Estou a precisar de ajuda, saio todos os dias ás 7:30 de casa e volto a entrar ás 18:30, e cada vez mais está a ser difícil conciliar este horário com tarefas domésticas, filhos, marido, etc.
Estou a desesperar...
Então pensei em contratar uma pessoa para me auxiliar na limpeza, mas aconteçe que tenho receio, pois tenho de lhe dar a chave.
Não vejo outra solução!!!!!!!!!!!
Em princípio vai começar para a semana, mas ainda não falei com ela, nem sei como é que lhe hei-de explicar o que ela deve fazer.
Será que há alguem que me pode ajudar?
Alguém que tenha empregada.
A minha sogra tem uma, mas não queria lhe expor as minhas duvidas e incertezas.
Ela pressionou-me para ser a empregada dela a ir á minha casa, mas eu recusei e arranjei outra pessoa. Agora estou a desesperar porque como nunca tive ajuda nas lides domésticas nem sei o que lhe hei-de pedir para fazer ... ainda por cima eu sou muito exigente no que toca a limpeza e estou com medo que ela não faça as coisas como eu gosto.
Estou mesmo aflita
Quando arranjei a minha, ela foi a minha casa falar comigo; mostrei-lhe a casa, disse onde estavam as coisas que ela precisaria, disse-lhe o que pretendia que ela fizesse (por exemplo, prefiro que ela trate primeiro da casa e só depois da roupa, e se não tiver tempo para passar tudo, disse-lhe o que queria que desse prioridade).
À medida que fomos correndo a casa, ela própria me foi fazendo perguntas de como eu queria as coisas. Por exemplo, no início ela deixava-me a roupa passada - a meu pedido - na cama (excepto a roupa em cabides, que ficava no roupeiro do escritório). Agora, ela já me deixa a roupa no sítio, pq ganhei confiança com ela já a deixo colocá-la nas gavetas. Mas até aí, ela não mexia nos nossos armários, e sempre respeitou.
Eu acho que é uma questão de lhe dizeres o que queres tal e qual como se de outra pessoa se tratasse, imagina que um dia ias trabalhar, o teu marido ficava em casa e dizia-te 'hoje vou tratar da casa, que faço?'
Mt importante - no início deixava-lhe uns post-its quando ela ainda não se tinha habituado mt bem à casa, e deixei-lhe tb os nossos nr de telefone para ela ligar se precisasse. Sabe que pode ligar-nos do telefone fixo.
Sempre comunicámos por bilhetinhos... sempre funcionou. Agora já nos entendemos a 100%, já nem bilhetes ás vezes são precisos... Temos plena confiança. Qd os produtos de limpeza acabam, deixa-me a embalagem (quase) vazia na bancada da cozinha e eu já sei que é para reabastecer.
Se despacha o trabalho em menos tempo, deixa-me uma nota a dizer q só ficou x horas.
Visitem http://miss-gourmet.blogspot.com e comentem!
Tens de ter confiança na pessoa que contratas-te.
Se não é o caso, com o passar do tempo, vês se ela é ou nao apta para te ajudar. Pode ser que se tornem amigas e que ela seja uma ajuda preciosa nas lidas da casa.
Acho que é só uma questao de te habituares. É importante que a empregada faça as tarefas para as quais tu nao tens tempo.
Em principio vai ficar 2 horas por semana, ainda não decidi.
Pretendo que ela me passe a roupa, aspire, lave as wc e trate do chão.
Uma vez por mês lave os vidros e os estores.
Já seria uma óptima ajuda.
Agora a minha dúvida é saber se posso confiar, ou se chego ao sábado e tenho de fazer tudo outra vez.
É que ela só pode ir no início da semana.
Não sei a área da tua casa nem da quantidade de roupa que lhe deixas, mas achas que 2 horas chegam para fazer as coisas com um mínimo de qualidade?
As primeiras vezes serão sempre um teste, eu lembro-me que nas primeiras semanas eu chegava a casa e andava a correr a casa toda, a olhar as coisas ao pormenor para perceber o que ela tinha feito ou não. o facto é que tive a sorte de encontrar uma pessoa de confiança, que trabalha bem e é honesta. Eu não tenho necessidade de ir por trás e fazer outra vez, a única coisa que acontece é que eu faço as máquinas de roupa ao fds (por causa da tarifa bi-horária).
Eu nunca tive empregada em casa, pois vivo em casa dos meus pais. Como somos só três pessoas (eu, mae e pai) nunca tivemos necessidade de empregada.
Mas penso que 2horas por semana é muito pouco.
Digo isso porque só para limpar as casas de banho e passar o chão dá imenso trabalho. Passar a roupa entao, nem se fala.
Tens razão, Marisa, foi isso mesmo que pensei... Eu tenho empregada 1 dia por semana; é certo que ela me deixa tudo num brinco, se for preciso ainda me faz pequenos arranjos de costura e trata-me das plantas, mas o que é certo é que no mínimo, ela sabe que tem que: aspirar, limpar o pó, lavar o chão, limpar a cozinha + 3 wcs e passar a roupa... leva tempo!
Beatriz, mesmo que não precises que ela te faça tudo, para as tarefas que mencionaste 2 horas acho pouquinho!
Eu não queria por uma pessoa em casa e dizer-lhe que tinha de fazer o trabalho em 3 ou 4 horas, imagina que ela nem precisava de tanto.
Por isso, estava a pensar em pedir-lhe 2 horas, e depois eu via como corria.
Por a roupa a lavar, estender e apanhar, eu é que vou fazer isso, tanto como mudar as camas e arrumar a roupa no sitio, por agora vai ser assim depois logo se vê.
Não sei é se a devo deixar á vontade no que diz respeito ao método de limpar, ou se devo lhe incutir as minhas manias, por exemplo nas wc's lavar sempre com lexivia para desinfectar , e depois passar o chão com um detergente mais cheiroso; ao aspirar o chão, aspirar também os móveis e tudo o resto; as portas têm de ser limpas com um detergente para madeira; etc etc
Acho que fazes bem em lhe dizer quais sao os teus metodos de trabalho e como gostas que se façam as coisas. Afinal de contas a casa é tua. A senhora de certeza que nao vai ver nada de mal nisso.
Eu tambem gosto de limpar as casas de banho com lixivia e quando aspiro o chao, tambem passo o aspirador nos moveis(sofás).
Mas se pretendes que ela te faça essas tarefas, acho que ela preciso no minimo de 4horas (meio-dia de trabalho).
Penso que é uma questao de combinares com ela.
Conheço uma pessoa que trabalha com empregada numa casa, durante 1dia por semana. Ela trabalha lá as 8horas por dia. E recebe 25€ por dia.
As tantas pagar 2horas ou 4horas nao tem assim tanta importancia.
O problema nem é o pagamento, mas sim o tempo que ela vai estar sozinha na minha casa. Já viste 8 horas!!!!!!!!!!!
Ainda não estou a imaginar, eu ter de dar a chave a uma pessoa estranha.
E penso que quanto menos tempo ela tiver, mais depressa vai ter de fazer as coisas. E não vai ter tento para bisbilhotar...
Desculpem, mas nunca pensei que seria tão dificil, foge.
Podes e deves dizer-lhe como gostas de ter as coisas! Ela não deve levar a mal...
Qt às horas, compreendo que queiras ajustar... simplesmente 2 horas acho muito, mas mesmo mt pouco para as tarefas que mencionaste (atenção: não sei a área da casa, a qte de roupa, etc, estou apenas a comparar com a minha). Se me dissesses 'vou tentar meio dia = 4 horas e dp ajusto', já achava mais razoável... tenta tb falar com ela e perceber qt tempo ela demora... qd falei a primeira vez com ela, já tinha ideia do tempo q queria (e tinha falado c/ outras pessoas p ter um termo de comparação), e ela disse-me qual a epxeriência dela qt aos timings. O facto é qd não gasta as horas todas q combinámos, diz-me (eu acredito nela).
Há uma menina aqui no fórum - a Eri - que é empregada doméstica. Ela pode dar-te dicas preciosas! Tenta contactá-la ou coloca um post com o nome dela, ela decerto ajuda!
Se 'encontrar' a Eri noutro post aviso-a para vir aqui a este!
Espero que a Eri aqui venha apaziguar-te o espírito, mas entretanto vou deitar mais lenha na fogueira
Também acho que 2 horas é pouquíssimo. Eu em 2 horas não consigo lavar os vidros e estores da minha casa, como é que pretendes que ela uma vez por mês ainda acumule esse trabalho com as funções normais de lavar wc's e limpar chão?
Depois tens de relaxar mais... olha, eu sou babysitter e até tenho chave de uma das minhas clientes. Claro que nem todas as pessoas são iguais, mas há partes de casas onde eu nunca entrei! E também não ando a mexer nas coisas das pessoas... acontece ter de abrir armários na cozinha e no quarto das crianças, mas por tarefas inerentes à minha função.
Mais...outro dia precisei de usar a esfregona para limpar a água do banho que o menino espalhou no chão... qual não é o meu espanto quanto encontro o balde do chão cheio de água suja dentro do armário... bom, deitei fora a água e lavei o balde. Quando a mãe chegou contei-lhe e ainda nos rimos imenso as duas... foi ela própria que deixou aquilo assim e nunca mais se lembrou... quando as pessoas estão habituadas a entrar em muitas casas e trabalhar nelas, não costumam dar importância aos aspectos privados de cada um.
Um beijinho e boa sorte com a empregada,
Susana
ps-preocupa-te antes em explicar como queres as coisas e em torcer para que ela limpe mesmo bem
Olha, se o teu problema é confiança, devias mm era ter ficado com a da tua sogra porque é uma pessoa que já conheces ou que alguém que tu conheces apalavra e além disso provavel/. Desculpa lá a franqueza, mas é a verdade.
Eu já vou na 3a empregada e dou a chave de casa a todas, não me faz confusão nenhuma, mas isso é uma questão de hábito, suponho. Eu sempre tive empregada.
O mais importante na gestão empregadas é o respeito mútuo e a justiça. Eu sou para a minha empregada como gostaria que o meu patrão fosse sempre comigo: procuro dar-lhe aquilo que ela necessita para fazer o trabalho dela, deixo-a fazer como ela gosta a menos que seja mesmo algo que eu não goste, deixo-a organizar o trabalho dela, etc.
Obviamente que se há alguma coisa que prefiro doutra forma ou que não goste digo-lhe da maneira mais simpática possivel.
Detesto que me controlem o trabalho e me digam como devo fazer as coisas. Gosto que me expliquem o objectivo e me deixem trabalhar e é isso que faço com a Marya e tem funcionado muito bem. Claro que ela é ucraniana que ajuda imenso pq as ucranianas trabalham super bem. Tive uma D.MM portuguesa que queria era ver TV em minha casa e só vinha qd lhe apetecia e despachamo-la pq empregada é para simplificar e não ao contrário.
Dito isto, e voltando ao tema do respeito e justiça, é uma autêntica falta de ambos dar 2h a uma pessoa para fazer tudo isso. Até podes assumir que ela é mais rápida que tu, embora não saibas se é ou não, mas mm que seja quem é que consegue fazer isso em 2h? Ela precisa no mínimo de 1 manhã ou tarde. E se tens filhos certamente será mais. Ainda para mais se és exigente com o resultado e queres que ela te limpe as portas com Pronto todas as semanas e mais não sei quê...
É preciso ter bom senso e ser para os outros aquilo que gostavamos que eles fossem para nós.
Pat
olá!
Eu tal como tu nunca tive empregada,mas agora que casei e tenho um horário complicado (Entro às 8.30 e por vezes saio às 23 horas), teve que ser. Eu tenho a mania das limpezas mesmo, sou picuinhas e gosto dos cantos todos limpos e era isso que me fazia confusão ter que andar atràs dela a ver tudo e ter que dar a chave.
Eu optei por lhe mostrar a casa e dizer-lhe de como gosto das coisas. E ela sugeriu-me que no inicio deixasse tudo por escrito, tipo nesta semana limpe vidros e persianas,ou garagem, azulejos da casa de banho, etc. e ate agora está resultar. Ela vai 4 horas por semana e não passa a ferro, para já. E vai resultando, mas apesar de gostar do trabalho dela não a acho excelente, mas isso sou eu que sou muito perfeccionista, mas que tenho mais tempo livre, ai isso tenho.
Desde já um muito obrigado pelos comentários.
Eu penso que não me devo ter explicado bem, a minha prioridade é sem dúvida a roupa, o resto é só para o caso dela ter tempo.
Porque eu consigo ter tudo mais ou menos arranjado ( na medida do possível ), não consigo ter controle é com a roupa.
Eu pretendo uma empregada, não para deixar de ter de limpar a minha casa, mas sim como auxílio em algumas tarefas, principalmente a roupa.
Porque eu gosto muito de ter tudo á minha maneira.
A minha sogra pretendia que eu ficasse com a dela também, porque ela já lhe faz 4 horas/diárias e se fizesse as outras 4 na minha casa, ela ficaria o tempo completo conosco.
Ou seja mais uma maneira dela controlar a minha vida.
Mas não é isso que eu pretendo, eu gosto de arrumar as minhas coisas. Queria mesmo ajuda era na roupa, e se ela me passasse a roupa todas as semanas, era exelente.
Será que me fiz entender.
Todas as meninas que aqui te disseram q 2 horas era mt pouco basearam-se no que disseste: "Pretendo que ela me passe a roupa, aspire, lave as wc e trate do chão.
Uma vez por mês lave os vidros e os estores.". Se são estas as tarefas, é mesmo pouco.
Se é só a roupa, podes equacionar outro tipo de ajuda - existem empresas que vão a casa buscar e entregam a roupa engomada. Muitas funcionam com valores fixos mensais - acordam x€ por y peças de roupa. Provavelmente isso resolve a tua questão e evitas o ter que dar a chave a uma estranha.
Agora, se precisas de mais ajuda - nas limpezas da casa propriamente dita, terás que definir mt bem o que pretendes da doméstica e estar preparada para que ela fique mais do que 2 horas. Se tens filhos, mais roupa terás para ser passada, e provavelmente já para isso 2 horas será pouquinho.
Já falaste com alguma doméstica - que não a da tua sogra - para teres noção de qt tempo levará a fazer o q tu queres, e até para conheceres melhor e avaliares (no bom bom sentido) as pessoas? Isso é o mais importante, pq se te faz confusão entregar a chave a estranhos - a mim tb me fazia - a confiança é o essencial.
Qt ao dizer como quero as coisas, eu não lhe digo como ela deve fazer o trabalho dela, mas sim dou-lhe indicação do que é prioritário para mim. Em termos de produtos de limpeza, continuo a comprar os que sempre comprei, não mudei porque as limpezas começaram a ser feitas por outra pessoa.
No início tb funcionávamos com os papelinhos, mas agora nem é preciso. Já nos conhecemos bem, e repito - tenho plena confiança nela.
Beatriz - és de onde? Se calhar aqui no fórum obtens referências de pessoas de confiança.
Eu realmente meto os pés pelas mãos, porque estou a sentir-me pressionada.
Por um lado tenho a minha sogra a aconselhar-me que ponha uma pessoa para limpar a casa e tratar da roupa.
Por outro tenha a minha conciência que me diz que só necessito que me tratem da roupa.
Daí que ontem eu estava a dar ouvidos á sogra e pensava mesmo por uma pessoa para a limpeza.
Depois de dormir sobre o assunto, pensei em pô-la só a tratar da roupa.
Meu Deus, o que devia ser uma coisa tão fácil de tratar, esta-se a tornar num problema. Tudo porque não resolvo de uma vez por todas, fazer o que eu quero. aaaaaaaai que raiva.
Está decidido, vou por uma empregada só para tratar da roupa, depois se gostar começo-lhe a dar outras tarefas.
Acham bem?
Acho que se tiveres as ideias arrumadinhas na cabeça, consegues resolver mais rapidamente as coisas!
My opinion:
1. Tens que ver realmente quais são as tuas necessidades lá em casa - e não as que a tua sogra (ou nós aqui!) achamos que tens.
2. Se definires isso, vais à procura de alguém que assegure essas tarefas. Se reduzires 'apenas' à roupa, tens a alternativa que te sugeri (contratar empresa que vai a casa levantar e entregar a roupa), e há tb senhoras que fazem em serviço em casa delas (terás que ir lá entregar e levantar a roupa, e assim dispensas a entrega da chave da tua).
3. Pede contactos e referências, seja de doméstica seja de empresa (caso aplicável).
4. No caso de as tarefas incluirem limpeza, explica como gostas de ter as coisas, os produtos que usas, etc., e tenta perceber com quem falares qt tempo precisam para o fazer bem feito.
5. Faz continhas ($$ e tempo) e confia no teu instinto relativamente à pessoa que escolhes - o mais importante é criares uma relação de confiança mútua, e isso só tu podes fazer!
De onde és? Podes obter referências por aqui... Se fores da minha zona, ficas já com o contacto da minha menina, que é 5*!
Olá Beatriz,
Como as outras meninas disseram 2 horas é pouco, mesmo só para passar a ferro!
Quando vivia sozinha e mesmo no inicio da Anabela (a srª que vai lá a casa, para mim já amiga) fazia 4 horas para passar a ferro e limpar um T2 pequeno. Entretanto quando o Eduardo foi viver comigo passei para 5 horas (mais roupa e mais camisas para passar) e há 2 meses mudei de casa para um T3 grandito e ainda pensei em mandar a roupa para a engomadoria, mas a Anabela sugeriu-me aumentar para 7 horas e assim fazia tudo! O que aceitei logo!
A Anabela já é uma amiga ela até me organiza as gavetas da roupa e mesmo a nivel de organização é excelente!!
Relaxa e vai devagar com a senhora e vais ver que tudo vai correr bem...
Bjs
Sónia & Eduardo
7.06.08
Eu vou desabafar um pouco com voçês, voçês têm sido exelentes comigo.
O meu marido vem de uma família muito abastada, mas é uma pessoa muito simples (ao contrário da mãe).
Quando começamos a namorar (soube há pouco tempo) a mãe não ficou muito satisfeita pois eu era de uma família modesta e ela queria uma nora rica como eles.
No entanto o filho foi superior a tudo isso e avançamos para o casamento, eu deixei bem claro que não ia deixar que a mãe interferisse na nossa vida.
Ela até se tem portado bem, pois vê que o filho é feliz. Mas há um tempo para cá, nota que eu ando cansada e que devia ter mais tempo para ele e para os filhos.
Eu até concordo que a minha vida é um pouco stressada, mas penso que esse problema é comum em todos os mortais, certo?
Ela anda sempre a pica-lo, pois tem nos convidado todos os sábados e não temos ido, pq é o unico dia que tenho para limpar a casa.
Ela fica pelos arames, está sempre a dizer que nos paga uma empregada, MAS EU NÃO QUERO.
Primeiro pq gosto de tratar da casa, depois pq não vivemos assim tão abastados ( os pais são ricos, mas ele não tem um ordenado assim tão alto)
Ela tem me ligado quase todos os dias a perguntar se já decidi, é horrivel.
O meu marido, diz que só quer o melhor para mim, e que se arranja dinheiro para uma empregada se eu quiser.
Mas eu sei que as coisas não são bem assim. E se há coisa que eu não quero é ser sustentada pelos sogros.
Daí a ideia de por uma pessoa só a passar roupa, tinha mais tempo ao sabado para ir a casa da sogra e não gastava muito dinheiro.
Perceberam o meu dilema?
Claro que entendemos... e acho bem que sejam você~s os 2 a gerir a vossa casa e as vossas finanças.
Foca-te no que é essencial - as vossas necessidades e as vossas possibilidades, e daí passa para a pesquisa de quem tas possa cumprir.
Bj
Beatriz Na minha modesta opiniâo você devia aceitar a ajuda da sua sogra .Temos a mania de querer-mos ser independentes mas isso sai muito caro ,Muito mais caro que o nosso orgulho de aceitar uma ajuda .
Sabe com a idade aprendi que os laços de familia são importantes e eles mateem-se com aqueles rituais como almoços jantares que quando estamos stressados com o trabalho e limpezas achamos enfadonhos , deixe essas coisas de lado e nâo prive os seus filhos e vc mesma da presença da avô porque ela já percebeu que você tem muito trabalho ..acho mesmo que ela demonstra um grande carinho por si .
Hoje quando olho para tras vejo que desperdicei muito tempo em limpezas etc ...e deixei muitas coisas IMPORTANTES por fazer E O TEMPO PASSOU .
Empregadas sâo pessoas e como pessoas todas sâo validas e confiaveis ate prova em contrario ..Eu por acaso ja tive muitas e nunca ninguem me tirou nada ..julgo que nunca nenhuma gostou dos tarecos aqui de casa !! hehehe
Acho que fazes muito bem em não deixar a tua sogra se meter na vossa vida.
A vossa vida enquanto casados, só a voces diz respeito. Até se compreende que ela queira passar mais tempo com o filho e com os netos, mas isso de querer pagar a empregada é uma falta de respeito pois é uma boa maneira de se meter entre voces.
Membro desde: 15.04.2008