Ajuda- Gravidez de Gatinhas | A Nossa Vida

Ajuda- Gravidez de Gatinhas

Retrato de Ancaje
25.06.2009 | 22:57
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Olá meninas, estou ainda meia em pânico!

Descubri à cerca de 1 Hora que as minha 2 gatinhas que nem 1 ano têm, estão ambas grávidas, e do irmão de certo, pois em Agosto do ano passado fiquei com uma ninhada de 3 gatinhos, 2 fêmeas e 1 macho!

Há já 2 meses, por perceber que os 3 gatinhos se estavam a desentender, separamo-los, ficando as 2 gatinhas num quarto e o gato noutro quarto!

Mas hoje, estava eu e o meu namorado observando a barriga das gatas que já sai muito para os lados em relação ao corpo e verificamos que as maminhas deles estavam vermelhinhas e grandes e aí fez-se luz na minha cabeça e verifiquei que estão ambas grávidas!

Tinha acabado de comunicar a gravidez delas ao meu namorado, quando ao tocar numa, percebi que estava já a sangrar!

O que queria saber é se alguma de vós já esteve nesta situação, se me sabe dizer que este sangramento significa que o parto está por horas, se podemos ou devemos auxiliar as gatinhas no parto e se as devo separar ás gatas, e colocar cada uma num quarto à parte, pois tenho medo que juntas, ao parirem rejeitem os filhotes!

Desculpem tanta pergunta, mas estou um pouco para o aflita!

Obrigada


Retrato de daniellamarquessilva
Qui, 25/06/2009 - 23:07
daniellamarquessilva:
Membro desde: 21.03.2009

olha eu nunca tive problemas em juntar duas gatas em trab de parto mas nao convem pk podem começar a lutar uma coma outra por causa dos filhotes. mas se as gatas conviverem desde bebés achp que nao tem problema.
quanto ao sangramento so pode dizer duas coisas ou vai começar a ter os filhotes ou esta a ter uma hemorregia mas se ela estiver gravida a mais de 1 mes é hora do parto
por isso prepara uma cesta aconchegada e uma manta velha mas limpa.
espero ter ajudado beijoca grande

Retrato de Ancaje
Qui, 25/06/2009 - 23:10
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008
Retrato de ysa84
Qui, 25/06/2009 - 23:11
ysa84:
Membro desde: 25.01.2009

Vou tentar ajudar:

Sou enfermeira e não veterinaria mas penso que esse sangramento se pode realmente dever à proximidade do parto. É um sinal comum nas mulheres e suponho que nos gatos também.
Em relação ao resto:
- na horta do meu namorado tivemos o mesmo problema: 2 gatas prenhas ao mesmo tempo. Como foi a primeira ninhada e elas também eram pequeninas só tiveram 2 gatinhos cada e tiveram-nos mais ou menos na mesma altura... até porque elas andam à vontade no terreno e ninguém deu pela hora do parto. E normalmente elas procuram um lugar quente, abrigado da luz e confortável para o parto. Cada uma das nossas gatas foi ter os filhotes em sítios distintos, ninguém ajudou e depois, elas próprias os juntaram e amamentaram em conjunto. Muito bonito.
Agora a conselhos:
- penso que seria boa opção separa-las na hora do parto até porque elas tornam-se imensamente protectoras dos filhotes. Dá-lhes, prepara-lhes, 2 sítios distintos quentinhos e confortáveis, com pouca luz para elas se sentirem confortáveis, pode ser que gostem e que queiram tê-los por lá. Se elas não gostarem do sítio é normal que elas te desapareçam por uns tempos... É porque procuraram um sítio mais confortável para os fazer nascer. Não te preocupes que elas voltam para comer e quando os gatinhos forem maiores ou passados uns dias ou até umas horas é provável que os tragam para casa!!!
Espero ter ajudado...

Boa sorte e depois conta como foi...

Marisa

Retrato de Ancaje
Qui, 25/06/2009 - 23:16
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Olá daniella, obrigada pela tua pronta resposta!

Mal me apercebi que está grávida, e se o está então terá de ser à 2 meses pelo menos, tratei logo de lhe preparar uma caixinha com um lençol bem fofinho e quentinho, donde ela coitadinha, já não sai! E logo ela que é uma hiper activa!!!

Ai, só espero que tudo lhe corra bem, vou tirar-lhe uma fotos para mais tarde recordar!

Falo numa só, pois a outra não teve ainda nenhum sangramento, parece estar mais atrasadita!

Beijinhos

Retrato de SAA
Qui, 25/06/2009 - 23:31
SAA:
Membro desde: 27.02.2009

Pq nao ligas para o veterinario de urgência?eles respondem-te a essas questões. Acho melhor do que estarmos aqui a dar palpites. beij

Retrato de SaraMikas
Qui, 25/06/2009 - 23:45
SaraMikas:
Membro desde: 03.09.2008

Olha, ajudar-te n sei...e pra n dizer disparate fiko calada!!

SO kero dizer k os teus gatinhos sao amorosos, adoroooooo de paixao gatinhos, ja tive mts kd era pekenina e a minha gata tb engravidou do irmão (isto é k vai para aki um incesto!) Mas agora infelizmente não posso, sou alergica há cerca de 3 anos!!!

Adorei os gatinhos, estima-os bem!!
Se pudesse tinha montes deles!!

Depois vem cá mostrar as fotos dos filhotes!!!

bjinhos.

One day maybe well meet again...

Retrato de phiona
Qui, 25/06/2009 - 23:52
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

olá,

as gatas estao gravidas 2 meses.

elas em principio parem sozinhas e nao incomodam nem fazem barulho. s ela ja n sai da caixa é pk esta na hora.

deves ter toalhas \cobertor pra trocar p causa do sangue.

deixa-as comer as placentas e lamber os miudos.

em principio nao precisam de ajuda, mas s tiveres disponibilidade vai la ve-las de x em qd pra fazer uma festinha.

da-lhes comida e agua!

boa sorte!

phiona

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 00:29
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Obrigada Phiona e Saramikas, acho que esta noite nem vou dormir nada, sempre a deitar um olho na miúda

Espero que ela saiba lidar com a situação e no que puder ajudar ajudar-la-ei!

Obrigada meninas

Retrato de _ana_
Sex, 26/06/2009 - 00:56
_ana_:
Membro desde: 08.02.2008

ola venho apenas prevenir para que n te aconteça o que me aconteceu a mim! Já me tinham dito que a primeira ninhada é sempre problematica e a minha gatinha tinha uma barriga enorme parecia-me "à apalpadela" ter para aí uns 5, se fosse como a mae seria assim! Uma noite andava ela irrequieta para cima para baixo e n tinha posição, n tinha sitio de "pouso"... rebentaram-lhes as aguas e ela foi se esconder num sitiozinho que ela já lhe andava no olho à uns dias mas nós ainda n sabiamos onde era!
No dia seguinte n a encontramos mas como n havia sinal dela apenas o rasto de liquido amniotico fomos aos bocadinhos lá ter... de início tivemos medo que ela n nos recebesse bem mas com calma e sem tocar nos bebes (com medo que perdecem o cheiro dela e depois ela n os aceitasse) n mexemos nos bebes, e no final eram 6 e n 5 gatinhos! Parecia tudo bem! No dia seguinte ela ja ia comer bem mais magra estavamos contentes e à procura de pessoas a quem dar os gatinhos! Mais um dia e entretanto um gatinho que estava muito fraquinho (acho que ela n teria leite para todos) morre! Mas no entretanto vemos um outro a começar a separar-se do grupo! Mais um dia e apareceu uma mancha amarelada e muito mal cheirosa na mantinha deles... pensamos que a gata tivesse andado la fora e comesse qq coisa que caisse mal e depois vomitasse... mais um dia em que morre mais um gatinho e a gata com a boquita suja parece meio adoentada! No dia seguinte mais um gatinho morto e entretanto nos ja n sabiamos se morriam pela falta de leite se por alguma doença... a gata finalmente saiu do "ninho" à nossa frente e tinha a vulva toda inchada... parecia estar com febre toda "melada" no pêlo! tentamos chegar ao pé dela mas ela fugia, a nossa cadela veio ao pé dela e fugiu sentando-se um pouco ao longe olhando para ela... nos n achamos normal este comportamento alem de que os restantes gatinhos estavam separados tb prontos a morrer.. pendamos que teria sido comida com veneno que vizinhos lhe tivessem dado... mas enquanto ligavamos para a veterinaria a marcar consulta a gatinha desapareceu e nunca mais voltou... dizem que os gatos n morrem em casa, preferem afastar-se... é a segunda que tenho e é longe de casa que vao morrer! Custa me muito mas só depois de ela ter desaparecido e depois de muito pensar me ocorreu o que poderia ter sido... ela n conseguiu explir sozinha a placenta que foi apodrecendo dentro dela... daí o inchaço, daí o liquido esbranquiçado mal cheiroso... ela bem tentava puxar o inchaço que tinha mas já n havia nada a fazer... estava toda ela infectada! Isto tudo foi conclusão depois de ter visto um reportagem de indíos em que as mulheres que parem sozinhas n conseguem tirar a placenta e acabam por morrer assim, como a minha gatinha! São no máximo duas semanas de vida!

Tenta ver o parto principalmente o primeiro, normalmente elas conseguem tirar a placenta e comem-na a seguir n deixam restos nenhuns do que se passou mas a minha pela primeira vez teve muitos gatinhos e n deve ter tido força para tirar a placenta!
coragem vai tudo correr bem*

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 01:05
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Pelo teu importante testemunho, assim já fico de alerta, como ela é ainda muito novinha e pequenina, tenho medo que sozinha não consiga, mas agora estarei também atenta ao facto dela conseguir ou não expelir a placenta!

Muito obrigada por partilhares essa experiência connosco e sinto muito pela tua gatinha!

Obrigada e beijinhos

Retrato de _ana_
Sex, 26/06/2009 - 01:10
_ana_:
Membro desde: 08.02.2008

é sempre bom poder prevenir alguem sofri muito com a perda da minha gatinha... nunca tinha tido gata tao meiga e brincalhona ao mesmo tempo como aquela! Ainda hoje n tenho coragem de ter outro gato ;( mas isto passa pode ser que encontre uma outra babushka

beijinhos e para qualquer coisa estou aqui

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 01:18
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Oh Ana se quiseres um gatinho bebé eu arranjo-te 1 ou 2 ou 3 com 2 gatas grávidas, não vão é faltar gatos bebés cá em casa e já tenho 3!!! É mais gatos que pessoas

Retrato de SaraMikas
Sex, 26/06/2009 - 04:08
SaraMikas:
Membro desde: 03.09.2008

K triste o k aconteceu com a tua gatinha!! Gostei do nome dela!

A minha primeira gatinha xamava-se tukinha, kd era mt pekenina um gato grande abriu-lhe a barriga com as unhas e pensava k ela ía morrer, então a senhora k ma deu, deu depois o irmão tb , caso ela viesse a morrer, mas tudo correu bem, a minha mãe curava-a com mercurio tds os dias, e ela sobreviveu, era então a tkinha e o gato o ranhoso (a minha mãe pos-lhe esse nome pk n gostava dele), depois mudamos de casa entretanto ela fikou grávida do ranhoso e teve um gatinho k era o lico trico, era parecido com o pai e com a mãe, era msm lindo, só k era mt ruim, era mais arisco como o pai, a tukinha sp foi mais meiguinha!

Passado um tempo o ranhoso começou a desaparecer, ja o o viamos as vezes e um dia apareceu com fridas À volta dos olhos..parecia escrobuto, e desaparecia pos uns dias e depois voltava e um dia nunca mais voltou, n sabemos o k lhe aconteceu!

Depois a tukinha morreu, suponho eu, pk já estava mt velhinha, tb n sabemos se foi isso k lhe aconteceu pk um dia nunca mais a vimos, nem ao lico trico.

Mais tarde um dia ía a passar por um caminho perto da escola e ouvi miar atras de umas canas, fui ver e estava lá um gatinho preto, agarrei-o e levei-o para casa, a minha mãe n gostou mt, mas teve k ser...esse xama-se IUR, nessa altura gostava de um rapaz xamado Rui e pus ao gato o nome de rui mas ao contrario!
A esse n me lembro o k aconteceu!! Esse de tds foi o k gostei menos, mas n sei pk!!

Quando andava no liceu tive uma k a minha mãe me comprou na loja de animais depois de eu a xatear muito xamada bubu kika pistaxa (bubu fui eu k lhe pus, kika a minha mae e pistaxa a minha prima)!! lool N xegavamos a um consenso fikou assim....essa tb era mt arisca, estragava-nos td. E como mudamos para um apartamento e a minha mae tinha medo k ela caísse lá abaixo demo-la para os meus tios, xorei tanto, ía ve-la tds os fins de semana, mas ela fikou bem pk ficou com uma prima minha k a punha a dormir na cama com ela e td!!!
Um dia fikou com o cio andava lá atras de uns gatos e deve ter fugido com algum...nunca mais ninguém a viu!!

Agora há 3 anos fikei alergica a td...

Conclusão...o meu destino é n ter gatinhos...k trsiteza!!

One day maybe well meet again...

Retrato de Sónia Afonso
Sex, 26/06/2009 - 09:07
Sónia Afonso:
Membro desde: 06.01.2009

Novidades??
Sempre nasceram os gatinhos?

Espero as noticias. Bj

Retrato de phiona
Sex, 26/06/2009 - 09:51
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

bom dia!

então quantos afilhados tens?

as gatas tem uma placenta por cada bébé... a tua babuskha pode não ter conseguido fazê-los nascer todos e ter algum gatinho morto dentro dela... que pena que a perdeste assim

as minhas tb já tiveram alguns que nasceram mortos... um deles nasceu ao contrário (de rabo) e creio que sofocou.... como é a gata a comer a placenta e a cortar o cordão, a minha + velha uma vez comeu demais :s acabou por comer o cordão todo e rasgou a barriga ao bébé...

coisas do mundo animal!

bjokas

phiona

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 09:51
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Obrigada pela preocupação!

Mal acordei vim logo a correr ao piso de cima, ver como ela estava, e ao contrário do que eu pensava, até está mais espevitada que ontem, mas pede muitos mimimhos e ela não assim mais para o independente e agora só quer miminhos

Vamos ver se é para hoje o parto!

Deixo-vos aqui uma foto dela no seu quartinho já pronto para o parto!

Beijos

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 09:55
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Para já, a parturiente, como diz o meu mais-que-tudo, está estável!

Mas pelo tempo que tem grávida, uma vez que há mais de 2 meses que não tem contacto com gatos, deve estar para esta semana!

Cá para mim, estou muito atenta a esta pequenita a Bia, e quem vai ter primeiro bebés ainda vai ser a outra gata a Inês! Tenho de estar mais atenta à outra coitadinha, que está no quarto ao lado da irmã e que por ser surda, não sei se isso lhe facilitará a tarefa!

Beijinhos

Retrato de phiona
Sex, 26/06/2009 - 10:19
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

ola

aperta-lhe uma mamita e ve se deita leitinho. se deitar um liquido branco\transparente é pk ta pras pxm horas...

e as mamitas incham um bocadinho também, ficam mais rijas... acho k é a forma mais facil de saber se ainda tem dias ou so horas de espera.

phiona

Retrato de InesKikas
Sex, 26/06/2009 - 10:49
InesKikas:
Membro desde: 14.02.2009

Olá

Em primeiro lugar, parabéns porque tens três gatos lindos! Eu também tenho uma Lala que é toda branquinha

Já te deram aqui muitos conselhos, e eu vou deixar só mais um, dado que já passei por um parto de uma gata, a Sati, e não foi nada fácil!
A gata também tinha pouco mais de um ano, e acho que foi por isso que foi mais difícil. Ela teve quatro bebés e nós tivemos mesmo de ajudar no parto, e mesmo assim um dos bebés não sobreviveu, mesmo depois de lhe fazermos massagem cardíaca e respiração boca-a-boca (salvo seja! usamos uma palhinha). Foi uma aventura... Isto só para dizer que deves mesmo estar atenta, e se vires que ela não está a conseguir, ou que está muito demorado o parto, deves intervir. O ideal é que elas façam tudo sozinhas, mas nem sempre fazem. À nossa fomos nós que tivemos de dar a placenta para ela comer, porque ela não teve esse instinto... E tivemos de ser nós a limpar os bebés, porque ela estava mesmo a leste... Mas depois saíram três bolinhas de pêlo amorosas

Depois de os bebés nascerem, certifica-te que a mãe continua a comer a beber muita água. Elas têm tendência a esquecer-se delas e a só pensar nos filhotes, e depois começam a ficar demasiado magras...

De resto, é deixá-los estar, e vais adorar vê-los crescer

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 12:12
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Pela tua ajuda, de facto só preparei ainda um caixotinho pois a outra gatinha parece que ainda não é para já, ou para hoje!

A gatinha que teve sangramento adaptou-se muito bem ao caixotinho!

Quanto a elas poderem desaparecer isso não irá acontecer pois elas nunca andam soltas fora de casa! Pese embora, viva numa vivenda, elas só vão ao jardim sob nosso visionamento!

Vou colocar cada gata num quarto, até porque só vivo com o meu namorado e tenho mais 5 quartos disponíveis, assim podem estar em paz e sossegadas até ao parto!

Mais alguma ajuda agradeço

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 12:14
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

As mamitas dela estão bem durinhas, mas como só me apercebi da gravidez de ambas ontem, não tenho a percepção se estão mais duras que anteriormente! Mas vou tentar que me deixe apertar uma mamita a ver se deita o tal líquido!

Obrigada vocês são incansáveis!

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 12:22
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Obrigada pelo elogio, a ver pelos papás os gatinhos vão de certeza nascer lindos e cá para mim, tipo Dalmatas, o pai é preto as mães brancas vamos lá ver como saiem! Adorava que viesse um branco com manchas pretas, o meu primeiro gato o Gil era assim e era Lindo mesmo, mas desapareceu em Janeiro Fartei-me de chorar, adorava-o eramos muito unidos!

Quanto ao nascimento, espero poder ajudar as gatinhas! Obrigada pelos conselhos

Deixo aqui a foto do meu Gil, a ver se sai algum igual ou parecido!

Retrato de InesKikas
Sex, 26/06/2009 - 12:59
InesKikas:
Membro desde: 14.02.2009

O Gil também era muito bonito Pode ser que algum saia assim malhado

Vai dando notícias. Queremos acompanhar o parto também

Tenho tantas saudades de ter gatos bebés em casa... Mas agora já não vai haver tão cedo. A Sati já está velhinha para ter bebés, e as outras duas estão esterilizadas...

Gatos bebés são a coisa mais fofa do mundo

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 13:16
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

É o que não me vai faltar se quiseres algum, é só avisar

lol

As pequenitas estão bem calminhas agora! Nunca estavam caladas quando estavam "presas" num quarto e agora estão bemc alminhas e ainda para mais sozinhas, o que era impossível antes deste estado de graça!

Vamos ver se é hoje!

Retrato de Sónia Afonso
Sex, 26/06/2009 - 14:08
Sónia Afonso:
Membro desde: 06.01.2009

Como vai tudo?
Eu sou louca por gatos, aliás sempre fui, muito mais por gatos que por cães!!! Será normal?
Tenho a minha gatinha à quase 1 semana, tem 2 meses e neste momento é a bebe cá de casa. A pequenada adora-a, chego a ter pena dela, pois não a deixam em paz!!!

Aqui vão fotos dela:
Bjs

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 14:41
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Obrigada pela preocupação, a sério são fantásticas!

A gatinha que penso ser a que está com a gravidez mais adiantada e que ontem deitou sangue espesso, ou talvez seja apenas impressão minha, uma vez que ela é muito magrinha e nota-se mais a barriga, está agora deitada no sofá do seu quarto, está assim desde que acordamos, talvez goste mais da ideia de dar ali à luz, não sei!

A outra está agora mais espevitada, anda a subir e a descer as escada da casa e brincar com tudo, mas pelas minhas contas, mesmo essa que é a Inês, deverá estar com pelo menos 2 meses e 1 semana!

Deve estar mesmo para muito breve!

Só peço que tudo corra bem, como trabalho em casa, ser-me-á relativamente fácil de as ajudar no parto caso precisem! Ainda para mais, as portas de acesso aos 2 quartinhos onde as tenho, estão mesmo dentro do escritório que é onde passo grande parte do mei dia a trabalhar, por isso, ao minímo som estranho, entrarei logo no quarto a ver como está a gatinha!

Vamos ver como corre! Se me lembrar gostaria de filmar o momento, já tenho a máquina à parte e um par de luvas e toalhas limpinhas!

Retrato de vaniachabi
Sex, 26/06/2009 - 15:46
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

ola

Só mais uma dica, não para o parto mas para a fase de gestação e para o pós-parto. Da-lhe uma boa ração. Compra-lhe uma ração kitten ou uma ração para gatas a amamentar. É muito importante eles estarem bem alimentadas porque elas perdem imenso calcio nesta fase. Uma coisa tambem muito importante. Devias leva-las a um veterinário para ele te dizer mais ou menos de quanto tempo elas estão, isto pq se elas demorarem muito tempo para ter os bebés podem ter problemas, pois se demorarem mais do que o tempo previsto de gestação os bebés começam a morrer dentro delas e elas não fazem o parto e podem morrer...

Outro concelho depois de dares essa pequenada toda, aconcelho-te a esterilizar as tuas meninas e já agora o menino também. Assim não tens que os separar e eles podem andar livremente todos juntos sem o "perigo" de elas ficarem prenhas outra vez.

Retrato de _ana_
Sex, 26/06/2009 - 17:11
_ana_:
Membro desde: 08.02.2008

babushka são as bonecas russas. De inicio, como são aquelas bonecas que têm muitos "desdobramentos", chamei-lhe assim numa ideia de lhe dar 7 vidas alem dissdo dizem que as babushkas dão sorte se na segunda boneca (de dentro para fora) puserem lá um papelinho com um desejo. Recorre tb ao nome de avozinha e como a minha gata era malhada de todas as cores achei engraçado tento sempre dar nomes as minhas gatas (fosto mais de gatas pk são mais limpas :p) que tenham a ver com elas!
Realmente passou por muitas coisas e trouxe-me muita sorte mas infelizmente n a pude acompanhar neste triste final

muito obrigada pelo apoio sei que n é de todo um tema muito engraçado mas tb é bom termos noção de todas as coisas que podem acontecer

beijinhos para todas

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 21:35
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Eles já são alimentados de boa racção, por semana não me chegam 4Kg, as gatas estavam a comer muito, e só agora percebi porquê, estão grávidas!

Já tinha ponderado esterilizá-los aos 3 quando os fui vacinar, mas aconselharam-me a não fazê-lo, uma vez que isso tira carácter aos animais e se tornam mais pachorrentos e moles! Não obstante, e não sabendo se são verídicas ou não estas afirmações, irei aconselhar-me melhor e talvez o opte mesmo por fazer, até porque como a casa é grande eles podem bem, andar soltos pela casa, coisa que já faço com o gato preto, as meninas é que costumam estar juntas num quartinho e por vezes altero, coloco o Ivo no quarto dele fechado e solto as gatinhas!

Queria agradecer-te pelos alertas, quando necessitares de ajuda, já sabes!

Beijinhos

Retrato de Ancaje
Sex, 26/06/2009 - 21:40
Ancaje:
Membro desde: 28.07.2008

Está original sim senhora o nome

E obrigada uma vez mais pelo alerta, de certo que estou um pouco mais preocupada depois dos alertas, mas também mais elucidada das complicações que poderão surgir!

Obrigada

Beijocas