Será que alguem sabe o que são uns bichinhos brancos que aparecem nos móveis, principalmente nas estantes de livros e brinquedos, parecem pontinhos brancos, mas quando olhamos com mais atenção eles movimentam-se de um lado para o outro, estou farta de pesquisar mas ainda não encontrei resposta. Já experimentei o Bio Kill mas não deu resultado e, também, experimentei os produtos contra ácaros, mas eles voltam a aparecer.
O que será esta bicharada minúsculas que me deixa irritada principalmente por não saber o que são.
Se for só em coisas de madeira, pode ser bicho da madeira.
Eu tive bichos brancos minúsculos que se mexiam, mas conclui que não era da madeira porque andavam em muitos outros locais, que eu só comecei a reparar depois de andar atenta a tudo o que fosse pontas brancas.
Pelo que pesquisei e pelo que me contaram, cheguei à conclusão que o mais provável seria serem ácaros.
Só os consegui diminuir deitando algumas coisas fora (por exemplo na madeira se eles se conseguirem enfiar lá para dentro, isso faz com que se escondam quando a limpamos) e expondo as coisas ao sol.
Julgo que este tipo de problema também surja dentro das máquinas digitais, tente pesquisar também por ai, acho que havia algo como mergulhar a máquina em arroz, que o arroz iria tirar a humidade, ou algo do género, mas sinceramente já nem me recordo bem.
Nunca cheguei a extingui-los completamente, mas entretanto também mudei de casa (por outros motivos que não os bichinhos) pelo que não sei se eles desapareceram.
Penso que os bichinhos que falas são os designados bichos de prata. É muito frequente encontrares em livros e mobiliário pois alimentam-se de amido e outras substâncias. Vê estes tópicos
http://anossavida.pt/forum/bichinhos
http://anossavida.pt/forum/como-acabar-com-peixinhos-prata
*
os bichinhos de prata são compridos, quase como q centopeias! não tão longos, nem c tantas patas... mas n são "pontinhos" brancos!
se forem pontinhos c 8 patas, são ácaros (em principio, eu sei lá.. :p)... o pq e como os eliminar, n sei...
essa porra apareceu-me no computador quando morava com os meus pais, a casa era bastante fria.
À conta desses "melguinhas", dei cabo do teclado do meu computador, pois após limpa-lo com alcool, usei o secador para remover o excesso mais rapidamente e insisti tanto na porcaria do secador que derreti duas teclas mas funcionou.
Até hoje não sei o que eram... pareciam pontos finais mas brancos, e não lhes via patas nenhumas. Pensei em ácaros, mas vou ficar eternamente na dúvida
pois, os ácaros podem ser microscópicos, quase microscópicos ou nada microscópicos.. têm vários tamanhos, várias cores...
Ora encontrei isto :
- Pode ser que seja o piolho de livros. O Psocoptera ou Corrodentia, que é popularmente conhecido por piolho dos livros é muito comum em ambientes húmidos, porque ele alimenta-sede fungos, cereais, pólen e fragmentos de insetos mortos, presentes normalmente em locais húmidos.
Só vai conseguir o controlo desta praga com a eliminação da humidade.
De qualquer forma, siga algumas medidas preventivas que vão ajudar:
- Manter a casa sempre arejada.
- Mantenha as portas do armário abertas para secar.
- Passe regularmente um pano húmido com água sanitária onde for detectada a presença de bolor.
- Limpe todos os armários com pano humedecido com água sanitária.
- Passe sempre o aspirador de pó, utilizando o bico adequado para frechas nos cantos e frechas das portas, janelas e rodapés.
Boa sorte
Eu pensava que os pontinhos brancos que vejo moverem-se nos móveis não podiam ser ácaros, por serem visíveis, a minha casa é realmente muito fria estou a pensar instalar um sistema de aquecimento, bichinhos do pó penso que também não porque todas as semanas a casa é limpa a fundo porque tanto eu como o meu filhote somos alergicos ao pó, o que acontece é que estou farta de experimentar produtos e os bichinhos diminuem durante um tempo mas regressam sempre. Que mais poderei experimentar??? Que chatice não saber o que é, para poder extinguir os bicharocos irritantes!
Boa tarde! Chegaram a saber ao certo que era os bichos??? Eu tenho 1 problema idêntico, mas já me disseram (empresas) que seria ácaro da madeira?!?! Mas, estes são visíveis. Se souberem de mais alguma coisa por favor indiquem...quais problemas de saúde? como tratar estes bichos???
Eu tambem tenho o mesmo.
É exactamente o mesmo que aparece na foto.
Que fizeram?
David
boa noite
vi a vossa duvida sobre esta praga
eu sou tecnico de desinfestação na empresa trully nolen aquela empresa que tem os carrinhos amarelos com orelhas. Essa praga chama-se springtail e nòs temos a solução simples e eficaz.
se pretenderem saber mandem mensagem privada
Olá David e Catgirl!
Nós fizemos uma desinfestação através de uma empresa em novembro de 2011...
Contudo em novembro de 2012 voltaram...voltei a contactar a empresa e diz que é devido a uma humidade relativa demasiado elevada no interior da casa.
Temos que "arrejar a casa". Nós temos janelas com oscilo-batente, mas quando está muito frio, não convém ter janelas abertas! Desta vez aparecem "um aqui, outro ali", nada como no ano anterior que limpava uma cómoda à noite e demanhã estavam alguns 30/40 bichos novamente!
Este ano estamos a tentar não desinfestar a casa outra vez...para não abusar de produtos químicos, ainda mais com um bébé, não queiramos arriscar, mas até ver ainda não desapareceram apenas com o arrejamento e frio...vamos ver quanto tempo duram e se o bom tempo aparece para ver se desaparecem.
Há 2 anos tive e mais ou menos nesta altura desapareceram sem razão aparente...
Vão descrevendo as vossas experiencias.
Abraço!
Olá... Ja fiz duas desinfestações e até agora continuam a aparecer mas cada vez menos... a segunda fiz nesta passada quinta feira... até agora já vi um ou outro ainda vivo, mas grande parte está morta. O principio activo que usaram foi a alfacipermetrina. Já consultei mais empresas para o mesmo problema e todas elas chamam um nome diferente á praga... desta vez optei por lavar toda a roupa e coisas em tecido, incluindo as cortinas... se tiverem malas de viagem e carteiras confirmem porque eles andam por todo o lado! Nesse caso convem passar o que se conseguir por água. Segundo o que me disse a empresa que veio cá desinfestar, eles morrem com a água. Afogam-se quando dentro de água por isso, é tentar lavar o máximo que se conseguir, encaixotar as coisas e chamar uma empresa de desinfestação para finalizar isso. Algumas vezes nao é a primeira aplicação até porque eles apenas usam a pulverização. O metodo é sempre o mesmo... Sempre pulverização. Algumas empresas usam tambem juntamente com a pulverização um tratamento com fumo de maneira a ficar melhor, mas fica bem mais caro. Esta praga dá muito muito muito trabalho! è esperar para ver se consigo acabar com isto! Cumprimentos
Acho que esses bichos se tratam de Térmitas:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Cupim
Tive térmitas a comerem-me a madeira do chão uma vez, até deixam montinhos de madeira em pó por vezes. São dificéis de matar porque são geralmente aos milhares, especialmente em casas antigas.
Olá luisa 1986 e branca maria,
Quanto à agua, houve uma 1ª empresa que disse que seria necessária lavar paredes, chão, etc. e lavar toda a roupa a mais de 60º…ou seja eles só morriam acima dessa temperatura.
Eu não fiz isso optei pela desinfestação já mencionada. O que notei diferença foi realmente o frio...com a casa bem arejada, mesmo no inverno (não é nada fácil, acreditem), nota-se menor número de bichos.
No meu caso utilizaram brometo de metilo, o gás esteve na casa durante 3 dias e depois mais 2 para arejar a casa. Ou seja estive quase 1 semana fora de casa. Na altura resultou, mas como disse no anterior post, passado 1 ano voltaram. Nada comparado como no ano anterior, mas de vez em quando lá aparece um. Já agora, aparece porque também ando com uma lanterna a ver, porque se não os procurasse se calhar nem os via…a não que se multiplicassem como há 2 anos.
Quanto às térmitas…não acredito porque senão a madeira toda cá em casa já mostrava sinais dessa praga
Disseram-me que era parecido com este: http://www.rentokil.pt/guias-para-pragas/insectos-e-aranhas/insectos-dos...
Mas depois concluíram que não, que seria outra espécie…o ideal era ter uma empresa com microscópio electrónico para analisar os bichos e verificar a 100% o que eram para o tratamento depois também resultar a 100%.
Quanto à humidade.
Podia ser, mas desde que me disseram da empresa que podia ser humidade (Novembro 2012) que diariamente a casa é arrejada, mesmo nos dias de maior frio!!!!! E olhem que sito aumenta a conta do aquecimento!
Para além desta situação, à noite, tenho um desumidificador a trabalhar cerca das 22h até às 8.00h.
Já houve dias de baixa humidade e com todos estes cuidados, parece-me que o factor da humidade perde alguma credibilidade!!! Isto porque ainda aparecem bichos, não muitos, mas lá aparecem aqui e ali...
Agora raramente a humidade está acima dos 60% e quando está baixa com o desumidificador. Com estes valores não devia haver nenhum problema.
Já me falaram de uns utensílios que absorvem humidade e que estão à venda nos hipermercados, mas ainda não consegui encontrar, quando souber faço a devida referencia.
Espero que agora, quando chegar o bom tempo eles desapareçam, como normalmente fazem!
Tem que haver outra explicação para além da humidade!
Bom dia RPL, m
Eu tb assim que chego a casa coloco de imediato o desumificador mas embora tenha muito menos bichos em casa ando sempre com a lanterna em busca deles, faz-me muita confusão, impressão e nojo só de pensar que tenho aqueles animais pela casa. Eu já n sei se hei-de abrir as janelas ou mante-las fechadas este tempo está horrível, não para de chover
Tem um medidor de humidade?
Obrigada
Catgirl!
Eu todos os dias antes de dormir vejo, com uma lanterna, o berço da minha filha, cómodas e minha cama também. Há uns tempos atrás via ainda mais locais, mas para isso demorava mais de 1h30m...agora apenas faço o essencial e espero que o arrejamento faça o resto.
É bastante frustrante, mas tenho que o fazer especialmente pela minha filha e para eu dormir mais descansado...
Ora, ando a fazer isto desde Novembro...chateia! espero que o bom tempo venha rápido para a humidade baixar ainda mais e estes bichos, se tudo correr bem desaparecerem.
Eu, mesmo nos dias de chuva abro janelas, ou deixo em oscilo-batente (tenho esta vantagem). Tenho 1 pequeno leitor de humidade relativa (comprei no leroy merlin) que indica os valores e se aumentar fecha-se, senão nem que baixe um pouco, é melhor que nada!
Ninguém conhece uma empresa que tenha microscópio electrónico que pudessem analisar isto ou alguém com conhecimento na área da biologia, etc??? eu arranjava a amostra, para ter 100% certeza do que é isto e poder tratar.
Já me tava a passar! Afinal não sou o unic com os tais bichos brancos. E fiquei esclarecido. E preocupado ao mesmo tempo, visto que tou num sitio com alguma humidade, muitos livros e moveis de madeira... O melhor que tenho a fazer será mesmo ignorar as criaturas. Não fazem mal à saude? Podemos co-habitar? E também não são assim tantos bichos como na foto. Mas preferia elimina-los completamente.
Cá estou eu novamente às voltas com os ditos bichinhos brancos, não me consegui desfazer deles e já gastei uma dinheirão em produtos que não deram resultados. O tempo tem passado e convivemos já de uma forma mais "normal". O chato é que estou constantemente parada a ver se os pontos brancos mexem ou não mexem, parece fixação como diz o meu marido. Mas lá continuo a ver pontinhos a mexerem-se e outros fixos. Mas ainda limpo várias vezes os móveis com a esperança que é desta que desaparecem e eles regressam novamente. A foto apresentada é exactamente os pontinhos que vejo sem tirar nem por, mas e as soluções para os exterminar??
Sinto o mesmo Bia 21 e ajo da mesma forma mas não sei o que fazer mais para acabar com isso. Já somos uma comunidade….
RPL concordo inteiramente em mandar analisar esta praga e se conseguíssemos nos juntar todos e dividir os costos seria uma grande ideia, pelo menos para sabermos o que temos em casa, afinal partilhamos o nosso lar com o indesejado. Beijinhos a todos
O tempo já melhorou, mas até agora ainda os consigo encontrar, claro que só uma meia dúzia por dia...mas chateia... estou a pensar voltar a fazer nova desinfestação, desta vez em condições, até porque a outra achei que não foi nada de especial... foi feita pelo biodouro, na minha opinião poderiam ter sido mais zelosos e mesmo com uma segunda não resolveram apenas atenuaram um pouco o problema... além disso a rentokil apesar de mais cara parece-me ser a melhor solução... vão descrevendo as vossas opiniões/soluções, porque esta praga tem de desaparecer, senão teremos de ser forçados a conviver com ela!
Peço desculpa por demorar tanto na resposta...
Eu pessoalmente não imagino conviver com estes bichos...queira alguma solução prática e eficaz...ainda mais porque tenho 1 filha de meses...do qual vejo sempre o berço antes de deitar. Até por questões de saúde, não sei que implicação poderá ter o contacto com estes bichos, dai querer fazer uma análise.
Nesta altura esperava não ter bichos, mas eles de vez em quando lá aparecem...agora estou preocupado...antes em Janeiro, Fevereiro, desapreciam, agora parece que resistiram até Maio e sabe-se lá quando.
Quanto a desinfestações...bem quero evitar! Mas não sei o que faça!
Quanto à análise aos bichos também, não conheço nenhuma empresa com microscópio electrónico. Alguém conhece?
Quanto a empresas, quem fez a minha desinfestação foi a ISS Pest Control. A rentokil era a mais cara...mas não dava qualquer tipo de garantia! A truly nolen, da qual aqui neste post apareceu, parece identificar bem o problema, se eu soubesse que resolvia...não hesitava...mas como já disse noutro post...não queria estar a por mais químicos dentro de casa, em ultimo caso, só com garantia 100% que esta praga desaparecia!!!
Também estou com o mesmo problema,nunca tinha tido nada destes bichos em casa. Já foi feita uma desinfestação á casa toda e eles teimam em aparecer só nos móveis da sala. Na restante habitação a desinfestação resultou. Todos os dias ando de volta dos móveis tou a ficar paranóica sempre com os olhos lá fixados e de facto lá estão. O técnico que fez a desinfestação diz que a fonte de contaminação é mesmo nestes móveis, o pior é que os comprei há pouco tempo. E de facto só vi estes bichos cá em casa depois de os comprar .já os reclamei e não me deram razão mas vou insistir. alguém me diga se aconteceu o mesmo, pensem se vos apareceram os bichos após terem comprado algum mobiliário.
Trata-se segundo o técnico do piolho branco chamado piolho do livro, e que se alimenta também da madeira, até porque eu não tenho livros nestes móveis.Tenho 2 crianças e não as deixo estar na sala. já foi feito reforço desinfestante só nestes móveis e eles continuam a aparecer. Estou stressada.
Membro desde: 17.02.2012