Adoçante ou açucar? | A Nossa Vida

Adoçante ou açucar?

Retrato de carand
22.11.2016 | 17:33
carand:
Membro desde: 15.06.2010

Ola

Leio em vários sites que o adoçante faz mal, mas também que o açúcar engorda.
Neste momento uso açúcar mascavado, no descafeinado, pois li que era melhor que o adoçante.
Gostava de saber as vossas opiniões.


Retrato de lidesign
Qua, 23/11/2016 - 09:15
lidesign:
Membro desde: 10.07.2015

Usa stevia. É um adoçante natural e não é prejudicial à saúde.

Retrato de lidesign
Qua, 23/11/2016 - 09:15
lidesign:
Membro desde: 10.07.2015

Usa stevia. É um adoçante natural e não é prejudicial à saúde.

Retrato de carand
Qua, 23/11/2016 - 10:22
carand:
Membro desde: 15.06.2010

Mas adoçante de stevia?

Retrato de Bemzinho
Qua, 23/11/2016 - 11:47
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Nenhum deles, beba sem açúcar e sem adoçante que é mais saudável, pode colocar um pouco de canela. A canela faz com que as coisas pareçam mais doces.
Ou beba um turbinado (café com 1 colher de óleo de coco e um pouco de canela ou outra especiaria batido no mixer do leite, se gostar e quiser pode adicionar natas) é incrível mas até tira um pouco aquela sensação de fome. Bebo o turbinado normalmente de manhã, antes de sair de casa, pois não consigo tomar o pequeno almoço logo de manhãzinha e depois tomo o pequeno almoço quando chego ao trabalho.
Se não conseguir beber assim experimente com stevia, ou agave, ou outra, não use adoçante.
Encontra várias alternativas ao açúcar nas lojas do Celeiro, ou similares.
Mas atenção o sabor é diferente do açúcar.
Eu optei por começar a beber sem açúcar, quem diria, eu que dizia que não conseguiria nunca beber café sem açúcar (pela boca morre o peixe), mas até foi muito fácil.
Da 1ª vez a minha cunhada fez um bolo de chocolate muito doce (confesso que nunca fui muito apreciadora de doces), comi uma fatia de bolo e já não coloquei açúcar no café. Como sobrou imenso bolo, ela deu-me um bocado e no dia seguinte mais uma fatia com café sem açúcar, ao 3º café resolvi que já que tinha começado porque não continuar e inacreditavelmente não me soube nada mal e continuei.
Há cerca de 1 mês que bebo sempre café sem açúcar.
Na 2ª feira na conversa com o meu marido distrai-me e pus açúcar, não consegui beber o café, achei tão doce, horrível.
Espero ter ajudado.

Retrato de carand
Qui, 24/11/2016 - 10:27
carand:
Membro desde: 15.06.2010

Vim agora do medico do trabalho, exame de rotina, e perguntei do adoçante, ao que ele me responde, sem duvida adoçante, escolha adoçante.

Retrato de gsv
Qui, 24/11/2016 - 11:54
gsv:
Membro desde: 23.07.2013

Não aconselho de todo adoçante. O adoçante é pior que o açucar porque é um produto quimico/artificial, e que poderá vir a mexer com a resposta do nosso organismo perante alimentos doces e o processamento da glucose.

"Os adoçantes artificiais – inicialmente foram uma novidade maravilhosa por não aumentarem o açúcar no sangue, mas ao contrário do que inicialmente se pensava, o consumo de adoçantes não veio resolver a epidemia da obesidade ou diminuir a incidência de diabetes tipo 2.

Aliás há estudos que mostram associação entre consumo de adoçantes e obesidade, e uma série de outros problemas como dificuldade de controlo de apetite, dores de cabeça e enxaquecas, depressão, alterações graves de humor, perda de memória, tonturas e alterações de equilíbrio. A sacarina já foi relacionada com cancro da bexiga em ratos e quanto aoaspartame há estudos a dizer que pode ser carcinogénico e outros a dizer que não é. Na dúvida, não consuma!

Mesmo a questão de não aumentar os níveis de açúcar no sangue começa a ser posta em causa desde que se percebeu que os adoçantes, não sendo absorvidos e indo parar ao intestino, vão causar alterações na flora intestinal e podem levar a desregulações no metabolismo da glicose.

O treino do paladar para sabores menos doces é que pode ser a solução que leva a uma educação alimentar que ajuda a prevenir doenças. A simples substituição de um produto doce por outro – já se viu que não resulta."

____

Em suma, aconselho, o mais possivel, evitar colocar açucar ou adoçantes nas coisas, ou utilizar o minimo de quantidade. No café custa ao inicio sim. Eu tive de reduzir gradualmente até retirar por completo. neste momento já estou tão habituada que colocar açucar no café é impensavel.

Se de facto não dispensa opte por stevia (stevia natural, não aquelas misturas de stevia com adoçantes artificiais que se vêem no supermercado), mel ou agave (encontra estes elementos no supermercado Aldi, por exemplo).

Retrato de nada mais
Qui, 24/11/2016 - 17:29
nada mais:
Membro desde: 11.08.2016

Olá,
Eu sou Nutricionista e a minha opinião é nem um nem outro.
Desabitue-se do açúcar gradualmente até já não sentir falta.
Cumps

Retrato de Bemzinho
Qui, 24/11/2016 - 17:34
Bemzinho:
Membro desde: 05.06.2012

Adoçante nunca, concordo com a gsv.
É a pior coisa que se pode usar é adoçante, o meu médico já me disse até que se suspeita que possa ser cancerígeno.
Opte por colocar Stevia, no Aldi tem até em pacotinhos (sticks) como os do açúcar, ou em caixas como se fosse adoçante, mas diz Stevia.
Não sei se há no Lidl, acho que também tem no Continente na área viva,e sei que há no Celeiro.
O ideal é beber sem açúcar, vá reduzindo aos poucos, ou então seja radical e tire de uma vez, só custa nos primeiros cafés.
Só a título de curiosidade, mas já repararam no açúcar que está em coisas que nem imaginamos?
Pode não ter o nome de açúcar, mas outro nome, por exemplo, glucose, ou outro.
Da próxima vez que for às compras leia a lista de ingredientes, vai ficar impressionada.

Retrato de Sofia1984
Qui, 24/11/2016 - 21:45
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

com moderação, não vejo problema em usar açúcar. E entre açúcar e adoçante, mil vezes açúcar, pois ao contrário do adoçante é 100% natural.
Para a senhora em cima que é nutricionista e que diz para não utilizar açúcar, gostava de saber qual é a implicação de doses moderadas de açúcar para a saúde, sendo que cá em casa não entram bebidas achocolatadas, não comemos pastéis, não colocamos açúcar no leite, os bolos quando os faço é sempre com metade do açúcar das receitas. Bebidas à mesa é água ou sunquick.
Os pequenos almoços são cereais, que podem ou não ser de chocolate.
Por saber que tudo o que ingerimos já contém bastante açúcar, pois vejo os rótulos e comparo antes de comprar, 1kg de açúcar cá em casa dura à vontade 6 meses. Mas não vejo problema em colocar açucar no café, ou na cevada...acho preferível ter mais atenção à ingestão de alimentos processados.
Estarei errada?

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Retrato de nada mais
Qui, 24/11/2016 - 23:42
nada mais:
Membro desde: 11.08.2016

A minha resposta foi um comentário em relação à questão acima colocada ou seja: se é preferível açúcar ou adoçante. Como nutricionista claro que o ideal é não colocar nada e lentamente ir desabituando a necessidade de açúcar.
Até porque repare....segundo o seu relato alimentar....só nos cereais de pequeno almoço a quantidade de açúcar é muitas vezes superior à quantidade recomendada diariamente, o sunquick e produtos processados do género contém também açúcar e quando não o contêm possuem adoçantes.
Quer isto dizer que o problema não é o consumo do açúcar que tiramos do pacote que conta unicamente. Existem muitos alimentos com açúcar "escondido" na sua constituição, como referiu os alimentos processados.
Para tudo é necessário moderação....mas lembre-se se todos os dias colocar açúcar no café, ingerir cereais açucarados e beber refrigerante nas refeições, no final do dia já ingeriu uma quantidade considerável de açúcar.

Retrato de carand
Sex, 25/11/2016 - 09:04
carand:
Membro desde: 15.06.2010

Mas então, o medico do trabalho diz-me para deitar adoçante, uma pessoa nem sabe em quem acreditar. Eu no máximo que posso usar por dia de adoçante são 4 comprimidos. Mesmo assim é muito??

Retrato de nada mais
Sex, 25/11/2016 - 13:09
nada mais:
Membro desde: 11.08.2016

Cada caso é um caso....não somos todos iguais e por isso as recomendações diferem para cada pessoa. A quantidade de adoçante a usar depende do composto e está frequentemente descrito na embalagem.

Retrato de Sofia1984
Sáb, 26/11/2016 - 15:14
Sofia1984:
Membro desde: 29.05.2010

Os estudos dao valores maximos recomendados de açucar, entre outros, mas eu nao sei quais sao esses valores. Mesmo que eu os saiba, o açucar que eu consumo durante o dia pode nao ter o mesmo efeito em mim que noutra pessoa. A minha opiniao (nada academica, é um facto...) é que a quantidade de açucar do pacote nao é "nada" quando comparada com todas as outras bombas de açucar que comemos. Acho errado comer uma bola de berlim e um cafe ao pequeno almoco, estando preocupados com as 5g de açucar do cafe.
Um ice tea de lata tem 37g de açucar.e vamo nos preocupar com o açucar o cafe? Vejo muitas pessoas com este "dilema". Daí a minha perplexidade.
Como eu dizia, o açucar que eu consumo, muito ou pouco para quem vê, desgasto-o todo no trabalho. Tenho sempre níveis de glicose baixissimos...julgo que ainda posso consumir açucar no cafe, os meus cereais, os meus concentrados...porque evito bolos, e grandea concentracoes de acucar num mesmo alimento...mesmo no cafe, so ponho 2 colheres das pequeninas.
Acho que posso confiar nas analises que faço de rotina e tambem no bom senso.
O açucar tambem é necessario para nos dar energia...

"A meta de uma discussão ou debate não deveria ser a vitória, mas o progresso."
( Joseph Joubert )

Post