Boa noite..Auto-estima, Opiniao, alguem me pode dar?? CURSO!? Ajuda pf. Opiniao?? | A Nossa Vida

Boa noite..Auto-estima, Opiniao, alguem me pode dar?? CURSO!? Ajuda pf. Opiniao??

Retrato de Raquel Sousa 1494
21.04.2016 | 02:39
Raquel Sousa 1494:
Membro desde: 26.03.2015

Boa noite, eu não sei até que ponto isto será ridículo. Fiz 12º ano de curso profissional de Higiene e Segurança no Trabalho e Ambiente. Mas na verdade considerei esses três anos os piores da minha vida. Porque eu entrei para o curso "ao calhas". Mas de umas coisas gostava... E como quando estava no 9ºano não sabia bem o que queria e o meu namorado na altura que era da minha turma ia para este curso eu, fui para este curso (estupidez). Chegou ao 10ºano ele acabou tudo comigo e gramei com ele 3 anos na minha turma. O curso é bom, foi em Lisboa. O pior é que foi numa altura difícil os meus pais estavam os dois desempregados.Só que a escola era profissional e eu sentia-me humilhada, pois como tinha engordado os comentários/piropos dos rapazes de positivos tornaram-se a negativos. Tal foi o meu desleixo que eu já saia de casa sem me pentear!! (sim pessoal com certeza q estava c uma depressão e nem sabia) A minha mãe e o meu pai também estavam deprimidos devido ao desemprego, que nem se aperceberam da minha tristeza. Chorava todas as noites sem perceber o real motivo ( q neste caso era depressão)...Sentia dores, sentia-me doente (os exames estava tudo bem), alem de saber q tava c/ excesso de peso. Eu era excelente em inglês, e a minha professora de inglês tinha conversas comigo em ingles, do porque de eu estar naquele estado, e de ter escolhido aquele curso quando eu era boa a línguas. Só que as minhas notas a higiene e seg no trab e ambiente (displicinas principais do curso) eram sempre 10,11,12... Nunca passava disso, a não ser quando eu marrasse mesmo muito tirava um 17/18. Só que o professor era muito exigente e gritava imenso connosco. E por exemplo havia lá uma da minha turma á qual eu me relacionava todos os dias e ela sempre se metia no topo e o professor de higiene punha-la no topo. Essa miúda fazia-se de minha amiga, mas não me ajudava... Depois eu sentia-me a pior do mundo e ela que todos os dias estava comigo, não me dava qualquer apoio, elogio, pelo contrário apanhei-a rir-se de mim e do meu corpo com o meu ex-namorado ;( ... E eu sempre tive baixa auto estima... Acabei como média do curso com 12. Devido a esta experiencia horrível tenho tido ofertas de emprego na área de higiene e segurança no trabalho e ambiente e tenho vergonha de me candidatar por me achar uma burra, falhada...


Retrato de Bemzinho
Qui, 21/04/2016 - 15:32
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Olá Raquel em 1º lugar julgo que deves procurar a ajuda de um médico, caso ainda não o tenhas feito, porque de facto parece uma depressão.
Daquilo que descreves só posso dizer-te que Burros e falhados são quem fez os comentários e teve as atitudes que referiste. Eles sim são dignos de pena.
Não trabalho na área, mas a minha experiência profissional diz-me que a grande maioria das coisas aprende-se com a prática e que é muito diferente daquilo que aprendemos na escola.
Posso dar-te o meu exemplo, eu sempre fui má aluna a matemática e também sempre fui boa em línguas, quem diria que eu iria trabalhar na área financeira e que ia gostar? Mas oportunidade surgiu e eu decidi apanhá-la e depois as coisas foram acontecendo.
Eu se fosse a ti candidatava-me a um emprego mesmo sem gostares muito da área, pelo menos para experimentares, quem sabe se até nem é aquilo que pensavas e tens uma surpresa muito positiva, podes até acabar por gostar e fazer carreira na área.
Mesmo que continues a não gostar sempre vais ganhado algum dinheiro que dá para ajudares os teus pais, ou podes tirar algum curso que te agradam mais, ou até quem sabe juntares algum dinheiro e tentares entrar para a faculdade.
É tão bom quando ganhamos o nosso 1º ordenado e depois vamos comprar algo com esse dinheiro, que é fruto do nosso esforço. Além disso não ficas em casa a olhar para as paredes e que só nos faz mal.
Não te preocupes, porque ninguém espera que uma pessoa que se está a candidatar para 1º emprego tenha muitos conhecimentos, bem pelo contrário, regra geral quem se candidata a 1º emprego não sabe mesmo nada de nada.
Tudo se aprende com a experiência.
Depois vais conhecer pessoas novas e até talvez fazeres novos amigos.
Em relação ao facto de teres aumentado de peso, eu sou da opinião que as pessoas devem olhar-se no espelho e estarem contentes com o seu próprio corpo. Se estas contente com ele, o que importa o que os outros dizem ou pensam?
Agora se não estás contente, então dá passos para mudares.
O 1º passo é sempre o que custa mais, depois é só seguir sempre em frente.
Espero ter ajudado. Um grande beijinho e vai em frente.

Retrato de PapasDeAveia
Qui, 21/04/2016 - 18:25
PapasDeAveia:
Membro desde: 01.01.2016

Só não muda quem está bem, quanto às amarguras da vida recomendo um rosé do Lidl fresquinho para relaxar, com amigos se puder não falta prai rapaz que gostassem de te dar uns mimos eheh há que gozar a vida e não pensar muito. Eu cá até gosto de cheinhas mais xixa.

O teu curso não é nada mau, candidata-te e arrisca, ou fica na mesma.

Retrato de Lonri
Qui, 21/04/2016 - 22:49
Lonri:
Membro desde: 23.03.2016

Olá Raquel...entendo o que sentes em relação a baixa auto-estima, fui assim durante tantos anos...E depressão é algo difícil de lidar mas fico feliz que tenhas notado que tiveste esse problema e que agora o queiras resolver. Querer resolver é metade do caminho para a resolução.

Na minha opinião eu acho que deverias esquecer o passado e perdoar-te a ti mesma. Já houve muitas vezes na minha vida que me achei burra, simplesmente porque as matérias em que eu era boa não eram consideradas matérias "inteligentes" (artes principalmente, e um pouco línguas).
Tu não és de todo burra ou falhada e tenho a certeza que sabes disso, está enterrado na tua pouca auto-estima, bem lá no fundo. Mas está.

Tu própria disseste que és ótima a línguas e se tiraste o curso, se sabes o básico, só precisas de um emprego para pôr isso em prática. Curso é bom mas sinceramente acho que muito do conhecimento vem da experiência de trabalho.
Não tenhas medo de arriscar! Arrisca, tenta! Qual é o pior que pode acontecer? Tu irás sempre sair com algo mais do que quando entraste - experiência.

E olha, podes até não saber tudo aquilo que é pedido no trabalho mas é para isso que lá estás também, para aprender! Houve tanta coisa que eu só aprendi no estágio. A vida é assim mesmo, mostra segurança, arrisca e vai para lá com intuito de aprender e vais ver que tudo corre bem!

E já agora, em relação ao teu aspecto, a minha opinião é a seguinte: se gostas de como és, se te sentes bem e se és saudável então o resto não interessa. Se não te sentes bem como és, ou porque querias emagrecer ou porque estás com colesterol alto ou a tua saúde pode estar em arrisco - então muda, por ti e porque te amas o suficiente para mudares.
Se não gostas de ti por falta de auto-estima então a conversa é outra, então terás que te amar primeiro. O que, devo dizer-te, é um processo que às vezes demora mas que vale a pena, muito a pena.

Ama-te a ti própria, a sério, mais que tudo. Vais ter que viver contigo para sempre então porque não tornar isso algo bom? Tens motivos para te amar e sei que sabes disso, procura-os, sente-os e ama-te. A vida torna-se mais leve quando nós gostamos de nós próprios.

Boa sorte Raquel, espero que as coisas contigo melhorem Smile

Post