Assédio, abuso, feminismo | A Nossa Vida

Assédio, abuso, feminismo

Retrato de gatita5
24.06.2021 | 16:19
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Boa tarde,

Confesso que reflecti muito antes de escrever este post, o motivo está na sensibilidade do tema, mas também nos abjectos que vêm para aqui destilar veneno e descarregar a frustração, no entanto, este relato pode vir a ajudar alguém que esteja a passar por algo semelhante.
Ora bem, há uns meses que ando a remoer devido a uma situação (situações) que se passou no trabalho com uma pessoa da direcção, eu assumi como assédio o que despoletou uma discussão acesa com uma colega de quem simpatizava e tinha em consideração. Bom, um dos chefes que é jovem, empertigado e convencido, andava a pavonear pela empresa armado em don juan, falinhas-mansas para todas as funcionárias que lhe agradavam, isto durante meses sem nunca me importunar, cumprimentávamos com um bom dia e pouco mais porque sempre fiz questão de me apresentar com o meu semblante mais sério, não o suportava, ele representa tudo aquilo que eu odeio num homem. Uns meses depois começou a importunaçao, acariciar os cabelos, colocava mão na mão e afagava, encostava-se e roçava... eu dizia sempre para não fazer isso, que era impróprio e não lho consentia... mas ele sorria e no dia a seguir fazia o mesmo, dias depois já fartinha do avisar expus a situação à restante direcção e a essa tal colega de quem pensava ser amiga, pelas várias confidências que trocámos... a direcção prontificou-se a mudar-me de local de trabalho e o ignóbil continuou ali impune.
O que me chocou mais foi essa colega dizer que eu era dramática, que até devia ter gostado sendo uma das mais velhas naquele local, atirou à cara situações pessoais que lhe contei que se passaram com a pessoa com quem estava naquele momento... e que ela achava ser abuso/ violação, o que não tinha nada a ver, uma vez que era consentido. Indignou-me uma mulher culpabilizar outra mulher, bem sei que isso acontece imenso, o comportamento repugnante do agressor ser deslocado para a vítima, mas não devia acontecer, a culpa não deve ser incutida a vítima.
Deixo-vos com um pedido, principalmente para as mulheres, nunca deixem de fazer queixa quando passam por isto, assédio é crime e não devia ser normalizado.
Quem quiser deixar aqui o seu desabafo, opinião ou questão de forma cordial, agradeço.
Abraço


Retrato de Tony Chopper
Sáb, 26/06/2021 - 09:18
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

Há uma coisa que aprendi na vida: os colegas de trabalho não são nossos amigos, são colegas e de trabalho e os mesmos tendem mais a usar o que sabem sobre a vida pessoal dos outros para os "queimarem"!

Os relacionamentos de trabalho, de colegas, não são como os de amizade: as pessoas partilham um determinado espaço competindo por dinheiro, estatuto e carreira, sendo que a competitividade nem sempre é honesta!

Penso que estiveste mal em partilhar a tua vida pessoal com essa tua colega. Quando necessitaste, ela usou isso contra ti! Eu divido entre colegas e amigos e não passo "confiança" aos colegas de trabalho além do estritamente necessário e apenas por motivos profissionais. Também já me tentaram queimar no passado e aprendi a sobreviver assim, sem dar grandes abébias, sem contar detalhes da vida pessoal...

Retrato de gatita5
Sáb, 26/06/2021 - 09:50
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Concordo em certa parte. Para ser sucinta, eramos colegas de áreas diferentes, gabinetes distintos, sou reservada e discreta profissionalmente era ela que detinha confiança com todos os funcionários e direcção, muitos anos de casa, portanto, não vejo que possa ter sido competição âmbito profissional que possa ter causado essa atitude. Penso ser a mentalidade dela e da maioria das pessoas parados no século passado.

Retrato de gatita5
Sáb, 26/06/2021 - 10:05
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Relativamente à partilha de pormenores da vida pessoal, acredita que ela confidenciou acontecimentos íntimos de pasmar.
Eu não queria ser injusta, porque é casada, o que me parece, possivelmente seria uma atracção pelo merdoso

Retrato de Tony Chopper
Sáb, 26/06/2021 - 10:22
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

De resto, o que podes fazer é deixar embaraçado o teu chefe, de tal maneira que não volte a fazer o mesmo, por exemplo, dizeres em voz alta "não me toques", "deixa-me", etc, quando estiverem outras pessoas, se estiverem para elas ouvirem ou, se isso não te der problemas, chamar-lhe à atenção no grupo de trabalho do Whatsapp.

Infelizmente, a lei, procedimentos disciplinares, etc, pouco resultam, mas já pensaste em meter o teu telemóvel em modo de gravação de áudio quando ele te assediar para ficares com a prova, ou arranjares uma mini câmera tipo uma caneta discreta e gravares as cenas? Depois, guardas isso numa pen em casa e se ele continuar a chatear-te mandas-lhe isso e dizes que se não parar que vais divulgar as imagens e o áudio.

Acredita que só vai parar quando sentir medo e envergonhado. Tens que te munir de armas de defesa como as que referi e guardar tudo, mesmo mensagens.

Retrato de gatita5
Sáb, 26/06/2021 - 10:38
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Não sei se não consegui fazer-me entender no post inicial, eu já não estou na mesma instituição, transferiram-me, não vejo aquele javardo há meses. Quando falámos todos perante a restante direcção ele ofendeu-me e foi agressivo, armado em vítima, que nunca quereria estar com uma mulher como eu se conseguia muito melhor... e desceu o nível nem te passa pela cabeça, saí de lá humilhada, mas bati sempre o pé, ele fez isso e mais, o que o motivou, pode ter sido o meu desprezo o ser difícil e isso o entusiasmava, impelia

Retrato de gatita5
Sáb, 26/06/2021 - 10:39
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Não faço ideia

Retrato de Tony Chopper
Sáb, 26/06/2021 - 10:45
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

Reacção de frustração, pois se de facto não estivesse interessado o que quer que dissesses seria indiferente! Há pessoas, homens e mulheres, que não sabem ler sinais, que se guiam apenas pelo seu próprio instinto, pelo seu desejo e capricho e não conseguem perceber se a outra pessoa está interessada ou não.

Retrato de gatita5
Sáb, 26/06/2021 - 11:06
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Isto tem-me remoído, verdade que as funcionárias para quem ele se virava eram mais jovens e bonitas, a grande maioria estagiária, por isso não sei porque me assediou, um coisa é certa, nunca lhe dei confiança , ou manifestei qualquer interesse da minha parte, eu não o tolerava

Retrato de MOPA
Seg, 28/06/2021 - 09:55
MOPA:
Membro desde: 23.06.2015

Olá gatita5!
Sou da opinião de que podemos ter a sorte de ter amigos no trabalho. Tudo depende das pessoas com quem trabalhamos. É óbvio que se trabalharmos com 10 ou 20 pessoas não vamos ser amigos de todos, mas secalhar de 1 poderemos ser.
Se é para alguém nos dar uma desilusão em termos de amizade acho que é indiferente a forma de como essa pessoa se tornou nossa amiga. Uma das maiores desilusões de amizade que tive até hoje não foi amizade de trabalho (tenho muito poucas, mas tenho).
Infelizmente assédio no local de trabalho sempre houve e haverá. Assédio principalmente de chefias masculinas a mulheres numa posição hierárquica inferior. É degradante. Pode-se denunciar e pouco mais (legalmente) e mesmo assim denunciar é um acto de coragem pois denunciar um chefe abusador pode ser sinónimo de despedimento para quem denunciou, pois é a palavra de um contra o outro... o que conta é a verdade da prova. E provar que se é assediado por um chefe não deve ser fácil.
Fora da lei, sempre se pode deixar um bilhetinho no carro com os 4 pneus furados a avisar das atitudes impróprias no local de trabalho...

Retrato de gatita5
Seg, 28/06/2021 - 15:09
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Olá Mopa,
Nunca procurei amizade no trabalho, prefiro separar as coisas, tenho poucas amigas, mas boas.
Há muito que não trabalhava com tantas pessoas. Tive a sorte de t empregos onde me era concedida poder de escolha, autonomia, iniciativa... Pior que o anterior só quando andava na universidade e arranjei um trabalho merdoso de call center hahaha.
Posso dizer que pensava mesmo que ela me considerava amiga, confidente, divertimo-nos imenso, parecíamos 2 miúdas, por essa razão senti-me traída e desrespeitada por ela. O positivo disto tudo é que agora na delegação desta instituição tenho possibilidade de fazer teletrabalho e é-me dada toda a autonomia que quero. Porém, estremeço de nervoso só de pensar o que aquele javardo faz com as jovens estagiárias /funcionárias, que desperdício, elas mereciam melhor, julgo que por serem novas e ingénuas caiem na sua esparrela.

Retrato de Grim_Reaper
Sex, 09/07/2021 - 12:37
Grim_Reaper:
Membro desde: 09.07.2021

O que eu nunca leio é, fui assediada por um homem atraente. As mulheres só consideram assédio se não gostarem do homem, porque se gostarem e na mesma situação e apenas trocarem o personagem é um flirt.

Retrato de gatita5
Sex, 09/07/2021 - 13:54
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Vieste do inferno, com os neurónios queimados??? Vai reler o que escrevi no post inicial, e nos comentários, subentende-se que o indivíduo era mais novo, e atraente...
Ia ao ginásio todos os dias e a maioria das mulheres diziam que era em "pedaço de mau caminho". Eu não achava isso, até podia ostentar beleza, mas como pessoa era repugnante, javardo. Eu prefiro um homem intelectual e culto, com mais assuntos que não seja os aumento dos seus bíceps e tríceps.
Não tenho que me justificar, mas sou membra num grupo do Facebook... um dos membros masculinos (são a maioria) atrai-me imenso, obviamente que é platónico e não vai passar disso, ele é casado e tem filhos, é tão inteligente, culto, generoso e é um homem com mais 5 ou 6 anos que eu, é largo de ossos, tem uma barriga proeminente, bem, pode considerar que é forte, eu acho-o atraente, o seu rosto, sorriso, olhos lindos, o corpo é uma tela de tatuagens que lhe ficam a matar, a sua intelectualidade e maneira de ser deixam-me louca de tesã*. Jamais receberá algum avanço da minha parte, nunca o irei contactar, é algo que ficará entre mim, bem agora entre vocês todos. Isto tudo só para dizer que nem todos gostamos do mesmo, e nem todos somos fúteis e que todos podemos ter atracções por outras pessoas, desde que não sejam consumadas, está tudo bem.

Retrato de Grim_Reaper
Sex, 09/07/2021 - 14:46
Grim_Reaper:
Membro desde: 09.07.2021

Este tópico não passou de uma bombada ao ego, para dizer que aos 39 ainda tem dramas com homens que não a largam.

Retrato de gatita5
Sex, 09/07/2021 - 15:13
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Fds meu, estás sempre a contradizer, primeiro só consideramos assédio se for um sujeito feio, como é atraente é para alimentar o ego. Os homens não sabem o nojo, a repulsa que sentimos ao sermos assediadas, a impotência e aversão...
Não sou melhor nem pior que as outras, uns gostam , outros como tu odeiam e vivo bem com isso. Lê bem o post inicial, pá se tiveres uma irmã provavelmente já passou por isso, eu expus a situação para que as pessoas que são assediadas não se deixem amedrontar, o assédio é crime. Porr* fedelho, és tão tapado e patético.

Retrato de Grim_Reaper
Sex, 09/07/2021 - 15:16
Grim_Reaper:
Membro desde: 09.07.2021

Sabemos lá se ele era atraente. Se fosse posta de lado no suposto assédio no galinheiro também era um merdas.

Retrato de gatita5
Sex, 09/07/2021 - 15:37
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Seja feio ou bonito assediar é crime.
Já irritas, qual é o teu problema? Não preciso que me alimentem o ego, agora tu, és tão inseguro e narcisista ao mesmo tempo que dá dó. A rejeição deixou um grande trauma rapaz, é melhor procurares ajuda psicológica.

Retrato de Grim_Reaper
Sex, 09/07/2021 - 15:43
Grim_Reaper:
Membro desde: 09.07.2021

Lendo a constante necessidade de validação que se verifica, subentende-se que não ia ficar muito contente em saber que todas as suas colegas tinham ido levar com o mangalh_ na sala de fotocópias e a "vítima de assédio" fora posta de parte no arraial.

Retrato de gatita5
Sex, 09/07/2021 - 16:08
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

"Lendo a constante necessidade de validação que se verifica,"

Só podes estar a referir-te a ti mesmo. Esse veneno tóxico que cospes, não me afecta.
Bem tentas escrever decentemente, mas isso saiu a ferros directamente do dicionário, não tem alma.
Não sou eu que me descrevo ao pormenor, a vangloriar constantemente. Vai catar piolhos púbicos que isso está tão infestado que já te estão a corroer o cérebro microscópico.

Retrato de gatita5
Sex, 09/07/2021 - 16:12
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

É preferível escrever mal e com sentimento.

Retrato de Grim_Reaper
Sex, 09/07/2021 - 16:15
Grim_Reaper:
Membro desde: 09.07.2021

Onde estou eu a vangloriar-me? Não vejo nada. Acabei de inscrever-me no fórum.

Retrato de gatita5
Sex, 09/07/2021 - 16:24
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Naaaaa, foste expulso por isso não se encontram todos os teus comentários onde dizes que és o homem mais bonito à face da terra, que vais ao ginásio exercitar o caparro... mas era o teu interior, a empatia, a compaixão e o amor pelo outro que deverias cultivar...

Retrato de gatita5
Sex, 09/07/2021 - 16:25
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Pelo menos podias ter voltado com um user diferente para tentar enganar um pouco

Retrato de Tony Chopper
Sáb, 10/07/2021 - 02:47
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

Gatita, encontrei o homem do grupo FB que descreves

Retrato de gatita5
Sáb, 10/07/2021 - 10:28
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Tony Chopper, seu maroto, a troçar com a situação? ou tentas tirar nabos da púcara de forma q te dê toda a informação pormenorizada, para depois encontrares o moço e por sua vez moi-même, pelo que tenho reparado aqui, posso estar errada, mas parece-me que tu eras rapaz para lhe dizer, só pelo gozo de ver aqui a je envergonhada, seria a chacota daquele grupo.
Vejamos, a tua profissão está relacionada com examinar tudo ao ínfimo detalhe ou és só alcoviteiro? Escolho a opção 2 abelhudo. Responde lá a esta última questão.

Retrato de gatita5
Sáb, 10/07/2021 - 10:32
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Seu Brincalhão. És jornalista, acertei?

Retrato de Tony Chopper
Sáb, 10/07/2021 - 11:06
Tony Chopper:
Membro desde: 28.08.2017

Foi random só para gozar. Não sei quem é nem interessa, mas não iria meter aqui o meme da cara dele. Com a descrição lembrei-me deste personagem e meti aqui, mas só por gozo, nada mais...

Retrato de gatita5
Sáb, 10/07/2021 - 11:23
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Hahaha, é muito diferente, olha eu não tenho um tipo de homem, bem, obviamente que tem que me atrair, mas por vezes o olhar, o sorriso, a intelectualidade (porreta dá-me uma pica), um jeito meigo... as pessoas têm de deixar a futilidade do ser bonito, esculpido para p homem e cheia de curvas mas magrela para a mulher. Eu vejo muitas mulheres gordas muito lindas... merd* para quem só pensa em futilidades. People somos todos bonitos à nossa maneira.

Retrato de Grim_Reaper
Sáb, 10/07/2021 - 12:10
Grim_Reaper:
Membro desde: 09.07.2021

O que é engraçado é que as mulheres nunca dizem o que vão trazer para uma relação, o que é que o homem vai beneficiar com elas na sua vida, é sempre o que procuram, o que querem, porque na realidade nunca têm nada para oferecer nem são interessantes ou habilidosas, e geralmente são feias, são apenas para fode_ enquanto estão boas e é sempre de evitar outro tipo de interações com elas porque rapidamente torna-se num drama. Estou-me a caga_ para o que procuram.

Retrato de gatita5
Sáb, 10/07/2021 - 13:22
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Se são feias como estão boas para fude*? Contraditório novamente.
E tu o que trazes de bom para a relação, sabes responder?
As palavras chave são carinho, amor, empatia, amizade, ombro amigo, compreensão... mas também chamadas de atenção quando necessário e conselhos mesmo que não seja o que a pessoa quer escutar. Sinceridade e honestidade. Quero ver a tua resposta de homem das cavernas narcisista

Retrato de gatita5
Sáb, 10/07/2021 - 18:11
gatita5:
Membro desde: 21.08.2013

Então Grim, o que tens tu para oferecer para além de um corpo musculado e uma pil* carcomida, cheia de dsts?

Post