Caso complicado... | A Nossa Vida

Caso complicado...

Retrato de Caroline86
05.11.2016 | 20:37
Caroline86:
Membro desde: 05.11.2016

Olá a todos/as:

Estou aqui para desabafar, porque não consigo mais guardar para mim, esta situação está insustentável.
Tenho um namorado há poucos meses. A nossa relação começou bem até porque já nos conhecíamos há bastante tempo e não foi propriamente novo. Sempre nos entendemos bem, mas de há um tempo para cá estamos sempre a entrar em choque.
Temos os dois um padrão de baixa autoestima e insegurança e isso dificulta muito as coisas. Eu admito isso, mas ele não, jamais.
Nunca conheci ninguém assim. Ele nunca erra, nunca perde a razão, nunca tem de pedir desculpa e nunca se engana. Manipula todas as situações de modo a parecer que a culpa é minha e o pior é que acabo mesmo por sentir que é!
Felizmente (ainda) não estou absorvida ao ponto de achar que de facto sou culpada por tudo.
Critica-me com frequência e já tem arriscado fazê-lo mesmo na presença de outras pessoas e eu queixo-me, pergunto-lhe que talvez pudesse enumerar algumas qualidades em vez de defeitos ao que ele responde que se só assinala os defeitos é porque todo o resto está bom!
Isto de projetar o que está mal na relação sempre na outra pessoa é sempre mais facil, mas acreditem que nao é o caso! Eu sou a primeira a admitir os meus defeitos, inseguranças e atitudes menos corretas. Eu cedo, tento mudar o que posso, mas jamais vou arriscar perder a minha identidade!
Ele faz observações à forma como me visto, como falo, como interajo com terceiros e quando eu me oponho ele faz uma birra e fica sem me falar vários dias... pior do que isso, já pôs termo à relação duas vezes por coisinhas destas.
Depois se eu ceder para tentar que fique tudo bem, ele arma-se em rei e pisa mais ainda. Se eu chorar ele nem se emociona, é capaz de fazer bem pior.
É capaz de discutir comigo se eu acordar a cantar, porque ele acorda mal disposto e nao gosta de barulho.
Há mais detalhes do género, mas acho que o que já partilhei, dá para perceber.

Não quero fazer dele um monstro. No fundo, é boa pessoa apesar deste temperamento e talvez o mal seja meu, que não me soube valorizar e fazer respeitar. Ou não.
Não sei mesmo o que pensar...
Beijinhos e desculpem o longo texto!


Retrato de plimplamplum
Dom, 06/11/2016 - 12:13
plimplamplum:
Membro desde: 09.03.2015

Olá Caroline, no fundo acho que já sabes a resposta para esse problema. Segue a tua vida e ele que siga a dele. Eu sei que é fácil falar quando se está de fora, eu também sou assim. Acho que o que esperas é que alguém te dê uma solução ou dicas novas para tentares melhorar a situação mas acho que já tentaste muitas vezes e muitas coisas diferentes e ele é casmurro, teimoso e inflexível. Desejo-te força para tomares as melhores decisões para ti e desejo que nunca percas essa ideia clara que expressas-te: "Eu cedo, tento mudar o que posso, mas jamais vou arriscar perder a minha identidade!".
Não deixes que NINGUÉM te tire a tua essência.

Há uns dias ouvi isto: Se são muitas as vezes que preferes ficar sozinha ao invés de com o teu companheiro porque já sabes que vai haver chatices/ambiente pesado/negativismo então é porque é altura de repensar a relação.

Força! E ânimo. Smile

Retrato de Caroline86
Dom, 06/11/2016 - 13:44
Caroline86:
Membro desde: 05.11.2016

...pelas tuas palavras.
Espero ganhar coragem para mudar isto, mas tenho consciência que o problema maior está em mim. Eu não me sinto merecedora de mais e melhor e por isso toda a vida me sujeitei a relações tóxicas.
Começam bem, mas logo tomam um rumo de falta de respeito e dignidade.
Anulo-me voluntariamente e passado pouco tempo. Depois fico mal e já não consigo emendar o quanto fui permissiva!

Retrato de AEDD
Dom, 06/11/2016 - 18:05
AEDD:
Membro desde: 06.11.2016
Caroline86 wrote:

...pelas tuas palavras.
Espero ganhar coragem para mudar isto, mas tenho consciência que o problema maior está em mim. Eu não me sinto merecedora de mais e melhor e por isso toda a vida me sujeitei a relações tóxicas.
Começam bem, mas logo tomam um rumo de falta de respeito e dignidade.
Anulo-me voluntariamente e passado pouco tempo. Depois fico mal e já não consigo emendar o quanto fui permissiva!

Desculpa a sinceridade, mas o que descreves é o perfil de um agressor em casos de violências doméstica. A violência doméstica é muito associado a agressão física, mas é muito mais que isso. Se o teu namorado te humilha, critica por coisas insignificantes mesmo à frente de outras pessoas, se te faz sofrer propositadamente (quando esta vários dias sem falar ctg por exemplo), se te proibe de vestir determinada roupa ou te diz com quem deves ou não falar, isto é violência no namoro.
O mais sensato é procurar ajuda... muitas vezes é dificil sair de uma relação destas, porque o agressor tem outra faceta meiguinha, como tu dizes "ele é boa pessoa". Na realidade essa é a faceta manipuladora. Tens de ter força e sair dessa relação! Vires aqui expor a tua situação é o primeiro passo para reconheceres que precisas de ajuda... contacta a APAV. Pode parecer excessivo o que estou a dizer, mas eu conheço bem estas situações.

Retrato de Asuos
Dom, 06/11/2016 - 22:55
Asuos:
Membro desde: 07.05.2016

A AEDD disse tudo. Isso é um padrão de uma relação violenta no seu inicio. E acho que precisa mesmo de procurar apoio para que não acabe sempre com o mesmo tipo de relação.

Não quero deitar a culpa na vitima mas se os agressores têm um perfil, as vítimas também o têm por aquilo que diz tem esse perfil (aceita tudo, todas as relações terminam com faltas de respeito, pede desculpa, aceita ser humilhada, aceita relações instáveis, aceita maus tratos, etc).

Do que relata, já está num namoro com violência entre o casal. Sai disso enquanto é tempo.

Retrato de Bemzinho
Ter, 08/11/2016 - 15:01
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Concordo com o que disse a AEDD e a Asuos, não poderes vestir o que queres ou falares com quem queres, isso parece violência doméstica.
Sai dessa relação enquanto ainda é tempo.
Acredito que não seja fácil, mas tens de ter força, se não tiveres procura ajuda.
Boa sorte

Post