Ajuda com ecografia | A Nossa Vida

Ajuda com ecografia

Retrato de angelam-silva
12.07.2011 | 22:48
angelam-silva:
Membro desde: 01.12.2010

Ola meninas
O meu marido foi fazer uma ecografia ao pescoço porque sentui la um caroço , mas ja o tem a uns bons meses , so que nao passa.
So que ele so tem consulta no medico daqui a 1 mes e ja anda aki aflito.
O resultado foi este:

Ecografia das partes moles da regiao cervical:

Exame efectuado com sonda linear de alta resolução.
Observa-se na area referenciada pelo paciente como correspondente a tumedação palpavel formação ovolar com cerca de 15mm de diametro , a qual pelas suas caracteristicas sugere corresponder a gânglio reactivo.
Não foram aparentes massas com esta topografia.
Foi observada a glândula tiroide a qual apresenta normal topografia e dimensões.
Visualiza-se nódulo tiroideo direito com cerca de 10mm de diametro.
Nao foram aparentes outras alterações focais do parenquima tiroideo.Aconcelha-se valorização clinico-laboratorial com posteriores reavaliaçoes ecograficas.

Alguem me sabe explicar o que é isto?


Retrato de Rum
Ter, 12/07/2011 - 23:40
Rum:
Membro desde: 21.06.2009
angelam-silva wrote:

pelas suas caracteristicas sugere corresponder a gânglio reactivo.

A ecografia sugere, repito, sugere que o nódulo corresponde a um gânglio inflamado que aumentou de tamanho como resposta a um processo inflamatório/infeccioso nessa região (p.e amigdalites, faringites...).

angelam-silva wrote:

Visualiza-se nódulo tiroideo direito com cerca de 10mm de diametro.

Importa aqui perceber qual a natureza deste nódulo (se é tipo um quísto (- mais frequentes e benignos - ou se é sólido - precisará de eventual cintigrafia para esclarecer), se há alterações nas hormonas tiroideias, etc.

Como diz no relatório, tem de se relacionar com o restante exame clínico. De qualquer forma, pode ser apenas uma adenomegália (gânglio grande inflamado) que ainda irá regredir. Se se mantiver ou aumentar convém investigar.

Cumprimentos

Post