Tudo sobre a depilação com cera | A Nossa Vida

Tudo sobre a depilação com cera

Fazer a depilação com cera tornou-se algo comum, mesmo que a depilação a laser ou fotodepilação sejam cada vez mais populares. Quer seja a linha das sobrancelhas, nas axilas, na linha do biquíni, … a cera é quase sempre o método de depilação mais usado. Certo que nas primeiras vezes pode ser mais custoso, mas dê à cera uma hipótese, conheça os seus resultados e saiba como fazer uma depilação com cera e quais as suas vantagens.

Depilação com cera e com lâmina

A depilação com cera é uma excelente alternativa à depilação com lâmina, sendo recomendada para qualquer pessoa, de qualquer idade, e mesmo durante a gravidez . O ideal é uma mulher optar desde nova pela depilação com cera porque ajudará a que o pelos não fiquem tão fortes, sendo obviamente com o tempo muito menos dolorosa a sua remoção.

A depilação a cera é melhor do que a depilação com lâmina ou cremes depilatórios, porque remove todos os pelos desde a raiz e não os corta apenas pela superfície. Enquanto o pelo se desenvolve, não se vê, pois ainda não chegou à superfície, sendo desta forma uma depilação mais duradoura. Quando se faz depilação com lâmina ou cremes depilatórios apenas se corta o pelo, por isso passadas algumas horas ele já está a crescer, notando-se a sombra deste. Assim sendo, a depilação feita a cera pode durar entre 3 semanas a 1 mês, dependendo do tipo de pelo e da velocidade de crescimento. Para além disso tudo, a pele também fica muito mais suave durante mais tempo, do que quando a depilação é feita com lâmina. Ao longo dos anos, com a depilação sucessiva com cera, o pelo começa a ficar mais fino e, em algumas áreas, chega mesmo a desaparecer.

Quando fazer a depilação com cera

Antes de fazer uma depilação a cera deve esperar que o pelo tenha um comprimento adequado, e isto depende da velocidade que crescem os seus pelos. O ideal é esperar cerca de 3 semanas a 1 mês antes de fazer uma nova depilação. Se fez a depilação com lâmina, o ideal é esperar pelo menos cinco dias.  

Como fazer uma boa depilação com cera

Deve começar por uma limpeza e desinfeção da área com álcool. Depois será colocada a cera e será removida rapidamente, em pequenas partes, de cada vez. Existem dois tipos de cera: a cera mais suave que é removida com pequenos pedaços de tecido, e a cera mais dura que é retirada diretamente sem os pedaços de tecido. Depois da depilação feita, deve-se aplicar um bom creme hidratante. A cera dura é mais aconselhada para zonas como o buço, ou axilas, e a mais suave para zonas maiores como as pernas.

A dor da depilação

Fazer depilação com cera não é a coisa mais confortável do mundo, mas é algo bem tolerável. Se a depilação com cera lhe dói ou pensa que lhe poderá doer, uma a duas horas antes da marcação, tome um comprimido para as dores como o ibuprofeno, e faça uma esfoliação no dia anterior nas zonas onde se vai depilar. Também não deve colocar creme hidratante nas zonas onde vai fazer depilação para que a cera adira melhor. Nas axilas é aconselhado usar desodorizante em vez de um antiperspirante porque a cera sai mais facilmente. A zona depilada pode ficar com algum desconforto durante o dia seguinte, por isso, não a deve esfoliar ou colocar ao sol nas próximas 24 horas.

Manutenção da depilação

Depois de ter deixado passar as 24 horas, deve usar um esfoliante durante o banho para ajudar a remover a pele morta, não permitindo que os pelos encravem. Se por acaso um pelo encravar, nunca o esprema! Isso pode causar uma infeção ou um pequeno quisto.

Onde se depilar

Hoje em dia todos os Spa’s e salões de estética têm disponível a depilação com cera, por isso, escolha um que lhe ofereça condições de higiene irrepreensíveis, e que use a esterilização dos materiais. A pessoa que lhe faz a depilação deve ser alguém que tenha formação e que seja delicada consigo, e também não deve voltar a colocar a espátula (quando usa a espátula) mais do que uma vez dentro do boião da cera. Isto porque pode contaminar a cera com bactérias, passando estas de uma cliente para a outra. Nem que seja só porque não vai querer fazer a depilação do lábio superior com a cera que já foi usada na linha do biquíni de outra mulher.

Depilar a linha do biquíni vs depilação brasileira

A zona das virilhas é uma zona muito sensível e, embora a sensibilidade desta zona varie muito de pessoa para pessoa, é depilada como as restantes partes do corpo. Porém, com o tempo a dor passa a ser menor. A depilação das virilhas pode ser mais dolorosa, mas também é ótima para fazer antes de ir de férias, pois não terá de se preocupar mais com esse problema. A depilação brasileira significa depilar toda a zona genital (à frente, no meio e atrás), removendo todos os pelos e não apenas a linha do biquíni. Por isso, para fazer uma depilação brasileira terá de estar sem qualquer roupa interior, enquanto que ao fazer a linha do biquíni, poderá estar com uma peça de roupa interior.

Qual a melhor altura para se depilar

Esqueça a semana antes de vir a menstruação. Esta semana é a semana para evitar fazer a depilação porque a dor é maior, adie para a seguinte. Se estiver grávida também poderá sentir mais sensibilidade, mas no geral não notará grande alteração.

Comentários (0)

Leia também...