Será que estou a ser intransigente???
Ontem falamos deste nosso 1º natal de casados e eu informei-o que não vou de maneira nenhuma deixar os meus pais sozinhos. Então vejam: sou filha unica e sempre passamos o natal só os 3. ele tem mais 2 irmaos e passam o natal com a restante familia (mais de 40 pessoas!!!). Não acham que tem toda a logica ficarmos nos meus pais na vespera e so no dia de natal ir para a familia dele? Ele diz que tem de ser anos alternados,mas eu nunca vou pôr a hipotese de os deixar sozinhos na vespera de natal. Acham que ele tem razão???
ola dina
no meu ponto de vista ele nao tem razao mas temos q entender q é a familia dele nao é?
bem é uma situaçao dificil pq tu puxas para um lado e ele para o outro lololol.
ja pensaram em juntar as familias é assim q eu vou fazer tb é o meu primeiro ano de casada e vai ser assim ao menos nao ha confusoes dessas
resolvam as coisas da melhor forma
beijos grandes
Olá,
olha eu vivo junta com o meu namorado e vamos fazer como o ano passado como os meus pais e os dele não gostam de sair de casa na noite de Natal, não nos importamos nada de partilhar com os dois, assim na véspera jantamos em casa dos meus pais e depois vamos para casa dos meus sogros, ficam todos contentes e nós não nos importamos de sair de casa!!
Jokas
No nosso primeiro Natal juntos tb houve esse tipo de problemas.
Nenhum queria abdicar do natal com os pais... o que é compreensivel.
Então optamos por fazer na nossa casa e juntamos as duas familia.
Junta-mos os papás, irmãos e tios (pois há uns tios dele k passavam sempre c/ os pais dele e uns meus k passam sempre na casa dos meus pais).
Junta-mos 14 adultos e 3 crianças... acabou por ser uma noite espectacular e muito divertida. Durou até às tantas...
No dia de Natal almoçamos na casa de uns e jantamos na casa de outros...
Eu não filha unica mas não abdico de estar com os meus pais, irmã e sobrinhos (lindos) na véspera de Natal... grças a Deus k ele compreende (e tb adora tar c/ todos eles)
No teu caso é muito dificil juntar tanta gente...
Propõe-lhe duas opções: ou com os teus pais (e depois passam por casa dos pais dele ao fim da noite) ou em vossa casa (mas só com pais e irmãos).
Desculpa... acabei por falar de mim e não te dar solução!!!
Tenta falar com ele ... ele vai compreender.
beijinhos...
eu sou suspeita para falar pq tb sou filha única...
acho que o teu marido devia entender que não vais deixar os teus pais sozinhos, eu tb não deixava os meus...
a hipotese que eu colocaria era ir almoçar com a familia dele mas tb levar os meus pais, acho que afinal toda a gente ia entender que eles não iam ficar sozinhos num dia destes..
mas esta é apenas a minha opinião... acho que vocês têm que falar e ver o que é melhor no vosso caso
bjs
cmc
*14/06/2008*
Essa é uma questão muito complicada e desculpa discordar ctg mas o teu marido tem razão.
Assim como tu gostas de passar o Natal com os teus pais, ele tb gosta de passar com os dele.
Sei que no teu caso se torna mais complicado porque os teus pais não "têm" mais ninguém e a familia dele é grande mas....
Porque não pensam juntar as duas familias?
Eu tb estou numa situação complicada porque os meus pais estão em Lisboa e eu vim morar para Viseu.
Antes de casarmos, decidimos logo que o primeiro natal seria passado com os meus pais porque os dele podem estar connosco todos os dias, durante todo o ano (somos vizinhos)e os meus não, mas tb acordamos que seria um ano em cada lado.
Não podemos ser intransigentes!
E acredita que não me apetece nada passar o natal com a familia dele porque são pessoas que não ligam nada á quadra (jantam e vão para a cama) e eu adoro o natal e na casa dos meus pais temos determinados hábitos.
Bjinhos
Hum... é uma situação complicada...
Olha como tu sou filha única e como tu nunca pensar em deixar os meus pais sozinhos no Natal!!! Nem pensar mesmo!!! Amo-os demais! E o Natal para mim é especial pk junta-se a família toda. É a única razão para mim que o Natal é importante (pk nao tenho religião e prendas dá-se quando se tem vontade).
No meu caso, ainda não vivemos juntos. Namoro há já 6 anos. De há 2 anos para cá começámos a juntar as famílias. há 2 anos foi na casa dos pais dele. O ano passado foi na casa dos meus pais... este ano ainda não se falou nisso lol! Era para ser na NOSSA casa, mas não ficou pronta a tempo...
Porque é que vcs não juntam as famílias em vossa casa??? É assim que nós vamos fazer quando estivermos na nossa casa!! Vão pais e avós... Não dá...? As famílias não se dão bem...? Afinal já são UMA família...
Beijocas
Noiva Soraia
*13.06.2009*
a meu ver ele tem razao, no meu caso os sogros ficam sozinhos mas nem ele nem eu temos culpa, assim que casamos ganhamos outra familia e temos que nos repartir
e cuidado ... nao os ponham contra os pais, os pais deles tb têm direitos... voçes casaram-se deixou de haver o "eu " e passou a haver o "nós"
Acho que tens de ser flexivel, da mesma maneira que tu keres passar a vespera com a tua familia, ele tb têm esse direito, axo que deveriam fazer alternados, ou seja este ano passa se com a tua familia, para o ano com a dele...
Agora olha o meu caso, tenho pais separados...Um ano passava com a familia da minha mãe, no outro coma familia do meu pai, e noutro ano passava com os meus sogros.....Por isso já viste...é mais complicado...
Este ano, visto ter faleçido os meus avós e a minha sogra vou festejar eu,o meu maridão e o meu sogro talvez....
Nós estamos casados pelo civil desde o ano passado e ainda antes de casarmos já tinhamos falado que seria um ano em cada casa para podermos partilhar. Apesar de ele ser filho único os pais passam sempre com o resto da família, logo nunca estão sozinhos. Este ano passo o 24 de Dezembro com a família dele e o almoço de 25 de Dezembro com a minha, mesmo sabendo que os meus pais vão estar só com a minha irmã e com o meu avô. Mas, foram coisas que acordamos entre nós e nunca voltaria a trás. Por enquanto será assim pois não temos casa própria e estamos a viver em Londres, mas quando voltarmos para Portugal vai ser com todo o gosto que iremos reunir a família toda em nossa casa e nunca mais passarmos o natal separados.
Como diz a Sandrad1 deixamos se ser "eu" e passamos a ser "nós" e nós engloba todos, pois quando nos casamos não é só com o noivo mas sim com o "pacote familiar completo"!!
Felicidades
Beijinhos
Maria Luís
Obrigada pelas opinioes. Embora a nossa casa não dê para meter as 2 familias (so tenho mesa para 4!!!!), vou sugerir que os pais e irmaos venham a casa dos meus pais na vespera de natal. Qt mais não seja para os pais dele diserem que não e eu ter mais uma razao para irmos lá na vespera. É que não estou a ve-los a deixaram a festa animada da familia para irem a casa dois meus pais... Tb acho que é por isso que o meu marido não quer ir para casa dos meus pais; deve achar que é seca!
pois... então tens aí uma situação para resolver rapidamente e de cabeça fria pk vai ser uma situação para a vida toda...
só te posso desejar boa sorte!!
Beijocas
Noiva Soraia
*13.06.2009*
Olá,
Acho que sou adepta da sugestão de juntar as duas familias, ao fim ao cabo só costumavam ser vocês os 3 não é? acho que os pais do teu marido não se vão certamente importar de os receber numa altura destas. E o problema ficava resolvido! Nem tu te separavas dos teus pais nem ele dos dele. De qualquer das formas se não tiveres lugares suficientes à mesa para todos, podes sempre optar por um jantar volante
beijinhos
Eu tb sou filha unica (soraia acho que temos de ter uma conversa muito seria lol:))))))))))))))
Sempre passei o natal com os meus pais já namoro a 6 anos e sempre foi assim, se bem que eu e o meu noivo ja temos tudo alinhavado para a vida a dois e será como outras noivinhos o disseram, vêm todos para nossa casa. A familia dele tb não é muito grande por isso da perfeitamente para juntar e conviver todos juntos.
Não ha a possibilidade de os teus pais passarem o natal com a familia dos teus sogros???????? é mais facil mover 2 pessoas do que 40!!!!!!!!!!!!
Tens de conversar bem com o teu marido e nunca pressionar e vais ver que vão chegar a um acordo......
BJS
Sabes qual é o problema? É que não ha sogros de filhos nessas 40 pessoas. Ou seja, são os tios dele, os filhos e netos. E para já não recebi nenhum convite para levar os meus pais pelo que não me sinto bem a ser eu a pôr essa hipotese... Ainda me dizem que já é muita gente para porem lá os meus pais...Não estou disposta a ouvir isso, portanto, tenho que eszperar que os convidem.
[email protected], vê lá se páras de me perseguir e imitar... ai a menina...! eheheheh
Dina, o melhor que tens a fazer é falar a bem com o teu marido linda... E definirem isso muito bem para ninguém ficar chateado...!
Beijocas
Noiva Soraia
*13.06.2009*
Olá,
Eu também sou da opinião em juntar as duas familias...é o que vou fazer...faço o natal em minha casa!!!
O meu marido é filho único, mas eu nunca deixaria os meus pais e o meu irmão...a solução mais fácil foi esta!!!
Se não for possivel...vou dar razão ao teu marido, um ano na casa dos teus pais e outro nos pais dele.
Mesmo não querendo deixar os teus pais sózinhos, mesmo que tenha sido assim toda a tua vida...agora estás casada, tens que partilhar a tua vida com o teu marido.
Beijinhos
Ninas...
Mesmo antes de casar eu juntava as duas familias em casa dos meus pais, pelo menos há 2 Natais, assim ele e a mãe n ficavam sozinhos em casa e ele depois da meia noite n vinha ter cm (que seca) assim começamos a juntar a famelga antes de casarmos, n preciso de dispender do Natal com a minha família.
este ano vamos juntar tudo na nossa casa.
Bjitos
Ola...
Pois, mais um problema ne??? eheh
Eu tb estou com esse problema este ano...Ha 3 anos, que os pais dele vem passar o Natal connosco pois sao so eles os 3(ele tb e filho unico) e na minha casa, e so alegria, a familia toda junta...
Mas este ano, o meu sogro esta a fazer birrinha e nao quer vir ca passar o Natal e pior ainda, esta a fazer chantagem com o filho... Mas este ano, desculpem-me mas passo com a minha familia... Andamos com um azar desgraçado e este pode ser o ultimo Natal que passo com a minha avozinha linda do coraçao(ui, la vao umas lagrimas...) e e' se ela chegar ao Natal e tenho muitos anos para passar com eles...Se ele for passar o Natal com os pais, ok, o nosso primeiro Natal vai ser separado... E que nao me importava de ir no dia 25 almoçar a casa deles, mas este ano NAO.... Quero aproveitar todos os minutos na companhia preciosa da minha velhota...
Acham que eu estou a ser egoista??? E que eu estou tao em baixo...Agora a minha outra velhota(bisavo) com 87 anos foi ontem atropelada...Bem, desculpem o testamento e o desabafo, mas estou mesmo em baixo...
Bjs e cabeça fria lindas...
O nosso dia de sonho...
Tania £ Paulo
4 de Agosto 2007
Bem, realmente tens mais razoes do que eu para querer este natal com a tua familia, até porque se do lado do teu marido não querem ir a tua casa,...
Lamento que estejas com esses problemas com as tuas avozinhas, mas imagina um natal muito feliz com elas ao teu lado e vais ver que tudo correrá bem!
Sabes que tb já cheguei ao ponto de pensar em passarmos a vespera de natal separados... Sinceramente, prefiro isso a deixar os meus pais sozinhos! Mas não quero que o meu marido fique triste comigo por causa disso... enfim! Vamos ver o que se resolve!
Força, pensamentio positivo e beijinhos
Pois se calhar tens razão eu tb nunca seria capaz de me oferecer para levar os meus pais sem serem convidados.........
Mas felizmente isso não acontece pq os pais do meu noivo estão sempre a convida-los para irem lá a casa. Inclusive este Natal vou ser só eu e a minha mae e já nos convidaram para passar lá o natal.
Tenta devagarinho dar o toque ao teu marido que o melhor mesmo era levarem os teus pais com voçês, isto é se eles quiserem.......
Bem soraia isto esta a passar dos limites lololololol bjs
Eu Amo muito o meu Marido! mas nunca iria deixar de Passar o Natal com a Minha Mãe! não sou filha unica Mas só tenho a minha mãe e o meu irmão. O meu irmão vive longe e se ele vier eu vou ficar em casa da minha mãe! O meu Marido é que se vai repartir, vai jantar com os pais e passa a meia noite comigo! Nao me importo se não passar-mos juntos! não abro mão de passar o natal com a minha mãe e tambem acho importante que ele passe com a familia dele! quando tiver uma casa maior e filhos então poderei fazer em minha casa e juntar a familia.
Beijos grandes e muita força!
Olá,
Juntem as famílias... ou será melhor dizer a família!! Sim, porque vocês já são uma única família. Caso as famílias não se dêem bem, realmente acho que o teu marido tem razão... acho que deviam alternar, porque ele também têm direito de passar o Natal com os pais, seja a família dele maior ou menor.
No meu caso em que já vivemos juntos... vai ser o nosso primeiro natal passado juntos e vamos passá-lo em nossa casa, convidámos os pais dele e a minha "madrinha" (foi uma das pessoas que me criaram), ambos aceitaram... embora os pais deles não tivessem muita vontade de sair de casa e queriam que o Natal fosse lá... mas nesse ponto ele foi muito rigoroso: estávamos a convidá-los, se eles não aceitassem, não passavam o Natal connosco, embora com muita pena nossa. Ele chegou a dizer-lhes que a minha madrinha que já tem muito mais idade ficou honrada e felicíssima pelo convite e iria percorrer quase 300 km para passar o Natal connosco, enquanto eles não queriam atravessar a ponte 25 de Abril porque não lhes apetecia sair de casa (mesmo com o meu namorado lá indo buscá-los e levá-los)... finalmente lá aceitaram. Vou confessar que fiquei muito contente por eles virem... porque o Natal é isso mesmo é reunir a família... mas caso eles não aceitassem não iríamos voltar com a palavra atrás.
Por outro lado, tencionamos passar todos os Natais que passarmos em Portugal com eles, sim porque haverá alguns ocasionais anos em que iremos a França, porque tenho lá a minha mãe, o meu irmão, primos, tios...
Desculpa o testamento.
Mas resumindo, acho que deveriam juntar a família... caso contrário, ambos os lados da família têm tanto direito à vossa companhia... mas percebo que te custe deixar os teus pais com quem sempre passaste o Natal.
Conversem... e cheguem a acordo.
Boa sorte e Feliz Natal,
Jinhos,
SSS
E digo-te... ele não tem razão!
Para o ano passarei pelo mesmo dilema.... este é o meu último Natal solteira... e já falámos sobre esse assunto e como tu, eu também lhe disse que nem penso em deixar os meus pais sozinhos.
A mãe dele, o ano passado comentou que quando estivessemos casados que íamos ter de alternar o Natal com os nossos pais... eu avisei logo... eu sou filha única e não vou deixar os meus pais sozinhos para passar o Natal com os meus sogros!
A minha solução é: o Natal em nossa casa... quem quiser ir, vai... os pais deles como têm mais um filho, se quiserem que façam eles essa escolha... de passar a consoada com um e o dia com outro.
Acho que esta é uma solução boa! E só não aceita e colabora quem quer arranjar problemas.
Sei que para o ano me vão vir com a mesma conversa... mas está decidido. O Natal é em nossa casa... quem quer vai... quem não quer não vai!
Fala com o teu marido e explica-lhe a situação. Pergunta-lhe se ele consegue estar feliz sabendo que estás infeliz... certamente que não. Ele vai perceber e vão arranjar forma de conciliar tudo!
Um beijinho e boa sorte!
Nem eu nem ele somos filhos únicos, e ficou logo decidido q iria ser alternado. A sorte foi ter calhado no 1º ano do lado da mãe dele. Eu explico: tenho família grande, e adoro os anos em q calha de estarmos todos juntos (q é a cada 2), e n queria passar a estar desencontrada do resto da família...
Desde pequena q sp tive 2 natais: dia 24 no lado da minha mãe e dia 25 ( à noite) no lado do meu pai.
Como os pais dele estão divorciados, mas os meus pais n têm culpa disso, é: um ano do lado dele (e ele decide se é com o pai ou com a mãe) e outro ano do meu lado...
nem sequer sou casada e tb já tenho problemas c a noite de natal, td pk faço anos no dia 24...
logico k n kero deixar a minha familia pk kro festejar o meu aniversario c eles, e meu namorado diz k tem de deixar o natal e a familia dele p festejar o meu aniversario...
conclusao: ele alega k n disfruta do natal, mas k se n vier a minha casa ñ festeja o meu aniversario...
já lh disse k a minha data de nascimento é um dos aspectos k n poderei alterar já+!
já sugeri juntar as familias... até pk em casa dele tb festejam o meu aniversario, mas no dia seguinte...
já tou à espera do k será este natal...
propoe ao teu marido juntar os teus pais à familia dele... e deixa-o fazer o convite...
penso k será o melhor... e terás um natal c muita + confusão, isso é certo, mas tb c + alegria...
beijinhus grandes
ggi
Eu ainda não casei mas já disse muitas vezes que nunca abdicarei de passar o Natal com a minha família. Os meus pais passaram sempre o Natal com a família da minha mãe e nunca com a do meu pai, e eu quero que seja igual comigo... O pior é que o meu namorado faz anos mesmo no dia de Natal e quer festejar o aniversário com a família. Eu NUNCA estive com ele no dia de aniversário dele! Juntar as famílias nem pensar! Não têm nada a ver uns com os outros e eu não quero passar o Natal com os meus sogros. Parece egoísta já sei, mas se eu tiver que deixar a minha família no Natal acho que vou passar o dia a chorar, e o Natal tem que ser um dia feliz e de família e eu não considero os meus sogros família. Vou casar com o meu namorado, não com os pais dele. Além disso ele tem 3 irmãs, já enchem a casa. Não sou má, apenas amo demais a minha família para os deixar numa época tão especial como é o Natal... é uma verdadeira festa de alegria, o que de certeza não acontecerá nos meus sogros a quem não encontro esta ligação familiar emocional... Passei lá uma passagem de ano e eles nem sequer estavam connosco, juntaram-se com outras pessoas e fiquei eu, o meu namorado e uma irmã dele a jogar trivial na cozinha!!!! Natal não é isto!
14.Fev.2009
o meu natal do ano passado foi mt dificil
sou solteira por isso passei cm a minha familia toda. na vespera correu tudo bem, so que no dia 25 o meu telm tocou de manha a dizer que o pai do meu namorado faleceu, como devem calcular foi um natal mt triste para todos, e como o pai do meu namorado era de castelo branco, foi la enterreaso, por isso passie od ia 25 lá em cima, e portanto, todos os natais ja se sabe que vou ter que ir para casatelo branco, isso ainda é uma coisa a pensar!!
compreendo a parte dele.
passagem de ano ja será com os amigos e á 12 noit telefone pos meus papas a desejar o bom ano.
Na minha opinião não estás a ser intransigente de forma alguma. Os pais dele, para além da companhia de outros 2 filhos, vão ter irmãos, irmãs, sobrinhos e por ai, e os teus pais têm que ficar sozinhos??!!Não está correcto. Nesta situação, os anos alternados, não se coloca,desculpem não faz sentido... deves fazer tudo para passar com os teus pais. Fala com calma com o teu marido. O mais lógico era os teus sogros terem a delicadeza de convidar os teus pais, onde cabem e comem 40 também dá muito bem para 42!! Se eles não tomam essas iniciativas, O teu marido devia impor-se aos teus pais neste sentido, já não é nenhuma criança e os teus pais também são a familia dele, o facto de ficarem sozinhos, deveria incomoda-lo.
O meu natal será na nossa casa, com ambas as familias. Mesmo que noutro ano seja diferente, penso que não teremos problemas, porque para nós isso é uma coisa "natural". Ou nos juntamos todos ou fica cada um na sua casa, pais para um lado e filhos para outro. Adoptamos este sistema, mesmo em relação aos convivios familiares de fds ou às idas à praia no verão ao domingo, em que combinamos uma praia e um local, quem quer vai, quem não quer não vai!!!e tem funcionado muito bem. Experimentem!! Mas nunca deixar uns em detrimento de outros, muito menos em época das festas.
Na minha opinião a resolução desta situação passa mais pelo teu marido e alguma (muita) sensibilidade dos teus sogros...
Calma e espero que tudo se resolva a bem. Boas Festas!
Membro desde: 27.11.2006