Ajuda! Gata mia toda a noite... | A Nossa Vida

Ajuda! Gata mia toda a noite...

Retrato de Bia31
28.11.2011 | 19:09
Bia31:
Membro desde: 23.03.2010

Ola a todas Grin

Precisava de ajuda com uma gatinha, já tive gatos mas ainda não me tinha acontecido isto... Confused

Deram-me uma gatinha, deve estar a fazer 5 meses, desde k foi lá pra casa k habituei-a a ficar á noite na cozinha, tem a comida dela, brinquedos e o caixote da areia na lavandaria. Estava tudo a correr bem até há duas semanas atrás: ela mia a noite toda - ás 3h, ás 4h, ás 5h, enfim até nos levantarmos ás 7h. Vamos lá ralhar com ela, ela cala-se mas passado um bocado volta a miar. Notamos que ela rebola-se muito no chão, lambe-se muito e arrebita a cauda quando lhe fazemos festas, ou seja, sintomas do cio. Há 2 semanas kd fomos ao vet dar-lhe a 2ª dose de vacinas referimos este comprtamento, ele disse k ainda era cedo pra ter cio e k só iria esterilizá-la em Janeiro, kd ela tiver 7 meses. Li k há gatas k podem ser precoces e ter cio a partir dos 4 meses, pra mim é isto k está a acontecer com a minha, o problema é k moro num apartamento e não tarda muito tenho os vizinhos a reclamar!

Será k depois da esterilização isto irá passar?

Começo a ficar preocupada pois ainda falta mais de um mês para Janeiro e ela não deixa dormir ninguém!
Já pensamos em levá-la para o quarto connosco á noite mas não kero estar a habituá-la mal, ás vezes vamos os fins de semana á aldeia
e tenho receio k ela fique a miar de dia e de noite por estar sozinha!

Preciso de conselhos pk estou num dilema...


Retrato de Ana Gomez
Seg, 28/11/2011 - 20:31
Ana Gomez:
Membro desde: 22.12.2010

Olá, bem se isso for sintomas do cio irá passar assim. Ela também é pequena a minha gata nao gostava de tar sozinha e miava muito até vir para cama connosco. Quando cresçeu lá lhe passou Smile

Retrato de Panther
Seg, 28/11/2011 - 20:33
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Olá,
Sinceramente, por todo o descrito, eu diria sim que estaria no cio. Mas quando mencionaram isso ao veterinário ele não a examinou sequer?

A idade em que costuma aparecer o cio é por volta dos 6 meses, mas não é raro aparecer aos 5 e como bem disse, há casos de cio aos 4 meses! Mas têm conhecimento de quando é que ela nasceu?

Também não percebi porque é que o vet só a quer esterilizar aos 7 meses, normalmente é aos 6 meses, até porque se pretende que a esterilização seja antes do primeiro cio porque as probabilidades de vir a desenvolver tumores mamários são muito menores do que depois do primeiro cio Worried

Na sua situação, eu procurava a opinião de um outro veterinário.

Retrato de Bia31
Seg, 28/11/2011 - 23:39
Bia31:
Membro desde: 23.03.2010

Ola Panther

O vet não chegou a examina-la propriamente, ela já a "conhecia" já tinha ido lá para a desparasitação, vacinas e tratar uma constipação logo kd fikei com ela.

A senhora k me deu a gatinha não sabe bem, diz k terá sido mais ou menos em Julho, ela encontrou 3 gatinhas bebés e tratou delas, deu-me esta em Outubro, teria dois meses e meio (axo eu)

Em relação á esterilização já ouvi as duas versões: antes do 1º cio, como referiu, e logo depois do 1º cio, uma vez k os orgãos já estão tds bem formados e k não corre tanto risco de ficar incontinente.

Tb preferia k fosse antes dos 1º cio, já tive uma gata k foi esterilizada aos 6 meses e correu td bem, vou falar novamente com o vet a ver se podemos antecipar, ou então procurar outro vet...

Obrigada

Retrato de Bia31
Seg, 28/11/2011 - 23:46
Bia31:
Membro desde: 23.03.2010

Ola Ana Grin

Espero sinceramente k passe com a esterilizaçao... honestamente não keria habitua-la a vir dormir connosco, tenho receio k depois ela não se habitue a ficar sozinha, como referi, ás vezes temos de ausentar-nos ao fim de semana e era bom k ela aprendesse a ficar sozinha; já tive gatos e neste aspecto nao tinha problema, deixava comida ou ia algum familiar la a casa e estava td bem, não miavam, era só comer e dormir, Grin mas os gatos não são tds iguais Gato

Retrato de Panther
Ter, 29/11/2011 - 12:55
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Eu quando falei em ser examinada era ele próprio verificar se ela iria levantar as costas, por exemplo, enfim, era ver se ele iria detectar sinais do cio.

Sim, existe as duas teorias: antes e depois do 1º cio, mas mais recentemente a opinião começa a ser mais consistente com a de se esterilizar antes do 1º cio, pois os tumores mamários são muito mais graves e comuns do que a incontinência.
De qualquer forma, aos 6 meses já é suposto estarem desenvolvidas, daí também surgir o cio.

Não havendo uma data concreta de nascimento, também não podemos saber ao certo quando ela terá 6 meses, até pode ser mais crescida do que se pensa.

Em relação às ausências, já ponderou adoptar outro gato? Não sei se já alguma vez teve dois gatos juntos, mas é totalmente diferente, fazem imensa companhia um ao outro, gastam mais energia a brincarem juntos, enfim, aconselho vivamente Smile
Notei bastante diferença na minha gata quando lhe arranjei companhia, antes era muito mais carente e mal comia nas minhas ausências.

Retrato de maiscor.com
Sex, 02/12/2011 - 00:01
maiscor.com:
Membro desde: 15.11.2011

Possivelmente sente-se sozinha ou talvez tenha medo do escuro.

Stickers decorativos para interiores. Moderno, fácil aplicação e baixo custo.
Visitem WWW.MAISCOR.COM