ola...
como algumas de voces já sabem eu estou pelo fundo de desemprego mas num projecto ocupacional na junta de fregueisa de ermesinde. acontece que eu primeiro estava entusiasmada pk pensei k fosse um aoprotunidade d ficar lá mas enganei-me =(
tem lá mt gente na minha situaçao e kd acaba o subsidio vao embora e metem outro desempregado...
e como eu estou na faculdade nao vou conseguir arranjar nada compativel e d jeito. o meu subsidio acaba precisament um mes antes do meu casamento =(
tenho estado muito triste pk para alem d saber k ando ali a perder tempo nao faço nada de jeito nem aprendo nada...
entao foi kd me surgiu a ideia de abrir o meu proprio projecto com um grande amigo meu k tb anda frustado k n arranja nd do k ele gostava e trabalha tds os dias menos ao domingo e tds os dias dá uma ou duas horas a mais...
esta vida e msm frustrante...
decidimos abrir do genero de um salao de chá/bar
precisava era de todo o tipo d de sugestoes do k para voces era melhor ou mais importante neste tipo de empreendimento.
aceito td o tipo de opinioes e sugestoes dsd decoraçao, imagens de espaços, etc etc...
o k eu kero msm e saber o k poderá agradar aos meus futuros clientes (e voces cm consumidoras exigentes espero k m possam ajudar a endireitar a minha vida)
xinhus*** =P
Desde já desejo-te a maior das sortes! Fica sabendo que adoro esse tipo de espaços para estar com os meus amigos e podermos conversar! Mas os que costumamos frequentar estão abertos à noite...
Então é assim, não sei se a prespectiva nocturna te agrada, mas como é a única que poderia frequentar por uma questão de trabalho, aí vai (depois fazes as adaptações!):
- Espaço com cores quentes e aromático (incenso ou essências);
- Sofás/ puffs confortáveis;
- Sabores variados e exóticos, quentes e frios, e alguns com mistura de bebidas alcoolicas/licores;
- Petiscos a acompanhar: crepes (não tão elaborados como os das lojas de crepes, básicos), scones, bolos, biscoitos, sanduiches;
- Música ambiente QB: potência sonora no ponto que te permita conversar com os amigos, mas que dê alguma intimidade relativamente às mesas vizinhas; nem demasiado calma (senão adormeces), mas também sem ser música de dança;
Se eu me lembrar de mais algumas ideias aviso, ok?
Vai dando notícias
Aqui em vrsa, abriu um cafézinho assim do género... cham-se Chá & Café. Por acaso, faltam-lhe os puffs... :p
Mas gosto muito daquele estilo... as paredes pintadas com cores fortes, vai sempre alternando os quadros, tem musiquinha ambiente (daquela que sabe mesmo bem ouvir assim no relax, na conversa).
Depois tem uma ementa que é um espectáculo... chás de todos os sabores, cafés também super diferentes, batidos, uma diversidade enorme de chocolate quente (light, com avelã, branco, com caramelo,...), granizados, comidas...
Só tenho pena que não esteja aberto até tarde (tipo, meia noite/ 1h fecha). Eu pessoalmente prefiro esse tipo de sítios para estar à noite com amigos, a beber uns copos e conversar, do que discotecas, com montes de barulho...
Claro que há dias para tudo
AH! e gosto de sítios que tenham gelados! Taças de gelados o ano inteiro! Aqui não há
Beijinho,
Neuza*
ola...
bgd pelas sugestoes...
isso dos puffs e da musica ja tinhamos pensado...ainda bem k gostam...afinal voces sao uma amostra da minha futura clientela lol
kt a estar aberto ate mais tarde vamos tentar isso. depende da autorizaçao k nos der a camara mas pelo menos ate as 11h e sextas e sabados talvez mais tarde...
axo k perceberam bem o k eu keria....
fico feliz por gostarem...
mais sugestoes?
ja agr peço dscp por n ser um assunto mt ligado ao forum...
xinhus e mt bgd pela ajuda
Nokinhax: primeiro de tudo tenho-te de te dar os parabéns pela iniciativa! Admiro muito quem naõ se fica só pelas reclamações mas põe mãos à obra! Se eu fosse cliente gostaria de ver uma decoração simples mas moderna, com cores quentes e apelativas, e acho fundamental o serviço ser simpático e prestável. Outra coisa que acho muito importante são as montras: ter coisas bonitas, bem arranjadas, ter mini bolinhos originais...que achas?
Também acho engraçado ter algumas fotos ou quadros nas paredes, coisas originais como porr exemplo fotos de tradições relacionadas com o chá noutros países (tal como a china, inglaterra)
A minha mãe tem um café, daí algumas ideias
Desejo-te muita sorte para esse projecto! Bjokas
ola...
bgd pela opiniao soninha!
meninas nao ha mais ideias? precisava msm d mts ideias para este projecto pois n kero abrir mais um café mas sim abrir um coisa agradavel a tds e diferente...
mas para isso precisava d mtd opinioes
fico a espera
xinhus*** =P
Charme... As primeiras letras remetem para o conceito (Chá) e a palvra em si dá uma ideia de requinte, conforto, bom gosto (sem presunção). E dá para trabalhar ideias giras em termos de design de logo... evidenciar o CHArme...
Nao sei se ja ouviste falar do Touareg. é um bar k so serve chás, principalmente indianos. tens musica como num bar normal, apesar de ser musika ambiente, e so tens na lista chas para beber.
E um espaço bastante agradavel.
Na decoraçao podias por como fazem agora com o cafe tipo desenhs dos pacotes de cha e assim.
Podes falar com uma marka de chás k te patrocine o estabelecimento, eles financiam a decoraçao.
E concordo k um espaço desses sem puffs nao é nada.Lol
A diversidade também é importante, assim como a diferença e originalidade. O que também chama clientela é algum tipo de ofertas/promoções diárias ou semanais.
Do tipo... hoje beba o café, nós oferecemos uma fatia de bolo; esta semana, o chá tal a metade do preço; hoje tem dois batidos pelo preço de um... clero que aqui também tem que entrar apoio dos fornecedores e essa parte já é questão de regatear com eles. lol
Pcotes de açucar personalizados também é giro. Jé vi um site que faz... até fazia com noivinhos e eu achei imensa piada (mas os noivinhos já seria para o casamento :p)
Beijinho,
Neuza*
Na sequência da sugestão da Neuza, podes pensar em ofertas temáticas. Por exemplo, num determinado dia está em destaque o chá A, em que pegando nas origens / história / composição, podes oferecer (ou a um preço especial) um determinado bolo / doce / aperitivo relacionado com essa cultura, mesmo que regularmente nem faça parte da vossa ementa.
gostei mt das vossas ideias...
acreditem k estou a anotar td...mt bgd por colaborarem...isto e msm mt important pa mim...bgd a tds...
alguem sab alguma coisa sobre os apoios k o centro d emprego dá a jovens empresarios?
s alguem tiver mais alguma ideia agradecia imenso...
xinhus*** =P
ola nokinhax...
axo uma grande ideia, pois nós não podemos ficar paradas, e tendo o nosso negocio é muito melhor.
olha sabes uma ideia que te dava, nas mesas podias por o tampo de vidro,e por baixo, colocar vários tipos de chas, até podiam ser em ervas secas,eu posso-t ajudar, axo que ficava mt bonito, assim como os cinzeiros, eu ja vi tipo umas garrafas iguais aquelas do vinho verde dos "Gatoes", e sao em forma de cinzeiros, e depois lá dentro colocares tb chas, as que eu vi, tinham café, centeio, milho, entre outras coisas, e no que toca a decoração axo que ficaria bem cores alegrs, e uma parede de cada cor, para ser um café jovem, e n dar aquele ar, que salão de chá é só para as pessoas de mais idade...
não sei se ajudei, e se precisares de alguma coisa, estas a vontade.
beijocas e boa sorte...
Ideias... bem... é difícil...
É que já existe tanta coisa. Mas aposta numa coisa que ganhas de certeza: simplicidade.
Não enchas muito o salão.
É claro que ter bastantes clientes é importante. Mas se tiveres um espaço aconchegador, de estilo sóbrio e simples, vais ver que vais fidelizar a clientela rapidamente!
Olha, por exemplo, adoro o estilo do Funil... Não é giro?
Podias apostar assim num tema e pronto;)
Bar/casa de chá... podes dar uns toques no estilo japonês ou no estilo marroquino, mas sem tornares a casa demasido "estrangeira".
Onde vais abrir?
Se precisares de ajuda, a partir de 3 de Março estou livre;)
BOA SORTE!
**jinhos**
Nela -> A casadinha!
joaninha bgd pelos conselhos
manela mt bgd pela tua disponibilidade...
e msm desse genero do funil k tb pensamos lol
preciso da tua ajuda claro...s vires lojas em sitios porreiros p.f. tira-me o contacto ok?
ainda n sabemos onde vamos abrir mas keremos para arredores d ermesinde (e k ermesinde axo k ja esta um bocadinho xeio n?) aki em ermesinde so m acorre um sitio k e na sta rita msm kem vai para valongo k tem mts lojas...so k tem la msm em frent uma confeitaria e s calhar n e bom n axas?
s tiveres mais ideias apita...e k nome sugeres?
(ando a fazer uma lista)
tb ja pensei no estilo oriental e etc mas n sei lol
primeiro temos msm e k arranjar a loja pa depois fazermos consoante o espaço...
gosto mt do estilo egipicio tb mas n sei s se adekua...
do genero podia ser "mumia" looool o nome...
lembrei-m pk existe o budhha e tem mt sucesso lol
n sei ainda sao so ideias....
xinhus*** =P
Olha, a minha sugestão é que te comeces a organizar a sério e para isso precisas de escrever tudo num dossier do teu projecto. Começa pelas ideias chave, respondendo a estas perguntas (a malta aqui tb te pode ajudar):
- qual é a minha oferta comercial / proposta de valor? Isto é, o que é que eu ofereço que a concorrência não tem? É que aqui que vais encontrar muitas respostas que queres. Porque é que as pessoas vão ao meu café e não a outros?
- com que tipo de investimento vou fazer isto? Vais concorrer aos subsidios de negócios start-up? Tens de te informar, saber quanto dinheiro podes ter e em que moldes vai ser dado (sei que aquilo tem contorno estranhos - tens de te informar)
- com que modelo de negócio vou para o mercado? Vais montara tua própria marca? Vais com um franchising (mais fácil pq já está tudo definido eventualmente mas tb n é tudo teu...)? Que tipo de divisão e relação vais ter com o teu sócio em termos de sociedade e de responsabilidades na gestão da loja?
Força com isso!!!
Patrícia
PS - acho que a 1a pergunta é mto importante. Um dos factores essenciais para a tua proposta de valor deve ser o serviço: eu procuraria ter empregados simpáticos e servir sempre as pessoas de forma personalizada procurando memorizar os seus gostos e personalizar a oferta ao que pretendem (isto é: há sumo de laranja e tens bananas, e o cliente quer banana-laranja, pois arranja-se!). Tb é bom ter coisas caseiras (bolos e biscoitos) que vão variando ao longo da semana, cada dia um diferente (pede ajuda às tuas tias e assim para arranjarem receitas ou a gente põe aqui as que gosta mais).
Pois... ideias concretas... é que é mesmo mesmo dificil... mas não é dessa constatação que precisas;)
Olha, realmente em Ermesinde não é bom. E esse sítio quem vai pra Valongo: esquece!
É sitio de passagem e n tem nada a ver.
Realmente Alfena não é má ideia... mas a clientela... hummmm... morei mts anos lá e os meus pais ainda moram, mas não gostamos nada disso. Mas se pensares nisso a sério, a zona indústrial de Alfena é promissora.
Podia ser estilo Alto da Maia... mas tb n tou a ver nenhum espaço vago por esses lados. Prometo que vou tar atenta!!
Estilo egipcio e bom... é meeeessmo muito bom! Bem pescado;)
E o nome será mais fácil de sugerir partindo da ideia da decor. Podias chamar-lhe "Esfinge".... ou dar-lhe um nome de um deus ou deusa. Olha este:
Bastet [Bast, Oubastis]
Representações: Corpo de mulher e cabeça de leoa, Corpo de mulher com cabeça de gata, Forma de Gata (IMAGEM GIRA PRA IDENTIFICARES O BAR)
Significados: Representava a fertilidade e a alegria, deusa do prazer
Sei lá... Que achas?
Vou pensando e se entretanto vierem as ideias, cá virei...
**jinhos pra todas**
Nela -> A casadinha!
O Chá de Cleópatra?
Olhem, é preciso investigar se de facto o chá é importante na cultura egípcia. Não estou certa disso.
Na China, Japão, Marrocos, por ex, certamente que sim...
Decoração japonesa está mto na moda e como é mto minimalista pode ser mais fácil de fazer.
Patricia
Ola a tods...
manuela bgd pelas ideias...kd falei no egipto era so msm cm tema do genero existe o budha e o simbolo é um buda entendes? era tipo isso...mas e so uma ideia nd concreto...
keria msm era um nome k tivesse uma referencia...do genero O FUNIL em ermesinde e o desenho é um funil...
patricia podes crer k farei isso...bgd pelo conselho
kt a haver cha no egipto n sei mas acredita k n sera um salao so d cha...kero um pouco d td pk n vamos andar so a vender cafes e chas...kero fazer umas sandes pa almoço ou lanche entre outras coisas tipo coisas d snack-bar e á noite criar um ambientezinho mas tipo PUB...
do genero os velhotes adoram tomar a sua meia d leite no cafezinho e o chazinho do lanche tb entao d dia mais adaptado aos mais velhotes e a noite e pos jovens...n sei s entendem a ideia...
ando um poukinho triste pois ainda n tratamos d ir ver lojas...iamos esta semana mas o meu futuro socio n conseguiu dispensa do trabalho...=/
pode ser k para a proxima semana...
xinhus*** =P
1º parabéns pela iniciativa pq hoje em dia é preciso n esperas pelas coisas mas seres tu a ir procura-las.
N tenho mt para acrescentar as outras meninas.
Penso q devia ser mesmo com tu dizes de dia uma coisa simples em q se pode lanchar eu n sou velha mas gosto ao domingo de ir com meu noivo procurar uma pastelaria ou cafá diferente.
para tal é sempre bom teres bolos caseiros q se compra a fatia eu gosto + do os habituais. Conheçes no Porto a Arcádia? é da marca dos chocolates é 1 bom sitio há chocolate de vários sabores tinhas lá pessoas de idades e + novos. Ambiente simples mas chique.
A noite para ser + bar n é preciso mudar mt a decoração se jogas com efeitos de luzes com várias cores. Colocas as luzes viradas para o tecto ou as paredes assim dá o estilo. Depois baixas as luzes para ficar + escuro e musvca ambiente.
pq n ter tipos um juxebox em q as pessoas podiam dentro dum gama de musica por ti escolhida seleccionar a q gosta +para poder ouvir.
Desculpa se n sou de grande ajuda mas n sou mt de café bar etc.
Boa procura da sitio.
Bjinhos
Celina
PS: pensa em ver se há sitio para colocar o carro senão é um problema sobretudo se situado for da cidade.
celina em relaçao a estacionamento tb ja tinha pensado nisso pois e mt important...
axo k percebest exatament o k eu kero pa d dia...podes dizer-m onde é a arcadia? n conheço mas ate gostava d passar la para tirar ideias...
d noite n e bem bar pois n e pa por musica aos berros lol nem dançarem...e mais tipo um bar calmo...musica ambiente po pessoal conviver e conversar e beber uns coktails hehehe
bgd amigas
qdo falei da musica tb n era para pôr aos berros pq n gosto. Uma de ambiente suave em q dá para falar é melhor.
A Arcádia é na rua da Boavista de vens da rotunda fica na direita.
Aquilo é em tom branco bege mas as cadeiras são estofadas bem largas e n daqueles de café em plastico. Num canto tem um sofá de canto.
Nós fomos num domingo e tinhas desde o casal de apaixonados - NÓS ao grupo de amigas já de idade e ao grupo de rapazes de 12-13 anos mas tudo ambiente calma.
As taças para o chocolate eram engraçadas estilo +para o antigo n sei bem como explicar mas diferentes.
Parecia q quem estava lá eram já clientes há algum tempo. Tenta passar lá num domingo à tarde e da montra da para ver o estilo. Como na montra tem chocolates podes fazer de conta q estás a ver para n dar nas vistas.
Bjinhos
Celina
celina
n sei pk mas ha kk coisa engraçada na tua primeira frase na parte dos berros lol s calhar axast k tava a criticar-t e n e nd disso lol foi uma forma d dizer musica alta tipo discoteca (eu nem sabia o k e k tinhas pensado so tava a explicar) looool mas ta xiro cm escrevest....n leves a mal lol
axo k entendes td o k eu keria bgd...
vou ver s passo la kk dia destes....mt bgd es uma kida...
Vais-te meter numa grande aventura, mas com esforço e coragem, vais lá!! Procura um local a teu gosto, mas entretanto, vai contactando empresas de cafés, já que muitas das vezes eles oferecem vantagens a quem representa a sua marca. Por exemplo a Bogani, é uma marca da unicer e dependendo dos acordos, podes ter direito a muitas coisinhas para o teu negócio (por exemplo, podem instalar-te a máquina de café, que é uma coisa realmente muito cara! Ou oferecer-te o toldo, ou as cadeiras, etc...) Vai ficando atenta às feiras da exponor para profissionais e tenta arranjar convites para as visitares. Tenta procurar legislação que possas consultar para saberes quais as regras de higiene e segurança a cumprir, para que não corras o risco de andar a fazer obras e depois teres que remodelar alguma coisa. Constituam uma empresa, para que, se houver algum contratempo, os credores e as finanças não possam ir sobre os vossos bens pessoais. E já que vais casar, fica sabendo que o melhor regime para empresários, é estar casado com separação de bens. Atenção que isto que te digo não é para te desanimar, é mesmo só para te protegeres!! Entretanto, vai visitando os teus futuros concorrentes, vê como funcionam, quais os erros que cometeram e que tu não queres repetir, e também quais as qualidades, para que as possas imitar! Vá, força!!
Olga
ola olga...
mt bgd pelas ideias....sao promenores mt importantes!
eu vou casar com regime d bens adkiridos mas s registar a empresa antes penso k n tem problema pois n pode ir sobre os nossos bens pessoais msm k corra mal....
esperemos k nd disso acontece fonix....
pensamento positivo!
xinhus*** =P
Membro desde: 02.05.2007