Boa tarde,
É a primeira vez que tenho uma gata e tenho uma dúvida.
A veterinaria encontrou-a mais os seus irmãos recém nascidos perdidos na rua sem a mãe.
Andes de ser minha a gata foi de uma senhora idosa que ficou incapacitada.
Agora com 2 anos, não só tive que a educar para não arranhar os sofás, como ela está mesmo muito afetiva comigo e tenta constantemente "mamar".
Este comportamento deve ser proveniente dela não ter tido esta relação com a mãe. Sinceramente desconheço o verdadeiro motivo, mas gostava de parar com este comportamento até porque reduzi bastante o número de afetos com medo que ela começasse a mordiscar e a agarrar as minhas camisas
Já alguma vez vos aconteceu? O que fizeram?
Gosto muito da minha gatinha mas se houvesse algo que pudesse fazer/comprar para substituir este comportamento, um biberão talvez? Mas com 2 anos não é crecida já? Estou perdida por favor ajudem-me.
Obrigada
Olá boa tarde, eu nunca tive gatos, só cães, e um dos meus pitbull teve de ser tirado da mãe muito cedo porque perdeu o leite e ele tinha esse instinto de mamar, aliás recusava o biberão e só mamava se eu coloca se o biberão no meio do meu decote (no meio das mamocas) mas depois perdeu esse hábito...hoje em dia com 2 anos e meio por vezes vem apenas cheirar quando me vê nua e muito raramente dá uma lambidela quando me apanha distraída mas perdeu o hábito de mamar....
Por isso eu penso que não será normal, talvez a senhora que a tinha habituou a a isso...a mamar
Se calhar convém falar mesmo com a veterinária para encontrar uma solução, mas sinceramente isso parece me um hábito que a sra que a tinha antes criou
Beijinhos
Pode acontecer sim, não é assim tão incomum quanto isso nos gatos.
É um instinto, os gatinhos bebés fazem-no para mamarem, mas também é uma forma de criarem laços com a mãe, pelo que há gatos que mantém esse hábito como mimo.
Costuma ser mais comum em gatos que foram desmamados cedo demais ou que nem chegaram a ter mãe.
É apenas uma forma de mostrar carinho e que está confortável.
Formas de evitar? Que eu saiba só colocando algum mau sabor onde ela vai chuchar, eventualmente usando a palavra "não!", mas sendo algo mimoso, se quer mesmo evitá-lo eu tentava que não associasse directamente a si, para não interpretar como não querendo essa ligação com ela.
Não me parece que biberão ajude, ela não deve querer leite mas sim o seu mimo e mostrar que gosta de si. Além de que os gatos não precisam de leite após serem desmamados.
Ela está esterilizada?
Muito obrigada pelas opiniões se bem que continuo confusa
Ela está esterilizada?
Sim, está. A veterinária deu a gatinha já esterilizada e vacinada.
O que faço é mesmo o 'não' e afasto-a mas ela volta ao mesmo como se não quisesse saber ... os cães são tão mais fáceis de educar :p
Lá está, é a forma que ela tem, instintivamente, de lhe transmitir que gosta de si e de tentar ter uma relação mais próxima de si.
Sinceramente, acho bem pior quando não se consegue educar para não fazerem mesmo asneiras :p
A minha Vérinha tem um ronronar super alto e liga-o muito facilmente, do género de bastar uma festinha ou apenas ela achar que é momento de mimos. É de tal forma que me custa a adormecer ou que chego a acordar com o ronronar dela.
E, tem o vício de "amassar pão" (fazer o movimento com as patinhas como se estivesse a mamar), mas, também por ter descoordenação motora e ser meio trapalhona, faz isso com força e de garras de fora, sendo incomodativo, porque ela adora aninhar-se no meu braço e fazer isso nele, arranhando-me.
Para além disto, gosta de me lamber, incluindo nos cabelos, o que faz o efeito de os puxar e tive alturas que me acordava assim todas as manhãs.
Mas eu sei que é tudo ela a ser mimosa e a querer mostrar que tem afecto por mim.
Claro que tenho momentos em que me chateio com ela porque se torna doloroso, tento arranjar forma de ela se aninhar sem ser tão fácil chegar aos meus cabelos ou à minha pele :p mas no fundo, prefiro que ela seja assim do que muitos gatos mais independentes e que mal nos ligam.
mas no fundo, prefiro que ela seja assim do que muitos gatos mais independentes e que mal nos ligam.
Não posso concordar mais! Teem as suas manias mas todos temos, ainda bem que está tudo bem só quer amor.
Muito obrigada fico muito mais descansada!
Membro desde: 12.03.2013