Olá meninas, eu estou a trabalhar numa empresa há 1 anos e 9 meses foi desde o inicio sem nenhum contrato, se por acaso me despedirem tenho direito a alguma indeminização? É que vejo a empresa num estado que já estou a ficar mesmo com muito receio de perder o emprego.
Desculpem colocar esta pergunta mas sinto que voçês me podem ajudar.
Beijinho
sem contrato como? estas efectiva ou estas la a trabalhar se fazer descontos? pois se estás lá "ilegal" acho que não tens direito a nada pois não há nada que prove que trabalhas lá.
Fátima e Berto ************** 15-09-2007
http://onossocasamento.pt/forum/15938
oi
estas a fazer os descontos?
se estas e nao tens contrato, ao fim de 15 dias estas efectuva, logo tens sp direito a tudo!
então estás efectiva e não te precisas de preocupar pois têm que te dar a indemnizaçaõ.
Fátima e Berto ************** 15-09-2007
http://onossocasamento.pt/forum/15938
é estranho...
mas ja foste a segurança social ver se os descontos estão la a entrar correctos?
é q minha vizinha, tinha recibo e td direitinho, ms nca a inscreveram na segurança social, logo, ñ teve direito a nada.
s ñ kiseres faltar para ver, podes sempre entrar em www.seg-social.pt e pedir password.
depois podes ver na net.
beijinhos
Se realmente fazes descontos então não te preocupes porque podes não ter um contrato escrito mas tens um contrato verbal. Esse contrato verbal é tão válido como o contrato escrito.
O valor da indeminização corresponde a 2 dias por cada mês de trabalho.
Espero ter ajudado.
Beijos e boa sorte
M. José e Rui
"13-06-2009"
Se realmente fazes descontos então não te preocupes porque podes não ter um contrato escrito mas tens um contrato verbal. Esse contrato verbal é tão válido como o contrato escrito.
O valor da indeminização corresponde a 2 dias por cada mês de trabalho.
Espero ter ajudado.
Beijos e boa sorte
M. José e Rui
"13-06-2009"
STelma
Isso de não teres contrato é ilegal. Se não tens contrato entao a empresa tem de te por efectiva. Mas dou-te um conselho... Arranja uma prova como trabalhas lá pois caso a empresa se queira esquivar de te pagar indeminização pode alegar que não trabalhas lá.
'06/06/09'
...vais à segurança social e pedes um extrato dos teus descontos, e assim ficas a saber, na hora, se te inscreveram ou não. Se estiveres inscrita sem contrato estás efectiva, porque passados 90 dias (e não 15) passas a efectiva, os três primeiros meses são considerados experiência conforme o código geral do trabalho (excepto se a tua empresa se reger por um código específico, depende da àrea, mas à partida não).
Quanto a idmenização, não sonhes muito alto porque normal mente é um mês por cada ano de trabalho e tu trabalhas à menos de dois. Porém tudo depende do acordo que a empresa quiser fazer com os trabalhadores, mas pelo menos tens direito a fundo de desemprego, já é alguma coisa.
Beijinhos
Olá Paraíso,
obrigada pelo esclarecimento. Mas disseram-me que o subsidio tem que ser sempre menos do que a gente recebe.
E começo a receber o subsidio contando desde a ultima data que recebi o ordenado?
E se a empresa e o trabalhar fizerem um acordo de recisão de contrato por dificuldades na tesouraria e diminuação de vendas. Também temos direito? Caso eles queiram pesquisar conseguem facilmente saber que a empresa está com muitas dificuldades.
Desculpa tanta pergunta mas eu já ando a pensar em tudo!
Beijinho
Olá a todas,
aproveito este topico para colocar umas duvidas:
eu fiquei desempregada por extinção do posto de trabalho, penso que não vou ter problemas em receber o subsidio. Se a carta de despedimento tiver a 31 de janeiro e eu só apresentar os papeis em Março ainda recebo o mês de Fevereiro? Eles na segurança social tem acesso ao meu vencimento ou é preciso levar alguma coisa?
Jinhos
Olá Rita,
uma vez que é extinção de posto de trabalho tem direito a subsidio de desemprego. A empresa tem que passar uma declaração com essa informação e tudo isso é entregue no Centro de Emprego da área de residência. Se só entregar os papéis em Março não irá receber o mês de Fevereiro, só a partir da data de entrega dos papéis no centro de emprego é que começa a contar. Após entregar tudo no centro de emprego não é preciso fazer mais nada pois eles enviam tudo para a segurança social e eles é que procedem aos cálculos do subsidio com base no ordenado base e tempo de descontos. Neste momento os pagamentos estão a levar um tempo máximo de 2 meses. Eu estou a receber subsidio e recebi ao fim 1 mês e meio.
Espero ter ajudado
Marina
telminha n m parece...
s msm a ir la eles n tratam d nd kt mais...
msm por telefone hoje dizem uma coisa amanha outra...
confia em mim e vai la smp e perg smp o nome da pessoa com kem falas pk no centro d emprego akilo e uma confusao...
eu estou desempregada mas sei o k digo pk estou na junta de ermesinde num programa ocupacional e faço as apresentaçoes kinzenais...bem e cd coisa k inventam no centro d emprego k nem t passa...
xinhus*** =P
Olá nokinha,
obrigada pelo conselho!
Esses programas ocupacionais não ganhas nada além do subsidio de desemprego?
E eles normalmente chamam-nos para emprego dentro da nossa área de trabalho e de residência?
Desculpa tanta pergunta mas não sei mesmo
Jinho
Olá Telma,
Infelizmente a situação de desemprego no nosso país "apanha" cada vez mais pessoas.
Em relação ao valor do súbsidio é calculado naquilo que recebeste de ordenado e só pagam até 60% do valor do mesmo.
Quanto à entrega do pedido tem de ser feito no Centro de Emprego da tua área de residência, hoje em dia é tudo tratado lá. Actualmente eles são rápidos a começarem a pagar, normalmente o mais tardar no mês seguinte à entrega. Assim que começares a trabalhar eles são capazes de te pagar o subsidio por mais um ou dois meses. ATENÇÃO: eles vão pedir esse dinheiro de volta!!!
Espero que consigas resolver tudo rapidamente.
Beijinhos e boa sorte
Fala-te alguém que já passou pelo mesmo... aconselho-te a ires à inspecção geral do trabalho(normalmente há um posto nas lojas do cidadão) e explicares a tua situação ponto por ponto! eu julgo que necessitas assinar papeis para a segurança social, por isso tenho a ligeira sensação que não te inscreveram... tenta arranjar o maior numero de provas em como trabalhas aí.... desde o dia em que começaste. Faxes, documentos assinados por ti... qualquer coisa... é verdade que passado um tempo, que eu não sei qual é, passas a efectiva... mas se eles não te fizeram descontos estás ilegal!
Acho melhor começares a precaveres-te!
Eu passei uma situação muito difícil... e acho que devias arranjar uma forma de saberes como está a tua situação na empresa. Não tens numero de segurança social? se te inscreveres no site, consegues saber se te fizeram descontos ou não!
Vai informar-te é o melhor que podes fazer, do que permaneceres na dúvida!
Isso consome uma pessoa!
Bjinhos
------------------------
~.:*Ângela & Pedro*:.~
20.09.2008
Minha querida,
Neste site podes tirar muitas dúvidas sobre o subsídio:
http://www.portugal.gov.pt/Portal/PT/Governos/Governos_Constitucionais/G...
Todavia verifica também a tua situação rapidamente na Seg. Social, se não estiveres a fazer descontos essa situação pode ser complicada.
Beijinhos e boa sorte
a mim nc m arranjaram entrevistas n sei pk...
meteram-me na junta ks lg mal meti os papeis...fui lg operada e ainda n tinha saido do hospital ja m estavam a chamar para trabalhar na junta d freguesia da minha terra.
tive k meter baixa pois nem m aceitaram a declaraçao em cm estava internada e sai no dia em k m chamaram...msm assim n meti mais baixa pk pensei k fosse uma oportunidade d ficar mas enganei-me...estamos la so para passar o tempo pois n s aprende nd e s n arranjares emprego kd acabar o fundo d desemprego vais para a rua...tem la mt gente cm eu...e o pior e k ate agr ainda n recebi o k m disseram k ia receber ao ir trabalhar para la...
pela primeira vez hoje recebi uma carta para comparecer na segunda ao centro d emprego para uma entrevista...ainda n sei mais nd...
mas tb agr vou meter-me num projecto n estou mt interessada em entrevistas mas n posso faltar...
xinhus*** =P
Nokinhax,
pois eu fui só a uma, mas também só estou há 1 semana no desemprego e já estou a dar em doida...
isto realmente está muito complicado. Mas já vi noutro post sobre o teu projecto e desejo-te a maior sorte do mundo e que corra tudo bem, e pelas ideias que tens tenho a certeza que vai ser um sucesso!!
Beijinho
bgd rita....
isto realmente é do piorio....
olha n sei s ja viste mas passa neste topico k e para todas as noivinhas desempregadas...
tenho posto la anuncios e td....
colaboorem...
NOKINHAX,
desculpa estar a "chatear-te" novamente, mas recebi uma carta para estar presente no centro de emprego para participar num programa ocupacional para subsidiados,será alguma sessão de esclarecimento ou vou ter que ir para um programa desses? É sempre na nossa área de residência? Fazes horário completo ou part-time?
Obrigada
Membro desde: 19.09.2007