Credito Habitaçao-Ajuda/Dicas | A Nossa Vida

Credito Habitaçao-Ajuda/Dicas

Retrato de marta_silva
25.04.2008 | 22:23
marta_silva:
Membro desde: 05.11.2007

Olá meninas...

Venho por este meio pedir ajuda sobre Credito Habitação.

A vontade de ter uma casinha só nossa é tanta que me levou a expor esta situaçao aqui, espero que alguem me possa ajudar...alguem que trabalhe em bancos ou que tenha ou conheça situaçao parecida.

Nao sou muito entendida e ja me fartei de pesquisar, mas ca vai...

Sou Millenium e o meu marido BPI,ainda nao juntamos as contas porque nao calhou mas é nossa intençao, em principio os fiadores sao BPI mas o mau marido nao tem IRS de 2007

Acho a situaçao negra, claro...por favor digam-me quais os requesitos que devemos ter e a qual dos bancos me dirigir.

Obrigada
Beijinhos

Marta e Diogo


Retrato de ze_sofia
Sex, 25/04/2008 - 22:40
ze_sofia:
Membro desde: 05.02.2008

eu e o meu namorado fomos fazer a escritura a outra semana e tb tava preocupada km tu mas tudo deu em be..

começamos por ir a imobiliaria eles dpx tratam de tudo comprei na era e o credito na caixa geral km taxa fixa pk é mais seguro nao aumenta nem desce..tb pensava que ia ser 1 bicho de 7 cabeças mas por intermedio de uma imobiliaria eles fazem tudo pra vender nao t preocupes

tudo de bom

andreia

Retrato de marta_silva
Sex, 25/04/2008 - 23:15
marta_silva:
Membro desde: 05.11.2007

Obrigada pela resposta rapida, mas nos fomos direitos ao construtor...é o proprio que vende

*Marta e Diogo*
16/03/2008
Já casada e muito feliz!
O meu sonho--> http://onossocasamento.pt/forum/29815

Marta

Retrato de lfss
Sáb, 26/04/2008 - 01:48
lfss:
Membro desde: 03.01.2008

uma vez que vais fazer o negocio com o construtor, procura se o mesmo nao tem um acordo com um banco, pois estes por vezes tem acordos com os mesmos....mas nao quer dizer que fiques por esse banco, falando por expreencia propia eu quando comprei tinha conta no BES e a minha cara metade tambem, mas foi de longe o que deu melhores condiçoes.......logo o conselho que te deixo é:
Vais a um banco e pedes uma simulação, depois agarras na mesma e vais ao outro banco e pedes outra simulação, logo vez as condiçoes do genero o valor dos seguros, o spred etc..... depois é jogares com os bancos do genero olhe aquel banco faz um spred de 0.9 com os seguros a este valor, se o empregado poder vais ver que te vai fazer uma simulação com melhores condiçoes....
isto para teres uma ideia eu fui ao Bes e tinha um spred de 1.3 depois como a empresa trabalhava com o Millennium, pedi uma simulação tambem, neste banco com um sepred de 1.0, mas com os seguros mais caros, voltei ao Bes estes baixavam o spred, mas por ultimo fui ao Montepio que me fez um spred de 0.9 e os seguros mais baratos, pois tornei me associado montepio, po um euro mes.....neste momento ja negociei o spred e tenho um de 0.7,

desculpa o testamento mas.......lol

bjs

Anabela e Luis
*30/08/2008*

Retrato de vaniachabi
Sáb, 26/04/2008 - 02:39
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

ola

Ter um credito a habitação neste momento não é nada bom. Se eu soubesse o que sei hoje nao teria comprado casa ha 1 ano e meio... Neste tempo todo a minha prestação passou de 500€ para 650€ mensais e segundo as noticias mais recentes o BCE vai aumentar a taxa nos proximos meses...
Eu tb dizia que preferia comprar, mas o que é certo é que se tivesse alugado hj estaria mais estavel do que agora.

Pensem bem pq as coisas estão demasiado instaveis.

Retrato de marta_silva
Sáb, 26/04/2008 - 23:09
marta_silva:
Membro desde: 05.11.2007

Anabela,
Obrigada por partilhares a tua experiencia, realmente é o melhor que tenho a fazer...muito obrigada!

Vania,
Pois é isto esta instavel, mas nos queremos um credito que ainda nos de margem para a prestaçao aumentar, ou seja se o banco disser k posso pagar 700, tentaremos ficar pelos 500 por mes e ver o k se vai fazer, mas obrigada pelo teu testemunho.

Beijokas a todas

*Marta e Diogo*
16/03/2008
Já casada e muito feliz!
O meu sonho--> http://onossocasamento.pt/forum/29815

Marta

Retrato de pclr
Dom, 04/05/2008 - 00:36
pclr:
Membro desde: 01.04.2007

Olá!
Eu comprei casa em Nov/07.
Em relação ao crédito posso dar-te um conselho vai a vários bancos (e diferentes localidades) e pede simulações. Mostra as simulações mais baixas que tens porque eles vão sempre baixando.
O meu caso: Eu só tinha conta na CGD, o meu marido tinha no Millennium.
Fomos a quase todos os bancos da nossa terra (+ ou - 5). O Millennium fazia-nos um spread de 0,08 e a CGD 0,05, acabei por ir aconselhada por amigos ao Totta, sem ter conta faziam spread de 0,04.
depois fui ao Millennium e à CGD e mostrei a simulação do totta e disseram-me q não podiam baixar. A conselho da minha mãe fui ao Millenium de outra terra e mostrei também a simulação e disseram-me que me faziam 0,04 mas iam tentar o 0,03 com o gerente. e consegui.
Fiquei super satisfeita, a diferença foi + de 20€ a menos por mês.
Conselho: Vão a vários bancos
Paula

Retrato de vaniachabi
Dom, 04/05/2008 - 23:14
vaniachabi:
Membro desde: 21.03.2007

ola

A nossa margem é até aos 700€ e por este andar, depressa atingimos este valor.

Retrato de sandysand
Ter, 13/05/2008 - 20:15
sandysand:
Membro desde: 21.04.2008

Ola Marta !!!

As meninas têm razao vai a varios bancos pede simulaçoes, até nao sei se nao fazem simulaçoes atraves dos sites, directamente, para teres uma ideia !!!

Eu estou a viver em FRança, e comprei apartemento, ca no ano passado.

Tem cuidado com aquilo que os bancos te propoem, lei todas as linhas, se nao perceberes : pergunta !!!
é o teu dinheiro e a tua situaçao financeira que esta em jogo .

Ca os bancos propoem, varias taxas, como ai (suponho eu!!!)
mas um conselho, se poderes ter uma taxa fixa é muito melhor, porque mesmo se a Euribor subir, a tua taxa e a tua mensalidade sera sempre a mesma até ao final do emprestimo.
Neste caso, as taxas sao sempre mais altas, e os bancos nunca te aconselham a escolher este tipo de taxas, isto porque nao ganham mt com isso !!!

o que é certo é que a vida esta dificil, pensa que depois da mensualidade da casa, tens o gaz, a luz , a comida, a gasolina.
e nao so ... as contribuiçoes ....os condominios ...e os extras !!!

pensa bem antes de te lançares!!! e pede conselhos à tua volta.

Parabens e feliciades

L&S 889

Retrato de susanamarlon
Ter, 13/05/2008 - 20:50
susanamarlon:
Membro desde: 26.12.2007

olá marta! eu e o meu namorado comprámos casa no inicio deste ano pelo q ainda estou actualizada sobre credito bancario!!!lol:)
mas um conselho é fazeres simulaçoes em todos os bancos, nós fizemos assim e dps optamos pelo q nos oferecia melhores condições na nossa situação. nao tens de pedir emprestimo nem no teu banco nem no banco do teu namorado obrigatoriamente, podem escolher qlq outro depois tem é q ter la um conta conjunta. Quanto ao nao ter IRS de 2007 é um bocadinho complicado mas vao provavelmente pedir o ultimo IRS dele e dps pedem para actualizar a situaçao. se o teu namorado tiver a trabalhar agora ele pode sempre mostrar o contrato de trabalho assim o banco fica a saber quanto ele aufere por mês. qd escolherem um banco informa te bem com a pessoa q ficar encarregue do vosso processo e coloca todas as duvidas! às vezes ate se pode parecer parvinho de ter tantas duvidas mas acredita q muitas vezes sacam dinheiro das nossas contas e dps nem sabemos o q é! convem estar atento! bancos nunca fiando! e saber negociar é muito importante! sao os conselhos q te posso dar, se tiveres mais duvidas comunica aqui no forum! isto é so meninas sabidas!lol

beijinhos!

Retrato de marta_silva
Ter, 13/05/2008 - 21:06
marta_silva:
Membro desde: 05.11.2007

Obrigada meninas...

Tivemos uma proposta excelente, acho eu...o que acham?

Uma colega de trabalho nossa sabia que procuravamos casa e como ela vai para o Minho, perguntou se nao queriamos alugar a casa dela, nos explicamos que estavamos a pensar comprar e ela disse que nos fazia contrato de 5 anos de arrendamento e que depois descontava o preço das rendas pagas ao valor da casa...e isso fica escrito em contrato.
Ela so nao vende agora porque perderia dinheiro com o banco, ou seja sao 500 euros mensais que vamos pagar, ao fim de 5 anos sao 30.000 euros e depois so temos que pedir 95.000 euros ao banco.

é´uma casa nova, t2 e ela viveu lá 9 meses...e deixa a casa mobilada com um optimo gosto, pois ela nao tem para onmde levar a mobilia..a casa é espetacular e a localizaçao é optima.

Ou seja estes 5 anos é como se estivesse a adquirir a casa, certo? o que acham?

Beijocas

*Marta e Diogo*
16/03/2008
Já casada e muito feliz!
O meu sonho--> http://onossocasamento.pt/forum/29815

Marta

Retrato de susanamarlon
Ter, 13/05/2008 - 21:38
susanamarlon:
Membro desde: 26.12.2007

se fosse eu, marta, aproveitava a oportunidade sem duvida! é uma optima oportunidade e é mais facil para voçes pq nao tem ja o compromisso com o banco e ficam a pagar as mensalidades q mais tarde serao descontadas no preço da casa! excelente! boa escolha!!!

beijinhos!

Retrato de princesa_
Qua, 14/05/2008 - 00:56
princesa_:
Membro desde: 13.04.2008

Experiência própria, dirige-te a vários bancos mas dá preferência à CGD, pois são o Banco que mais liberdade tem para te oferecer o spread mais baixo do mercado. Mas faz simulações em vários. Não importa se o teu marido não tem IRS de 2007, já trabalha em 2008? Se não trabalhar há um truque que pode utilizar que é inscrever-se nas Finanças como prestador de serviços, e apresentar a declaração de inicio de actividade ao Banco como comprovativo de que trabalha (depois cancela). Se bem que não acho necessário. O banco dos fiadores também não relevam para efeitos de avaliação do risco que o Banco faz. O maior consleho que te posso dar é: compara o spread das várias simulações, e tem em conta outros aspectos tais como a comissão para pagamentos antecipados (amortizações) e se te exigem a contratação de muitos serviços que não pretendes como condição de atribuição do spread. outra dica que te dou é, não entres nessa de prestação fixa, ela é fixa "por cima" e por isso normalmente não compensa e ganharias mais se ela oscilasse com a EURIBOR. Ahhh e negoceiem muitooooo, os bancos dão a cada um o que acham q devem dar para afastar a concorrência.

Retrato de princesa_
Qua, 14/05/2008 - 00:59
princesa_:
Membro desde: 13.04.2008

Cuidado com esse contrato.... no fundo existe sempre algum risco porque a transmissão só se dá quando se assina a escritura pública. Faz um contrato promessa de aquisição ao invés de um contrato de arrendamento! ou seja, nos termos do contrato, pagas sempre reforços de sinal, com direito a utilizar a casa, e não rendas... São coisas diferentes e o regime é diferente. beijooo

Retrato de marta_silva
Qua, 14/05/2008 - 10:28
marta_silva:
Membro desde: 05.11.2007

Susana, nós tambem achamos um optimo negocio, pois a casa é mais que linda!

Princesa_
Sim o meu marido ta a trabalhar desde o inicio do ano, mas se tu não te importres, explicas-me melhor a diferença dos contratos?

Obrigada e beijicas*

*Marta e Diogo*
16/03/2008
Já casada e muito feliz!
O meu sonho--> http://onossocasamento.pt/forum/29815

Marta

Retrato de Marisa_L
Qua, 14/05/2008 - 11:44
Marisa_L:
Membro desde: 24.03.2008

Eu acho que fazes bem em adquirir a casa da tua colega, pois parece-me um optimo negócio. Nao te esqueças é de por tudo preto no branco, porque lá diz o ditado "amigos, amigos contas á parte". O contrato de arrendamento serve apenas para voces se tornarem inquilinos dela, depois dos 5anos ela pode querer a casa de volta e voces nada podem fazer. É melhor porem no papel que após esses 5anos voces vão adquirir a casa.

A propósito, tive a ver o teu album de casamento e adorei, está tudo muito bonito.

Felicidades

Retrato de princesa_
Sex, 16/05/2008 - 19:11
princesa_:
Membro desde: 13.04.2008

É muito complexo para te conseguir explicar aqui. Mas em traços gerais, quando compras uma casa o contrato (final) é feito por escritura pública não é? O que lhe confere uma validez incontestável. De modo diferente funcionam esses contratos... O ideal não é fazer um simples contrato de arrendamento (que se irá reger pelas normas aplicáveis ao arrendamento) mas sim um contrato promessa de compra e venda de imóvel em que se prevê uma série de coisas, entre elas: i) reforço mensal de sinal (a titulo de "reforço de sinal" e não de "renda"); ii) entrega da chave pelo promitente vendedor; iii) direito á posse e gozo do imóvel por parte do promitente comprador. Enfim... não sei se me fiz explicar. Uma compra e venda é quase incontestável, enquanto que um contrato destes tem menos "solidez"... Fiz-me entender?

Beijoooo

Retrato de marta_silva
Seg, 19/05/2008 - 23:35
marta_silva:
Membro desde: 05.11.2007

Obrigada novamente!

E e principio será mesmo isso que vamos fazer, atao não é que a minha amiga foi ao banco saber como é que era a nível burocratico e eles deisseram que se ela alugara casa, eles sobem a prestação mensal e eles é que decidem por quanto é que fica a renda que eu pagar...nem eu nem ela ficamos muito convencidas disto, é possivel????

Obrigada
Beijinhos

*Marta e Diogo*
16/03/2008
Já casada e muito feliz!
O meu sonho--> http://onossocasamento.pt/forum/29815

Marta

Retrato de claudiaafc
Qua, 21/05/2008 - 22:53
claudiaafc:
Membro desde: 21.08.2007

Não sei se ajuda, ou se já foi respondido, mas cá vai:
Se o teu namorado começou a trabalhar em 2008, não é necessário apresentar o IRS de 2007. Basta apresentar o contrato de trabalho e uma declaração negativa de rendimentos (solicitada nas Finanças). Quanto às simulações, realmente é importante comparar várias propostas, mas o spread não é o único factor a considerar. Também é importante comparar outras despesas: seguro da casa e seguro de vida, despesas de gestão ou comissão de processamento. Quanto aos empréstimos com taxa fixa, esta é realmente mais alta, mas por norma não estará em vigor até ao final do contrato (por exemplo, escolhem um prazo em que ficará fixa, e posteriormente, passa a variar de acordo com a Euribor - de 3 em 3 ou 6 em 6 meses). Não sei se será assim em todos os bancos, mas nos que conheço é. Também podes optar por outras soluções para ter uma prestação mais baixa inicialmente: por exemplo, um período de carência (em que só pagam juros durante uns meses). Mas nada melhor do que se dirigirem aos bancos e colocarem todas as vossas dúvida.

Espero ter ajudado. Se for necessário qualquer outra informação (e se poder ajudar), diz.

Beijinhos

Retrato de Ninas
Qui, 26/06/2008 - 09:30
Ninas:
Membro desde: 12.06.2007

Olá Marta,

estou a ponderar uma situação idêntica à que tu comentas relativamente à casa da tua amiga. Como é que ficaram as coisas, fizeste o tal contrato promessa de aquisição ao fim de cinco anos? Pediste aconselhamento jurídico a um advogado?

Beijinho e obrigada pela resposta