Olá!!
Estou num dilema...
Gostaria de dar uma vida melhor ao meu "4 patas" :c. Encontrei-o muito desnutrido e mal tratado, levei-o ao veterinário e desde aí tenho cuidado dele.
Neste momento está no terreno onde o encontrei, ao ar livre, arranjei-lhe uma casota... não o posso ter solto senão ele vem à nossa procura e pode perder-se ou até ser atropelado.
Vamos lá todos os dias leva-lo a passear, dar-lhe comer/beber, mimos... Mas sempre que vou embora, vê-lo alí faz-me doer o coração. É um cão muito dócil.
Temos andado a ponderar leva-lo para casa. Casamos à um mês, vivemos num apartamento T2 e sem varanda, saimos de casa às 7h30 e entramos às 19h.
Quem tem cães em casa, digam-me a vossa opinião e experiência.
Obrigada!
Olá!
Antes de mais, parabéns pela boa pessoa que és, ao cuidares de um cãozinho mal tratado! Que houvesse muita gente assim...!
É normal sentires-te assim... muita gente não tem animais precisamente por isso. (e muita gente usa isso como desculpa para não os ter...) Eu nunca vivi em apartamentos sem varandas, mas sempre tive canitos Em dias de sol, o meu canito ficava na varanda quando não estávamos em casa, mas em dias de chuva, ficava na cozinha.
Quando comecei a trabalhar (depois dos estudos), senti-me "culpada" por não ter tempo para ele, precisamente por isso: saía de casa às 7h e chegava às 19h!!! Mas eu pensava sempre que era melhor ele estar lá em casa, mesmo que sozinho, do que andar pelas ruas e ser mal tratado! Ali ele estava bem! Não sei em que tipo de espaço é que o teu canito está agora, mas pensa nisto...
Para além disso, pensem bem nesta decisão porque é para a vida! Um cão suja, larga pêlos, é preciso cuidados semanais, etc...
Mas se vais ter com ele todos os dias, em casa ainda seria melhor!
Boa sorte!!!
Faz lembrar o cão que o meu pai tem... também o trouxe da rua e é hiper meigo e asseado!!! Super educado e tudo!!! Vê-se que foi cão de casa e também não percebo que raio de pessoa abandona um animal daqueles!!! Mas quem ficou a perder foi mesmo essa gente!
Se já notaste que ele é asseado, provavelmente foi habituado a estar em casa e por isso não deverá destruir nada. Mas isso tu só sabes quando experimentares...
Em relação aos pêlos... minha linda, é um cão... Tens de começar a aspirar mais vezes a casa o marido ajuda! Todo o trabalho a mais que nos dão, é recompensado!
Sim, férias é uma condicionante! Mas isso também o será se se mantiver no tal terreno, certo? Quem é que depois vai lá dar-lhe comida e mimos? É uma "prisão", sim, não te vou mentir.
Não há muita gente com alergia a cães, é mais a gatos.
Normalmente os cães adoram crianças só se tiverem algum trauma de quando alguma criança lhe bate, ou assim. Mas se ele adora a tua sobrinha...
Tens de ponderar também o terem tempo e disposição de ir com ele à rua, faça frio ou faça sol
Em termos de cuidados, escovadela e limpeza de ouvidos semanais, no mínimo.
Olá!
Obrigada pelo teu conselho.
Ele tem-se revelado um cão muito limpo. Apesar de estar num terreno e ao ar livre, ele não faz nada.
Pelo seu comportamento, penso que deve ter passado o primeiro ano de vida numa casa. Só não entendo como se abandona um animal tão meigo e dedicado.
O meu receio é que ele não se dê fechado das 7h30 às 19h.
O pêlo, os estragos que ele possa fazer... nada disso me preocupa tanto como a situação dele actual. Vê-lo sozinho e preso a uma trela à espera que chegue as 19h para nos ver novamente.
Coisas a ponderar:
-Férias - Vai para onde formos, temos que nos preocupar com hoteis e parques de campismo que aceitem animais.
-Família que tem alergia a pêlo - Quem vive lá somos nós e não sofremos desse mal.
-Futuro filho/a - Ele adora a minha sobrinha. Não a pode ouvir a chorar, fica aflito.Que coisas mais temos a ponderar?
Bem, ao ler estes teus testemunhos sinto uma angústia enorme pelo teu amiguinho! Ainda bem que o salvaste!!!
Olha, em relação aos animais no apartamento... Eu tenho dois cães e o meu apartamento também não tem varanda. Vivi dois anos em Paris e só tinha o macho (só em Dezembro do ano passado é que veio a menina). Ele ia à rua de manhã e durante o dia ficava na minha cama, nunca estragou nada. Foi uma questão de hábito para ele. E tinha varanda, mas ele tinha medo e preferia ficar no quentinho. Neste momento, como disse tenho os dois, mas não os deixo em casa sozinhos porque a casa da minha sogra é maior e eles estão habituados a ficar com ela durante o dia. Mas mesmo em casa dela, quando ela tem de sair, eles portam-se lindamente!
O que te aconselho, vivamente, é a levá-lo para tua casa, estabeleces regras com ele durante a primeira semana. Por exemplo, deixa-lo na cozinha, com o cantinho dele disponível para ele e, de preferência, com algo que tenha o vosso cheiro perto dele. Assim, ele não se vai sentir sozinho. E à noite deixa-lo usufruir do restante espaço da casa. Vais ver que daqui a uns tempos, mesmo que ele fique com a casa toda livre, vai ficar apenas no cantinho dele, porque eles associam "a solidão" ao espacinho deles. E depois, com este frio, tadinho... Quem não estiver de acordo, paciência, a casa é tua não é?
Os meus vão para todo o lado comigo. Só a grande é que estou a ponderar deixá-la num hotel canino se for de férias para algum lado ou se a minha sogra não puder ficar com ela. Mas sou incapaz de me separar deles. Há muitos hotéis onde te podes fazer acompanhar pelos animais, por vezes terás de pagar um extra, mas compensa vê-los felizes connosco. O meu pinscher, em 2007, foi comigo para Veneza, entre outras cidades, e até de gôndola andou!!!
A sério, lindinha, leva-o para casa, vocês serão muito mais felizes. Só custará a primeira semanita. Acredita!
Beijinhos
...Parabéns pela tua atitude, digna de ser aplaudida. O canito é muito fofo Se já estas tão apegada a ele porque não o levas para casa? Estabeleces um sítio onde ele possa dormir e brincar com as suas coisas. Há imensas pessoas que têm animais em apartamentos. E essas pessoas tb trabalham. Além disso os cães estão habituados a estarem sozinhos. O cão pode ser educado conforme as tuas regras e ele habitua-se. Com sorte esse cão já esta habituado a estar em casa e não te estragará nada. Faz a experiência... Quanto as férias deixa com familiares teus, de certeza que não se importaram. Um cão pode alegrar muito uma casa e podes ter a certeza que nunca te abandonará.
Todos os dias passo-lhe a escova no pêlo e limpo-o com toalhitas higiénicas. Os olhinhos sim, limpo com soro, mas orelhas não costumo limpar, nem sabia que se devia ter esse cuidado. Já agora, aproveito para perguntar como se faz.
Nós quando fomos de lua-de-mel o meu sogro é que ficou encarregue de lá ir todos os dias. Mas ele pouco ou nada comia, sentiu a nossa ausência.
Faça frio, chuva ou faça sol, nós vamos lá todos os dias. Por isso... Acho que não temos muitas mais coisas a ponderar ou a ter como entrave.
Agora só fazendo a experiência de como se dá dentro de casa na nossa rotina diária.
Visto isto... acho que este Natal ele já passa connosco!
Viver num apartamento sem varandas é melhor do que viver num canil, num descampado ou na rua!
O facto de não te importares com os pêlos é uma grande ajuda!
Eu tenho um gato problemático e deixo-o confinado a uma zona da casa quando não estamos. Fecho a casa de banho 2 quartos e a sala. Quando chegamos eles andam livremente pela casa.
Quanto às necessidades se dizes que ele é limpinho na zona onde está agora provavelmente também o será em casa. Garantam os passeios matinais e o nocturno. Lá no canil temos alguns animais que aguentam de um dia para o outro e não fazem nada nas jaulas, por isso o teu também conseguirá aguentar
Ah! E muito importante, deixa-lhe muitos brinquedos para ele se entreter…
Muito bem, estás empenhada saiu-lhe a sorte grande!
Sim, os ouvidos devem ser limpos por causa das otites. E eu que o diga, que se me descuido e deixo mais passar mais de 1 semana sem limpar os ouvidos ao meu canito, começa logo a queixar-se com início de otite
Limpa-se os ouvidos com um cotonete. Não tenhas medo de furar os tímpanos pk os ouvidos deles são em L, por isso o cotonete não chega ao tímpano
Todos os cães que conheço deixam de comer quando o dono está ausente Os cães dos meus sogros tb deixam de comer quando eles vão de férias. O cão que o meu pai tem (está num armazém) tb só come quando o meu pai lá está
iupiiiiiiiiiii gostei de saber que mais um canito vai ter um lar neste natal
Como já foi dito aqui, estabelece um sítio para ele, onde colocas a cama e os brinquedos dele (a toalha com o vosso cheiro é boa sim ). Eu aconselho a cozinha (talvez pk assim fui habituada). Durante a noite, deixas ele a dormir na cozinha, com a porta fechada. Se ele chorar, não cedas! (custa para caraças, mas tem de ser)
É importante ele sentir que tem um sítio dele pk quando ele se sentir menos bem, ele vai sentir-se seguro aí por exemplo, quando vocês ralharem com ele, vais ver ele a correr para esse seu sítio tipo "aqui eu sinto-me seguro"
Tal como os humanos, é um animal de hábitos, por isso vai ambientar-se
É o melhor ser vivo do mundo!!!!!
E Feliz Natal!!!
Obrigada!
Já me sinto mais segura.
"Por exemplo, deixa-lo na cozinha, com o cantinho dele disponível para ele e, de preferência, com algo que tenha o vosso cheiro perto dele. Assim, ele não se vai sentir sozinho."
Boa ideia! Não me tinha lembrado disso.
Adoro animais, se pudesse. Enchia a casa de animais abandonados.
Vou contribuindo como posso, sendo sócia de uma associação e levando ração, acolfas, casotas e mantas.
Vou começar a preparar a chegada do novo membro, se tudo correr bem quarta-feira já está no aconchego do nosso lar.
Obrigada!
Já me sinto mais segura.
"Por exemplo, deixa-lo na cozinha, com o cantinho dele disponível para ele e, de preferência, com algo que tenha o vosso cheiro perto dele. Assim, ele não se vai sentir sozinho."
Boa ideia! Não me tinha lembrado disso.Adoro animais, se pudesse. Enchia a casa de animais abandonados.
Vou contribuindo como posso, sendo sócia de uma associação e levando ração, acolfas, casotas e mantas.Vou começar a preparar a chegada do novo membro, se tudo correr bem quarta-feira já está no aconchego do nosso lar. :)
Vais ver que não te vais arrepender. Ele ficará tão agradecido...
Ter o vosso cheiro por perto faz com que ele se sinta acompanhado e tenha menos tendência para as asneirinhas. Se deixares uma camisola tua de andar por casa ou assim ele vai sentir-te sempre por perto. E ficará menos angustiado. É importante que o deixes circular quando vocês estiverem por perto para que o cheiro dele também fique nas outras divisões. E vais ver que ao fim de um tempinho ele será o vosso prícipe perfeito!!
Faz as perguntas que quiseres
Não, os cães só sofrem disso quando sentem que há alguma cadela por perto com o cio Mas eu nunca tive problemas com isso! Havia algumas vezes em que ele não comia, e a vet disse logo "deve ser alguma menina que anda com o cio lá por perto da vossa casa"
(e desculpa os meus testamentos, mas quando é este assunto eu não consigo parar é mais forte do que eu!)
As orelhas limpam-se com o cotonete seco?
Eu ontem reparei que ele queria sacudir a cabeça e tinha dificuldade e a por duas vezes a coçar com a pata traseira a orelha direita ganiu.
Andei a ver-lhe a orelhita, pensando que tivesse magoado e não vi sinal de nada.
Será sinal de otite?
Hoje vou leva-lo ao veterinario para o ver.
Podem limpar-se com o cotonete seco, mas também há um líquido para limpar. Quando vejo que o meu canito está pior é que limpo com o líquido.
Se ganiu ao coçar a orelha... poderá ser otite, sim... mas se vais ao vet hoje, descansa
É mesmo fofinho
Sem dúvida que o cão fica muito melhor em casa
Imagino a angústia de o deixar sozinho num destampado
Nunca pensas-te na hipótese de alguém lhe puder fazer mal!?!
Dentro de casa o cão estará protegido e vai sentir-se de alguma forma , perto dos donos porque sabe que aquela é a casa deles..as coisas deles E ao fim do dia, podes dar uma voltinha à rua com ele
Nem penses duas vezes linda..a sério!! O cão irá agradecer-te
P.S. E sim, o cão tem um olhar bastante dócil, até me angustia a mim saber que ele fica sozinho na rua
como já responderam à maioria das tuas dúvidas, junto-me apenas para te elogiar o gesto que estás a ter. Como já te disseram, verás que não te arrependes. Com comida, uma caminha e algum mimo, tens o suficiente para fazer esse cãozinho feliz.
E nome? Já tem?
Olá,
Só venho aqui dar-te os meus parabens por tirares este canito da rua.
Fico feliz por ti e principalmente por ele e acredita que ele te vai recompensar com o seu carinho.
beijocas e Feliz Natal
O nome dele é: Woofy
Diz a veterinaria que tem 2/3 anos.
Já estou nos preparativos.
Vou dando novidades do desenrolar dos dias.
Obrigada meninas, pelas opiniões e sugestões.
A foto em anexo foi a primeira que tiramos (dias depois de o encontrar-mos). A seguinte é do seu primeiro banho e a primeira tosquia.
Olá!
Obrigada pelo teu conselho.
Ele tem-se revelado um cão muito limpo. Apesar de estar num terreno e ao ar livre, ele não faz nada.
Pelo seu comportamento, penso que deve ter passado o primeiro ano de vida numa casa. Só não entendo como se abandona um animal tão meigo e dedicado.
O meu receio é que ele não se dê fechado das 7h30 às 19h.
O pêlo, os estragos que ele possa fazer... nada disso me preocupa tanto como a situação dele actual. Vê-lo sozinho e preso a uma trela à espera que chegue as 19h para nos ver novamente.
Coisas a ponderar:
-Férias - Vai para onde formos, temos que nos preocupar com hoteis e parques de campismo que aceitem animais.
-Família que tem alergia a pêlo - Quem vive lá somos nós e não sofremos desse mal.
-Futuro filho/a - Ele adora a minha sobrinha. Não a pode ouvir a chorar, fica aflito.
Que coisas mais temos a ponderar?
O nome dele é: Woofy
Diz a veterinaria que tem 2/3 anos.Já estou nos preparativos.
Vou dando novidades do desenrolar dos dias.Obrigada meninas, pelas opiniões e sugestões.
A foto em anexo foi a primeira que tiramos (dias depois de o encontrar-mos). A seguinte é do seu primeiro banho e a primeira tosquia. :P
Bonito nome! Ainda é novinho
ficou muito mais catita!
Só passei para te dar os parabéns por teres adoptado o pequeno! Ele não se esquecerá disso com certeza e tu também não porque ele vai relembrar-te diariamente do teu gesto.
Vinha também dizer-te qual o produto para limpar as orelhas, é o Octoclean e é utilizado numa gaze limpando então o interior das orelhas.
Mas se o vais levar ao Vet para um check-up lá com certeza que te explicarão como fazer e falar em tudo isso.
Eu tenho varanda na minha casa mas posso dizer-te que se estivermos em casa ele não nos larga, por isso cada vez mais acredito que para certos cães o espaço não é o mais importante.
Força e boa sorte!
Desde já quero dar-te os parabéns pela excelente atitude que estás a ter juntamente com o teu marido. Eu adoro animais, cães de qualquer raça ou tamanho.
Vivo num apartamento e tenho um yorkshire miniatura, é certo que a minha bichinha já cresceu a viver num apartamento e como é um cão pequenino habituou-se bastante bem. Mas para teres ideia há dias da semana que saio de casa às 8.30 e chego às 22.30, portanto ela passa muitas horas sozinha mas tento sempre compensá-la com muitos miminhos.
Acho que se levares esse cãozinho para tua casa ele será para sempre grato ao gesto que tiveste. Os animais são muito inteligentes e não há nada melhor do que chegar a casa depois de um dia de trabalho e termos aquele amiguinho à nossa espera sempre feliz por nos ver... Faz-nos sorrir mesmo quando queremos chorar. A minha cadelinha sente quando estou triste e é uma óptima companhia.
Espero que ele passe o natal em tua casa, é um cãozinho de sorte por o teres encontrado.
Tudo de bom! Um grande beijinho!
Como eu te entendo... a minha cadela (que agora ficou na casa dos meus pais) era uma cadela abandonada, cheia de pulgas e desnutrida... o meu pai antes de a trazer para casa levou-a ao veterinário.
Há aquelas pessoas que que dizem que é um crime ter animais grandes num apartamento, pois eles precisam de espaço para correr e ar livre etc e tal. O que eu concordo plenamente, no caso de estarmos a falar em comprar um cão ou de quando nos dão um cão (quando há outro donos interessados e com melhores condições) Mas o que é que tu achas que é melhor para o cão? viver na rua, ao perigo, frio, fome etc. ou viver "condenado" a uma casa quentinha com comida e agua fresca sempre que lhe apetece, briquedos, veterinário quando precisa e uns donos a chgarem todas as noites com mimos para lhe dar?...
A minha cadelinha já está velhinha, mas ainda hoje basta olhar para os olhinhos dela para ver a sua gratidão. Ela é super mimada, percebe quando estamos tristes ou doentes... Se vocês QUEREM ter um animal de estimação em casa, o que implica veterinário, idas diárias á rua, sacos de ração e uma boa dose de paciência para os estragos dos primeiros tempos. Acho que deves mesmo leva-lo e faze-lo feliz, ele vai agradecer-te todos os dias
Muitos muitos muitos muitos PARABÉNS pela tua atitude!!
É de louvar!! Mais um coração bom neste mundo!! Que bom! Estou muuuuuuuuito feliz por ter acabado de ler tudo o q li! Nem imaginas!
O "nosso"/ Teu Woofie já tem ou está prestes a ter um lar bom, quentinho, livre de perigo e cheio de carinho! Maravilha
Um menino que já vai conseguir passar o Natal e o resto dos seus dias em paz!
Passado uns dias vais dar contigo a pensar: " como é q eu não fiz isto há mais tempo?" Vais ver! O retorno, tudo o q recebemos deles, é espantoso!! Apenas em troca de um pratinho de comer, água e um pouco de carinho! Como eles são incríveis e tão diferentes do ser humano!
Muitos beijinhos pra ti e uma beijoca bem repenicada na bochecha dele!!
Muito obrigada mais uma vez por todos os comentários deixados aqui.
Deram-me a força que precisava e afugentaram os meus receios e dúvidas.
É que ter a família à perna contra a nossa decisão não é lá muito fácil. Vai-se ouvindo uns comentários que não se gosta... Entra a 100 e sai a 200!!!
Já começei a preparar o cantinho dele. Levei para casa a sua nova alcofa, comedouro/bebedouro, ração, ossinhos prensados, peitoral + trela, frontline... fica a faltar-me os brinquedos e mais quê?
Ontem não consegui leva-lo ao veterinário, pois cheguei a casa eram 19h e a essa hora o consultório fecha.
Conhecem algum veterinário zonas do Porto, Gaia, Sta.Mª da Feira que trabalhe até mais tarde? E onde façam banhos e tosquias?
Membro desde: 29.08.2008