Olá meninas !
Eu tenho uma cadelinha com 1 aninho num apartamento... O que me traz aqui é que não consigo ensinar a cadela a não fazer xixi dentro de casa ! Tenho que andar sempre com a esfregona na mao, levo-a ao jardim e mesmo assim faz sempre xixi dentro de casa
Como eq voces ensinaram os vossos caezinhos a fazerem as necessidades so na rua?
Beijinho
Olá Rita, eu tenho uma yorkshire que faz agora dia 28 1 aninho tbem:) Como´ela é pequenina fica sempre dentro de casa e apesar de a ter habituado desde pequenina a vir fazer as necessidades a rua o q é certo é de vez em quando ela lá fazia dentro de casa e sempre nos tapetes....
LOL Uma vez segui a dica de uma amiga e comprei um genero de um "tapete de relva" daqueles de plastico -8faceis de lavar) e numa das vezes que ela fez xixi limpei com um pano e sfreguei esse pano no tal tapete... Como ela vai pelo cheiro faz sempre nesse tapete....Digo-te para mim foi remedio santo, a minha mãe tbem experimentou e ela tem 2 pinchers, um habituou-se a fazer lá o outro nem p isso...
Não quer dizer q uma vez perante outra não ande de esfregona na mão, mas vale a pena tentares...
E não desesperes, as alegrias que eles nos dão "compensam2 as limpezas...
beijinho e boa sorte
Olá meninas !
Eu tenho uma cadelinha com 1 aninho num apartamento... O que me traz aqui é que não consigo ensinar a cadela a não fazer xixi dentro de casa ! Tenho que andar sempre com a esfregona na mao, levo-a ao jardim e mesmo assim faz sempre xixi dentro de casa
Como eq voces ensinaram os vossos caezinhos a fazerem as necessidades so na rua?
Beijinho
Bem antes de mais é necessario teres paciencia porque demora um bocado a aonseguir educa-los mas despois eles sao mesmo limpinhos.
Para começar tens que a habituar a ir à rua sempre à mesma hora, desta forma ela sabe que tem que esperar ate fazer o proximo xixi. Deves leva-la 3x por dia, isso era o ideal, nunca menos vezes mas se puderes mais melhor.
Uma coisa que eu fazia com as minhas cadelas era logo depois delas fazerem o xixi dentro de casa eu chamava-as e esfregava o nariz perto do xixi, NAO NO XIXI COMO MUITA GENTE FAZ, e das-lhe uma palmadinha e dizes xixi aqui dentro nao.
atenção à comida que das porque isso influencia, da so ração e nada de comida caseira porque como é picante faz-lhes mal.
espero ter ajudado, claro que é preciso ter paciencia mas vais ver que depois resulta
Hehe :d a minha mãe também esfregava o nariz do nosso cão perto do xixi quando havia "acidentes" e funcionou!
E com a gata que veio depois, foi igual pois ela não se habituava a ir à areia! Mas hoje, tá tudo sob controle
Tem paciência
P.S. Gostei da ideia do tapete e de esfregar la xixi para eles se habituarem... porque não tentas?
Ola meninas e obrigada pelas respostas
Pois eu sinceramente ja tinha pensado nisso dos tapetes, mas não sei se com a minha Lua resulta pois ela é uma cadelita muito mariquinhas e tudo o que seja estranho ela foge e fica assustada
Muitas das vezes que ela faz xixi nós ralhamos e batemos ( o namorido pois eu custa-me levantar-lhe a mao ) e mesmo assim tem sido dificil !
O que acho mais engraçado e que ela tem tendencia a fazer xixi quando o namorido esta em casa, porque quando estamos as duas sozinhas é capaz de aguentar o dia todo sem fazer necessidades
Ola meninas e obrigada pelas respostas
Pois eu sinceramente ja tinha pensado nisso dos tapetes, mas não sei se com a minha Lua resulta pois ela é uma cadelita muito mariquinhas e tudo o que seja estranho ela foge e fica assustada
Muitas das vezes que ela faz xixi nós ralhamos e batemos ( o namorido pois eu custa-me levantar-lhe a mao) e mesmo assim tem sido dificil !
O que acho mais engraçado e que ela tem tendencia a fazer xixi quando o namorido esta em casa, porque quando estamos as duas sozinhas é capaz de aguentar o dia todo sem fazer necessidades :)
Entao poderá ser medo do seu companheiro nao?
Ja pensou ir a um veterinario e falar-lhe dessa questao?
É mesmo uma questão de paciência. Para já quando eles são cachorros não têm grande controlo sobre a bexiga, depois vai-se tornando mais fácil.
Vou dar alguns truques que aprendi e funcionaram com o meu cão:
1- recompensar cada vez que fazia necessidade na rua;
2- associar a necessidade à palavra. Se eu disser faz xixi, ele sabe que é para fazer xixi;
3- Há timings em que é sempre certo que eles quererão ir à rua. Logo de manhã e depois das refeições. Uns 30m depois.
4- Se a apanhar a fazer o xixi diga NÃO e tente leva-la logo a rua. Já não vai fazer, mas tente dar-lhe a entender que é ali (na rua) que se faz.
Já ouvi falar do truque em levar os jornais sujos da urina para a rua para que o cão associe o seu cheiro na rua e passe a fazer lá mas sobre esse não me posso pronunciar que nunca utilizei.
Muita sorte e muita paciência!
Rita, já há vários tópicos sobre este assunto, onde te podes informar como educar o teu cachorro.
Só quero fazer um reparo, NUNCA deves esfregar o nariz do animal no xixi e bater. O animal vai ganhar medo e, acho que concordas, o ideal é ele aprender e não ter medo.
Como já foi dito, deves recompensá-lo a cada vez que ele fizer no sítio certo e tratá-lo como se tivesse feito a melhor coisa do mundo. É a lei da causa-efeito, "se eu me portar bem a minha dona dá-me um biscoito e faz-me festas".
Demora o seu tempo, mas resulta.
Como também disseram, há situações em que é garantido que eles vão fazer as necessidades, como de manhã e depois das refeições.
Leva-o semrpe à rua nessas situações ou ao quintal se o tiveres e espera que ele faça, nem que demore 30 minutos.
Mesmo que o apanhes a fazer, diz-lhe NÃO com voz firme, mas sem gritar. Pegas nele a vais a correr ao sítio onde queres que ele faça. Depois de fazer, recompensa-o. Se fizeres sempre isso, ele vai acabar por te pedir para ir lá fora sempre que estiver aflito.
Outra coisa, não adianta bater no animal se já tiver passado muito tempo de ele ter feito a asneira, eles não se lembram e não vão saber porque lhes estás a bater. Vai ficar com medo.
Como as meninas já disseram, o mais certo é o cãzito ter medo do teu namorado, por isso não segura e faz xixi. Repara que é sempre ele que lhe bate e ralha... Os animais podem ter comportamentos errados quando estão com medo, doentes, irritados ou sozinhos como destruir coisas, morder, urinar...
Os animais precisam de exercício, disciplina e carinho, por esta ordem. Nunca repressão. É como os humanos, muitas crianças aprendem na base do medo, o que não é de todo o ideal.
Beijinhos
Ola,
eu tenho o mesmo problema que a Rita.
Tenho uma cocker com 3 meses e já tentei de tudo (inclusivé jornais). Ainda não dei acesso à casa toda precisamente por causa deste problema.
De noite, ela fica na cozinha num parque próprio e lá não faz nada. O meu marido trabalha sempre até as 2h e a essa hora coloca-a cá fora a fazer xixi e de manhã às 6 h ponho eu. Tive de adoptar esta estratégia porque ela comia os cocos e não a podia deixar solta pela cozinha. Assim, faz só quando a colocamos cá fora.
Durante o dia ela fica solta pelo quintal, com a caminha na lavandaria. Contudo, tenho um local no quintal para ela fazer (ou pelo menos que eu quero) as necessidades, mas ela é completamente de luas. Só faz lá o xixi quando eu a coloco lá e tirando isso é onde calha, inclusivé no tapete da lavandaria, sendo que ela tem livre acesso ao quintal. Desconfio que lhe dá uma espécie de perguiça :). Os cócos são sempre feitos longe dos xixis (ainda não percebi). Agora apanhou o hábito de o fazer mesmo em frente ao portão de saída. Obviamente, quando estou por perto e a vejo a cheirar muito e a dirigir-se para lá, a repreendo mas ela "não gosta" de fazer os cócós onde eu quero e a coloco, tentando sempre fugir para a beira do portão.
Vou tentar a solução do tapete tipo relva. Espero mesmo que resulte.
Ola,
O meu marido trabalha sempre até as 2h e a essa hora coloca-a cá fora a fazer xixi e de manhã às 6 h ponho eu. Tive de adoptar esta estratégia porque ela comia os cocos e não a podia deixar solta pela cozinha. Assim, faz só quando a colocamos cá fora.
O que fez para ela nao comer os cocós?
Ola Yara,
neste momento ela já abandonou esse vicio FELIZMENTE. Cheguei a ir com ela ao veterinário porque de facto esta atitude dava-me nojo... para não falar do péssimo mau-hálito com que ela ficava.
A veterinária mandou mudar gradualmente a ração. Ela estava a comer uma ração de desmame (não sei se posso fazer publicidade à marca) de uma marca bastante conhecida (e cara tb ) e segundo a veterinária, essa ração tem restos de leite o que a torna bastante saborosa... Daí ela ter essa enorme vontade de comer os cócos. Neste momento, ela está com ração junior e já não liga a isso
Continuo é com o problema dos xixis e cócos fora do sitio
Ela faz literalmente onde se lembra. Não pede para ir á rua, se estiver dentro de casa e der vontade, pimba já está..
Não sei mais o que fazer....
Membro desde: 04.12.2009