Cachorrinho - Ajuda | A Nossa Vida

Cachorrinho - Ajuda

Retrato de Coelhinha11
11.07.2011 | 09:23
Coelhinha11:
Membro desde: 19.03.2010

Bom dia,

Ontem fui buscar o novo membro da família, um West Highland Terrier com 1 mês e meio e estou radiante Smile
O problema e' que ela não veio com livro de instruções! Nunca tive um cachorrinho a meu cuidado e obviamente quero que o minha cadelinha tenha uma vida feliz e saudável. Gostaria de ouvir alguns conselhos que tenham para me dar aquando se recebe um cão bebe em casa.

Estou a dar-lhe ração Royal Canin - Pediatric Junior para cães de porte pequeno, e' a que o criador me vendeu como sendo a que ela já comia e fui logo avisada que deve comer exclusivamente esta enquanto for pequenina.

Ir a' rua, aqui confesso que estou preocupada, fiz a viagem com ela ontem de Lisboa(onde a fui buscar) ate' a' nossa casa no Algarve, achei por bem parar em varias estações de serviço para ela não ficar muito nervosa com a viagem e coloquei-a a brincar na relva um pouco cada vez que parávamos. Descobri que foi um erro pois os cães ate terem todas as vacinas não podem ir a rua. Tou cheia de medo que ela fique doente Sad Ela vai levar a próxima vacina no dia 23.07.

Higiene - Obviamente ela agora faz as necessidades em todo o lado e faz tantasss vezes!!!Ja' me estive a informar em relação ao jornal e vou tentar ensina-la a fazer la, o problema tb e' que suja as patas todas ao pisar e não lhe posso dar banho, como fazem para os limpar? Toalhitas de bebe será indicado? Uma toalhinha húmida com agua?

Agradeço todos os conselhos que me possam dar.

Beijinhos


Retrato de jakina
Seg, 11/07/2011 - 09:55
jakina:
Membro desde: 02.03.2011

Essa raça é muito linda e meiga, são muito carinhosos.
Os meus tios têm um cão dessa raça e gostam muito. Mas devo dizer que essa raça é muito teimosa, nada fáceis de treinar, e têm uma personalidade muito forte, é muito activo e precisa de muito exercício. Ah e ladram bastante...
Como é o teu 1ro cão acho que escolheste uma raça bem trabalhosa porque estes cães são uma canseira. O meu tio quase que desesperava e já tinha tido 5 cães, mas agora ele está melhor.
Se tiveres jardim tem cuidado, porque o do meu tio ia para o jardim e quado ele viu ele tinha feito uma cova enorme.

Boa sorte Cao

Retrato de Bruna1
Seg, 11/07/2011 - 10:28
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Olá!

Vamos por partes:

1 - A Royal Canin é, de facto, uma marca de excelentes rações. Se o cachorro gostar e não houver questões financeiras implicadas, não vejo problema em manteres a ração. O cachorro só ganha.

2 - Passeios... ainda é novinho para ir à rua, mas pode andar de carro. O problema é que na rua há muitos micróbios que lhe podem provocar qualquer doença. A relva é proibida pois é um sítio onde pode apanhar pulgas e carraças! Cuidado! Faz-lhe uma vistoria ao pêlo.
Na próxima consulta, tiras as dúvidas com o Vet. Mas se ele não alterar o comportamento é porque não apanhou nada.

3 - Os cocós e xixis. O ideal é andares em cima dele e de cada vez que ele for dar uma mijita pegas nele (mesmo que vá a fazer pelo caminho) e vais a correr colocá-lo no sítio onde é suposto ele fazer. O terraço ou então a folha de jornal. Isto sempre, sempre...
Nunca lhe batas ou afocinhes, é um erro enorme. Ele vai ganhar medo, até pode aprender, mas na base do medo. Não é isto que queres.

Mal ele comece a fazer diz-lhe NÃO, sem gritar, apenas voz firme, vais a correr como te expliquei em cima e, no fim, dás-lhe uma recompensa e fazes uma festa como se tivesses ganhho a lotaria.

Dá trabalho e demora, ele não aprende de um dia para o outro. É como as crianças, mas vais prender como sendo uma coisa boa, pois recebe uma recompensa e ainda recebe mimos. Causa - efeito.

Quanto às patinhas suhas, ou lavas ou passas umas toalhitas.

Boa sorte com o teu amiguinho Wink

Retrato de Coelhinha11
Seg, 11/07/2011 - 14:08
Coelhinha11:
Membro desde: 19.03.2010

Ola Jakina,

Sim estes cães são de facto muito giros e meigos, mas tal como dizes tem personalidade forte, ja´ sabia quando a adquiri e espero estar `a atura para a treinar, vou fazer o meu melhor :).Felizmente tenho espaço para ela se exercitar por isso penso que não haverá problema! Eles gostam muito de cavar e´ verdade.

Obrigada pela tua contribuição Smile

Retrato de Coelhinha11
Seg, 11/07/2011 - 14:17
Coelhinha11:
Membro desde: 19.03.2010

Bruna 1 agradeço-te pelas dicas, muito útil mesmo, só gostaria de ter sabido antes que ela não podia ir a rua Sad espero mesmo que ela esteja bem, por agora não encontro pulgas nenhumas. Em relaçao as recompensas, o criador que tambem e veterinario disse-me para nao dar nada para já, a partir de que idade começas-te a dar os biscoitos? Ou será que mostrar os nosso contentamento e fazer-lhe muitas festinhas chega?

Retrato de Bruna1
Seg, 11/07/2011 - 14:36
Bruna1:
Membro desde: 22.08.2008

Biscoitos talvez para já não, mas umas bolinhas de ração. Asfestinahs chegam mas mostar mesmo entusiasmo. Eu parecia uma tolinha quando andei a ensinar o meu cão, mas o certo é que resultou!

Aconselho-te a ler alguns artigos do site www.arcadenoe.sapo.pt, aprendes muitas coisas a nível comportamental e de saúde.

Retrato de Loira
Seg, 11/07/2011 - 15:24
Loira:
Membro desde: 31.01.2008

Eheh, isso é que esta a ser uma verdadeira aventura!
Acredita q te vais lembrar desses 1ºs mommentos para o resto da tua vida.

Se nao for indescriçao, onde o foste buscar e quanto pagaste por esse cao? Andei a ver raças de porte pequeno e rondam todos os 600euros!

Gosto de ti|@

Retrato de Coelhinha11
Seg, 11/07/2011 - 15:54
Coelhinha11:
Membro desde: 19.03.2010

Ola, vai ser uma aventura sim! Ela e' mesmo muito engraçada. Fui buscar a Corroios e paguei 400€, se tiveres interessada posso-te indicar o criador mas acho que ele só já tinha um macho.

Retrato de ninacio
Seg, 11/07/2011 - 16:38
ninacio:
Membro desde: 10.05.2010

Se mostrares com uma voz alegre e ou com um brinquedo que esteja escondido que só das quando ele faz bem ele associa a algo bom... Por exemplo arranjas algo que ele goste, tipo t-shirt velha ou uma bola ou um boneco, brincas uma vez com ele e escondes o brinquedo.

Na hora do xixi e se ele fizer no sitio que queres ou se o colocares la e ele acabar o xixi la e afins, brincas com esse brinquedo dizendo boa lindo lindo... ele associa o xixi naquele local a brinquedo e qnd faz asneira um não e mostras alguma indiferença... não digas não e ele fica triste e vais logo dar mimo...

Ah outra diga que usei com a cadela da minha mãe, colocava no jornal ou terraço ou rua e dizia xixi xixi e qnd ela fazia (isto passado muito tempo) eu fazia uma festa e agarrava ao colo. Tanto que ela aprendeu depressa que sempre que ia a rua nos queríamos o xixi.

Retrato de andreia36
Seg, 11/07/2011 - 18:00
andreia36:
Membro desde: 09.10.2009

querida, se tivesses oportunidade compravas a revista cães e companhia.. custa 3 euros no continente (não é o supermercado)..
na pagina 35 tem uma coisa que para ela aprender deve ser muito bom
é da marca Tuchi e é um tabuleiro para treinar o cão a fazer o xi-xi no sitio certo que depois lhe dá uma recompensa

Retrato de pipina
Seg, 11/07/2011 - 21:33
pipina:
Membro desde: 14.03.2010

ola no continente tens uns reguardos propios pa caes k eles comecao a fazer la pk tem um cheiro k os atrai. limpa com toalhitas de bebe. Tongue espero ter ajudado

Retrato de Coelhinha11
Sex, 19/08/2011 - 00:33
Coelhinha11:
Membro desde: 19.03.2010

Para as meninas que me ajudaram aqui fica uma foto da pestinha Smile

Retrato de Panther
Sex, 19/08/2011 - 14:30
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Bem, ela é muito gira, mas eu lamento mas tenho que vir também com más notícias Sad
Esse criador não é daqueles que se considera um criador responsável. Um criador responsável não deixa um cachorro sair antes de completar as 8 semanas! É uma altura bastante importante onde aprendem os limites das brincadeiras com os irmãos, basicamente, aprendem as bases da educação.
Se ainda por cima dizem que é uma raça teimosa, mais uma ração para ter estado mais tempo a aprender com os irmãos.
Ela tem LOP? Veio desparasitada? Viu os despistes de doenças dos pais?

Atenção que não estou a criticá-la, obviamente que agora que já a comprou não há nada a fazer a não ser cuidar dela o melhor possível, estou apenas a alertar para não recomendar o criador a outras pessoas e para poder avisar quem queira comprar um cão, que há muitos pormenores a ter-se em conta.

Em relação às necessidades penso que já lhe indicaram dicas importantes, não sei se o que se falou que aparecia numa revista não seria um wc que existe próprio para cães e normalmente ajuda nestas fases. Também conheço uma loja de animais na zona de Almada que os vende.

Quanto aos passeios, o perigo da relva não é só por causa das pulgas/carraças, mas também porque normalmente os cães fazem as necessidades nela, o que significa que podem estar lá fontes de doenças para um cachorro não vacinado.
Mas, atenção também que pode sair com a sua cadela, aliás, deve! É importante para a sociabilização, ela tem que conhecer cheiros, barulhos, pessoas. O que não pode fazer é colocá-la no chão. Ande apenas com ela no colo.

Felicidades com a sua cachorra Smile