Adoção de gato: primeira vez. Dicas! :) | A Nossa Vida

Adoção de gato: primeira vez. Dicas! :)

Retrato de Chiquilim86
31.07.2015 | 01:18
Chiquilim86:
Membro desde: 21.09.2013

Boas! Smile
Eu e o meu namorado vamos adotar um gatinho na próxima semana, ainda bebé (1 mês). Vai ser a primeira vez que tenho um animal, sempre gostei de gatos, e estou super entusiasmada! Smile
Queria saber as vossas experiências e opiniões, nomeadamente, quantos aos custos iniciais. O que é que é obrigatoriamente necessário? Consultas, vacinas, desparatização, castrar (é um macho)? Em relação à comida, qual a vossa marca de eleição? Já me disseram que se compra barato nos supermercados da marca friskies ou whiskas, mas que têm muitos corantes e gorduras, e por isso é preferivel investir um pouco mais e comprar comida de melhor qualidade. O que recomendam? Convem ser para bebés nos primeiros tempos? Leite também é conveniente? E quanto à areia? Qual a melhor marca?
A nível de gastos, quanto costumam gastar por mês em comida e areia?
Já me arranjaram a caixa para areia, areia para 1 mês para eu experimentar (ou melhor, o gato!:p), a pá para apanhar os cocós e uma transportadora. Sendo que é bebé, vale a pena comprar já uma caminha grande? E brinquedos?
Peço desculpa se as dúvidas parecem tolas, mas quero receber este gatinho da melhor maneira possível!
Obrigada desde já Smile


Retrato de phiona
Sex, 31/07/2015 - 10:06
phiona:
Membro desde: 21.04.2008

olá,
se for possivel, deixem o gatito mais algum tempo com a mãe - 2 meses é o tempo ideal para eles estarem à vontade a comer e a fazer necessidades, serem mais independentes. alem disso, mamam leite materno por mais tempo e tornan-se animais mais fortes.

quanto aos cuidados, desparasitar e castrar sim, sempre. castrar livra-te de muitos problemas, que sao comportamentos proprios do animal - procurar parceira (miados, gritos, fugas), marcar território, comportamentos agressivos, etc...

comidas: enquanto for pequenino dá-lhe raçao de bebé. é mais mole e nutritiva. quanto a marcas... os meus sempre comeram marca branca - tenho 10, não há condições para comprar raçao xpto.

leite - só o proprio de gatos - o leite de vaca podes dar misturado com água, mas não é recomendado.

areia - quando tinha poucos gatos, comprava silica. nao deita cheiros nem po, é limpo. depois conforme foi crescendo a familia felina e os custos, passei a areia simples, de marca branca. agora no verao uso areia perfumada e lavo a liteira c lixivia de 2 em 2 dias...

cama - eles gostam de caixotes de papelão... algo que possa parecer uma toca, resguardado... ou entao a tua cama tb serve! Grin sao bons aquecedores no inverno. hehehe

gastos mensais em comida e areia... vai depender muito do que quiseres comprar. os preços variam muito!!! mas creio que podes manter um gatinho com 10eur por mes... se puderes faz um mealheiro para ele - vacinas, desparasitaçoes, qualquer problema que surja... sao como nós, pode aparecer um gasto extra de saude! Wink

e brinquedos sim!! e um arranhador.
e carinho e atenção. Smile

phiona

Retrato de omanu
Sex, 31/07/2015 - 13:55
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

A phiona já respondeu a tudo Smile como já referiu, se possível, deixe mais um mês o gatinho com a mãe só devem ser adotados com 2 meses. Só vou acrescentar mais uma coisinha ao tópico anterior, compre também umas tesouras paras as unhas, isto se se sentir à vontade, vai-lhe dar jeito futuramente e uma escova para o escovar Smile

Retrato de Chiquilim86
Sex, 31/07/2015 - 14:17
Chiquilim86:
Membro desde: 21.09.2013

ele já mal tem contacto com a mãe, porque são de rua e a mãe desaparece muito. praticamente já não mama e quem tem estado a tomar conta dele e dos irmãos diz que já comem ração desde há uns dias.
convem é ir a uma consulta quando chegar com ele, não é?

Retrato de omanu
Sex, 31/07/2015 - 17:34
omanu:
Membro desde: 06.04.2013

Sim chiquilim vá logo a uma consulta, o veternario irá logo desparasita-lo internamente e externamente... assim como irá falar das vacinas Smile Boa sorte com o pequenino, vai se apaixonar Smile

Retrato de Chiquilim86
Sex, 31/07/2015 - 22:39
Chiquilim86:
Membro desde: 21.09.2013

Obrigada pelas palavras, Omanu! Smile
Estou muito ansiosa, vou amanhã buscá-lo e pareço uma criança eheheh
Depois ponho foto do bichano Smile

Retrato de Panther
Sáb, 01/08/2015 - 16:41
Panther:
Membro desde: 24.12.2010

Na minha opinião, em termos de cuidados, o essencial é:
- Levarem a uma consulta de check up, se está na rua deve ter parasitas e sendo tão bebé precisará ser pesado e levar desparasitantes adequados (a maior parte são perigosos para pouco peso). Nessa consulta o veterinário também dará alguns conselhos.
- Vacinar (só após estar alguns dias convosco para terem a certeza que não desenvolve nenhuma doença com a mudança e provavelmente também ainda será demasiado novo).
- Castrar (só lá para os 8 meses a não ser que comece a marcar território antes, o que só pode acontecer a partir dos 5/6 meses).
- Habituar a deixar escovar dentes, para já apenas ir colocando o seu dedo e massajar gengivas só para mais tarde não ser algo que ele não deixe fazer. Quando tiver dentição definitiva (lá para os 8 meses) pode comprar uma pasta própria (nunca usar das nossas) e existem também escovas próprias.
- Habituar a deixar ser escovado no pêlo.
- Não dar leite (se já está desmamado e a comer bem ração, não precisa. O nosso pode dar problemas intestinais, o que se vê nos supermercados é apenas guloseima, tanto que só o aconselham a partir dos 2 meses. O único assim para minorcas é um próprio de substituição do leite materno, mas caríssimo e que uma boa ração nesta altura já servirá).
- Cama é opcional, eles dormem em qualquer local, de preferência junto aos donos. Se quiser poupar para já, deixe essa compra para mais tarde :p Uma mantinha fofinha, uma almofada, às vezes até uma simples caixa como aqui já falaram serve!
- Brinquedos sim, serão bem aproveitados, às vezes os mais simples feitos por nós também servem, mas é preciso ter-se cuidado com tudo o que possa ser ingerido. Bolinhas saltitonas costumam gostar bastante. Arranhadores dão imenso jeito antes que se habituem a arranhar noutros lados.

Sobre rações, areias e comportamento enviei mensagem privada Wink

Retrato de nana62
Seg, 03/08/2015 - 17:00
nana62:
Membro desde: 03.08.2015

Clap

percebi logo que eras tu, já te apaixonaste? como vês não te enganei quando te disse que a melhor cama é a nossa.
Mais cedo ou mais tarde vais chegar à conclusão que não merece a pena comprar cama, o que eles querem é mesmo a nossa.
Eu digo muitas vezes que o meu marido tem a sorte de dormir com 3 mulheres ( eu e as nossas 2 gatas) e não é para qualquer um.
e acordar de manhã com elas a ronronar e a dar "marradinhas" é tão bom.

Post