Boa noite a todos,
aqui perto de onde moro, há um cãozinho que está acorrentado há imenso tempo, talvez anos mesmo... Nunca me senti no direito de me meter no caso, mas a questão é que me parte o coração saber que o animal passa dias e noites ali, acorrentado, sem carinho, sem atenção, como se de um objecto se tratasse! E principalmente nestas noites tão frias, é cruel que não possa procurar um local mais aconchegante por carregar o peso de uma corrente que o prende e distancia do mundo ao redor!
Sei que infelizmente existem muitos animais na mesma situação, mas este é um caso que me entristece verdadeiramente pois é algo que vejo todos os dias e não consigo ficar indiferente!
Pergunto-me se este animal estará condenado a morrer sem conhecer um pouco de felicidade e carinho. E como tal, gostaria de saber, se vocês me podem dar conselho sobre o melhor a fazer!?
Os donos são pessoas idosas, não queria propriamente arranjar-lhes problemas denunciando o caso às entidades competentes, contudo, sinto-me muito angustiada com a situação!
Obrigada.
Podes e deves denunciar a situação, uma vez que os maus tratos em animais já são crime, puniveis pela lei.
É tentador denunciar mas no teu lugar com velhotes preferia outra abordagem...ia me chegando, pedindo pra estar com o animal um pouco, e ia conversando com as pessoas. Tipo... Podes não ter muita confiança, mas não tens como chegar ao animal? Se tiveres e puderes vai lhe Dando ns miuns miminhos talvez possas colocar algo pra ele dormir...talvez consigas que os donos queiram dar esse cuidado... Sao velhotes e no tempo deles era tudo mais despreocupado...
Tal e qual como a violencia doméstica "entre marido e mulher não se mete a colher", não é verdade?
Por serem "velhinhos" podem fazer tudo o que lhes dá na gana? Supostamente, agora que são velhos deviam ter mais tempo para o animal.
Acho criminoso e desumano que nada se faça. E quem não haje está apenas a compactuar com o crime. Sim, porque a lei é bastante clara (finalmente)!
margarid.a wrote: Tal e qual como a violencia doméstica "entre marido e mulher não se mete a colher", não é verdade?
Por serem "velhinhos" podem fazer tudo o que lhes dá na gana? Supostamente, agora que são velhos deviam ter mais tempo para o animal.Acho criminoso e desumano que nada se faça. E quem não haje está apenas a compactuar com o crime. Sim, porque a lei é bastante clara (finalmente)!
Nao, nao e verdade. Podes ler no meu comentario que nao sugiro que nada se faca, a diferenca e que podes achar que estas a fazer o melhor denunciando e como se tratam de animais, nada vai acontecer.
Vao la ver se o animal tem documentos e se nao tiver, os donos pagam uma multa. Para a lei, maus tratos e matar ou bater... E ja e um pau, pois a lei e recente e ninguem viu ninguem ser punido.
O que vai acontecer muitas vezes em caso de denuncia e que os donos ja se estao a marimbar e ja para o animal, provavelmenten ainda farao pior.
A alei fala em abandono e maus tratos, nao fala em ter animais acorrentados. A senhora pode alegar que tem o animal preso porque tem de o ter preso!
Se ja fizeste alguma denuncia e pudeste ver com os teus olhos o que aconteu a seguir, fala. Se nao, e melhor nao dares palpite e fazeres dos outros gente passiva e que nao quer saber, porque de certeza ja passaram muitos mais casos pelas minhas maos do que pelas tuas, caso contrario a tua opiniao talvez fosse diferente.
fala com os srs primeiro se eles não se mostrarem interessados em resolver a situação na hora denuncia velhinhos ou não tem de ser chamados a responsabilidade
Sofia1984 wrote: Nao, nao e verdade. Podes ler no meu comentario que nao sugiro que nada se faca, a diferenca e que podes achar que estas a fazer o melhor denunciando e como se tratam de animais, nada vai acontecer.
Vao la ver se o animal tem documentos e se nao tiver, os donos pagam uma multa. Para a lei, maus tratos e matar ou bater... E ja e um pau, pois a lei e recente e ninguem viu ninguem ser punido.O que vai acontecer muitas vezes em caso de denuncia e que os donos ja se estao a marimbar e ja para o animal, provavelmenten ainda farao pior.
A alei fala em abandono e maus tratos, nao fala em ter animais acorrentados. A senhora pode alegar que tem o animal preso porque tem de o ter preso!
Se ja fizeste alguma denuncia e pudeste ver com os teus olhos o que aconteu a seguir, fala. Se nao, e melhor nao dares palpite e fazeres dos outros gente passiva e que nao quer saber, porque de certeza ja passaram muitos mais casos pelas minhas maos do que pelas tuas, caso contrario a tua opiniao talvez fosse diferente.
Cara Sofia1984,
"Segundo a lei, que foi publicada em Diário da República no passado dia 29 de Agosto, "quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus-tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão". Caso da agressão resulte a “morte do animal, a privação de importante órgão ou membro ou a afectação grave e permanente da sua capacidade de locomoção” a punição é de “pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias".
O abandono dos animais de companhia também será punido. A lei estabelece uma pena de prisão até seis meses ou multa até 60 dias para estes casos."
Portanto, estar acorrentado, nas condições que é aqui descrita é maus tratos, ponto final.
Além disso, é falso o que dizes quando nada aconteceu desde então.. podes confirmar por ti própria: (será que sabes mesmo o que dizes? Se dizes que ninguem foi punido, não deves morar em Portugal desde Outubro deste ano).
http://portocanal.sapo.pt/noticia/43404/
Portanto, não, não estou a "mandar bitaites". Estou a falar com conhecimento de causa.
Digo mais uma vez que acho criminoso e desumano nada de fazer. Algo que acontece em todo o País (gostava de saber quando disse que a autora do tópico era passiva...)
Portanto, lê bem antes de dares palpites infundados, claramente sem conhecimento da realidade ou da lei. E muito menos, não sugiras o que tu julgas que os outros dizem.
O que eu disse, foi simples e claro. É a minha opinião (que foi pedida, tal como a tua), portanto faz o favor de não a distorceres.
"talvez consigas que os donos queiram dar esse cuidado... Sao velhotes e no tempo deles era tudo mais despreocupado..."
Conseguir que os donos sejam responsáveis com o animal?! Porque são velhotes, têm desculpa?! Porque no tempo deles era tudo mais despreocupado... claro! antigamente também ninguem se metia entre marido e mulher, ou ninguem denunciava uma criança a ser negligenciada, porque afinal eram outros tempos!
Ola! Pelo que percebi o cao tem donos e dece estar acorrentado junto da casa deles certo? Se fores vizinho e tiveres alguma confiança torna- se mais fácil abirdares o assunto e tentares concersar sobre a situação do caozinho e chama- los a atenção. Ja toda a gente sabe que as vezes não e nada fácil falar com idosos. Olha eu tenho patio que da para mais dois vizinhos( separados por vedações) e o meu cãozinho (caozao) ia sempre para o quintal deles. Apesar de grane e muito docil mas estragava tudo(roupa dos estendais, vasos, piscinas das outras crianças...) deu me uma grande despesa lol. Mas ate arranjar solução para rlr. ( e tentei várias coisas)tinha de o manter preso se não estivesse em casa pois era nessas alturas que ele fugia... Prendia-o no coberto do patio porque tinha mesmo de ser de outra maneira era impossível e tambem eu sei que corta o coração apesar de ter a casota quente. Quando temos animais temos de ter condições para os ter e eu tive quase que construir um muro alto em todo onpatio para ele não fugir(porque ele e tipo canguru saltava a vedaçao). Mas tenta primeiro da maneira mais simpática porque e verdade o que se disse, pessoas mais velhas tendem a ter pensamento mais retrógrado.
Boa noite.
Desde já, agradeço a todos pelos comentários e opiniões... Não quero de forma alguma despoletar conflitos entre ninguém.
Quando referi o facto das pessoas serem idosas, foi exactamente pelo facto de estarem menos consciencializados da importância que um animal tem e de quais as condições mais desejáveis para o ter. Pois penso que a situação se deve mesmo a falta de informação e sensibilização, e não meramente por maldade.
Hoje liguei para o SEPNA, expliquei a situação e aconselharam-me a falar com o veterinário municipal de maneira a que este possa intervir, dado que fazendo denúncia, tal acarretará inúmeros problemas, a começar por coimas por falta de registo do animal, etc. E na verdade, não quero dificultar a vida a ninguém, mas sim, melhorar a do cãozinho.
Amanhã é feriado, só na 3ªf tentarei contactar o vet. Até lá, o meu coração permanece apertado, face às temperaturas que estão lá fora, e o bichinho na rua, preso a uma corrente
Obrigada!
Daniela_Gomes88 wrote: Boa noite.
Desde já, agradeço a todos pelos comentários e opiniões...Hoje liguei para o SEPNA, expliquei a situação e aconselharam-me a falar com o veterinário municipal de maneira a que este possa intervir, dado que fazendo denúncia, tal acarretará inúmeros problemas, a começar por coimas por falta de registo do animal, etc.!
Acho "engracado" a sepna mand te ligar para o veterinario, como se o veterinario fosse a policia dos animais. Entao se a lei ja entrou em vigor ese ate ja puniram alguem (nao foi certamente por terem um cao acorrentado...), porque nao contactamos directamente a policia??
Curioso, como eles ate se preocuparam bastante com o assunto,tal como eu ja pude comprovar eu mesma, e ate te informaram do procedimento, que nao por acaso,foi exactamente o que ja disse que eles fazem: vao ter com as pessoas e pedem os documentos do animal. SO ISTO. Se nao tiverem documentos pagam multa porque os documentos sao obrigatorios.
O melhor nestes casos e tentar sensibilizar as pessoas. Qual queixa qual que...a queixa funcionara quando e se um animal for violentamente agredido e desta agressaoresultar morte ou dano maior. Como ja disse e tambem ja aqui disseram ha animais que tem de estar acorrentados, e quer a pessoa tenha mesmo de o ter acorrentado ou nao,esta desculpa servira perfeitamente para se justificar perante seja quem for.
Digo e reforco: os idosos nao tem tanta nocao das coisas, o caminho e tentar a consciencializacao, conversar, tentar falar com eles.a queixa nao vai mudar a mentalidade a ninguem, nem tao pouco vai ajudar o animal, o maximo que vai acontecer e ele ir parar a um canil e ser abatido. E nisso que muitas queixas irao result, mas nao vai ser a madre teresa que ira tirar os animais aos donos, os donos e que vao mete los na rua. Depois eles morrem atropelados e provocam acidentes, tem filhos de 6em 6meses ou morrem de fome...tudo isto poderia ser evitado, ja consegui tantas vezes sem queixa que parece me impossivel que alguem nao veja isto como hipotese...e isto nao e ser passivo, mas activo. E sinceramente,fazer a parte mais dificil, mudar consciencias.
tal como Pôncio Pilatos...assim é fácil continuar os maus tratos em animais...
Margarida, tenho a certeza que gostas tanto de animais como eu e que abominas tanto como eu, pelo menos, qualquer tipo de negligencia. E preciso ser mais pro activo, so isso. Andar mais no terreno e fazer qualquer coisa, mas fazer com as proprias maos... Esta lei so foi criada para calar as associacoes, e mais para mostrar servico que outra coisa...nos temos um grande caminho a percorrer no que diz respeito a consciencializacao...a denuncia tem de ser o ultimo recurso, e a ser feita que seja quando ja se tentou de tudo (nestes casos, obviamente, nao me refiro a bater, atropelar de proposito, abandonar, matar etc).
Desculpa qq coisa.
Gnr; sepna. É fazer queixa.
nao ha perdao nem meias conversas com maus tratos a animais. É de uma vida que se trata. Entao como sao velhotes ta tudo ok? Continua a ser uma vida a sofrer.
Ou sera que gostavam de tar dia e noite acorrentados?
Membro desde: 17.09.2014