Chantilly e caramelo | A Nossa Vida

Chantilly e caramelo

Retrato de Sofia FCosta
12.08.2012 | 15:42
Sofia FCosta:
Membro desde: 16.09.2009

Olá a todos!

Tenho-me como uma boa cozinheira e desenrascada também, mas se há coisas com que não atino e não me saem bem por nada são o chantilly e o caramelo.

Hoje, o meu "hóme" faz anos e como não gosta de grandes festejos, decidi fazer um crumble de maçã e outro de morango para termos como sobremesa ou lanche com os filhotes.

Para animar a coisa, queria fazer chantilly para colocar por cima dos crumbles, quando colocados nos pratos. Mas não me sai bem.

Tenho bimby e varinha mágica, não funciona de nenhuma das formas Worried

Costumo utilizar as natas tremendamente frias e não junto logo açúcar...

Podem ter a bondade de me auxiliar?

Como fazem o vosso chatilly para ficar montado?

E o caramelo? Que coisa... Worried Fica-me sempre em ponto rebuçado... Worried

Obrigada.


Retrato de dbruna
Dom, 12/08/2012 - 18:14
dbruna:
Membro desde: 02.04.2012

Eu tinha exatamente os mesmos problemas Tongue
São duas coisas que pedem alguma... Técnica, se assim o posso dizer.

Comigo os pequenos truques que resultaram foram:
Para o caramelo... Pões 10 colheres de sopa (por exemplo) num tachinho e mexes, quando tiver todo derretido acrescentas a mesma quantidade de água. Aqui precisas de ter cuidado porque salta um bocado.
Depois, dependendo da consistência que queres jogas com o açúcar ou a água, mas sem exageros Wink

Quando ao chantilly, eu deixo as natas no congelador enquanto preparo a receita (30 minutos +/-) não congelam e ficam mesmo muito frias. Depois de as começar a bater junto o açúcar aos poucos e gotas de limão Wink

Espero ter ajudado, beijinhos e boa sorte

"O que não me mata, torna-me mais forte."
Friedrich Nietzsche

Retrato de FisioLucy
Dom, 12/08/2012 - 19:14
FisioLucy:
Membro desde: 04.11.2009

Vou-me colar. O caramelo faço sempre a olho, mas nem sempre corre bem... Sad Do chantilly, acho que nunca fiz o verdadeiro chatilly... Sad Digam também se só algumas marcas de natas funcionam, eu sei que não devem ser lights, mas existem diferenças entre as de marca e do Pingo Doce?

Retrato de julai
Dom, 12/08/2012 - 20:11
julai:
Membro desde: 14.07.2010

em relação ao caramelo não posso ajudar porque nunca fiz...mas em relação às natas costumo fazer muitas vezes cá em casa tarte gelada e aconteceu-mne várias vezes ficar com o serviço estragado por causa das natas não montarem...experimentei da marca mimosa, marca pingo doce, marca continente...e a última k experimente k ainda não me deixou ficar mal foi a agros! só tenho bem a dizer destas natas até agora as vezes até as compro naturais e como as quero utilizar no dia ponho uns 30min no congelador e elas montam na mesma e ficam mesmo mesmo bem...chegam mesmo aquele ponto expesso em k nem caem da bacia ao virar Wink pelo menos comigop funcionam ...espero ter ajudado

Retrato de Marshmallow
Dom, 12/08/2012 - 20:58
Marshmallow:
Membro desde: 27.11.2011

Quanto ao caramelo não posso ajudar isso é com a minha avó.
No que diz respeito ao chantilly a mim nem sempre me sai muito bem, crescem em cima mas depois vou a tirar e há sempre um restinho que não fica bem. As unicas natas que usei que ficaram perfeitas foi natas FRESCAS longa vida, são bem mais caras do que as normais mas resultam sempre comigo. Quando quero fazer um doce que o chantilly tem mesmo que ficar muito bem e destas, quando é só cá para casa, vai umas normais.

Retrato de Filipaaa
Dom, 12/08/2012 - 22:37
Filipaaa:
Membro desde: 26.05.2012

Caramelo faço a olho e fica bem, sai-me bem.
Meto só açúcar e não uso água nenhuma.
Quanto ao chantilly uso sempre às natas agros, são muito boas, meto-as um pedaço na arca e bato-as, mas nem é preciso, elas são mesmo muiiiiiito espeças! Smile

"Algumas pessoas fazem-te perder tempo, outras fazem-te perder a noção do tempo."

Retrato de tarouca
Seg, 13/08/2012 - 16:26
tarouca:
Membro desde: 15.11.2011

Ola
Jà nao vai a tempo para os anos do teu marido, mas talvez para uma próxima vez.

O caramelo faço só com açúcar, sem nenhuma àgua, em lume baixinho para nao queimar de repente. Hà que resistir à tentaçao de começar a mexer muito cedo, senao "empedra" e custa mais a derreter. Só começo a mexer quando jà esta grande parte do açúcar derretido. Depois tiro do lume quando està um pouquinho mais claro que o que pretendo, pois vai continuar a queimar um pouco mais.
Se for para untar uma forma, uso de seguida, se quiser caramelo líquido, ainda ao lume, junto-lhe umas colheres de àgua (de preferência quente para nao borbulhar tanto).

Para o chantilly, o mais importante é o teor de matéria gorda:quanto mais alto melhor. Se conseguires arranjar com 35% é o ideal. Também eu sempre bati as natas com a batedeira e sempre me saíram bem.

Espero ter ajudado.

Beijinhos

Retrato de Sofia FCosta
Seg, 13/08/2012 - 19:15
Sofia FCosta:
Membro desde: 16.09.2009

Obrigada! Wink

Hoje, em comentário no trabalho, lá desabafei a mágoa do caramelo e chantily... Ahahahahah! Laughing Laughing Laughing

Falaram-me doutra coisa que nem me tinha lembrado, o tipo de açúcar.

Cá em casa, só usamos açúcar amarelo. Conseguem fazer as vossas coisinhas com este tipo de açúcar?

Retrato de tarouca
Seg, 13/08/2012 - 21:06
tarouca:
Membro desde: 15.11.2011

Eu costumo usar açúcar branco para o caramelo, em pó para o chantilly, mascavado para comer em cru, e depois o que pedir a receita é o que uso. mas deixei de comprar o amarelo e passei a preparà-lo em casa que fica muito melhor.

Retrato de Anita_C
Ter, 14/08/2012 - 11:34
Anita_C:
Membro desde: 18.07.2012

Ola :),
eu nao costumo fazer muito caramelo, mas ja pesquisei algumas vezes como fazer caramelo liquido e as solucoes que encontrei foi como algumas das respostas a este topico. Deixo aqui um texto em brasileiro , que explica como "olhar" para o caramelo.
Quanto as natas, eu tambem so sei que deve-se escolher as que tiverem maior teor de gordura, mas penso que as natas feitas para bater, ja tenham essa caracteristica. Fora isso tambem que devem estar bem frias, e preferivelmente batidas na batedeira, porque a mao, ja experimentei, e depois de 10 minutos nao passou de espuma.
Aqui fica o texto.

De um texto brasileiro wrote: Há ciência muito simples em um caramelo: o açúcar derrete, a água evapora, o açúcar começa a cristalizar e queima o açúcar.
Existem 2 maneiras para derreter o seu açúcar, seca ou molhada, se usar a seca, derrete rapidamente pois não há água a evaporar-se, evita-se a cristalização

Anita_C wrote: nas bordas da panela

do açúcar uma vez que não salpica sobre os lados do tabuleiro, mas também atinge uma alta temperatura muito mais rápido e queima mais facilmente. O processo úmido é quando você adiciona água ao açúcar e espera até que começe a ferver, escove as laterais da panela, com um pincel molhado. Este processo é mais seguro, mas mais uma vez toda a água tem que evaporar antes de açúcar começa a ganhar cor e é também mais trabalhoso pois você tem que manter a escovação as laterais da panela com água até nao fazer mais respingos de xarope ,caso contrario ele inicia um processo de cristalização e sua panela inteira vai cristalizar com caramelo duro.
A melhor maneira de acompanhar o seu açúcar é o seu próprio olho! Você apenas tem que ver a cor e, se necessário você pode testar a consistência mergulhando uma pequena quantidade do mesmo em água fria. Para o caramelo, assim que você ve uma cor âmbar escuro você retire do fogo imediatamente.

Retrato de lennya
Seg, 27/08/2012 - 10:04
lennya:
Membro desde: 17.11.2009

Olá! Concerteza o teu man já fez anos e tu lá te desenrascaste Smile mas para o chantilly eu tenho um truque que nunca falha: uso chantifix, da vahiné, é um pó que se mistura nas natas e dá-lhes firmeza, desde que uso diminui bastante a quantidade de açucar que ponho nas natas.

Retrato de Sílvia Gama
Seg, 29/06/2015 - 23:54
Sílvia Gama:
Membro desde: 16.04.2015

Olá,

Cá estão alguns truques para garantir que as natas ficam bem batidas: http://conversascomtachos.blogspot.pt/2015/06/natas-bem-batidas.html

Brevemente, vou publicar uma excelente receita de Chantilly.

Beijinhos,
Sílvia Gama

Sílvia
Conversas com Tachos
http://conversascomtachos.blogspot.pt/

Post