Vegetariano_duvidas | A Nossa Vida

Vegetariano_duvidas

Retrato de zero
13.05.2008 | 18:07
zero:
Membro desde: 08.10.2007

Boas!

Depois de casar eu e a minha noiva estamos a pensar experimentar o regime vegetariano.

Já temos um ou dois livros com receitas que parecem deliciosas. Com o tempo, quem sabe se não ficaremos mesmo vegetarianos. Seria ideal em termos de saúde.

Embora não pretendamos ser veganos, ou seja, vegetarianos puros. De vez em quando (supondo que iremos conseguir entrar no regime) iremos comer ovos ou leite de vaca ou mesmo um pouco de carne de longe a longe.

O que pretendia mesmo era algum livro (ou site, embora livro deva ser melhor) no qual posso orientar e planear um regime vegetariano. Não encontro quase nada à venda nesse sentido. Receitas sim, mas planeamento cuidadoso de um regime vegetariano não. Não se pode simplesmente dizer que se vai ser vegetariano e começar a comer tudo o que é verduras eheh.

Alguém me pode recomendar alguns livros bons sobre a parte nutricional e de planeamento de dietas vegetarianas?? Nem que seja algum livro em inglês, ou ebook.

Obrigado

Retrato de Isabelinha
Ter, 13/05/2008 - 18:13
Isabelinha:
Membro desde: 14.02.2007

Vê se neste site (http://www.centrovegetariano.org/)encontras mais alguma informação útil; podes sempre procurar livros com receitas e tb dicas e modo de vida em lojas como o Celeiro ou a Terra Pura.

Há um restaurante vegetariano a que costumava ir quando trabalhava no Saldanha q tem tb uma livraria - o link é http://www.espiral.pt/restaurante.htm.

Pq não inscreverem-se num workshop sb vegetarianismo?

Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!

Retrato de anymafesta
Ter, 13/05/2008 - 18:14
anymafesta:
Membro desde: 05.09.2007

Oi oi
Olha conheço este site espero que te dê jeito!!

http://www.centrovegetariano.org/receitas/

beijinhos

Joana & Paulo
05//08/2006

Retrato de zero
Ter, 13/05/2008 - 18:17
zero:

que respostas rapidas!! eheh

obrigado! neste preciso momento nao vou poder ver os sites, por isso vou dar uma espreitadela mais logo

ainda assim, se conhecerem livros voces mesmas(os), tanto melhor (ler um livro é sempre melhor e mais completo que ver sites)

agradeço imenso as dicas, logo visitarei então os sites

bjs

Retrato de Isabelinha
Ter, 13/05/2008 - 18:20
Isabelinha:

fica combinado

Retrato de ploureiro78
Ter, 13/05/2008 - 18:59
ploureiro78:
Membro desde: 08.01.2007

Ocasionalmente fazemos receitas vegetarianas, mas nunca decidimos ser integralmente vegetarianos... Eu qd me perguntavam isso no Yoga pensava logo num bife-rolha ou posta mirandesa! eh ehe h

Não conheço nenhum livro. Talvez procurando uma boa referência na Amazon. Aconselho cuidado, pq a maioria dos vegetarianos sofre de carências de proteínas, por exemplo.

É sem dúvida bom reduzir o consumo de carne pq nós em média comemos muito mais que o que seria adequado: 100gr de peixe ou carne por dia no máximo, o que dá uma refeição sem peixe ou carne. Mas tb em geral não é bom ser-se radical ao contrário, principalmente se estão a pensar ter filhos, pq é uma opção que depois tb vai condicionar os miudos.

De resto, temos um casal de amigos que são e não é nada prático! Sempre que vamos de férias ou jantar fora é um drama pq o leque de opções fica super reduzido, principalmente fora das grandes cidades.. experimenta encontrar um vegetariano no gerês ou na costa alentejana! LOL

Beijos

Pat

Retrato de carapim
Ter, 13/05/2008 - 20:20
carapim:
Membro desde: 16.08.2007

não sei se este conselho vi ser grande coisa, mas proponho-te que comeces pelo que deveria ser mais óbvio mas que acabamos por esquecer: SOPA! a sopa é dos pratos ais completos e saudáveis que podemos ter à mesa; é muitomais fácil de conceber do que a maioria dos pratos vegetarianos e é o melhor para começar.

que tal começarem por substituir o jantar por uma sopinha bem saborosa, fruta e salada? é mais fácil do que começar logo pelas beringelas gratinadas e o tofu grelhado com molho de amoras...até porque se gostares de sopa é muito mais fácil passares a comer só legumes...

não te esqueças é de quando tiveres filhos. conheci um rapaz alemão que se tornou vegetariano aos 18 anos, quando sau de casa, porque estava farto de comer carne todos os dias...se comesse legumes todos os dias poderia dizer o contrário! no meio está a virtude!

beijinhos e boa sorte

Retrato de zero
Ter, 13/05/2008 - 22:44
zero:

lol eu ja como sopa

smpre como de tudo e gosto de qq coisa

e so nao como alhos mais vezes (crus!!) pq fico com péssima sensação na boca durante uma semana inteira! nao fosse isso, ate alhos crus comia no meio do pao lol (alias, ja o fiz, mas a sensaçao na boca dali a umas horas é horrivel , incomoda mesmo)

qnt aos sites k m deram ainda estou a ver.

um deles tem um livro que talvez me interesse.

Patricia: tens razao no k dizes. eu mm tb afirmei k nao sei se vou ser adepto ou nao disso lol, mas gostaria de ter alguma base teorica a mao, caso comece a tentar.

lha lá, es de viana? de k zona? a tua cara nao m é estranha!

bjs!

EDITADO: eskeci-me de dizer que ja comi umas 3 vezes num restaurante vegetariano em Guimaraes. A comida é deliciosa e quem pensa que é comida de pássaro está enganado lol.

MT bom, delicioso!! Estou mortinho por lá ir outra vez

Retrato de ploureiro78
Qua, 14/05/2008 - 09:32
ploureiro78:
Membro desde: 08.01.2007

Sou do Porto. Casei em Barroselas (Viana do Castelo) pq temos lá uma quinta de família.

Eu confesso que tb sou sopeira.. adoro sopa e lá em casa há quase sempre. Quando não nos apetece fazer jantar papamos sopa com tostas mistas ou torradas e salada.

Tb gosto de restaurantes vegetarianos. Aqui em Lisboa há vários óptimos. Mas é como tudo: gosto para ir ocasionalmente e não todos os dias.

Em casa fazemos alguns pratos vegetarianos: caril de legumes (é fazer caril e pôr os legumes que houver: courgete, cenoura, brocolos, couve flor, etc) com arroz basmati, lentilhas à bolonhesa (massa cozida com lentilhas feitas da mesma maneira que se faz carne picada à bolonhesa), etc.

O que não gosto é dos substitutos de carne: tofu e soja. Sinceramente não têm sabor nenhum e a textura é esponjosa e esquisita!

Patrícia

Retrato de Isabelinha
Qua, 14/05/2008 - 09:48
Isabelinha:

Num desss dias que vos apetece variar, experimenta o resturante Terra (na Rua da Palmeira, mesmo junto ao jardim do Príncipe Real). Sugiro ires lá à noite quando estiver mais calorzinho para ficares no jardim...

Qt ao tofu, a questão do sabor tem que ser resolvida com a forma como é preparado. Ao natural, a maior característica é de facto não ter sabor, ele ganha o sabor do que se cozinhar com o tofu. Tanto dá para usar tofu num batido de frutas ou sobremesa como num estufado 'puxado', tipo caril. A preparação prévia é mt importante; idem para a soja... se se utilizar soja granulada, há que saber prepará-la bem antes da confecção para perder o sabor a amido (eu normalmente deixo-a de molho com alho picado e louro, quando for cozinhá-la mesmo escorro bem e preparo como se fosse carne picada; caso contrário, sabe a farinha).

Retrato de zero
Qua, 14/05/2008 - 13:01
zero:

é em guimaraes esse restaurante? conheço pc de guimaraes

Retrato de carapim
Qua, 14/05/2008 - 13:02
carapim:
Membro desde: 16.08.2007

o que eu sofria lá fora por não haver sopinha! snif snif!
ainda bem que gostas, é óptimo para a saúde, de facto.

lembro-me de uma receita qualquer para evitar o hálitos a alho, mas agora já não me lembro... acho que era comer qualquer coisa, mas não me consigo lembrar.

quanto a receitas, sinceramente eu sou mais de as inventar no momento. faço muitas vezes massas com molhos de legumes, mas lá está, é inventado, não sei o que meto lá pelo meio mas costuma ser bom.

para mim o melhor restaurante vegetariano do porto é... a cantina da minha faculdade! lolol! é verdade! a itau (empresa que gere varias cantinas da up) tem sempre 4 pratos - carne, peixe, dieta e vegetariano. o vegetariano costuma ser tãaaaaao booooom!!! os meus favoritos são:
- alho francês à brás
- croquetes de milho
- feijoada (só com legumes)
- lasagne vegetariana

e o mehlor de tudo é que por refeição pago 2 euros (com sopa e sobremesa!)...estudar compensa! lol!

beijinhos

Retrato de Isabelinha
Qua, 14/05/2008 - 13:09
Isabelinha:

O restaurante q referi é em Lisboa, junto ao jardim do príncipe real.

Retrato de Isabelinha
Qua, 14/05/2008 - 13:17
Isabelinha:

Das duas uma - ou se compra a batata palha de pacote, ou frita-se a batata em palitos fininhos, salga-se e reserva-se. Numa frigideira, aloura-se azeite, alho picado e cebola; junta-se o alho francês às rodelas, envolve-se e deixa-se cozinhar, deitando um pouquito de sal. Junta-se as batatas, bem como os ovos, que já se bateram numa taça e foram temperados com sal e pimenta.

Envolver e terminar quando tiver a consistência q se gosta (mais ou menos seco). Polvilhar com salsa picada e juntar azeitonas.

Ter cuidado com os temperos - temos 3 parcelas (batatas, cebola+alho francês e ovos) - por isso há que 'ter mão' para não exagerar.

Bon apetit!

(faço isto lá em casa de vez em quando)

Retrato de zero
Qua, 14/05/2008 - 13:23
zero:

respondendo a alguem mais acima: qnt ao alho, para tirar o halito é comer hortela ou trincar graos de cafe.

hortela nunca tentei mas graos de cafe ja

nao resulta lol

enfim, acho k tanto hortela como cafe devem apenas disfarçar por um bocado.

o meu problema nao é o halito em si por causa do mau cheiro k outros possam sentir ( k tb nao é bom lol) mas é mesmo o facto de ser bem desagradavel e produzir uma sensação estranha na boca e uma secura enorme ao longo da semana. nem durmo bem lol.

a secura as vezes, em mim, termina em aftas ate!!

Retrato de zero
Qua, 14/05/2008 - 13:23
zero:

respondendo a alguem mais acima: qnt ao alho, para tirar o halito é comer hortela ou trincar graos de cafe.

hortela nunca tentei mas graos de cafe ja

nao resulta lol

enfim, acho k tanto hortela como cafe devem apenas disfarçar por um bocado.

o meu problema nao é o halito em si por causa do mau cheiro k outros possam sentir ( k tb nao é bom lol) mas é mesmo o facto de ser bem desagradavel e produzir uma sensação estranha na boca e uma secura enorme ao longo da semana. nem durmo bem lol.

a secura as vezes, em mim, termina em aftas ate!!

Retrato de acsd
Sáb, 17/05/2008 - 10:48
acsd:
Membro desde: 02.10.2007

Apesar de nao ser vegetariana, como muitas vezes comida vegetariana e adoro. Tem que se ver realmente como substituir a carne ( com seitan, tofu, soja). Nao ha qualquer problema em nao se comer carne ou ate peixe se assim se desejar se souberem encontrar em outros alimentos o que nao terao nesses excluidos. Conheco varias pessoas que fazem esse tipo de alimentacao, tendo um bom exemplo nos meus vizinhos da porta em frente, com duas criancas pequenas e a rapariga esta gravida novamente e sao muito saudaveis!La esta, saber fazer uma alimentacao correcta.

Penso ter alguma informacao incluindo das combinacoes de alimentos que se deve fazer, assim que puder deixo aqui.

Beijinhos

Ana&Vasco
10 de Maio 2008