Alergia a Gatos - recomendação urgente de alergologista | A Nossa Vida

Alergia a Gatos - recomendação urgente de alergologista

Retrato de Ju_RS
06.02.2019 | 12:23
Ju_RS:
Membro desde: 06.02.2019

Bom dia a todos!
Tenho um gato e vejo-o verdadeiramente como um membro da minha família.
Acontece que o meu namorado é alérgico e temos que pensar em todas as soluções possíveis antes de eu ter que tomar uma decisão mais drástica. Não quero dar o meu gato a ninguém, mas também não quero que a minha vida pessoal sofra com esta questão. Às vezes, com anti histmínicos a coisa lá vai, mas isso é adiar um problema...
Estamos no impasse de viver juntos por causa desta situação... E é verdadeiramente uma angústia para mim, como devem imaginar.
Recomendam algum alergologista/imunoalergologista no Porto que saibam que já tenha lidado com situações idênticas a estas, com adultos?
Muito obrigada!


Retrato de _deus_vult
Qua, 08/05/2019 - 13:24
_deus_vult:
Membro desde: 17.09.2016

Verdadeiramente não existe o que se chama alergia a gatos. O que há é uma sensibilidade à sua saliva (quando eles se lavam, por exemplo) e ao cheiro libertado pela caixa da areia - amónia. Eu tenho asma e sou bastante sensível a isso, no entanto já tive gatos dentro de casa sem problemas porque passava a vida a limpar a casa. Pó, lavar o chão, lavar as roupas onde o gato se deitava. A areia que usava era uma que é a Everclean, custa 20 euros por caixa, já não me recordo quantos kg mas aquilo não deitava cheiro nenhum. Era preciso pôr o nariz dentro da caixa. Mesmo a sério. Limpava a areia todos os dias.

Não sou a favor de uma pessoa ser medicada para poder conviver com animais. Acho que existem alternativas. Não digo que a sua casa não é limpa, mas para quem é sensível tem que ser extra limpa e as roupas, cobertores, etc sempre a 90º. Tenho amigas que têm gatos em casa e só me apercebo quando chego ao sitio onde está a caixa da areia que tem sempre um ar mais "pesado" à falta de melhor descrição. Outras pessoas que conheço sei que têm gatos antes de passar pela porta de entrada e nessas casas, de facto, faz-me alergia e começo a ficar com asma se lá ficar algum tempo... é triste mas é a realidade.

Post