Chumbei no exame de condução - APEC | A Nossa Vida

Chumbei no exame de condução - APEC

Retrato de leofonseca10
15.01.2016 | 22:49
leofonseca10:
Membro desde: 15.01.2016

Pessoal, sinto-me mesmo frustrada... Chumbei pela 2ª vez no exame...
A culpa foi inteiramente minha no primeiro e mereci, sem dúvida. O examinador não era muito simpático mas dava 2ªs oportunidades. Neste segundo também chumbei igualmente por culpa minha, calhou-me uma examinadora, mas ela estava constantemente a embirrar com o modo como olhava para os espelhos, sempre olhei daquela forma nas aulas e o meu instrutor nunca me advertiu sobre isso... depois quando estava a entrar numa via em que tinha de ceder passagem, não consegui travar a tempo, simplesmente bloqueei e travei quase em cima da via onde queria entrar... o pior de tudo é que o percurso calhou-me das duas vezes para os lados de Encarnação, e eu nas aulas ando sempre por olivais, chelas! Embora ela tenha intervido, ela deixou-me continuar a fazer o percurso o que me deixou com uma certa esperança, porque da outra vez quando fiz asneira o examinador pediu logo para trocar com o meu instrutor. Basicamente, deixou-me terminar o percurso até ao fim para me dizer que chumbei...

Alguém já passou pelo mesmo? Não sei sinceramente que hei de fazer se chumbar pela 3ª vez, repetir o exame é muito muito caro! Começo a desanimar com tudo isto, no código passei à primeira, depois na condução é isto Sad


Retrato de Vicious
Sáb, 16/01/2016 - 12:57
Vicious:
Membro desde: 16.01.2016

Não sou a melhor pessoa para te aconselhar. Eu desisti da carta logo na primeira vez que chumbei no exame de condução. Estar a dar dinheiro a estes chulos, não. Nunca mais! Desde então só eu compreendo o quanto a carta não me faz falta NENHUMA! Vou para todo o lado quando quero e me apetece e não tenho carta. Ando de transportes públicos.

Retrato de Anoccas18
Sáb, 16/01/2016 - 13:12
Anoccas18:
Membro desde: 22.11.2012

Olá ..
No meu caso chumbei duas vezes a código sempre por uma a mais e era sempre a que alterava no final do exame , depois decidi não ligar mais aquilo e desistir, os meus pais tanto me deram na cabeça na terceira tentativa lá fui e passei. No entanto na condução passei á primeira , só te posso dizer para não desistires e continuares a tentar, mas sempre com calma, nada de stresses quanto mais stressares pior, vai tranquilo que te corre ás mil maravilhas aposto eheh Wink Depois quando passares no proximo exame avisa a malta .. Boa sorte , TU CONSEGUES , I KNOW !

Retrato de babysitterOeiras
Sáb, 16/01/2016 - 19:04
babysitterOeiras:
Membro desde: 12.03.2013

Olá,

Não desesperes eu também chumbei duas vezes. A 1º chumbei por passar um vermelho e a 2º por não parar num Stop. Há 3º lá consegui, embora tremido e cá estou, tenho a carta há 7 anos e nunca tive nenhum acidente.

O importante é não desistires e teres confiança que desta vez é que vai ser. Sei que custa dinheiro mas se desistires agora, um dia mais tarde que mudes de ideias, não só irá te custar mais em termos monetários como vais ter que voltar tudo ao inicio a nível da aprendizagem pois a condução aprende-se essencialmente com a pratica.

Não percas a fé, vais conseguir a carta de condução, á 3º é de vez!

Depois veem contar.

Bjs

Retrato de leofonseca10
Sáb, 16/01/2016 - 19:40
leofonseca10:
Membro desde: 15.01.2016

Obrigada a todos pelas respostas Smile o pior de tudo é que são erros tão parvos que se comete... enfim, veremos!

Retrato de Mia.
Sáb, 16/01/2016 - 19:42
Mia.:
Membro desde: 12.09.2013

Desistir não é opção. Smile A carta dá sempre jeito e nalgumas circunstâncias faz mesmo falta.
Posso dizer-te que tive um amigo que chumbou 6 vezes na condução. Sim, 6, sempre por ninharias. Posso dizer-te que hoje em dia conduz, e muito bem, nunca teve acidentes, e como ele diz, foi tudo uma questão de azar. Portanto, força nisso e bora lá tentar de novo. Smile

Retrato de ClaraMiguel
Sáb, 16/01/2016 - 23:31
ClaraMiguel:
Membro desde: 03.11.2013

Sim, não desistas. Eu também chumbei e nesse mesmo dia o meus instrutor não me deixou sair sem eu marcar novamente exame. O importante é mesmo não desistir. E a carta dá jeito sim. Nunca sabemos as vidas que a volta dá e se hoje podemos estar num sítio com bons transportes públicos, amanhã podemos estar a viver num sítio com dois autocarros por dia.

Retrato de csofia_
Dom, 17/01/2016 - 13:52
csofia_:
Membro desde: 19.12.2012

Olá
Olha quando fiz o exame fiz com uma menina que era a terceira vez que estava a tirar a carta. Ela dizia mesmo que se chumbasse desistia por causa do dinheiro. Bem fomos lá, foi com uma examinadora que também parecia implicativa ao inicio mas notei que o percurso para ela foi bastante fácil, talvez por estar a tirar pela terceira vez. O percurso foi simples, o estacionamento foi o mais simples possível e ela passou. Eu notei que o percurso foi escolhido tendo em conta a situação dela e acho que a instrutora se sensibilizou, mas a verdade é que a rapariga também sabia conduzir.
Eu não chumbei mas se chumbasse nunca iria desistir, ía estar lá pra sempre, ter a carta dá imenso jeito.
Já agora os Centros de exames têm livro de reclamações, se acontecer alguma situação de injustiça uma pessoa pode sempre reclamar.
Beijinhos

Retrato de leofonseca10
Dom, 17/01/2016 - 23:53
leofonseca10:
Membro desde: 15.01.2016

Obrigada mais uma vez pelas respostas, vou tentar ser mais positiva e ter muito mais cuidado, vamos lá ver se à 3ª é mesmo de vez Smile

Retrato de Joana Romão
Qua, 30/03/2016 - 18:17
Joana Romão:
Membro desde: 30.03.2016

ola,
estou na mesma situação, tambem fui a exame no dia 28 de março (antes de ontem) e tambem chumbei. a culpa foi minha pois ao entrar numa rotunda ia entrar mesmo vindo carros a circular e a exainadora tambem teve de intervir. sim, tambem me calhou uma examinadora, nada simpatica por sinal e tambem foi no apec em chelas. o percurso que me calhou tambem foi o da encarnação. o que me deixa mais frustada é que antes do exame eu fiz o percurso da encarnação e correu otimamente e sem falhas mas depois na hora do exame os nervos começaram a ser tantos que nao consegui fazer nada de jeito, bloqueei completamente. mesmo depois da examinadora intervir na situaçao da rotunda ela mandou me continuar ate ao fim do exame e depois disse me que eu tinha chumbado, so me humilhou mas enfim...
agora tambem nao sei o que faço, tentar de novo ou desistir? o pior é que ate ja comprei carro e se desistir vou ter de vender o carro mas esse nem é o problema, o problema é que é muito caro tentar outra vez e agora ja tenho medo de chumbar de novo.

Retrato de leofonseca10
Sáb, 16/04/2016 - 12:26
leofonseca10:
Membro desde: 15.01.2016

Não desistas mesmo Joana! Eu fiz depois o meu 3º exame dia 10 de Fevereiro e foi de vez, passei Smile Fui muito mais tranquila e muito mais positiva, o que faz imensa diferença! Eu também apanhei essa examinadora, sei qual é, ela deixa sempre fazer o percurso até ao fim e esse percurso da encarnação, eu pessoalmente acho super complicado, mas eles não estão lá para facilitar. No meu 3º exame calhou-me o de alvalade, super acessível, e também fui com uma menina que era a 3ª vez e o examinador depois até ficou surpreendido por termos dito que era a nossa 3ª vez, porque de facto fomos óptimas condutoras, segundo ele :p
Vais ver que da próxima corre melhor Smile Beijinho!

Retrato de Joana Romão
Sáb, 16/04/2016 - 18:46
Joana Romão:
Membro desde: 30.03.2016

eu nao desisti, vou tentar mais uma vez e ja vou a exame segunda feira. mas acho que desta vez ainda estou mais nervosa do que na primeira vez, eu sinto me mais anciosa. pessoalmente, acho o percurso da encarnaçao acessivel assim como de alvalade. o pior para mim é o do ic17. espero desta vez que corra melhor

Retrato de RubenCardoso
Sex, 29/04/2016 - 17:48
RubenCardoso:
Membro desde: 29.04.2016

Fiz hoje o meu primeiro exame de condução, e correu-me às mil maravilhas. Nunca nas aulas tinha demonstrado tamanho à vontade para conduzir, fiz as manobras todas à primeira, respeitei tudo e mais alguma coisa.

Problema: a cerca de 50 metros de chegar à APEC, e de ter a minha carta na mão, há uma passadeira perto da RTP, em que estão duas senhoras em amena cavaqueira, a andar fora do passeio, e de costas para a passadeira, sem perceber o que se passa à volta delas, e sem dar qualquer indicação ou movimento em como quereriam passar para o outro lado. Continuei, e mal passei a passadeira, o examinador parou-me o carro, e as senhoras atravessaram. Estava a 30 segundos de ter passado um exame espectacular e infalível, quando a rapariga que fez antes de mim deixou o carro ir abaixo pelo menos umas 3 vezes, não fez o contorno do passeio bem, e não deu uma cedência de passagem. Eu chumbei, ela passou.

Retrato de csofia_
Sáb, 30/04/2016 - 07:08
csofia_:
Membro desde: 19.12.2012

Se as senhoras não deram a entender que queriam passar a passadeira, realmente parece um resultado exagerado.. Teoricamente é pior um condutor não ter sensibilidade nas passadeiras do q deixar o carro ir abaixo, pq deixando ir abaixo perdemos o nosso tempo mas é só isso, mas nas passadeiras isso pode significar que alguém fique atropelado, por isso teoricamente são coisas com gravidade diferente. Talvez o examinador ja as estava a observar quando elas estavam a andar e percebeu a direcção q queriam ir? Isso é uma sensibilidade que a pessoa também vai aprendendo com o tempo de condução.. a próxima vez vai correr melhor, força.