que faça as necessidades, era importante que ela sentisse o seu cheiro lá, por isso podes sempre trazer um papel com xixi dela da rua Tongue e depois por esse papel na varanda, nos jornais ou tapete do xixi.
Outra coisa que podes ir treinando, não sei se quando a passeias levas trela, mas se sim, leva-a à varanda com a trela também ao inicio para se habituar.
Outra coisa muito importante é o local estar sempre acessível, ou dentro do possível!

E não esquecer que o sítio onde fazem as necessidades têm de ser longe de onde comem! Cool

http://www.lardecoracao.com/ - o meu blog de decoração

Post